O NOVO CAMPO DO SÃO JOSÉ
Está definitivamente designado o dia 5 de abril próximo para a inauguração do novo campo do destemido E. C. São José.
Nesse sentido, o clube de Edmundo Lamb já obteve da AMGEA a indispensável autorização.
É pensamento dos Zequinhas realizar, por aquela ocasião, uma atraente festa desportiva, da qual constará uma match entre a esquadra do E. C. São José e a do S. C. Internacional, clube que paraninfará a nova praça de desportos.
Fonte: A Federação (RS), 26/03/1936, ano 1936, n. 072, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/79340. Acesso em: 08 abr. 2025.
O NOVO CAMPO DO S. JOSÉ
Sua inauguração será no próximo domingo, servindo como paraninfo o S. C. Internacional
Será concretizada, no próximo domingo, a velha e justa aspiração dos Zequinhas, com a inauguração de sua magnífica praça de desportos. Após uma série de inauditos esforços, os valorosos rapazes do clube alvi-azul lograram obter um campo esplêndido, situado em S. João, no fim da linha dos bondes "Floresta".
O terreno, sob a fiscalização imediata de engenheiros competentes, tornou-se rapidamente adaptado à prática do futebol, tendo recebido os melhoramentos necessários a tal empreendimento.
Foi construído um pavilhão confortável. Ergueu-se uma tribuna para a imprensa. Levantaram-se arquibancadas. Organizaram-se vestiários e serviços sanitários. Gramou-se e cercou-se o campo.
O entusiasmo dinâmico e contagioso do maior de todos os zequinhas — Edmundo Lamb — não conheceu sacrifícios, nem poupou esforços no sentido de melhorar e mais possível o campo do São João.
E foi, sem dúvida, reconhecendo o esforço inquebrantável do seu presidente, que os players do clube se impuseram a necessidade de vencer o Torneio Início de anteontem. E conseguiram-no brilhantemente, levando de vencida dois adversários valorosos — Grêmio e Cruzeiro.
Esse triunfo é a melhor credencial com que o S. José se apresentará domingo próximo, frente ao destemido conjunto do S. C. Internacional.
O clube do Estádio será o paraninfo da nova sede dos zequinhas, com quem travará uma batalha amistosa que está despertando invulgar interesse público.
Fonte: A Federação (RS), 01/04/1936, ano 1936, n. 077, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79378. Acesso em: 08 abr. 2025.
[...] O destemido Esporte Clube São José vai inaugurar o seu estádio no próximo domingo, com uma magnífica festa esportiva [...]
—
A INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO DO SÃO JOSÉ
Será efetuada domingo, servindo de paraninfo o Sport Club Internacional — Do programa inaugural faz parte um encontro amistoso entre as destemidas falanges zequinha e colorada, que está despertando grande entusiasmo
O valoroso Esporte Clube São José, pela sua bravura, tenacidade e força de vontade, ocupa um lugar saliente nos meios desportivos da metrópole.
Justificando essas características, o destemido clube de Edmundo Lamb vai inaugurar, domingo próximo, a sua magnífica praça de desportos, situada no populoso bairro de São João, realizando, assim, o seu grande sonho.
O Estádio de São João está perfeitamente aparelhado para os fins a que se destina, estando, portanto, de parabéns, não só São José, como a própria AMGEA.
Para inaugurar a sua praça desportiva, o valente São José convidou o galhardo bando colorado, com o qual terçará armas numa empolgante batalha amistosa, que vem sendo ansiosamente aguardada.
Assim, o intrépido Zequinha tem o êxito de sua festa de domingo completamente assegurado.
Fonte: A Federação (RS), 02/04/1936, ano 1936, n. 078, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79384. Acesso em: 08 abr. 2025.
A INAUGURAÇÃO DO CAMPO DO SÃO JOSÉ
SERÁ REALIZADA AMANHÃ, À TARDE, SERVINDO DE PARANINFO O VALOROSO S. C. INTERNACIONAL — UMA VISITA DA IMPRENSA AO ESTÁDIO DE S. JOÃO — O ESPERADO ENCONTRO AMISTOSO ENTRE ZEQUINHAS E COLORADOS
Conforme tempos amplamente noticiado, o valoroso Esporte Clube São José vai inaugurar amanhã a sua nova praça de desportos situada no bairro de S. João.
