14/08/1927 - Campeonato Gaúcho 1927 - 1ª Região - Internacional 3 x 0 Itapuhy

INTERNACIONAL X ITAPUHY
Terá o nosso mundo desportivo, amanhã, o ensejo de assistir a primeira partida do campeonato regional em que tomará parte o valoroso campeão porto-alegrense, Sport Club Internacional, enfrentando a adestrada equipe do novel Itapuhy F. B. C., campeão do vizinho município de Guaíba.
Apesar de se tratar de um clube ainda muito novo, o ltapuhy, como já tivemos ocasião de dizer, não é um adversário para se desprezar, pois na sua esquadra figuram jogadores de muito valor, além disso, está bem treinado.
O campo escolhido pela Federação Rio Grandense de Desportos para a realização do importante jogo é o do Grêmio Porto Alegrense, campeão do Estado, nos Moinhos de Vento.
O entusiasmo nas rodas desportivas para esse jogo é grande, prevendo-se, por isso, que aquela magnífica praça de esportes, apanhe uma numerosa assistência.
Foi designado para arbitrar a partida o conhecido e competente juiz Henrique Maya Faillace.
Fonte: A Federação (RS), 13/08/1927, ano 1927, n. 186, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61857. Acesso em: 04 set. 2024.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 3 X 0 ITAPUHY
Data: 14/08/1927
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Henrique Maia Fallace
Gols: Barros 6’/1 (I); Donaldo Ross 9’/1 (I); Ribeiro ?’/2 (I).
INTERNACIONAL: Moeller; Grant e Gilberto; Ribeiro, Lampinha e Paulo; Nenê, Veiga, Donaldo Ross, Barros e Darcy.
ITAPUHY: Fachinetti; Mário e Júlio; Gentil, Arthuro e Figueiredo; Andriotti, Nona, Lessa, Gradim e Gabriel.
Obs: o clima de decisão durou até o momento em que a direção do Itapuhy tentou assegurar a participação de seu principal jogador, Nona. Como já havia disputado partidas oficiais pelo São José naquele ano, o regulamento vedava sua atuação no embate da tarde de domingo. Não abrindo mão da escalação do atleta, o Rubro-Negro aceitou entregar os pontos aos colorados e ser disputada apenas uma partida festiva.

EM PARTIDA ELIMINATÓRIA DO CAMPEONATO REGIONAL, O INTERNACIONAL BATEU O ITAPUHY POR 3 A 0
Realizou-se, ontem, à tarde, no campo da Chácara dos Eucaliptos, a esperada partida eliminatória do campeonato regional entre o valoroso campeão porto-alegrense, S. C. Internacional e Itapuhy F. B. C.
Essa partida, que mais parecia um treino do que um jogo de campeonato regional, pouco interesse despertou na regular assitência que ali afluiu.
Os visitantes possuem um quadro composto exclusivamente de rapazes ainda muito novos, sem o necessário traquejo dos grandes embates, e daí talvez a pouca eficiência do jogo.
A turma local não desenvolveu o seu costumado jogo, e isso se deve levar em conta, como já dissemos, a pouca eficiência do quadro representante de Guaíba.
Aos 6 minutos de jogo, Barros abriu o score.
Três minutos depois, Ross, aparando um centro, conquistou o segundo ponto.
Com o resultado de 2 a 0, termimou o primeiro tempo.
Na segunda fase, quase no final do match, Ribeiro, em possante tiro, faz o terceiro e último ponto para a sua turma.
E com o resultado geral de 3 e 0, terminou a partida.
- Atuou o jogo o competente árbitro Henrique Maya Faillace.
Fonte: A Federação (RS), 15/08/1927, ano 1927, n. 187, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61866. Acesso em: 04 set. 2024.

07/08/1927 - Amistoso - Internacional 6 x 0 Novo Hamburgo

INTERNACIONAL X NOVO HAMBURGO
A convite da diretoria do valoroso campeonato da cidade, Sport Club Internacional, excursionará amanhã a esta capital a forte equipe S. C. Novo Hamburgo, da localidade de que traz o nome, a fim de jogar uma partida amistosa.
Já que os clubes locais não quiseram contribuir para o preparo excelente do quadro campeão, que terá de defender não só a bandeira do seu clube, mas principalmente o desporto da capital, foi bem acertada a ideia dos dirigentes alvi-rubros em convidar a valente turma campeã de Novo Hamburgo para excursionar a esta capital.
Assim, teremos amanhã, na Chácara dos Eucaliptos, uma boa partida de foot-ball.
O campeão porto-alegrense provavelmente jogará com a falta de quatro elementos: Nelson Grant, Gilberto Martins, Darcy Osorio e Miro, que por enfermos, não poderão tomar parte no encontro.
Preliminarmente, jogarão so flhotes do Internacional e Americano.
Fonte: A Federação (RS), 06/08/1927, ano 1927, n. 180, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61808. Acesso em: 04 set. 2024.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 6 X 0 NOVO HAMBURGO
Data: 07/08/1927
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Jean Ryff
Gols: Ribeiro, pênalti ?’/1 (I); Barros ?’/2 (I);Donaldo Ross?’/2 (I); Veiga ?’/2 (I); Donaldo Ross ?’/2 (I); Nenê ?’/2 (I).
INTERNACIONAL: Moeller; Carlitos e Gilberto; Ribeiro, Lampinha e Paulo Annes; Nenê, Veiga, Donaldo Ross, Barros e Gatti.
NOVO HAMBURGO: Gress; Scherer e Klein; Endler, Loblein e Oliveira; Mário II, Hipaer, Hertell, Banana e Lichmann.

