10/07/1927 - Citadino 1927 - 2º turno - Internacional 5 x 2 FC Porto Alegre

ASSOCIAÇÃO PORTO ALEGRENSE DE DESPORTOS - NOTA OFICIAL
Assinada pelo desportista Heron O. Burity, secretário da Associação Porto Alegrense de Desporto, recebemos a seguinte nota oficial:
"Em obediência do carnet, esta associação fará disputar no próximo domingo as seguintes partidas:
[...] Internacional e Porto Alegre, campo do Internacional. Juizes: Damião Pavani, Raul Roth e João Lima, respectivamente para os 1º, 2º e 3ºs teams. [...]
Fonte: A Federação (RS), 07/07/1927, ano 1927, n. 155, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61601. Acesso em: 03 set. 2024.

A SENSACIONAL PARTIDA DE AMANHÃ ENTRE O INTERNACIONAL E O PORTO ALEGRE
Obedecendo ao "carnet" da Associação Porto Alegrense de Desportos, porfiar-se-á, amanhã, no campo da Chácara dos Eucaliptos, a importante partida do campeonato da cidade entre os valorosos quadros do Sport Club Internacional e as fortes turmas do veterano Porto Alegre.
Sob todos os pontos de vista, o jogo de amanhã promete ser sensacional.
Como é sabido, o destemido quadro "colorado" marcha conjuntamente com o Grêmio e Americano na vanguarda do campeonato, e o seu valoroso competidor ocupa o último lugar na tabela, e por esse fato, da responsabilidade que cada um tem a zelar, estamos certos, empregarão todo o esforço, tornando a partida verdadeiramente sensacional e emocionante.
Vencido o Internacional, estará o seu quadro arredado do título de campeão, mas se ao contrário, o Porto Alegre, ficará este com a "caixa".
Por tudo isso, e dado o entusiasmo que se nota nas rodas desportivas, é de presumir que a vasta Chácara dos Eucaliptos, apanhe, amanhã, uma enorme enchente.
Arbitrará essa grande partida o competente juiz Damião Pavani, do S. C. Americano.
- As entradas serão vendidas à razão de 3$000 e 1$000 (menores e fardados).
- Conduzem ao local bondes e ônibus: A, G, T e Foot-Ball.
- Quanto aos quadros do Internacional, nada podemos adiantar, a não ser, e isso por informação de um player alvi-rubro, que a esquadra principal jogará, amanhã, completa.
- O veterano Porto Alegre organizou os seguintes quadros, para os jogos de amanhã:
1º team - Pavim; Mastrotti e Dario; Machado (cap.), Benedicto e De Lorenzo; Bier, Mingo, Vaninho, Danico e Nenéo.
2º team - Adão; Linhares e Bonifácio; Guaracy, Salgado e Leon; Banez, Danton, Morelli, Januario e Hugo.
3º team - Cardone; Terra e Léo; Ibanez, Celso e Rodrigues; Pigatti, Ramão, Nico, Marroni e Flavio.
Fonte: A Federação (RS), 09/07/1927, ano 1927, n. 157, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61617. Acesso em: 03 set. 2024.

CITADINO 1927 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 5 X 2 FC PORTO ALEGRE
Data: 10/07/1927
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Henrique Maia Faillace
Gols: Ribeiro [2], Nenê, Darcy, Barros (I); Nenéo e DanteMarroni (F).
INTERNACIONAL: Moeller; Gilberto e Machado; Ribeiro, Lampinha e Paulo Annes; Darcy, Nenê, Donaldo Ross, Veiga e Barros.
FC PORTO ALEGRE: Pavim; Mastrotti e Dario; Celso, Benedito e Machado; Bier, Mingo, Vaninho, Nenéo e Dante Marroni.