Para a inauguração do estádio, o valente clube de Edmundo Lamb organizou um excelente programa, do qual faz parte uma empolgante peleja amistosa entre a brava falange zequinha e o forte onze colorado.
Essa contenda vem sendo ansiosamente aguardada pelos desportistas da metrópole e promete ser disputadíssima, pois os destemidos bandos degladiantes estão em perfeita forma.
A VISITA DA IMPRENSA AO NOVO ESTÁDIO
A diretoria do São José convidou os cronistas desportivos para uma visita ao novo estádio.
Assim, em companhia dos desportistas Edmundo Lamb e Rafael Vilarinho, rumaram os representantes da imprensa para o arrabalde de S. João, no fim da linha de bondes Floresta, onde acha-se localizada a praça de esportes.
Ali, antigamente, era uma praça de carretas, pouso habitual dos bandos de ciganos que, periodicamente, visitam esta capital.
O terreno pertence à Prefeitura Municipal, estando arrendado aos alvi-azuis mediante módico aluguel e contrato por oito anos.
Como não se prestasse para a prática de futebol, o local sofreu uma ampla remodelação, sendo necessário para o seu nivelamento a remoção de mais de 14 mil metros cúbicos de terra.
Toda a obra foi dirigida pelos engenheiros Dr. Fernando Ribeiro e Alcindo Porto Alegre.
O campo e demais dependências da nova praça de esportes do S. José, apresentam magnífico aspecto, podendo-se mesmo dizer que estão na altura dos seus congêneres de Porto Alegre.
O PROGRAMA DA FESTA DE AMANHÃ
1º) — Discurso oficial em nome do E. C. São José pelo Dr. José M. Barcelos Ferreira.
2º) — Inauguração do campo pelo representante do exmo. Sr. Governador do Estado, servindo como paraninfo o S. C. Internacional.
3º) — Bênção da sede e da bandeira, pelo Rev. Padre Davi Ressa, vigário da paróquia de S. João.
4º) — Oferecimento de uma lembrança ao 1º quadro do S. C. Internacional pela madrinha do E. C. São José, Srta. Marieta Rosa.
5º) — Partida amistosa entre os 1ºs quadros do S. C. Internacional e E. C. S. José.
NOTA OFICIAL DO SÃO JOSÉ
Para a inauguração do Estádio do E. C. São José, a diretoria em sessão realizada ontem tomou as seguintes deliberações:
Comissão central: Edmundo Lamb; Dr. Álvaro B. Ferreira, Décio Saraiva, Eugênio H. Senger, Erostildes Mesquita, Osvaldo Dreher, Oscar Endler.
Comissão interna: Manoel O. Rosa, Reinaldo Doberstein, Zezinando O. Rosa, Luciano Jaques.
Representanre junto à imprensa: Abílio C. dos Santos.
Bilheteria: A cargo dos srs. tesoureiro e mais os sócios srs. Arthur Schneider e Hugo C. Lamb.
Os srs. sócios terão ingresso no portão ao lado mediante apresentação do recibo n. 4, correspondente ao mês de abril, estando o cobrador à disposição dos srs. sócios.
Direção técnica: A cargo do Sr. Antônio Neto.
Preço das entradas:
Pavilhão — 4$000
Geral — 3$000
Senhoras, fardados e menores — 2$000
Abrilhantará a festa a banda do 3º B. M. gentilemente cedida.
O QUADRO DO SÃO JOSÉ
Para o encontro amistoso de amanhã, com o coirmão S. C. Internacional, o diretor técnico do São José escalou o seguinte quadro:
Harri — Berto — Ireno — Mabília (cap.) — Bavú — Alfredo — Mesquita — Elustondo — Ordovás — Clóvis — Cidrônio.
Suplentes: Cauduro — Polaco — Tommer — Breno — Tubarão — Alcântara — Nilo — Ruaro I — Ruaro II — Beloto.
Estes jogadores deverão estar no gramado do São José às 16 horas em ponto.
S. C. INTERNACIONAL
Nota oficial
O diretor técnico pede o comparecimento dos jogadores abaixo escalados, às 14 horas em ponto, impreterivelmente, no gramado do S. C. Internacional, para de lá saírem todos fardados com destino ao campo do E. C. São José.
