CHEGOU HOJE A MISSÃO DO S. C. RIO GRANDE
[...] - Domingo próximo, efectuar-se-á a segunda partida contra o S. C. Internacional, na Chácara dos Eucaliptos, às 15 1/2 horas, jogando às 13 1/2 horas, como partida preliminar, os segundos quadros do Concórdia e Ypiranga, em disputa do campeonato de segundos quadros da Série B.
Fonte: A Federação (RS), 22/07/1926, ano 1926, n. 165, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/59108. Acesso em: 15 ago. 2024.
FOOT-BALL
Acompanhados do Dr. Affonso Corrêa, presidente do “Sport Club Rio Grande”, da cidade do mesmo nome, que se encontra em missão desportiva nesta capital, estiveram hoje, em visita de cumprimetos, em nossa redação, os valentes jogadores Heitor Corrêa e Coriolano dos Santos, capitão geral do referido clube.
Seguiu para a fronteira do Estado, em serviço comercial, o valoroso meia-esquerda Clóvis da Cunha, pertencente ao Sport Club Internacional.
Fonte: A Federação (RS), 23/07/1926, ano 1926, n. 166, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/59117. Acesso em: 15 ago. 2024.
O JOGO DE AMANHÃ - INTERNACIONAL X RIO GRANDE
Amanhã, teremos a segunda partida intermunicipal, contra o Sport Club Internacional, na Chácara dos Eucaliptos.
Este jogo está despertando muilo interesse no nosso mundo desportivo, esperando-se dos visitantes, agora mais descansados, uma atuação brilhante.
Os alvi-rubros, apesar de algumas falhas no seu quadro principal, vão ao campo, confiantes e desejosos de manter as tradições das suas cores.
O encontro terá início às 15 1/2 horas, havendo uma preliminar entre os segundos quadros do Concórdia e Ypiranga, em disputa do campeonato daquela classe, da Série B.
Atuará o jogo principal de amanhã o Sr. Damião Pavani.
As entradas serão vendidas à razão de 3$000 e 2$000 e veículos a 10$000, com direito a uma pessoa.
Os sócios do Internacional ingressarão mediante o recibo n. 7.
Fonte: A Federação (RS), 24/07/1926, ano 1926, n. 167, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/59128. Acesso em: 15 ago. 2024.
AMISTOSO - INTERNACIONAL 2 X 3 RIO GRANDE
Data: 25/07/1926Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Damião Pavani
Gols: Barros 5’/1 (I); Veiga ?’/2 (I); Cazuza, pênalti ?’/2 (R); Nélson ?’/2 (R); Coriolano ?’/2 (R).
INTERNACIONAL: Orestes; Meneghetti e Grant; Moreno, Lampinha e Paulo Annes; Darcy, Ribeiro, Veiga, Barros e João Manoel.
RIO GRANDE: Palhares; Wallico e Cazuza; Couto, Luvielmo e Libório; Cunha, Alberto, Nélson, Coriolano e Salles.
A PARTIDA INTERMUNICIPAL DE ONTEM - O RIO GRANDE EM UMA MAGNÍFICA "VIRADA" CONSEGUE DERROTAR O INTERNACIONAL
Na Chácara dos Eucaliptos realizou-se, ontem, perante grande assistência, a segunda partida intermunicipal, medindo forças o Sport Club Internacional, segundo colocado na tabela do campeonato local, e o Sport Club Rio Grande, da cidade de mesmo nome.
O jogo esteve bom, registrando bons lances de parte a parte.
A turma alvi-rubra poderia ter vencido, se não fora o cansaço de sua defesa no segundo tempo, e de que se aproveitou o quadro do Rio Grande.
A verdade é que os locais, apesar de jogarem com homens como Meneghetti e Moreno, que ainda este ano não tinham atuado, com pouquíssimo ou nenhum treino, foram senhores do campo durante todo o primeiro tempo, forçando a defesa visitante a demonstrar toda a sua habilidade, sobressaindo-se nela o zagueiro Cazuza.
O Rio Grande apresentou-se sem o goleiro Pato, substituído por Palhares, que se houve bem na posição, fazendo boas defesas. A linha média esteve boa. A atacante no segundo tempo atuou com precisão, o que lhe valeu a vitória.
Aos 5 minutos, Barros, aproveitando um centro de Darcy, marca o primeiro ponto dos locais.
Prosseguindo o jogo, o Internacional exerce forte pressão sobre o campo dos visitantes, mas estes se defendem com denodo.
Duas escapadas dos riograndenses fazem perigar seriamente o reduto de Orestes, demonstrando este, ainda neste jogo, não ser o mesmo homem de dois anos atrás. Grant defende um fortíssimo tiro de Cazuza, proveniente de uma penalidade junto à área. A seguir, Orestes defende uma entrada da linha riograndense.
E com forte pressão dos locais termina o primeiro tempo com o resultado de 1 ponto à 0, favorável aos porto-alegrenses.
Depois do descanço regulamentar, voltam ão campo os contendores.
Durante os primeiros minutos, a supremacia dos locais era patente, marcando Veiga, o segundo e último ponto para os seus.
Aos 12 minutos, o árbitro marca uma penalidade dos alvi-rubros dentro da área.
Batido o tiro livre por Cazuza, redunda no primeiro ponto para os visitantes.
Animados com esse feito os rio-grandenses organizam a seguir, fortes e bem combinados ataques, marcando Nélson o ponto de empate.
Aproveitando o cansaço da defesa local, prosseguem os visitantes senhores do ataque, conquistando Coriolano o ponto da vitória.
Ainda contra os locais foi batido um tiro livre que não foi aproveitado pelos visitantes.
E com o resultado seguinte terminou a segunda partida intermunicipal:
Internacional - 2
Rio Grande - 3
Antes de ser inciado o jogo, os respectivos capitães trocaram lindas cestas de flores, havendo saudações aos dois clubes.
Arbitrou a partida o Sr. Pavani, que agiu regularmente.
- Preliminatmente jogaram os segundos quadros do Concórdia e do Ypiranga, vencendo aquele por 5 pontos a 2.
Fonte: A Federação (RS), 26/07/1926, ano 1926, n. 168, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/59136. Acesso em: 15 ago. 2024.
Primeiro quadro do Internacional. Fonte: História do Sport Club Internacional |