14/06/1931 - Citadino 1931 - 1º turno - Americano-RS 1 x 2 Internacional

AMERICANO X INTERNACIONAL
Se não falharem os prognosticos, será esta a melhor peleja da tarde.
Os dois quadros, pela excelência dos seus elementos, pelo esmerado preparo técnico e ainda pelo ardor com que se batem em defesa de suas bandeiras, estão em condições de oferecer ao numeroso público que certamente afluirá no campo da rua Larga, uma sensacional jogada.
Todos estão convictos que isso vai se dar para gaudio dos apreciadores do popular desporto bretão.
Os americanistas, no presente campeonato, já perderam uma partida e tiveram outra empatada.
Os colorados, pelo contrário, marcham invictos.
Mais uma derrota para aqueles equivale a arredá-lo do cobiçado título e para estes representa um passo à retaguarda, colocando-os em igualdade com o Grêmio.
Desse fato é que nasce a esperança de um excelente jogo.
Um dará o máximo de esforço para alcançar a vitória, a fim de melhorar a colocação, e o outro para continuar a “perfomance” até aqui mantida.
Para tanto, os grenás contam com o concurso valioso de Luiz, Vasco, Alegrete, De Lorenzi e Hugo, que voltou agora ao seu antigo clube, que, com os outros integrantes, formam um team respeitável; e os colorados vão ao campo com o mesmo quadro que se vem impondo como um dos mais sérios concorrentes ao título máximo. Apenas se nota, na sua fornação, duas modificações: Alfredo substuindo Ross, que deixou a capital, e Rothfuchs ocupando o lugar de Marreco.
Agora, para finalizar, resta-nos fazer um apelo aos jogadores para se portarem no campo como verdadeiros desportistas, a fim de que a grande luta não seja empanada no seu brilho, pelo mínimo incidente.
Fonte: A Federação (RS), 06/06/1931, ano 1931, n. 132, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69177. Acesso em: 04 nov. 2024.

O MAU TEMPO EVITOU O PROSSEGUIMENTO DO CAMPEONATO DA AMGEA
Conforme previramos, não se realizaram, ontem, as partidas marcandas do campeonato da Amgea, devido ao mau tempo.
Esses jogos serão disputados no próximo domingo.
Fonte: A Federação (RS), 08/06/1931, ano 1931, n. 133, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69186. Acesso em: 04 nov. 2024

AMERICANO X INTERNACIONAL
Continua despertando grande interesse a partida entre os fortes conjuntos do S. C. Americano e S. C. Internacional, transferida do domingo anterior devido no mau tempo.
Ambos se vêm preparando com esmero para a luta.
Fonte: A Federação (RS), 10/06/1931, ano 1931, n. 135, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69199. Acesso em: 04 nov. 2024.

Continuando a disputa do campeonato gaúcho, patrocinado pela "A.M.G.E.A.”, jogarão hoje no Estado do Rio Grande do Sul, os seguintes clubes:
Americano x Internacional, no campo daquele.
Grêmio x Ruy Barbosa, no campo do primeiro.
Concórdia x Marechal de Ferro no campo daquele.
Fonte: O Dia (PR), 07/06/1931, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/092932/19775. Acesso em: 07 ago. 2023.

CITADINO 1931 - 1º TURNO - AMERICANO-RS 1 X 2 INTERNACIONAL
Data: 14/06/1931
Local: Campo da Rua Larga - Porto Alegre (RS)
Juiz: Orêncio Silva
Gols: Dante Marroni 20’/1 (I); Javel ?’/1 (I); Luiz Luz, pênalti 35’/2 (A).
AMERICANO-RS: Alegrete; Vasco e Luiz Luz; Costa, De Lorenzi e Walter; Zezé II, Totte, Segismundo, Alfredo e Miro.
INTERNACIONAL: Penha; Miro Vasques e Risada; Alfredo, Felix Magno e Moreno; Nenê, Javel, Dante Marroni, Honório e Rothfuchs.