A PARTIDA INTER-MUNICIPAL DE ONTEM - O INTERNACIONAL, EM JOGO FIRME, VENCEU O NOVO HAMBURGO POR 6 A 0
Conforme estava anuncindo, excursionou ontem, a esta capital, a valente equipe do Sport Club Novo Hamburgo, campeão local, e que veio a convite, do valoroso Sport Club Internacional, campeão porto-alegrense.
Os visitantes chegaram pelo trem das 10 horas, sendo recebidos, via gare da Viação, pela diretoria do Internacional e grande número de desportistas.
À tarde, na Chácara dos Eucaliptos, leve lugar a esperada peleja amistosa.
Sob a direção do Sr. Jean Ryff, teve início o jogo com uma forte investida dos locais, sem resultado devido à intervenção de Scherer.
O jogo prossegue animado, com cargas de lado a lado, porém, os locais jogam com muita tática, notando-se bom jogo de passes, principalmente na ala direita, Veiga e Nenê.
Gres salva seu posto de um forte tiro de Barros.
Carlitos e Machado atuam bem, fazendo magníficas tiradas.
Poucos minutos faltavam para o final do primeiro tempo, quando os visitantes cometeram pênalti. Ribeiro atira fracamente, conquistando o primeiro tento dos alvi-rubros.
Os visitantes não desanimam e procuram igualar a contagem, levando algumas cargas ao campo adversário, mas, com jogo de passes muito largos, o que dava em resultado a coloçação da defesa local, inutilizando desta forma, todas as suas tentativas.
E com o resultado de 1 a 0, terminou o primeiro tempo.
No segundo tempo, de saída os rapazes do Novo Hamburgo levam duas fortes cargas no gol do Internacional, ocasionando um corner batido sem resultado.
O Internacional carrega e Barros conquista o segundo porto dos locais.
Agoras os porlo-alegrenses exercem franca ofensiva, fazendo Ross o terceiro ponto; Veiga o quarto; Ross o quinto; e Nenê, em possante tiro, encerra a contagem da tarde, marcando o sexto ponto do Internacional.
Com o resultado abaixo, terminou a partida:
Internacional - 6
Novo Hamburgo - 0
O quadro visitante não é fraco, porém, falta-lhe tática, jogando sempre muito aberto.
Existem elementos bons, como o back Scherer, firme e enérgico; Loblein, como center-half, ataca bem, porém, não distribui com precisão; Lockmann, extrema esquerda, é muito veloz, mas ressente-se da necessária calma quando chega na área contrária, o mesmo acontecendo ao centroavante, Haertel.
Enfim, o team do Novo Hamburgo, com alguma escola mais, poder vir ao ser um sério adversário.
Os alvi-rubros jogaram muito bem, embora desfalcados de Grant, Gilberto e Miro, substituídos este por Gatti e aquele por Machado.
No lugar de Grant jogou o grande zagueiro Carlos Gonçalves (Carlitos).
Apesar de pisado desde o início, revelou estupendo jogo, confirmando a magnífica "performance" de sempre.
A atuação do quadro "colorado" deixou boa impressão, prevendo-se que a representação porto-alegrense no campeonato estadual, será coroada de pleno êxito.
Achamos mesmo que o Internacional, com mais alguns puxados treinos, estará em condições de enfrentar os fortes adversários do interior do Estado.
Fonte: A Federação (RS), 08/08/1927, ano 1927, n. 181, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61813. Acesso em: 04 set. 2024.

17/07/1927 - Citadino 1927 - 2º turno - Internacional 4 x 1 São José-RS

CITADINO 1927 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 4 X 1 SÃO JOSÉ-RS
Data: 17/07/1927
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Damião Pavani
Gol: Donaldo Ross?’/1 (I); Orodico ?’/2 (S); Donaldo Ross?’/2 (I); Ribeiro ?’/2 (I); Ribeiro, pênalti ?’/2.
INTERNACIONAL: Moeller; Gilberto e Grant; Ribeiro, Lampinha e Veiga; Darcy, Nenê, Donaldo Ross, Barros e Miro Vasques.
SÃO JOSÉ-RS: Bagre; Astrogildo e Zulphe; Clóvis, Pinho e Alfredo; Dirceu, Odorico, Foguinho, Netto e Salatino.

INTERNACIONAL X S. JOSÉ
Conforme fora anunciado, encontraram-se, ontem, os quadros representativos do Internacional e S. José.
O jogo decorreu muito pesado principalmente por parte dos "zequinhas".
No primeiro tempo, os alvi-rubros exerceram forte pressão sobre o campo adversário e apesar disso, só conseguiram marcar um ponto por intermédio de Ross, aparando, de cabeça, um tiro de canto.
Na segunda fase, o S. José, nos primeiros 15 minutos, foi senhor do campo, conseguindo, por intermédio de Odorico, marcar o seu único ponto.
Os locais reagem fortemente, marcando quese a seguir dois pontos, por intermédio de Ross e Ribeiro.
Poucos minutos decorriam desses feitos, quando o juiz puniu uma infração na área do S. José.
Ribeiro, em possante tiro, conquista o quarto e último ponto.
Numa escapada do S. José, Grant comete pênalti, que Astro não soube apoveitar, mandando a bola fora.
- Nas turmas sceundárias venceu também o Internacional, pela contagem de 4 a 1.
Fonte: A Federação (RS), 18/07/1927, ano 1927, n. 163, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61670. Acesso em: 04 set. 2024.