Penha — Natal — Sadi — Alfeu — Artigas — Levi — Alves — Silvio — Mancuso — Castillo — Ivo.
Reservas: Zezé — Garnizé — Adroaldo — Machado — Armênio.
Nota — Deixa de ser escalado o jogador Risada por estar contundido.
Atendendo ao honroso convite que lhe fez o E. C. São José para que paraninfasse, amanhã, o ato inaugural de sua praça de desportos, a diretoria colorada, incorporada, comparecerá à referida cerimônia, devendo, por isso, os diretores reunirem-se em sua sede às 11 horas de domingo.
Usará da palavra, em nome do S. C. Internacional o seu diretor, Dr. Jorge de Melo Guimarães.
Fonte: A Federação (RS), 04/04/1936, ano 1936, n. 080, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79398. Acesso em: 08 abr. 2025.
O SÃO JOSÉ INAUGURA, AMANHÃ, O SEU NOVO CAMPO
Será paraninfo da cerimônia o Internacional, cuja equipe principal enfrentará os zequinhas em partida amistosa
O Esporte Clube São José inaugurará, oficialmente, amanhã, a sua nova praça de desportos, localizada no arrabalde de São João, fim da linha de bondes da Floresta.
Esse mesmo local era antigamente praça das carretas e pouso costumeiro dos bandos de ciganos que transitavam por esta capital.
O amplo terreno onde está instalado o novo campo dos zequinhas é um próprio municipal, que foi arrendado ao São José.
Esse local não se prestava perfeitamente para um campo de futebol.
Somente a férrea força de vontade e a perseverança do dedicado desportista Edmundo Lamb, presidente dos zequinhas, conseguiu tornar uma realidade a velha aspiração do São José, pois ontem devia ter sido passado no campo um pesado rolo de 1.800 quilos.
O campo propriamente dito, que foi aplainado por competentes técnicos, mede 110 metros de comprimento e 13 metros de largura.
ARQUIBANCADAS
Ao lado direito do campo foi construída uma grande arquibancada coberta, com capacidade para 1.500 expectadores, e no lado esquerdo, grandes arquibancadas.
Atrás das arquibancadas cobertas ficam os vestiários dos jogadores do clube e dos visitantes e dois banheiros e as instalações sanitárias.
É pensamento dos dirigentes do São José mandarem construir canchas de cestobol, bolão e [...] e um salão para as reuniões do clube.
A VISITA DO NOVO CAMPO
Anteontem, à tarde, acompanhados pelo desportistas Edmundo Lamb, presidente, e Rafael Vilarinho, diretor, os representantes da imprensa visitaram o novo campo dos zequinhas, onde foram recebidos por sócios graduados do clube. Em companhia do veterano zequinha Reinaldo Doberstein, visitaram os representantes da imprensa todas as dependências do novo campo, [...] presentes também os drs. Fernando Amaral Ribeiro e Porto Alegre, engenheiro da Prefeitura que dirigiu com dedicação as obras da nova praça de desportos dos zequinhas.
Após a visita no bar "São José", próximo ao campo, a diretoria do São José ofereceu uma mesa de líquidos e frios aos representantes da imprensa.
Da visita feita ao novo gramado do São José trouxemos a melhor impressão possível, pois ali se constatao que pode a força de vontade de um grupo de dedicados batalhadores que não mediram sacrifícios para dotar o clube de uma sede em condições.
O PROGRAMA DOS FESTEJOS DE DOMINGO
Como acima foi dito, o São José inaugurará, amanhã, o seu novo campo com toda a solenidade, observando o seguinte programa:
Direção oficial em nome do Esporte Clube São José pelo Dr. José M. Barcelos Ferreira; inauguração do campo pelo representante do Sr. Governador do Estado, servindo como paraninfo o Sport Club Internacional; bênção da sede e da bandeira pelo reverendo padre Davi Rosas, vigário da paróquia de São João; oferecimento de uma lembrança ao primeiro quadro do Sport Club Internacional pela madrinha do Esporte Clube São José, senhorita Marieta Rosa; partida amistosa entre os primeiros quadros do Sport Club Internacional e Esporte Clube São José.
