09/06/1935 - Citadino 1935 - 1º turno - Americano-RS 2 x 7 Internacional

CAMPEONATO DA CIDADE
AMERICANO X INTERNACIONAL E CRUZEIRO X GRÊMIO
O carnet da Amgea marca para o próximo domingo os dois interessantes jogos acima.
Dizemos interessantes, na esperança de não assistirmos, como nos encontros de campeonato anteriores, em que fomos convencidos de presenciar uma jogada à altura dos concorrentes, e saímos entristecidos pelo foot-ball apresentado.
O Americano é um quadro formado de jogadores novos e pouco habituados à brutalidade. No Internacional, raro é o elemento em condições de sustentar o jogo "pesado".
Vem desse fato a convicção de que os dois contrários empregarão mais a tática e a inteligência do que o condenável corpo a corpo.
[...] São esses os dois encontros para domingo próximo e que vêm despertando muito entusiasmo entre os apreciadores do popular desporto bretão.
Fonte: A Federação (RS), 06/06/1935, ano 1935, n. 005, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/77559. Acesso em: 23 mar. 2025.

AMERICANO X INTERNACIONAL
Este encontro que terá por cenário o gramado da rua Larga, no Partenon, está sendo aguardado com real interesse por parte do público, por isso que tudo faz acreditar que a jogada será desenvolvida dentro das boas normas de educação e cavalheirismo.
Se faz necessário mesmo que essa previsão se torne em realidade, porque o fato representará uma reação contra a brutalidade que se vem empregando ultimamente nos campos onde se pratica o foot-ball.
Aguardemos, portanto, o embate com a certeza de que o público presenciará uma luta repleta de lances interessantes.
Fonte: A Federação (RS), 07/06/1935, ano 1935, n. 006, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/77565. Acesso em: 23 mar. 2025.

CAMPEONATO DA CIDADE
Americano x Internacional, gramado da rua Larga
[...] Os apreciadores do popular desporto bretão aguardam com invulgar interesse os dois jogos do campeonato marcado para amanhã, por isso que vão lutar quatro dos mais simpáticos e fortes concorrentes: Americano x Internacional e Cruzeiro x Grêmio.
Todos estão confiantes que esses embates decorrerão de acordo com as tradições de ardor e cavalheirismo dos combates, conscios das responsabilidades com que vão arcar perante o público.
A brutalidade, o foot-ball de corpo a corpo, em que se procura a vitória pela violência e pela deslealdade, não deve aparecer mais em nossos gramados.
Essa atuação serve somente para inutilizar a mocidade que o pratica, tirando toda a beleza do jogo e trazendo ainda a irritação do público, aliás, com justa razão, por isso que ele paga para presenciar foot-ball e não touradas, como ultimamente vem acontecendo.
Assim, estamos convictos de que o público assistirá duas partidas que o satisfará plenamente.
Americano x Internacional
Este encontro terá lugar no gramado da rua Larga e para ele está voltada a atenção do público.
O campeão do Torneio Início vai ao campo disposto a fazer bela figura frente ao campeão do Estado.
A equipe dos grenás está perfeitamente preparada para a peleja. Composta de elementos novos e ágeis, darão imenso trabalho ao adversário.
O quadro colorado, sem empregar grande otimismo, pode-se afirmar que é o mais completo da capital.
Por tudo o que acima dissemos, é de esperar uma ótima jogada por parte dos degladiantes.
S. C. Americano
Nota oficial
A direção de foot-ball organizou os seguintes quadros para o jogo de amanhã com o Internacional.
PRIMEIRO: Cardoso França — Marazita — Zezé (cap.) — Martins — Setembrino — Alves — Maurell — Sylvio — Rancho — Rubens.
Substituto: Alberico e Tertius.
SEGUNDO: Moura — Paulo — Adão — Armandinho — Aguado — Aori — Carrapicho — Avelino (cap.) — Callegari — Ramiro e Carmo.
TERCEIRO: Salamoni — Hirtz — Heitor (cap.) — Mancuso — Bruno — Homero — Francisco — Mafunfa — Horácio — Pedrinho e Medeiros.
Substitutos: J. Pedro e Campani.
SPORT CLUB INTERNACIONAL
Nota oficial
3ºs QUADROS
O terceiro quadro do S. C. Internacional que domingo próximo, dia 9, enfrentará em disputa do campeonato da cidade, o S. C. Americano, será constituído dos seguintes jogadores:
Chico — Dahne — Omar — Celso (cap.) — Valdo — Tido — Armando — De Lorenzi — Quinca — Diamantino — Moser.
Substitutos: Varella — Maneca — Festinha — Penha — Lacy e demais jogadores inscritos. Os amadores acima deverão comparecer no Estádio dos Eucaliptos, às 8 horas em ponto para se fardarem e, donde sairão para o campo do S. C. Americano.
Fonte: A Federação (RS), 08/06/1935, ano 1935, n. 007, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/77571. Acesso em: 24 mar. 2025.

