12/10/1924 - Citadino 1924 - 2º turno - Internacional 2 x 1 Grêmio

O SENSACIONAL MATCH DO PRÓXIMO DOMINGO
Encontrar-se-ão, no próximo domingo, em match do returno, as fortes e aguerridas equipes dos velhos e tradicionais adversários, o veterano Grêmio Porto Alegrense e o Sport Club Internacional.
No match do turno venceu brilhantemente a equipe gremista por 4 gols a 3.
O Internacional pretende tirar desforra deste resultado e o Grêmio, por sua vez, não medirá sacrifícios para ter a mesma representação.
Pelo que ficou exposto, já se pode prever que despertará a pugna de domingo e o nosso mundo esportivo acorrerá pressuroso à Chácara dos Eucaliptos, certo de que ali vai ferir-se a mais sensacional partida da presente temporada.
Fonte: A Federação (RS), 07/10/1924, ano 1924, n. 233, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/54467. Acesso em: 08 jul. 2024.

OS MATCHES DE AMANHÃ - GRÊMIO VERSUS INTERNACIONAL
É finalmente amanhã que no mundo esportivo da nossa capital vai ter ensejo de apreciar a sensacional partida, entre os valorosos e tradicionais adversários, Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional.
Essa partida é o assunto obrigatório das nossas rodas esportivas, será sem duvida a mais importante que se registrará no presente campeonato, dada a tradição do denodo com que sempre se debateram os dois quadros degladiantes e dado também o valor, já mais de uma vez comprovado dos players que os constituem, como Lara, Py, Feio e Totte, de, um lado e de outro Marcellino, Meneghetti, Ribeiro e Barros.
Por isso a Chácara dos Eucaliptos será pequena para conter a colossal assistência que por certo lá afluirá, para entusiasmar com os seus aplausos os seus players favoritos.
Os teams do Grêmio são os seguintes:
Primeiro team - Lara; Py e Filhote; Macarrão, Feio e Meneghini; Léo, Bruno, Totte, Luiz e Capincho.
Segundo team - Pavim; Tacão e Carlitos; Marimbondo, Adroaldo e Casanova; Mingo, Bier, Domingos, Esperança e Câmara.
Terceiro team - Moraes; Nenê e Bimar; Cyro, Tigre e Chinez; Day, Letto, J. Pedro, Januário e Nenê.
Entradas - 3$000.
Bondes - A. G. T. e Foot Ball.
Fonte: A Federação (RS), 11/10/1924, ano 1924, n. 237, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/54500. Acesso em: 22 jul. 2024.

CITADINO 1924 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 2 X 1 GRÊMIO
Data: 12/10/1924
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Henrique Maia Faillace
Gols: Veiga, Eduardo Marques (I); Bruno Cossi (G).
INTERNACIONAL: Marcellino; Honorino e Tito Arreguy; Ribeiro, Bitú e Moreno; Rosário, Barros, Eduardo Marques, Veiga e Guimarães.
GRÊMIO: Lara; Py e Filhote; Macarrão, Feio e Meneghini; Léo, Bruno Cossi, Totte, Luiz Carvalho e Capincho.

05/10/1924 - Amistoso - Juvenil-CX 2 x 3 Internacional

AMISTOSO - JUVENIL-CX 2 X 3 INTERNACIONAL
Data: 05/10/1924
Local: Cascata - Caxias do Sul (RS)
Juiz: Leonardo Barros de Carvalho
Gols do Inter: Barros [2] e Rosário.
JUVENIL-CX: Picchi; Pé de Anjo e Gilberto; Casara, Zanoni e Alcides; Vaccarino, Canali, Orpheu, Gastão e Galleano.
INTERNACIONAL: Marcellino; Honorino e Grant; Ribeiro, Bitú e Paulo Annes; Rosário, Barros, Eduardo Marques, Bahianinho e Genny.

O ENCONTRO JUVENIL - INTERNACIONAL
No Campo do bairro da Cascata teve lugar, ontem, o encontro anunciado entre as melhores forças dos clubes Internacional, de P. Alegre, e Juvenil, desta cidade.
Duas razões contribuíram para que enorme multidão afluísse ao campo e aos seus arredores para apreciar o interessante encontro: a primeira foi o justo renome de que gozam as duas equipes que se iam chocar; a segunda, o fato de constituir um match de foot-ball, dessa ordem, verdadeira novidade para Caxias, tal o tempo que faz que nos nossos elementos esportivos não tem sido dado apreciá-los.
Entretanto, a sorte não quis que este match decorresse todo com alegria para o público. Pequenos incidentes, felizmente sem maiores consequências, vieram trazer em sobressalto as valentes e gentis torcedoras, que enchiam de graça o pavilhão do Juvenil, e perturbar a marcha natural do jogo.
Mesmo assim, o encontro não deixou de revelar-se interessante, tendo ambos os quadros se mostrado dignos um do outro. Pensamos não errar afirmando que se tornou evidente apenas uma ligeira superioridade quanto ao jogo de conjunto do Juvenil sobre o seu competidor. Isto, porém, não obstou que a sorte viesse a sorrir para o Internacional, que desmanchou o score de 1 por 2, com que saíram do primeiro tempo, fazendo, no segundo, mais 2 gols a seu favor.
O match terminou ao fechar da tarde, com o score de 3 a 2, vencendo o Internacional.
Foi o seguinte o quadro do Juvenil:
Picchi
Pé de Anjo - Gilberto
Casara - Zanoni - Alcides
Vaccariano - Canali - Orpheu - Gastão - Galleano
Fonte: O Brazil (RS), 06/10/1924, ano 1924, n. 037, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/882534/1272. Acesso em: 08 jul. 2024.