Para a solenidade da inauguração de seu novo campo, a diretoria do São José tomou as seguintes resoluções:
Comissão central — Edmundo Lamb, Dr. Álvaro B. Ferreira, Décio Saraiva, Eugênio H. Senger, Erostildes Mesquita, Osvaldo Dreher e Oscar Endler.
Comissão interna — Manoel O. Rosa, Reinaldo Doberstein, Zezinando O. Rosae Luciano Jacques.
Representante junto à imprensa — Abílio C. dos Santos.
Bilheteria — A cargo dos srs. tesoureiro e mais os sócios srs. Artur Schneider e Hugo C. Lamb.
Os senhores sócios terão ingresso no portão ao lado mediante apresentação do recibo n. 4, correspondente ao mês de abril, estando o cobrador à disposição dos senhores sócios.
Direção técnica — A cargo do Sr. Antônio Neto.
Preço das entradas — Pavilhão, 4$000; geral, 3$000; senhoras, fardados e menores, 2$000.
Abrilhantará a festa a banda do 3º B. M., gentilmente cedida.
S. JOSÉ VERSUS INTERNACIONAL
É grande o interesse que se nota nas rodas desportivas para o jogo amistoso de amanhã entre os quadros principais do Internacional e do São José.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 04/04/1936, ano 1936, n. 030, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/1303. Acesso em: 08 abr. 2025.
SERÁ INAUGURADO HOJE, À TARDE, O NOVO CAMPO DO E. C. SÃO JOSÉ
Após a solenidade da inauguração será disputada uma partida entre os primeiros quadros do Internacional e do São José
O Esporte Clube São José inaugurará, hoje, oficialmente a sua praça de desportos, localizada em São João, no fim da linha da Floresta.
Para essa solenidade foi organizado um excelente programa do qual faz parte um encontro entre os primeiros quadros do Internacional e do São José.
O São José fica com um campo com todos os requisitos essenciais, e para isso conseguir foi preciso um esforço titânico e uma férrea força de vontade dos dirigentes do clube, à cuja frente se encontra o incansável batalhador pelo engrandecimento dos zequinhas, o esforçado desportista Edmundo Lamb, que é indiscutivelmente a alma máter do São José. Só o esforço conjugado de um grupo de abnegados podia converter em realidade essa velha aspiração do São José de possuir uma praça de desportos modelar.
Além dos dirigentes e sócios do clube, foi um grande animador dessa obra o engenheiro Fernando Mendes Ribeiro, que dirigiu com uma dedicação sem par as obras do novo campo do São José.
Encerrando o programa dos festejos em comemoração à inauguração do campo do zequinha, encontrar-se-ão em partida amistosa os quadros principais do Internacional e do São José. Esse embate é aguardado com grande interesse, pois o vencedor do Torneio Início espera repetir, hoje, a façanha do último domingo.
Arbitrará esse jogo o desportista Valdomiro Vasques (Miro), do G. S. Força e Luz.
Os quadros contendores apresentar-se-ão, hoje, assim organizados:
Penha — Natal — Sadi — Alfeu — Artigas — Levi — Alves — Silvio — Mancuso — Castillo — Tom Mix.
Reservas: Zezé — Garnizé — Adroaldo — Machado — Armênio.
Os jogadores deverão estar às 14 horas no Estádio dos Eucaliptos.
Deixa de ser escalado o jogador Risada por se achar contundido.
São José — Harri — Berto — Ireno — Mabília (cap.) — Bavú — Alfredo — Mesquita — Elustondo — Ordovás — Clóvis — Cidrônio.
Suplentes: Cauduro — Polaco — Tommer — Breno — Tubarão — Alcântara — Nilo — Ruaro I — Ruaro II — Beloto.
Esses jogadores deverão estar no gramado do São José às 15 horas em ponto.
Nota do Internacional — Atendendo ao honroso convite que lhe fez o E. C. São José para que paraninfasse, amanhã, o ato inaugural de sua praça de desportos, a diretoria colorada, incorporada, comparecerá à referida cerimônia, devendo, por isso, os diretores reunirem-se em sua sede às 11 horas de hoje.
Usará da palavra, em nome do S. C. Internacional o seu diretor, Dr. Jorge de Melo Guimarães.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 05/04/1936, ano 1936, n. 031, p. 20. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/1328. Acesso em: 08 abr. 2025.