25/04/1915 - Amistoso - Cruzeiro-RS 2 x 2 Internacional

- No primeiro domingo de abril próximo, o Cruzeiro inaugurará o seu novo field, sito no Partenon.
Por uma deferência do Cruzeiro, o Sport Club Internacional foi escolhido para disputar o primeiro match nos domínios do clube amigo.
- As falanges alvi-rubras andam agitadíssimas: dentro de breves dias, será eleita a diretoria para o ano de 1915.
Entre os sócios do Internacional correm duas chapa:; uma prestigia o nome do Sr. Arthur Pinto de Souza Neves e a outra o do Sr. Felippe Silla, ambos para o cargo de presidente.
Fonte: A Federação (RS), 14/03/1915, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/31557. Acesso em: 15 ago. 2023.

Está surtindo o melhor efeito entre as senhoritas internacionalistas, o convite, que lhes foi dirigido pelos players do pavilhão alvi-rubro.
É ele concebido nos seguintes termos:
“Gentil senhorita,
Os players do Internacional, cuja temporada esportiva inaugurar-se-á no próximo domingo, vêm respeitosamente  solicitar de suas galantes admiradoras, algo que os fortifique, para as pugnas de 1915.
Qualquer rasgo de v. exma pode ser dirigido à rua dos Andradas n. 98, até sábado, 10 do corrente, pelo que antecipadamente se confessam agradecidos.
Silla
Simão - Ary
Bendionda - Kluwe - Pedrinho
Túlio - Godinho - Ribas - Miller - Vares
Fonte: A Federação (RS), 19/04/1915, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/31692. Acesso em: 15 ago. 2023.

O mau tempo reinante anteontem, à tarde, não impedia que a recepção oferecida ao major Arthur Pinto Souza Neves, pelo Sport Club Cruzeiro, tivesse todo o briIhantismo esperado.
Às 16 horas o homenageado compareceu à nova sede daquele clube, sendo recebido, no portão de entrada, pela diretoria e elevado número de sócios assim comp pelos representantes da imprensa e de várias sociedades esportivas.
O major Souza Neves e demais visitantes percorreram em seguida as várias dependências da Villa Cruzeiro, tecendo elogios as referencias ao bom gosto que presidiu a construção do ground e bem assim do elegunte jardim e parque.
O campo de matches do Cruzeiro está situado no vasto terremo da Estrada do Matto Grosso n. 150, estando arborizado com laranjeiras e plátanos, distribuídos em pequenas avenidas.
Após a visita, a diretoria do Cruzeiro ofereceu um lunch ao Sr. Souza Neves e convidados falando, por essa ocasião, o secretário do clube, Sr. João Batista da Silva Júnior, que enalteceu os relevantes serviços prestados ao football, em nosso Estado pelo presidente da Liga de Foot-ball Porto-Alegrense.
O homenageado agradeçeu a gentileza com que o haviam distinguido, e au champagne, foi ele alvo de diversos brindes.
Logo em seguida, houve um match-traning, entre on 1ºs e 2ºs teams combinados do Cruzeiro, mostrando, todos os players, excelente jogo.
Já se fazia noite, quavdo terminou a agradável festa do Cruzeiro, saindo todos cativos pela obsequiosidade e gentilezas dos dirigentes daquela casa.
- Com muito esforço conseguimos obter, hoje, os teams do Sport Club Internacional que encontrarão os seus adversários nas pugnas de 1915.
Como se verá, houve neles diversas modificações, entrando a figurar jogadores muito novos, conservando-se, não obstante, à frente do 1º quadro, o valoroso half Carlos Kluwe.
As equipes estão assim constituídas:
1º team
Radagazio
Bendionda - Simão
Bitú - Kluwe - Silla
Túlio - Plínio - Godinho - Miller - Vares

2º team
Dagoberto
Fidélis - Satyro
Cidade - Mascarello - Travassos
Ênio - Barreto - Schmitt - Bonorino - Pereira
No próximo domingo, os teams do Internacional batendo-se com
os do Cruzeiro, inaugurarão, oficialmente, a villa desse nome.
Fonte: A Federação (RS), 23/04/1915, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/31777. Acesso em: 15 ago. 2023.