INTERNACIONAL E GRÊMIO FORAM OS VENCEDORES DE ONTEM
Realizou-se, ontem, finalmente, a tão esperada partida entre grenás e colorados em disputa do campeonnto da cidade.
Numerosa foi a assistência que encheu o campo da rua Larga.
A linda tarde de ontem, cheia de sol e convidativa aos desportos ao ar livre, contribuiu para isso.
No entretanto, o embate não esteve na altura do que ere de esperar. Foi um encontro falho de técnica e sem entusiasmo.
Prevaleceu durante a partida o esforço pessoal de alguns jogadores, porém, pouquíssimo conjunto se notou.
Foi mais um dos insocessos que se vem registrando seguidamente.
Pelos preparativos dos dois concorrentes era de esperar outra coisa. Todos estavam confiantes que esse embate seria o mais sensacional da temporada, mas, como já frisamos, não correspondeu à expectativa.
-
Depois da partida entre os quadros secundários, no qual saiu vencedor o Internacional por 1 a 0, o juiz Sr. Orencio Silva, chamou a postos os concorrentes para a prova principal.
Feito o sorteio dos campos, alinham-se os adversários, na seguinte formação:
Americano — Alegrete; Vasco e Luiz (depois Alfredo); Costa, Di Lorenze e Walter; Zezé, Totte, Segismundo, Alfredo (depois Luiz) e Miro.
Internacional — Penha; Miro e Risada; Alfredo, Magno e Moreno; Nenê, Javel, Marroni, Honório e Rothfuchs.
Iniciado o jogo, às 16,05 horas, os americanistas forçam o campo contrário em consecutivas cargas, porém, muito mal rematadas.
A linha colorada, muito bem auxiliada por Moreno e Alfredo, começa a desenvolver jogo, levando alguns bons ataques, sem resultado devido ao mau remate.
O "mignon" centro Marroni se mostra indeciso e não distribui o jogo como devia fazer, é medroso e se deixa a tirar facilmente.
A partida decorre assim, com ataques revezados, desfeitos com facilidade pelas defesas, devido a pouca combinação dos atacantes.
Alguns jogadores, principalmente do Americano, procuram ensaiar o jogo bruto, porém, o juiz muito acertadamente pune a mínima falta, o que faz com que o jogo seja interrompido seguidamente.
Aos 20 minutos, registra-se uma avançada colorada pela esquerda e a bola vai aos pés de Marroni, que sem perda de tempo, atira ao arco de Alegrete, marcando, entre ovações do povo, o primeiro ponto do Internacional.
A seguir, a linha colorada avança novamente, e quando Marroni, sozinho à frente do gol de Alegrete se dispunha a atirar, surge pela sua frente Luiz, que embora empregando mau "truc" (felizmente o juiz não viu), conseguiu desviar a pelota.
Minutos depois findava a primeira fase com o seguinte resultado:
Internacional - 2
Americano - 0
Este período não foi superior à jogada anterior.
Ao se iniciar o jogo, os grenás desenvolvem esforços para alcançar o posto de Penha, porém, a defesa colorada se mostra firme, sobressaindo-se nela Miro, Moreno e Alfredo.
Javel agora comanda todas as avançadas coloradas, mas é demorada nos passes, dando ensejo à defesa contrária desfazer os ataques.
Os colorados aos poucos vão se firmando até exercerem pressão sobre o campo contrário, onde se conservam por alguns minutos, dando insano trabalho à defesa grená.
Miro escapa e dá uma ótima centrada que não é aproveitada pelos companheiros.
Rothfuchs faz uma linda escapada, passando a Honório e este desfere violento tiro que vai por fora.
Registra-se uma avançada americanista, sem resultado.
Aos 35 Minutos, Moreno bate casualmente com a mão na esfera dentro da área. O árbitro manda bater o pênalti. Luiz, em possante tiro, consegue marcar o ponto para o seu bando.
Com mais algumas jogadas, terminava o embate com o resultado abaixo:
Internacional - 2
Americano - 1
Dos vencedoros, na defeso se destacaram: Moreno, que fez uma ótima jogada; Alfredo, substituindo Ribeiro, se saiu muito bem; Miro e Risada estiveram firmes; Magno não desenvolveu o seu costumado jogo, principalmente no primeiro tempo, melhorando, entretanto, no segundo; Penha não teve quase serviço, mas nas vezes que entrou em ação, o fez com segurança; no ataque, Nenê nada fez, mas deve-se dizer também que muitas poucas vezes lhe deram a esfera; Javel, muito impetuoso, mas pouco produtivo; Marroni é muito bom para o quadro secundario, é indeciso e medroso; Honório não esteve nos seus dias, dando aparência de contrariedade; Rothfuchs foi um bom ponteiro.
No quadro vencido, toda a defesa esteve boa, sobressaindo-se nela De Lorenzi, Vasco e Luiz; Costa se destacou pela violência. O ataque este desconjuntado, e daí a pouca eficiência.
— Arbitrou a partida o Sr. Orencio Silva, do Marechal de Ferro.
Procurou s. s., aliás, no que andou muito acertado, coibir o jogo violento. O que nos pareceu, na atuação do Sr. Orencio, falha, é a marcação do off-side.
Por várias vezes marcou off-sides injustamente.
— Na partida de terceiros quadros houve empate de dois contra dois.
Fonte: A Federação (RS), 15/06/1931, ano 1931, n. 139, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69227. Acesso em: 04 nov. 2024.

