OS COLORADOS PROCURARÃO MANTER, NO JOGO DE AMANHA, A LIDERANÇA DO CERTAME AMGEANO
Marcelo enfermou e dará lugar a Júlio
ESSE EMBATE É AGUARDADO COM GRANDE EXPECTATIVA, VISTO O “ROLO COMPRESSOR” APRESENTAR-SE DESFALCADO DE 4 TITULARES — A VITÓRIA DO FORÇA E LUZ VIRIA MODIFICAR, TOTALMENTE, O PANORAMA DO CAMPEONATO
Os colorados, atuais ponteiros do campeonato amgeano, terão, amanhã, um sério compromisso, quando enfrentarão o Força e Luz, no “tapete verde” do Caminho do Meio.
Conforme antecipamos em nossa edição de ontem, o Internacional não contará com o concurso de 5 titulares, como sejam: Júlio, Alfeu, Magno, Marques e Rui. A equipe dos diabos-rubros, para o confronto com os rajados, será a seguinte: Marcelo — Álvaro e Risada — Tesourinha, Russinho, Toreli, Castillo e Carlitos.
Não obstante tudo isso, os colorados estão confiantes nesse “onze” e esperam manter a liderança com uma convincente vitória, frente à equipe do clube de Álvaro Silveira.
O Força e Luz não se descuidou no preparo de seu conjunto e, foram feitos severos treinamentos para o cotejo de amanhã. Existe uma grande vontade de vencer, entre os pupilos de Alfredo Zanini, uma vez que, se o resultado lhes for desfavorável, desaparecerão as probabilidades de escaparem da “caixa”, o que lhes colocará numa posição bastante incômoda.
Segundo estamos informados, o clube da Carris manterá a mesma equipe que perdeu para o Cruzeiro, que é a seguinte: Aristeu — Juvêncio e Borges — Brandão, Ruarinho e Abigail — Zequita, Salvador, Mario Andrade, Tobis e Filhinho.
AUTORIDADES
Em data de ontem, deu entrada na AMGEA, um ofício assinado pelos mandatários do Força e Luz e Internacional, escolhendo de comum acordo o árbitro carioca Virgílio Fedrighi. Assim que o conhecido apito, estará, amanhã, controlando o encontro que terá como local o estádio da Timbaúva.
Como representante da entidade citadina, funcionará, o sr. Augusto A. Teixeira, tesoureiro geral, Fidélis Mastrascusa e Antônio Estima de Castro, serão os bandeirinhas.
Para o jogo das equipes secundárias, foi sorteado o árbitro do Grêmio, Joaquim R. Almeida (Juca), que refiará a primeira partida no presente campeonato.
Fonte: Diário de Notícias (RS), n. 143, 03 ago. 1940, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_02/2183. Acesso em: 11 jun. 2025.
CITADINO 1940 - 2º TURNO - FORÇA E LUZ 2 X 3 INTERNACIONAL
Data: 04/08/1940
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS)
Renda: 8:800$000
Juiz: Vergílio Fedrighi
Gols: Assis ?’/1 (I); Tobis 40’/1 (F); Mário Andrade 18’/2 (F); Carlitos 33’/2 (I); Tersourinha 37’/2 (I).
FORÇA E LUZ: Aristeu; Juvêncio e Borges; Osvaldo Brandão, Walter Ruaro e Abigail; Zequita, Mário Andrade, Salvador Arísio, Tobis e Filhinho. Técnico: Alfredo Zanini.
INTERNACIONAL: Marcelo; Álvaro e Risada; Rubim, Assis e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Torelli, Castillo e Carlitos.Técnico: Orlando Cavedini.
MESMO COM A FALTA DE CINCO TITULARES, O INTERNACIONAL VENCEU O FORÇA E LUZ: 3x2
Fizeram os tentos, para os rubros: Carlitos, 2; Assis, 1; para os rajados: Tobis, 1, e Mario Andrade, 1
O Força e Luz não conseguiu vencer o Internacional, apesar de desfalcados, os rubros de cinco titulares.