Hoje, à tarde, serão abertos, oficialmente, os portões da Villa Cruzeiro.
O aprazível ground da Estrada do Matto Grosso, afluirá, certa mente, avultada concorrência, para apreciar os emocionantes lances da luta entre o Sport Club Internacional e o Sport Club Cruzeiro.
A Villa Cruzeiro, como já temos noticiado, é um dos mais confortáveis campos de foot-ball, com que atualmente conta Porto Alegre. Muito felizes foram os dirigentes do novel clube, na construção do parque e jardim, bem como no aproveitamento das copadas laranjeiras, que formam avenida, do portão de acesso até o field.
Antes do ser iniciado o match oficial, as senhoritas Maria Souza Neves e Célia Pacheco batizarão as redes para os dois quadriláteros.
Essa cerimônia, aliás muito interessante, será a primeira efetuada pelos nossos clubes de foot-ball.
Logo após esse ato, às quatorze horas, bater-se-ão os 2ºs teams, que estão assim constituidos:
Cruzeiro
Sylvio
Raphê - Acácio
Cruz - Machadinho - Pires (capitão)
Regio - Borba - Carlos - Bira - Ernesto

Pereira - Bonorino - Schmitt - Barreto - Ênio
Travassos - Mascarello - Cidade
Satyro - Fidélis
Dagoberto
Internacional
O kick-off dessa pugna será dado pela senhorita Iria Machado, filha do Sr. Vilhena Machado.
Às 16 horas, encontrar-se-ão pela primeira vez em 1915 os 1ºs teams do Sport Club Cruzeiro e do Sport Club Internacional, dois valorosos adversários da Liga de Football Porto Alegrense.
Colocados os players em suas respectivas posições, a senhorita Celina Ferreira dará o pontapé inicial, começando, então, o jogo.
As primeiras equipes combatentes estão formadas por elementos já conhecidos em nosso mundo footbolístico e por outros que mostrarão, hoje, os seus recentes conhecimentos do esporte bretão.
Os players do Cruzeiro têm feito seguidos trainings, o mesmo não vem acontecendo, infelizmente, com os do seu adversário.
Os 1ºs teams assim entrarão no field.
Cruzeiro
Machado
Oscar - Porto
Trogylio - Omar - Tyndaro
Prunes - Galvão - Tagnin - Edgar - Paixão

Vares - Miller - Godinho - Plínio - Túlio
Silla - Kluwe - Bitú
Simão - Bendionda
Radagazio
Internacional
É possível que não jogue o meia esquerda Miller, do Internacional, sendo substituido por Flores da Cunha.
Os sportmen Theobaldo Foernges, do Fuss-Ball, e Willy Siegmann, do Frisch-Auf, atuarão de referees, respectivamente, nos matches dos 1ºs e 2ºs teams.
A festa será abrilhantada por uma banda de música.
À Villa Cruzeiro conduzem os bondes F branco e P róseo, da linha do Parthenon.
Fonte: A Federação (RS), 25/04/1915, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/31789. Acesso em: 15 ago. 2023.

AMISTOSO - CRUZEIRO-RS 2 X 2 INTERNACIONAL
Data: 25/04/1915
Local: Vila Cruzeiro - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 1.500
Juiz: Theobaldo Foernges
Gols: Galvão ?’/1 (C); Paixão ?’/2 (C); Francisco Vares ?’/2 (I); Carlos Kluwe ?’/2 (I).
CRUZEIRO-RS: Machado; Oscar e Porto; Trogylio, Omar e Tyndaro; Prunes, Galvão, Tagnin, Edgar e Paixão.
INTERNACIONAL: Radagazio; Simão e Bendionda; Silla, Carlos Kluwe e Bitú; Túlio, Plínio Chaves, Godinho, Flores da Cunha e Francisco Vares.
Obs: jogo de inauguração do estádio do Cruzeiro-RS.