25/05/1931 - Amistoso - Oriental-URU 2 x 4 Internacional

A EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
[...] — Domingo, os colorados deverão jogar em Rivera, contra o Athletico Oriental.
É possível que tome parte nosse encontro o médio Carlos Ribeiro da Silva.
Fonte: A Federação (RS), 22/05/1931, ano 1931, n. 119, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69093. Acesso em: 04 nov. 2024.

[...] Hoje, os colorados deveriam ter enfrentado, em Rivera, o adoxtradro team do Athletico Oriental.
Fonte: A Federação (RS), 25/05/1931, ano 1931, n. 121, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69110. Acesso em: 04 nov. 2024.

AMISTOSO - ORIENTAL-URU 2 X 4 INTERNACIONAL
Data: 25/05/1931
Local: Campo Ortega - Rivera (URU)
Gols do Inter: Nenê [2], Honório e Marreco.
INTERNACIONAL: Penha; Miro Vasques e Risada; Ribeiro, Felix Magno e Moreno; Javel, Nenê, Donaldo Ross, Honório e Marreco.

O INTERNACIONAL VENCEU O ATHLETICO ORIENTAL POR 4 A 2
Realizou-se, ontem, na cidade de Rivera, no Uruguai, a partida entre o Athletico Oriental, dali, e o quadro do S. C. Internacional, desta capital.
Os colorados alcançaram mais uma vitória, abatendo o clube uruguaio por 4 a 2.
Esse jogo foi o último da excursão, devendo a missão do Internacional, regressar amanhã.
Fonte: A Federação (RS), 26/05/1931, ano 1931, n. 122, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69118. Acesso em: 04 nov. 2024.

A MISSÃO DO INTERNACIONAL RETORNOU DA SUA EXCURSÃO AO INTERIOR
Pelo trem noturno, regressou, hoje, da excursão empreendida à fronteira do Estado, a missão do S. C. Internacional.
Perante a excursão, os colofados jogaram quatro partidas, vencendo três e perdendo uma.
Venceram o combinado de Uruguaiana, o 14 de Julho de Livramento e o Athletico Oriental, de Rivera, perdendo para o Rio-Grandense, de Santa Maria.
Os excursionistas se mostram gratos às gentilezas de que foram alvo em todas as cidades que visitaram.
Chefiaram a missão os srs. Jorge Pinto e Francisco de Paula Job.
Fonte: A Federação (RS), 27/05/1931, ano 1931, n. 123, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69126. Acesso em: 04 nov. 2024.

24/05/1931 - Amistoso - 14 de Julho-LIV 1 x 3 Internacional

EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
[...] — Hoje, a turma do Internacional deverá enfrentar o 14 de Julho, de Livramento. [...]
Fonte: A Federação (RS), 22/05/1931, ano 1931, n. 119, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69093. Acesso em: 04 nov. 2024.

AMISTOSO - 14 DE JULHO-LIV 1 X 3 INTERNACIONAL
Data: 24/05/1931
Local: João Martins - Santana do Livramento (RS)
Juiz: Celestino Cabillón
Gols: Floriano (Q); Javel [2] e Honório.
14 DE JULHO-LIV: Gabriel; Barrada e Camilo; Gomez, Maciel e Nery; Floriano, Saporiti, Índio, Soares e Miro.
INTERNACIONAL: Penha; Risada e Miro Vasques; Ribeiro, Felix Magno e Moreno; Nenê, Javel, Donaldo Ross, Honório e Marreco.

