Zózimo

ZÓZIMO
(zagueiro)


A carreira profissional de Almir Moreira Pimenta começou no ano de 1985, ao 18 anos, no São Paulo. Como o tricolor já contava com outros jogadores chamados Almir, o técnico Cilinho o apelidou de Zózimo, pela semelhança física com o clássico zagueiro campeão mundial em 1958 e 1962.

Sem chances no time do São Paulo que ficou conhecido como o time dos "Menudos", Zózimo foi para o Saad, de São Caetano do Sul, por empréstimo, em 1988. Retornou ao São Paulo e, novamente, sem oportunidades, deixou o clube. Dessa vez, para o Ubiratan-MS, em 1989. Conquistou o campeonato sul-matogrossense em 90.

Em 1991, foi para a Chapecoense. No time catarinense, fez boas atuações. Ficou em Santa Catarina até o ano de 1993. No ano seguinte, foi contratado pelo Internacional, que mudou quase todo o time em relaçao ao ano anterior.

Zózimo jogou apenas um ano no Internacional, mas não conseguiu conquistar a credibilidade por parte do torcedor. Muitos não aprovavam ter um defensor tão baixo, de apenas 1,78m. Outros o achavam muito perna de pau. A verdade é que Célio Silva e Pinga deixavam cada vez mais saudade. Pelo Inter, conquistou o Gauchão.

Retornou à Chapecoense em 1995, quando atuou em um dos melhores times da história do clube. Perdeu a decisão do catarinense para o Criciúma. Ainda passagens pelo Marcílio Dias, Brasil de Pelotas e encerrou a carreira na Chapecoense, em 1998.