Realizou-se domingo último a festa de inauguração da Villa Cruzeiro.
Distinotas famílias e cavalheiros de nossa elite social, representantes do mundo official, do corpo consular, de sociedades esportivas e amantes do esporte bretão compunham a numerosa assistência, calculada em mais de 1.500 pessoas.
O “clou” da festa foi incontestavelmente o esperado match entre as primeiras equipes do Sport Club Cruzeiro e do Sport Club  Internacional, campeão em 1914 da Liga de Football Porto Alegrense.
-
Às quatorze horas, a bandeira do Cruzeiro foi inaugurada pelo Sr. Arthur Pinto Souza Neves, que a içou no grande mastro da tribuna oficial.
Além daquele cavalheiro, ali se encontravan diversas pessoas gradas, entre as quais o Dr. José Montaury, intendente municipal, Sr. Antônio Di Pasca, chanceller do Consulado Uruguayo, Dr. Landell de Moura, e outros.
Após esse ato, uma banda de música executou marchas festivas e ecoou entre a assistência cerrada salva de palmas.
Em seguida, vários membros da diretoria do Cruzeiro conduziram ao lugar dos gols, as senhoritas Maria Souza Neves e Célia Pacheco, sob cujo patronato foram batizadas as duas redes.
Às quatorze horas e trinta, estavam os players dos 2ºs teams ocupando suas respectivas posições, quando a srta. Iria Machado, filha do Sr. Autônio Vilhena Machado, deu o kick-off, iniciando, assim, o match.
As equipes estavam assim formadas:
“CRUZEIRO”
Sylvio
Raphê - Accacio
Cruz - Machado - Pires
Sérgio - Borba - Carlinhos - Bira - Ernesto

Plínio - Barreto - Smith - Fabrício - Ênio
Cidade - Mascarello - João
Fidélis - Travassos
Dagoberto
"INTERNACIONAL"
Durante todo o jogo dos segundos teams, notou-se a superioridade dos alvirubros, que conseguiram marcar 5 gols contra 1 do adversário.
Os pontos obtidos foram, de ambos os lados, marcados no 2º half-time, pois o 1º terminou com o resultado de 0 a 0.
Findo o match, foram vitoriados vencidos e vencedores, pela avultada assistência, que se premia em volta do ground.
Momentos após, às 16 horas, entravam em campo os footballers dos primeiros quadros do Cruzeiro e do Internacional assim destacados:
“CRUZEIRO”
Machado
Oscar - Porto
Trogylio - Omar - Tindaro
Prunes - Galvão - Tagnin - Edgar - Paixão

Vares - Flores - Godinho - Plínio - Túlio
Silla - Kluwe - Bitú
Simão - Bendionda
Radagazio
"INTERNACIONAL"
Esse match, que tanta ansiedade havia despertado em nosso mundo esportivo, não correspondeu aos muitos e variados prognósticos, que há dias se faziam sobre o encontro.
Os rapazes do Cruzeiro apresentaram jogo aceitável, ressentido, não obstante, dum pouco de falta de training.
Mostraram, apesar disso, que seu team formará na vanguarda das equipes porto-alegrenses, reservando-nos surpresas, das quaes, domingo quase apreciamos uma.
Os players do Internacional pareceu-nos, no match em questão, durante o período de férias footballísticas, esqueceram os vastos conhecimentos do association adquiridos em vários anos de porfiadas lutas.
O team alvi-rubro, jogou, desastradamente.
Os dois gols marcados para o cruzeiro foram feitos por Galvão, que se serviu duma combinação de Tagnin e outra de Paixão.
O primeiro tempo terminou com o resultado de 1 gol para o Cruzeiro e o para o Internacional.
Iniciada a segunda fase do jogo, redobraram as atividades de parte a parte, até que o Cruzeiro conseguiu marcar o seu segundo e último gol.
Faltavam, mais ou menos, quinze minutos para terminar a pugna quando Carlos Kluwe, capitão do Internacional, mudou de posicão com Godinho, indo ocupar a posição de center-forward.
E foi assim, durante esses minutos que pareceram séculos para o mundo internacionalista, que o team alvi-rubro conseguiu marcar os dois únicos pontos que o salvaram duma derrota.
Quando o referee apitou para dar por finda a empolgante prova, seu carnet marcava:
Cruzeiro: 2 gols
Internacional: 2 gols
A numerosa assistência aplaudiu com entusiasmo as equipes combatentes, ao abandonar o campo da Estrada de Matto Grosso.
Várias notas:
O Sr. Antônio Di Pasca, chanceler do consulado uruguaio, ofereceu em nome do sr. cônsul da vizinha República, um artístico bouquet de flores naturais ao team do Cruzeiro.
A Villa Cruzeiro estava ornamentada com apurado gosto, quer a entrada, quer o interior e os diversos pavilhões.
À diretoria do Sport Club Cruzeiro enviamos os nossos parabéns pelo brilhantismo da festa de domingo, e ao 1º team fazemos extensivas as nossas felicitações, pelo esperançoso resultado obtido.
Fonte: A Federação (RS), 28/04/1915, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/31807. Acesso em: 15 ago. 2023.