CITADINO 1935 - 1º TURNO - AMERICANO-RS 2 X 7 INTERNACIONAL
Data: 09/06/1935 
Local: Campo da Rua Larga - Porto Alegre (RS) 
Juiz: Walter Leal 
Gols: Andrade 23’/1 (I); Tupan 27’/1 (I); Mancuso 35’/1 (I); Mancuso 1’/2 (I); Tupan 5’/2 (I); Rubens 16’/2 (A); Marreco 24’/2 (I); Alves 32’/2 (A); Honório 38’/2 (I). 
AMERICANO-RS: Cardoso; França e Marazita; Zezé II, Martins e Alberico; Alves, Mourell, Sylvio, Rancho e Rubens. 
INTERNACIONAL: Penha; Natal e Risada; Garnizé, Andrade e Levi; Floriano, Tupan, Mancuso (Honório), Marreco e Prestes.

OS ENCONTROS DE CAMPEONATO DE ONTEM
O Internacional, com relativa facilidade, venceu o Americano por 7 x 2
Cruzeiro e Grêmio dividiram os louros da tarde, em magnífica jogada
Salvo pequenas falhas, os dois jogos foram disputados dentro da ordem e disciplina
Com esses resultados, assumiram a vanguarda: Internacional, Grêmio e Força e Luz
Felizmente o clamor que se levantou contra a brutalidade que se vinha praticando em nossos campos de foot-ball ultimamente encontrou eco provável, não só entre os dirigentes dos clubes, como por parte dos jogadores.
Nos jogos disputados ontem, pelo campeonato da cidade, salvo pequenas faltas, aliás, provenientes do próprio esporte, severamente punidas pelos árbitros, nada ocorreu de anormal.
Notamos, com plena satisfação, que os jogadores se preocuparam mais com as jogadas, procurando fazer combinação uns com os outros, do que empregar o condenável corpo a corpo.
O Americano, por exemplo, vencido por uma alta contagem, os seus representantes não procuraram, para se vingar do adversário, os truques perigosos e lutaram até o fim com cavalheirismo e lealdade.
Não resta dúvida que o árbitro, Sr. Walter Leal, contribuiu em grande parte para o sucesso da tarde desportiva realizada no gramado da rua Larga, punindo toda e qualquer ameaça ou falta.
[...] Americano x Internacional
Terceiros quadros
Pela manhã bateram-se os terceiros quadros dos clubes acima. A partida, que teve fases interessantes, dada a igualdade das forças, terminou com a vitória do Internacional por 1 x 0.
Segundos quadros
A preliminar da tarde foi entre os segundos teams. Também esse embate decorreu interessante e a vitória dos colorados por 2 x 1, esteve periclitante até o final.
Primeiros quadros
Pouco depois das 15,30, deram entrada em campo os quadros principais, que obedeciam à seguinte organização:
AMERICANO:
Cardoso
França — Marazita
Zezé — Martins — Alberico
Alves, Mourell, Sylvio, Rancho e Rubens.
INTERNACIONAL:
Penha
Natal — Risada
Garnizé — Andrade — Levy
Floriano, Tupan, Mancuso (depois Honório), Marreco, Prestes.
Resumo do jogo
Às 15,55 horas Sylvio inicia o jogo, perdendo a esfera para os contrários. Tupan corta largo por Prestes, sem resultado. O árbitro cobra o primeiro foul contra o Americano. Batido, Marreco cabeceia, indo o couro fora. Toque de Andrade, nada resultando. Os colorados avançam e Cardoso faz a primeira defesa. Os grenás reagem, registrando-se corner, de nulo efeito. A partida prossegue com leve superioridade dos colorados. Toque do Americano. Garnizé cobra, saindo o couro fora da cancha. Levy contunde-se, sendo o embate paralizado por alguns momentos. Reiniciado, o Internacional carrega com impetuosidade. Corner contra o Americano. Prestes cobra e Cardoso defende, fazendo novo corner, que emendado por Tupan dá lugar à boa defesa do goleiro grená. Os colorados insistem. Toque dos locais e Cardoso pratica magnífica pegada. Novamente o goleiro local é pbrigado a intervir para deter um tiro de Tupan. O assédio dos colorados é forte, obrigando os defensores americanistas a exaustivo trabalho. Rubens escapa e Penha intervém pela primeira vez. Os colorados voltam ao ataque e Cardoso detém um pelotaço de Andrade. Alves obriga Penha a praticar uma defesa. A seguir, Cardoso defende um tiro de Floriano. Corner contra o Americano. Floriano bate, Tupan escora de cabeça, indo a esfera aos pés de Andrade, que incontinente a envia à rede grená, aos 22 minutos, o 1º tento do Internacional.
