ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS - OS ENCONTROS DE ONTEM - O INTERNACIONAL VENCE O AMERICANO POR 2 A 1
Uma boa concorrência apanhou, ontem, o vasto campo da Floresta, apesar da tarde úmida e sombria, a fim de apreciar os matches entre as valorosas equipes do Sport Club Internacional e os adestrados quadros do Sport Club Americano.
Todos os jogos correram animadíssimos e cheios de bons lances.
Pela manhã, jogaram os terceiros teams, vencendo o Internacioal por 4 gols a 0.
Às 13 1/2 horas teve início o jogo dos teams secundários.
Este encontro correu sem interesse por parte do público, dada a grande superioridade dos alvi-rubros, que sobrepujaram seus adversários por 6 gols a 0.
Às 16 horas, sob às ondens do referee, Sr. Pedro Notari, do Porto Alegre, deram entrada em campo as esquadras principais.
Os alvi-rubros apresentaram-se com a falta de Maia e Danton, jogando em suas respectivas posições Ary e Job, ambos do segundo team.
Sorteado o toss, este foi favorável ao Americano, dando a saída Gasypo, e os alvi-rubros vão logo aos domínios de Alcibíades, sendo repelidos por Heitor, que no match ontem, foi, sem favor, o primeiro homem da sua turma.
A linha americanista, apossando-se da bola, faz repetidos ataques à cidadela de Job, porém, anulados devido à pronta intervenção da defesa visitante.
O jogo corre parelho, havendo boas cargas e defesas de lado a lado.
Pela ala esquerda o Internacional leva bons e perigosos ataques ao gol dos locais e num destes aos 20 minutos de jogo, Ary, em belo livre enviezado, abre o score, entre delirantes aclamações do público.
Dada a saída, os rapazes do Americano fazem ingentes esforços, a fim de igualar a vantagem dos seus adversários, mas a defesa destes sempre bem colocada, anula com precisão as tentativas.
São registrados bons tiros de Eduardo e Turco, que passam rente à trave.
Moreno intercepta uma escapada de Turco e faz um bom passe a Genny, que escapa pela esquerda e manda forte tiro ao gol de Alcibíades, vazando-o pela segunda vez debaixo de estrondosos aplausos da assistência.
Pouco depois termina o primeiro tempo com o seguinte resultado:
Internacional - 2
Americano - 0
Depois do descanso, voltam ao campo os contendores.
Nesta fase os contendores meIhoram em muito o jogo, principalmente as defesas, que trabalham admiravelmente.
Os ataques se revezam, porém, os dos alvi-rubros são mais perigosos devido ao trio central que não perde ocasião de atirar em gol.
São registrados três corners contra o Americano, que não dão resultado.
Quase ao finalizar o encontro, Ribeiro, ao fazer uma defesa, comete pênalti que batido por Hugo, redunda no primeiro e único gol do Americano.
Dada nova saída, o juiz apita, dando por findo o match, com o resultado abaixo:
Internacional - 2
Americano - 1
Fonte: A Federação (RS), 26/06/1922, ano 1922, n. 147, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/48852. Acesso em: 13 dez. 2023.