22/11/1914 - Amistoso - Internacional 4 x 4 Rio Branco-BG

Caso o tempo o permita deverá realizar-se, hoje, às 9 horas, o esperado match entre as valentes equipes do Grêmio e Fuss-Ball em disputa da Taça Rio Branco.
A ansiedade popular que reina para este encontro cresce de momento a momento. O mesmo realizar-se-á de manhã, motivado pela vinda do Sport Club Rio Branco, de Bagé, que hoje à tarde bater-se-á com o campeão da Liga P. Alegrense, Sport Club Internaciona no ground da Chácara dos Eucaliptos. 
Os teams para o match da Taça Rio Branco são os seguintes:
GRÊMIO
Tércio
Scbubach - Mordieck
Chirú - Hassen -  Alencastro (cap)
Sisson - Antunes - Cidade - Ramos - Teichmann
FUSS
Bohrer
Ribeiro - Jonson
Ribeiro - França - Reis
Diehl - Steigl - Thomson - Automóvel - Nodgy
Um conhecido coruja nos remeteu o seguinte palpite:
Grêmio 4 gols.
Fuss Ball 2 gols.
Atuará como referee o Sr. Theobaldo Foernges.
Às famílias está reservado o pavilhão onde a entrada é franca.
O team do Internacional que hoje jogará com o Rio Branco é:
Simão
Ary - Satyro
Bitú - Kluwe - Miller
Túlio - Jandyra - Ribas - Bend - Vares
Reservas: Fidélis - Paixão.
No proximo número daremos detalhadas notícias destes encontros.
Fonte: A Federação (RS), 22/11/1914, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/30880. Acesso em: 15 ago. 2023.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 4 X 4 RIO BRANCO-BG
Data: 22/11/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Gols: Ribas [2], Francisco Vares [2] (I); Borba [2] e Salaberry [2] (R).
INTERNACIONAL: Simão; Satyro e Ary Lopes; Miller, Carlos Kluwe e Bitú; Ribas, Jandyra, Bendionda, Túlio e Francisco Vares.
RIO BRANCO-BG: Duarte; Brasil e Lebrato; Turíbio, Machado e Avancini; Borba, Oliveira, Salaberry, Netto e Hugo.

Em pé: Ary Lopes, Simão e Satyro.
Agachados: Bitú, Carlos Kluwe e Bendionda.
Sentados: Túlio, Godinho, Ribas, Miller e Francisco Vares.
Fonte: 1909 em cores

Agora falaremos um pouco sobre a Semana Esportiva e seus resultados:
I match
Dia 22-11-14: Internacional - Rio Branco
O team do Internacional jogou desfalcado por 2 dos seus melhores players, sendo o seguinte que empatou com o Sport Club Rio Branco.
Simão
Ary - Satyro
Bitú - Kluwe cap.— Müller
Túlio - Godinho - Ribas - Bedionda - Vares
1º half-time
Rio Branco - 4 gols
Intertacional - 1 gol
2º half-time
Rio Branco - 0 gols
Internacional - 3 gols
Final: 4 gols a 4. No segundo tempo deixou de tomar parte Ary, o terrível back internacionalista que foi ferido, de maneira que só jogaram 10 jogadores.
Fonte: A Federação (RS), 01/12/1914, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/30957. Acesso em: 15 ago. 2023.