O Internacional continua com ascendência nas jogadas. Tupan atira forte, passando por cima. Marreco lança o couro pelo lado. Cardoso defende um tiro de Marreco. Prestes segura a esfera, aproveitando-se Tupan, após fintar dois contrários, para marcar o 2º tento do Internacional aos 27 minutos.
Os colorados continuam senhores do campo. Forte entrevero na porta do arco de Cardoso, havendo diversos chutes e defesas, para afinal Prestes mandar a bola por cima da trave.
Um bom centro de Floriano, Cardoso defende.
Foul do Americano. Levy segura a esfera e avança resoluto, finta três contrários e a entrega a Mancuso, para este consignar o 3º tento do Internacional, quando decorriam 35 minutos de jogo.
O Americano carrega e Levy, procurando defender, comete foul. Zezé foi destacado para cobrar e o faz com precipitação, mandando o couro para o lado.
Foul do Americano. Andrade bate e Tupan emenda forte, porém, o couro sai pelo lado. O Americano esboça uma reação. Levy faz boa tirada, para em seguida Penha entrar em jogo, defendendo um centro de Alves. O primeiro tempo terminou com uma defesa de Cardoso de um centro de Prestes com o resultado abaixo:
Internacional — 3.
Americano — 0.
Às 17,05 teve início a fase final do embate. Prestes recebe o couro e centra. Mancuso emenda forte, indo a pelota de encontro à trave lateral e daí para dentro da rede. Estava feito o 4º tento do Internacional ao 1º minuto de jogo.
Mão de Andrade. Penha defende, concedendo corner que Natal conjura. Foul de Tupan. Casaca chuta, Alves cabeceia, indo o couro bater na trave. Cardoso defende um tiro de Tupan, mandando a bola para corner. Prestes bate e Tupan emenda de cabeça, marcando aos 5 minutos o 5º tento do Internacional.
Prosseguindo a partida, Rubens escapa e atira pelo lado. Prestes centra e o couro sai fora de jogo. Mancuso perde boa oportunidade de aumentar a contagem. Zezé salva um gol certo. Mão de Marreco. Floriano centra e Tupan dá bela virada, mas não acerta o arco.
O Americano reage. Rubens chuta e Penha defende fraco. Novamente impulsionada, a esfera vai à rede de Penha, assinalando aos 16 minutos o 1º tento do Americano.
Cardoso detém um tiro de Marreco. Foul de Risada. Foul de Garnizé. Penha defende. Forte tiro de Tupan vai fora. Foul de Andrade e Penha defende. Foul do Americano, batido, Risada não aproveita. Tupan cabeceia e Cardoso defende. Honório entra no lugar de Mancuso. Carga do Internacional e Marreco consigna o 6º tento do Internacional aos 24 minutos. Nova reação dos grenás. Penha defende um tiro de Alves. Mourell atira e Alves desvia a pelota para marcar o 2º tento do Americano quando decorriam 32 minutos de jogo.
A partida agora está muito animada. Floriano centra e Honório emenda forte, conquistando, aos 38 minutos, o 7º tento do Internacional.
Pouco depois findava a partida com o seguinte resultado:
Internacional — 7.
Americano — 2.
O juiz
Arbitrou o embate com muito critério e acerto o desportista Walter Leal. Puniu com severidade o jogo bruto, sendo o maior cooperador do sucesso da jogada. Em suma, um ótimo juiz.
Apreciações
A vitória do Internacional foi líquida. Todo o quadro agiu a contento. O trio final esteve seguro. Os médios marcaram com proficiência. No ataque, Tupan foi a primeira figura, seguido dos demais.
No Americano, Cardoso fez defesas magníficas. As sete bolas que deixou entrar foram colocadas, sem chance de defesa.
Zezé e Sylvio tiveram muita saliência. Os demais regulares.
Fonte: A Federação (RS), 10/06/1935, ano 1935, n. 008, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/77577. Acesso em: 24 mar. 2025.