INTERNACIONAL X ITAPUHY
Terá o nosso mundo desportivo, amanhã, o ensejo de assistir a primeira partida do campeonato regional em que tomará parte o valoroso campeão porto-alegrense, Sport Club Internacional, enfrentando a adestrada equipe do novel Itapuhy F. B. C., campeão do vizinho município de Guaíba.
Apesar de se tratar de um clube ainda muito novo, o ltapuhy, como já tivemos ocasião de dizer, não é um adversário para se desprezar, pois na sua esquadra figuram jogadores de muito valor, além disso, está bem treinado.
O campo escolhido pela Federação Rio Grandense de Desportos para a realização do importante jogo é o do Grêmio Porto Alegrense, campeão do Estado, nos Moinhos de Vento.
O entusiasmo nas rodas desportivas para esse jogo é grande, prevendo-se, por isso, que aquela magnífica praça de esportes, apanhe uma numerosa assistência.
Foi designado para arbitrar a partida o conhecido e competente juiz Henrique Maya Faillace.
Fonte: A Federação (RS), 13/08/1927, ano 1927, n. 186, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61857. Acesso em: 04 set. 2024.
AMISTOSO - INTERNACIONAL 3 X 0 ITAPUHY
Data: 14/08/1927
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Henrique Maia Fallace
Gols: Barros 6’/1 (I); Donaldo Ross 9’/1 (I); Ribeiro ?’/2 (I).
INTERNACIONAL: Moeller; Grant e Gilberto; Ribeiro, Lampinha e Paulo; Nenê, Veiga, Donaldo Ross, Barros e Darcy.
ITAPUHY: Fachinetti; Mário e Júlio; Gentil, Arthuro e Figueiredo; Andriotti, Nona, Lessa, Gradim e Gabriel.
Obs: o clima de decisão durou até o momento em que a direção do Itapuhy tentou assegurar a participação de seu principal jogador, Nona. Como já havia disputado partidas oficiais pelo São José naquele ano, o regulamento vedava sua atuação no embate da tarde de domingo. Não abrindo mão da escalação do atleta, o Rubro-Negro aceitou entregar os pontos aos colorados e ser disputada apenas uma partida festiva.
EM PARTIDA ELIMINATÓRIA DO CAMPEONATO REGIONAL, O INTERNACIONAL BATEU O ITAPUHY POR 3 A 0
Realizou-se, ontem, à tarde, no campo da Chácara dos Eucaliptos, a esperada partida eliminatória do campeonato regional entre o valoroso campeão porto-alegrense, S. C. Internacional e Itapuhy F. B. C.
Essa partida, que mais parecia um treino do que um jogo de campeonato regional, pouco interesse despertou na regular assitência que ali afluiu.
Os visitantes possuem um quadro composto exclusivamente de rapazes ainda muito novos, sem o necessário traquejo dos grandes embates, e daí talvez a pouca eficiência do jogo.
A turma local não desenvolveu o seu costumado jogo, e isso se deve levar em conta, como já dissemos, a pouca eficiência do quadro representante de Guaíba.
Aos 6 minutos de jogo, Barros abriu o score.
Três minutos depois, Ross, aparando um centro, conquistou o segundo ponto.
Com o resultado de 2 a 0, termimou o primeiro tempo.
Na segunda fase, quase no final do match, Ribeiro, em possante tiro, faz o terceiro e último ponto para a sua turma.
E com o resultado geral de 3 e 0, terminou a partida.
- Atuou o jogo o competente árbitro Henrique Maya Faillace.
Fonte: A Federação (RS), 15/08/1927, ano 1927, n. 187, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61866. Acesso em: 04 set. 2024.