É verdade que os rajados se exibiram melhor, mas o placar foi implacável: 3 a 2.
O cotejo foi iniciado com cargas perigosas de ambos os lados e a contagem somente foi inaugurada aos 81m pelos rapazes da rua Silveiro. Castillo apontou com precisão e Brandão, defende de cabeça. Assis, que acompanhou o lance, recolheu o "balão" e o endereçou às malhas guarnecidas por Aristeu. Com essa conquista a "torcida sincronizada" se movimenta e, passa a incentivar os defensores da jaqueta "sanguínea".
No entanto o Força e Luz passa a se agitar na cancha e leva repetidas cargas ao reduto final dos colorados, conseguindo igualar a contagem aos 40m. Salvador trama com Tobis, e o "boneca de pixe" bate Rubin, num dible "seco" e do bico da área, fulmina Marcelo, com certeiro arremesso à meia altura.
Os rapazes do clube de Álvaro Silveira se entusiasmam com o feito e um minuto depois 41' quase se colocam em vantagem. Tobis centra muito bem e Marcelo, defende de "munheca", ficando a "redonda" com Mario Andrade, que aponta no arco desguarnecido, dando a impressão de tento, mas surge Pedrinho que defende.
Os colorados respondem e Borges desarma Toreli dentro da pequena área.
Iniciado o segundo período, os pupilos de Alfredo Zanini se movimentam com desembaraço, dando a impressão de que não perderiam o confronto, tal a disposição com que lutavam e a desarticulação que imperava na dianteira dos colorados. Já aos 55m, Zequita desperdiçava grande oportunidade, arremessando pelo lado, quando se encontrava só com Marcelo, depois de se esquivar espetacularmente de Risada.
A impressão de que o Força e Luz não perderia se tornou mais evidente, quando se colocaram em vantagem aos 63m. Tobis, depois de "escaramuçar" na esquerda, executou lindo centro e Mario Andrade, com preciso cabeçaço bateu Marcelo, o arqueiro reserva, ainda tocou no "couro" que passou a linha de gol: 1 a 1.
Os rajados passam a dominar o jogo e os colorados dão mostras de desânimo. De uma feita, Zequita escapou pela ala sem ser incomodado. O ponteiro da linha de fundo atrasou otimamente para Tobis, e o endiabrado "colored" da Carris despejou fortemente, passando o "globo" a centímetros do poste direito do arco guarnecido por Marcelo.
Mas o Internacional não perderia. O Força e Luz dominava amplamente o jogo, estando toda equipe no ataque e, numa dessaa ocasiões surgiu inesperado empate. Decorriam 78m de luta quando Carlitos recebeu em situação duvidosa de Russinho. Juvêncio saiu ao encalço do ponteiro colorado, e este chutou e ante a surpresa de muitos a bola atingiu em cheio as redes de Aristeu. Estava empate o cotejo.
A equipe do Caminho do Meio fica desarticulada com a conquista dos colorados e aos 83m a "chance" favorece o clube de Hoche de Almeida Barros.
Tesourinha que vinha atuando discretamente, escapa e serve muito bem a Carlitos. O ponteiro vem até a "boca da meta" e bate Aristeu, com certetro arremesso, desempatando o jogo e dando a vitória para o seu clube. Com um corner de Juvêncio, que não chegou a ser cobrado, terminou o confronto, que agradou pela disposicão dos 22 jogadores em campo.
Juiz: Vergílio Fedrighi — regular.
Renda: Cerca de 8:800$.
QUADROS: Internacional: — Marcelo; Álvaro e Risada; Rubin, Assis e Pedrinho; Tesourinha; Russinho, Toreli, Castillo e Carlitos.
Força e Luz: Aristeu; Juvêncio e Borges; Brandão, Ruarinho e Abigail; Zequita, Mario Andrade, Salvador, Tobis e Filhinho.
Os melhores: — Ruarinho; Pedrinho; Assis; Risada; Brandão; Tobis; Carlitos e Borges.
Fonte: Diário de Notícias (RS), n. 145, 05 ago. 1940, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_02/2216. Acesso em: 11 jun. 2025.