A missão esportiva de Rio Branco, que aqui esteve, durante uma semana, partiu, ontem, para Bagé.
Na gare da Estrada de Ferro, onde embarcaram, receberam os sportmen bageenses, as despedidas do nosso mundo esportivo.
Foram levar-lhes votos de boa viagem vários membros das diretorias do Fussball Club Porto Alegre, Sport Club Internacional e Grêmio Foot-ball Porto Alegrense.
O Sport Club Internacional telegrafou ontem à diretoria do Rio Branco nos seguintes termos:
"Missão seguiu após brilhante permanência agradável e distinta. Congratulações. Internacional".
Fonte: A Federação (RS), 02/12/1914, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/30962. Acesso em: 10 ago. 2023.

08/11/1914 - Amistoso - Internacional 6 x 1 Colombo

AMISTOSO - INTERNACIONAL 6 X 0 COLOMBO
Data: 08/11/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Gols do Inter: Francisco Vares [3], Godinho, Miller e Ribas.
INTERNACIONAL: Darsis; Ary Lopes e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Bendionda; Godinho, Túlio, Ribas, Miller e Francisco Vares.
COLOMBO: Ettore; Áureo e Ramos; Nasky, Boneslau e Fernando; Astrogildo, Bruno, Paulo, Miraban e Cícero.

04/10/1914 - Amistoso - Internacional 5 x 0 14 de Julho-LIV

AMISTOSO - INTERNACIONAL 5 X 0 14 DE JULHO-LIV
Data: 04/10/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alberto Piva
INTERNACIONAL: Simão; Ary Lopes e Satyro; Bitú, Carlos Kluwe e Darsis; Godinho, Túlio, Ribas, Miller e Francisco Vares.
14 DE JULHO-LIV: Content; Arreguy e Castelhano; Cunha e Martins; arragory, Ferrer, Viola, Alberto e Barão.
Obs.: não foram encontrados registros dos goleadores do Internacional.

01/10/1914 - Amistoso - Internacional 0 x 0 14 de Julho-LIV

AMISTOSO - INTERNACIONAL 0 X 0 14 DE JULHO-LIV
Data: 01/10/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alberto Piva
INTERNACIONAL: Tutu; Ary Lopes e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Darsis; Túlio, Galvão, Ribas, Miller e Francisco Vares.
14 DE JULHO-LIV: Content; Tito Arreguy e Castelhano; Cunha, Martins e Acosta; Carragory, Ferrer, Viola, Alberto e Barão.

20/09/1914 - Amistoso - Internacional 10 x 2 Cruzeiro-RS

AMISTOSO - INTERNACIONAL 10 X 2 CRUZEIRO-RS
Data: 20/09/1914 
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Alberto Piva
Gols: Galvão 6'/1 (I); Miller 9'/1 (I); Carlos Kluwe, pênalti 13'/1 (I); Galvão 18'/1 (I); Miller 24'/1 (I); Francisco Vares 32'/1 (I); Francisco Vares 8'/2 (I), Cidade, pênalti 12'/2 (C); Bitú 22'/2 (I); Túlio 25'/2 (I); Ribas 30'/2 (I); Cidade 35'/2 (C).
INTERNACIONAL: Mita; Ary Lopese Simão; Bitú, Carlos  Kluwe e Darsis; Túlio, Galvão, Ribas, Miller e Francisco Vares.
CRUZEIRO-RS: Machado; Oscar e Fedoca; Fernando, Barbieri e Taciano; Pinto, Prunes, Cidade, Araújo e Trogylio.