O INTERNACIONAL VENCEU, ONTEM, O 14 DE JULHO POR 3 A 1
Realizou-se, ontem, na cidade de Santana do Livramento, a esperada partida entre o forte conjunto do S. C. 14 de Julho daquela cidade, é a esquadra do S. C. Internacional, desta capital, atualmente em excursão à fronleira.
Segundo telegrama recebido aqui, informa que o embate constituiu um notável acontecimento e apesar do mau tempo, teve uma assistência colossal.
Após uma renhida luta, venceu a turma colorada por 3 a 1.
Adianta o telegrama que Magno, Honório e Alfredo, tiveram saliente atuação. [...]
Fonte: A Federação (RS), 25/05/1931, ano 1931, n. 121, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69110. Acesso em: 04 nov. 2024.

20/05/1931 - Amistoso - Seleção de Uruguaiana 1 x 3 Internacional

A EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
Segundo telegrama recebido nesta capital, não se realizou ontem, como estava anunciada, a partida entre a esquadra do Internacional, ora em Uruguaiana, contra o selecionado local, devido ao mau tempo.
Esse jogo ficou transferido para hoje.
Fonte: A Federação (RS), 20/05/1931, ano 1931, n. 117, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69084. Acesso em: 04 nov. 2024.

AMISTOSO - SELEÇÃO DE URUGUAIANA 1 X 3 INTERNACIONAL
Data: 20/05/1931
Local: Uruguaiana (RS)
Juiz: Adolpho Piagio (Ary Fagundes)
Gols: Negrucho (S); Nenê, Honório e Marreco (I).
INTERNACIONAL: Penha; Miro Vasques e Risada; Alfredo, Felix Magno e Abbadé; Nenê, Javel, Mancuso (Jaeger), Honório e Rothfuchs (Marreco).

O INTERNACIONAL VENCEU O SCRATCH URUGUAIANENSE POR 3 A 1
Realizou-se anteontem, em Uruguaiana, a partida entre a esquadra do S. C. Internacional, desta capital, em excursão à fronteira, e o selecionado daquela cidade.
Venceram os colorados por 3 a 1.
Foram autores dos gols do vencedor os players: Nenê, Marreco e Honório. [...]
Fonte: A Federação (RS), 22/05/1931, ano 1931, n. 119, p. 2. http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69093. Acesso em: 04 nov. 2024.

17/05/1931 - Amistoso - Riograndense-SM 3 x 2 Internacional

O INTERNACIONAL VAI A S. MARIA
Excursionará no proximo sábado à cidade de Santa Maria, onde vai a convite do Rio Grandense a esquadra principal do S. C. Internacional.
O jogo terá lugar domingo à tarde.
Fonte: A Federação (RS), 30/04/1931, ano 1931, n. 101, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/68977. Acesso em: 04 nov. 2024.

UMA MISSÃO DESPORTIVA DO INTERNACIONAL EMBARCA AMANHÃ PARA A FRONTEIRA
Atendendo a um honroso convite, embarca, sábado, pelo trem diurno com destino à Santa Maria e Sant'Anna, uma missão [...].
Como chefe dessa missão seguirá o Sr. Carlos De Lorenzi, e mais o Sr. Jorge Pinto, aquele diretor técnico dos colorados e este secretário.
Acompanhará também a missão o nosso colega Francisco de Paula Job, redator do “Correio do Povo”.
Ao que estamos informados, integrarão o quadro os seguintes jogadores:
Goleiros — Penha e Rossi.
Backs — Miro, Risada e Álvaro.
Halves — Ribeiro, Magno, Alfredo e Abbadé.
Atacantes — Nenê, Ross, Mancuso, Honório, Javel, Jaeger, Ricardo, Marreco e Marroni.
Nos meios alvi-rubros reina muito entusiasmo para essa excursão.
Fonte: A Federação (RS), 13/05/1931, ano 1931, n. 111, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69043. Acesso em: 04 nov. 2024.

A EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
Como já noticiamos, embarcará no proximo sábado, com destino às cidades de Santa Maria e Sant'Anna do Livramento, a turma principal dos colorados.
O primeiro jogo do quadro excursionista terá lugar domingo, em Santa Maria, contra o Rio-Grandense.
Quarta-feira jogará em Livramento contra o 14 de Julho; sexta-feira em Rivera, contra o Athletico Oriental; e domingo contra o Independente.
Fonte: A Federação (RS), 14/05/1931, ano 1931, n. 112, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69049. Acesso em: 04 nov. 2024.

A EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
Está fixado para amanhã, o embarque da missão desportiva do S. C. Internacional com destino às cidades de Santa Maria, Alegrete e Sant'Anna do Livramento.
Amanhã mesmo, os colorados ficarão em Santa Maria para enfrentar domingo o Rio Grandense.
Daí embarcará para Alegrete, onde jogará a 19 contra o Guarany; a 24 jogará em Livramento contra o 14 de Julho; e a 25 contra o Athletico Oriental, de Rivera.
Como chefe da missão seguirá o Sr. Carlos de Lorenzi, e com auxiliares os srs. Jorge Pinto, Miguel Genta, Francisco de Paula Job e Pery Azambuja Soares.
Para a excursão foram escalados os seguintes jogadores: Julião Penha, Hélio Rossi, Gastão Bard, Guilherme Schroeder, Waldomiro Vasques, Felix Magno, Álvaro de Araújo Artechi, Alfredo Delvaux, Abbadé dos Santos, Homero Almeida, Bernardo de Souza Netto, Javel Silveira, Donaldo Ross, Honório Santiago Artechi Alves, Ulysses Miller Flores, Mario Mancuso, Mario Jaeger, Ludovico Marroni e Ricardo Rothfuchs.
Os jogadores acima deverão estar na gare da Viação Férrea, às 6 e meia horas.
Moreno, por motivo de força maior não seguirá.
Fonte: A Federação (RS), 15/05/1931, ano 1931, n. 113, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69055. Acesso em: 04 nov. 2024.

A EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
Embarcou, hoje, para o interior do Estado, em excursão desportiva, uma missão do valoroso Sport Club Internacional.
A primeira etapa dos colorados será em Santa Maria.
Amanhã, à tarde, enfrentarão o forte quadro do Rio Grandense.
Em seguida se transportarão à cidade de Sant'Anna do Livramento, ondé deverão jogar quaria-feira contra o 14 de Julho, e quinta contra o Athletico Oriental, em Rivera.
É possível que joguem ainda em Alegrele e Uruguayana.
Fonte: A Federação (RS), 16/05/1931, ano 1931, n. 114, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69061. Acesso em: 04 nov. 2024.

AMISTOSO - RIOGRANDENSE-SM 3 X 2 INTERNACIONAL
Data: 17/05/1931
Local: Rua Pedro Gauer - Santa Maria (RS)
Juiz: Alcy Carvalho
Gols: Geada 19'/1 (R); Mancuso 31'/1 (I); Zeca 3'/2 (R); Zeca 13'/2 (R); Felix Magno 30'/2 (I).
RIOGRANDENSE-SM: Tatu; Faéco e Ozório; Ratão, Pedrozo e Marques; Canjica, Zeca, Lobo, Mário Bicca e Geada.
INTERNACIONAL: Penha; Álvaro e Risada; Alfredo, Felix Magno e Abbadé; Javel, Nenê, Mancuso, Honório e Rothfuchs.

10/05/1931 - Citadino 1931 - 1º turno - Internacional 5 x 2 Bancário-POA

INTERNACIONAL X BANCÁRIO
Este jogo de campeonato será realizado no Estádio dos EucaIiptos.
Se os bancários conseguirem se desenvencilhar do “peso” que os vem perseguindo desde o início da atual temporada, será um bom embate.
Para tanto se estão preparando com esmero, fazendo puxados treinos.
Os “colorados”, pelas dúvidas, também fizeram treinos rigorosos.
Fonte: A Federação (RS), 07/05/1931, ano 1931, n. 106, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69012. Acesso em: 04 nov. 2024.