O INTERNACIONAL VENCEU O PORTO ALEGRE POR 5 A 2
Conforme estava anunciado, realizou-se, ontem, no campo da Chácara dos Eucaliptos, o importante encontro do campeonato da cidade entre os valorosos quadros do Sport Club Internacional e as adestrdas equipes do veterano Porto Alegre.
Era grande a expectativa do nosso mundo desportivo para o desfecho dessa justa, pois é bem conhecido o entusiasmo e o ardor com que atuam os valentes rapazes do Porto Alegre sempre que enfrentam os alvi-rubros.
E mais ainda ao fato que a partida entre esses dois clubs era decisiva, isto é, para os alvi-rubros representava a sua derrota, o arredamento certo do cobiçado título de campeão da cidado, e para os alvi-verdes, significava ficar irremediavelmente colocado no último lugar da tabela, tendo, portanto, de disputar uma eliminatória com o campeão da Série B.
Naturalmente, esses motivos cooperaram paras levar àquele local uma boa assistência, como a que ali compareceu.
O jogo, apesar de algumas falhas, principalmente quanto da parto técnica, esteve bom, batendo-se os dois adversários com muito ardor entusiasmo.
Venceu a partida, e mui merceidamente, o forte quadro do Internacional, pois jogou melhor do que o seu leal contendor.
Os alvi-verdes jogaram bem, porém, faltou-lhes a necessária energia nos remates finais de suas cargas; estiveram mesmo muito aquém do jogo apresentado contra o Grêmio, domingo passado.
Ambos apresentaram-se desfalcados: o Internacional com a falta do excelente zagueiro Grant e do meia-esquerda Miro, e o Porto Alegre sem o half De Lorenze e o meia esquerda Danico, todos por se acharem enfermos.
-
Sorteado os campos, o Internacional escolheu o gol da entrada, ficando o Porto Alegre no de baixo.
Dá inicio ao jogo o centro Vaninho, passando a esfera ao meia, porém, este logo a perde para os locais.
Os alvi-rubros, a seguir, apertam o jogo, mantendo-se por alguns minutos no campo contrário, porém, sem resultádo prático, pois a defesa do Porto Alegre atua bem, desfazendo todas as tentativas daquelas para abrirem a contagem.
Aos 12 minutos, os visitantes escapam pela direita e Bier desfere possante tiro alto contra o posto de Moeller. Este tenta apanhar a pelota, mas não consegue, marcando desta forma os alvi-verdes o primeiro ponto, entre ruidosas manifestações da assistência.
Não desnorteam os locais com esse feito e carregam com ardor, fazendo, perigar seguidamente o último reduto dos visitantes.
Numa das cargas dos alvi-rubros, o juiz marca um foul perto da área do Porto Alegre. Nenê cobra a penalidade, mandando forte pelotaço que Pavim apara com dificuldade, mas acossado pela linha alvi-rubra deixa cair a pelota que vai se aninhar em sua própria rede, empatando desta forma a partida.
O jogo agora torna-se equilibrado, registrando-se fortes cargas de lado a lado.
E apesar do esforço empregado pelos contedores, terminou o primeiro tempo sem que a contagem fosse modificada, com o empate de 1 a 1.
No segundo tempo, o Internacional modificou a linha. Veiga, visivelmente enfermo, troca a posição com Ribeiro.
Iniciado o jogo novamente, ambos desdobram-se em energia a fim de alçarem a vitória. Ribeiro, comanda com muita perícia a linha "colorada".
Em forte carga dos locais, Ribeiro escora, de cabeça, um centro da direita, marcando em lindo estilo o segundo ponto dos locais.
Os rapazes do Porto Alegre não se intimidam e levam forte carga ao gol de Moeller, aparando este dois fortes pelotaços.  Novas cargas dos visitantes e Vaninho remata com forte balaço, que Moeller apanha, porém cai, e carregando a linha alvi-verde conquista o segundo e último ponto, para as suas cores.
Estava empate novamente a partida.
Ambos desenvolvem grande esforço para a vitória, mas os alvi-rubros com mais calma e com técnica conseguem mais três pontos, dois dos quais conquistados em belo estilo pelo veloz Ribeiro e um pelo meia Barros.
E com o resultado geral abaixo, terminou o importante encontro que tanto deu a falar:
Internacional - 5
Porto Alegre - 2
No encontro das turmas secundárias venceu, ainda, o Internacional pela contagem geral de 7 pontos a zero.
Atuou a partida principal o desportista Henrique Maia Faillace, que se conduziu com a compotência e critério, a que estamos habituados nos seus julgamentos em qualquer partida.
Fonte: A Federação (RS), 11/07/1927, ano 1927, n. 158, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/61626. Acesso em: 03 set. 2024.