21/09/1924 - Citadino 1924 - 1º turno - Internacional 2 x 2 Cruzeiro-RS

CITADINO 1924 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 2 X 2 CRUZEIRO-RS
Data: 21/09/1924
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Anselmo Manzoli
Gols: Barros e Ribeiro, pênalti (I); Octacílio [2] (C).
INTERNACIONAL: Marcellino; Meneghetti e Honorino; Ribeiro, Bitú e Moreno; Ryff, Moacyr, Dartagnan, Barros e Guimarães.
CRUZEIRO-RS: Vicente; Espir e Darcy; Marques da Rocha, Almo e Bopp; Eduardo, Telêmaco, Octacílio, Araújo e Campão.

INTERNACIONAL X CRUZEIRO - EMPATE 2 A 2
Encerrou muito bem a Associação Porto Alegrense de Desportos, domingo, o turno do campeonato da cidade, em o match entre os fortes é leais adversários Internacional e Cruzeiro.
Este encontro, que há muito vinha sendo esperado com grande ansiedade, correspondeu em parto a expectativa. Houve bons lances de parte a parte, correndo tudo na melhor ordem e camaradagem.
Às 14 horas, no trilar do apito, formaram os teams secundários. Foi um jogo bastante movimentado e interessante. O Cruzeiro, atuou com alguma infelicidade e foi vencido pelo seu antagonista por 3 a 2.
A numerosa assistência que se espremia ao redor do campo, ávida pelo desenrolar da pugna dos teams principais, teve satisfeito a sua curiosidade só às 16 horas, quando o juiz, Sr. Manzoli, ordenou a formação dos combatentes, que se constituíram do seguinte modo:
Internacional - Marcellino; Meneghetti e Honorino; Ribeiro, Bitú e Moreno; Riff, Moacyr, Dartagnan, Barros e Guimarães.
Cruzeiro - Vicente; Espir e Darcy; Marques, Almo e Bopp; Eduardo, Telêmaco, Octacílio, Araújo e Campão.
Dá a saída o Internacional, fazendo Espir a sua primeira defesa.
A linha alvi-azul, em passes curtos e rápidos, aproxima-se do gol de Marcellino e Araújo desfere violento tiro, que é magistralmente defendido pelo excelente arqueiro alvi-rubro.
O Internacional tenta atacar, mas Vicente, Almo e Espir, que estão firmes, desfazem todas as investidas.
O Cruzeiro domina por alguns minutos o seu adversário e aos 20 minutos de jogo, Octacílio, driblando Meneghetti, conquista em estilo impecável o 1º gol para o Cruzeiro, sob, delirante salva de palmas. Um minuto após, Barros, em tiro indefensável, empata partida, feito este vivamente saudado pelos admiradores do simpático clube da Chácara dos Eucaliptos.
A linha alvi-azul assedia constantemente o posto sob a guarda de Marcellino, obrigando a praticar excelentes defesas.
Espir e Almo tornam infrutífero o esforço internacionalista para desempatar a partida.
O Cruzeiro ataca e Ribeiro, Bitú e Moreno anulam todas as cargas.
Aos 30 minutos de jogo, Octacílio consegue marcar o 2º gol para o seu quadro e, logo em seguida, Marques comete pênalti que, shootado por Ribeiro, redunda 1º ponto para o Internacional. Logo depois termina o 1º tempo.
No 2º tempo o Internacional carrega durante os 10 primeiros minutos, pondo em contínuo perigo à cidadela cruzeirista.
Depois o Cruzeiro exerce leve domínio até o final do tempo, tendo sido favorecido com um pênalti que, shootado por Octacílio, bate na trave do gol. E com mais algumas cargas do Cruzeiro termina aquela memorável tarde esportiva com o belo e significativo empate de 2 a 2.
Apreciações gerais - O Cruzeiro jogou com mais de técnica que o seu adversário e merecia ganhar, a julgar pelo jogo apresentados por sua linha.
Espir esteve admirável e Almo demonstrou ser um dos nossos melhores center-halves, auxiliado para a defesa, ora a linha, sem cessar. Octacílio e Telêmaco estiveram bons.
Do Internacional se destacaram na defesa, Marcellino, Ribeiro e Moreno. Da linha, só Barros salvou-se, isso porque os demais eram elementos do 2º team.
Fonte: A Federação (RS), 23/09/1924, ano 1924, n. 221, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/54344. Acesso em: 08 jul. 2024.


Com a partida de domingo, último entre o S. C. Cruzeiro e S. C. Internacional, finalizou o turno do campeonato da A. G. A. D., ficando os quadros disputantes colocados conforme o quadro abaixo:
          Gols  
  J G E P P C P
Grêmio 3 5 1 1 10 7 7
Americano 5 2 3 0 10 7 7
Internacional 5 2 1 2 8 8 6
Cruzeiro 5 1 3 1 8 11 5
Porto Alegre 5 1 2 2 6 6 4
São José 5 0 2 3 3 6 2
Durante o turno, os players que fizeram maior número de gols foram, em 1ºs lugares, Totte, meia direita do Grêmio, Valério, centro-avante do Americano e Octacílio, centro-atacante do Cruzeiro, que marcaram 6 gols cada um. Em 2º lugar está o player Ribeiro, half direito do Internacional, que marcou 5 gols, todos de pênalti; o colocado em 3º lugar é o Mandarino, meia direita do P. Alegre, que fez 1 gol.
Dos colocados em 1º lugar, Totte é o único que não marcou gol por meio de pênalti, enquanto que Octacílio fez 1 e Valério, 2 por meio daquela penalidade.
Fonte: A Federação (RS), 25/09/1924, ano 1924, n. 223, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/54360. Acesso em: 05 jul. 2024.