INTERNACIONAL X BANCÁRIO
A partida entre esse dois clubes terá lugar no confortável Estádio dos Eucalyptus, no Menino Deus.
Embora os quadros não sejam de forças equilibradas, pois a turma colorada é superior a sua adversária, não quer dizer isso, que os bancários se deixarão dominar facilmente.
O embate será, sem dúvida, muito movimentado e capaz de oferecer bons lances.
Naturalmente os bancários procurarão desfazer a má impressão dos últimos encontros em que têm tomado e se esforçarão para meIhorar a atuação.
E como quase todos os clubes, quando enfrentam a turma colorada, desenvolvem melhor jogo, por certo aqueles, amanhã, não desmentirão os prognósticos.
Fonte: A Federação (RS), 09/05/1931, ano 1931, n. 108, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69021. Acesso em: 01 nov. 2024.

CITADINO 1931 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 5 X 2 BANCÁRIO-POA
Data: 10/05/1931
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Heitor Deste
Gols: Honório 7’/1 (I); Nenê 13’/2 (I); Balleta 17’/2 (B); Balleta ?’/2 (B); Risada 23’/2 (I); Honório 41’/2 (I); Felix Magno ?’/2 (I).
INTERNACIONAL: Penha; Miro Vasques e Risada; Ribeiro, Moreno e Felix Magno; Nenê, Javel, Donaldo Ross, Honório e Marreco.
BANCÁRIO-POA: Leal; Lelê e Correia; Turco, Heitor e Rao; Facin, Odorico, Pires, Lourival e Balleta.

O CAMPEONATO RIOGRANDENSE DE FOOTBALL
A disputa do campeonato de football da cidade continua despertando grande interesse nos círculos esportivos.
Os resultados dos jogos realizados ontem à tarde foram os seguintes:
No encontro entre o Internacional e o Bancário, venceu o primeiro por cinco pontos contra dois; no encontro entre o Grêmio Porto-alegrense e o Força e Luz, saiu vitorioso o primeiro por três a zero e, afinal, na disputa do Ruy Barbosa com o Concórdia, houve empate por um a um.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), 12/05/1931, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/093718_01/5263. Acesso em: 28 jul. 2023.

INTERNACIONAL E GRÊMIO FORAM OS VENCEDORES DE ONTEM
Os bancários confirmaram a nossa previsão ao enfrentarem, ontem, o forte quadro colorado.
A atuação que desenvolveram nos deu a impressão de que o team que estava em campo não era o mesmo que jogou domingo anterior contra o Cruzeiro.
Todos se esforçaram bastante, mormente a defesa, só baqueando nos últimos 20 minutos, diante do extenuante esforço que a obrigou o terrível ataque contrário.
Houve uma fase de alta sensação e que serviu para movimentar a “torcida”: foi quando os bancários conseguiram igualar a contagem com o adversário, depois de estarem perdendo por 2 a 0. Dali até ao final do jogo, ouvia-se por todo o campo, um vozerio ensurdecedor de incitamento aos favoritos.
Após isso, os colorados que tiveram sempre a primazia dos ataques, porém, sem tirar partido da situação, medindo bem a responsabilidade com que arcavam, começaram a assediar fortemente o retângulo de Leal e, embora os defensores deste procurassem se multiplicar, tiveram de ceder, diante do bombardeio incessante daqueles.
Às 16,5 horas, o centro Ross dá início ao jogo, passando a Javel e este a Nenê, que perde para os contrários.
Os bancários ensaiam o primeiro avanço pelo centro, mas são logo detidos.
Os atacantes colorados começam a jogar no campo contrário, porém, atiram de muito longe, o que facilita a defesa contrária desfazer seus intuitos.
Leal é obrigado, a seguir, a aparar dois pelotaços de Nenê e Honório.
Aos 7 minulos, registra-se o primeiro corner contra o Bancário.
O ponteiro esquerdo Marreco bate a penalidade. Honório, muito bem colocado, recebe a bola de cabeça e a manda à rede.
Estava aberta a contagem para o bando colorado.
O público aplaude o feito do excelente meia-esquerda.
Os bancários reagem, porém, a defesa local, atua com proficiência, desfazendo as investidas.
Heitor faz um passe largo para Faccin e este dá um bom centro rasteiro. A bola vai nos pés de Odorico, e quando parecia inevitável a queda do reduto confiado a Penha, este num esforço supremo, lança-se ao chão e consegue tirar a esfera do perigoso atacante.
O público aplaude a magistral defesa de Penha.
Os colorados voltam ao ataque, dando insano trabalho à defesa contrária, destacando-se dela o goleiro Leal, que tem ocasião de fazer ótimas pegadas.
O centro do Bancário conduz duas boas cargas, desfeitas por Miro e Risada.
O juiz marca dois fouls dos locais, forçando o último uma linda pegada de Penha.
Continuando no campo dos locais, Miro desfaz um perigoso avanço.
Reagindo os colorados, põem em cheque o gol de Leal, tendo este segurado dois fortes balaços de Honório e Nenê.
Pouco depois findava o primeiro tempo, com o resultado de 1 a 0, favorável ao Internacional.
A segunda fase foi iniciada às 17,5 pelos bancários, que avançam pela esquerdas, sem resultado.
Notam-se algumas cargas revezadas, porém, os colorados agem, com maior desembaraço.
Aos 13 minutos de jogo, Nenê, aproveitando um corner atirado por Marreco, em formidável tiro, assinla o segundo gol do Internacional.
Diante desse score, a maioria esperava que os bancários nada mais fariam. Mas, pelo contrário, numa vontade férrea, começaram a desenvolver melhor jogo.
Ribeiro abandona ao porteiro Balleta e este, recebendo um [...] do Centro, avança e atira com precisão ao arco de Penha, marcando o primeiro goal para o seu bando aos 17 minutos.
A “torcida” bancária anima os seus jogadores.
Dois após, o mesmo jogador, em possante tiro, consegue empatar a partida.
O jogo decorre agora, debaixo de um entusiasmo extráordinário, do público.
Os colorados, vendo o perigo, apertam o jogo e forçam os bancários a um corner.
Com exceção de Penha que ficou no seu posto, os restantes jogadores se postaram no campo de Leal.
Nenê cobra com perícia o escantelo, e Risada aproveita para
marcar o terceiro ponto do Internacional.
Decorriam, então, 23 minutos de jogo.
Os bancários procuram reagir, mas nada conseguem diante da da defesa colorada.
A linha colorada, jogando com melhor acerto, põe constantemente em perigo o gol de Leal.
Honório, de posse da esfiera, corre e após driblar três adversários, em formidável tiro, marca o 4º gol do Internacional.
Faltavam 4 minutos para o final.
Os colorados procuram ainda fazer mais gols.
Magno, o excelente centro-médio, segura a pelota e avança resolutamente, passándo por quase toda a defesá contrária, assinala, no último minuto da peleja, o 5º gol do Internacional.
Em seguida, o cronometrista apita, dando por findo o embate com o resultado geral abaixo:
Internacional - 5
Bancário - 2
O juiz
Arbitrou a partida o, Sr. Heitor Deste, do Americano. Como sempre, se desempenhou bem do encargo que lhe foi confiado.
Os jogadores
Do Internacional — Penha, Miro, Risada e Ribeiro, fizeram um boa partida; Moreno, conseguiu amarrar o perigoso, ponteiro Faccin; Magno, no primeiro tempo, esteve fraco, para para o segundo, melhorar consideravelmente; no ataque, Honorio foi o melhor; Ross; Javel e Nenê se esforçaram bastante; Marreco, ainda nesta partida, não conseguiu dar mostras de suas aptidões.
Do Bancário — Leal foi o seu primeiro homem da defesa; jogou, muito e os gols que deixon entrar eram inevitáveis; os backs auxiliavam bem, principalmente Corrêa; Heilor e Turco foram os melhores da linha média, abusando o último de jogo violento; o ataque não esteve à altura da defesa; jogou desarticulado e sem remate; os 2 goals que conseguiram marcar, por intermédio de Balleta, aliás, muito bem feitos, foi o resultante de um cochilo de Ribeiro e Miro.
— Nos segundos teams venceu, com relativa facilidade, a turma colorada, por 4 a 0.
— Nos terceiros teams houve empate de 1 contra 1.
Fonte: A Federação (RS), 11/05/1931, ano 1931, n. 109, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/69031. Acesso em: 04 nov. 2024.