CRUZEIRO E INTERNACIONAL EMPENHAR-SE-ÃO, AMANHÃ, EM UMA INTERESSANTE PELEJA AMISTOSA, NO CAMPO DO CAMINHO DO MEIO
Fonte: A Federação (RS), 27/06/1936, ano 1936, n. 147, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79888. Acesso em: 18 abr. 2025.
CRUZEIRO E INTERNACIONAL ENCONTRAR-SE-ÃO, HOJE, EM PARTIDA AMISTOSA, NO CAMPO DO CAMINHO DO MEIO
Como não haverá, hoje, treino de conjunto do combinado gaúcho, as diretorias de Cruzeiro e do Internacional, com a devida permissão da Amgea e da F. R. G. D. resolveram realizar uma partida amistosa entre esses dois clubes no campo do Caminho do Meio.
Esse jogo é aguardado com grande interesse, pois há mais de um mês que os clubes locais não se encontram em partidas quer amistosas, quer de campeonato.
Os dois clubes apresentarão na tarde de hoje os seus quadros completos, sendo, por isso, de prever que iremos assistir uma partida bem interessante, como aliás sempre acontece quando encontram-se cruzeiristas e colorados.
HORÁRIO
O jogo dos 2ºs quadros será iniciado às 14 horas e o dos 1ºs às 15,30 horas.
PREÇOS DAS ENTRADAS
Para esse jogo vigorará a seguinte tabela de preços:
Gerais — 2$000
Menores e fardados — 2$000
O JUIZ
Sabemos que para dirigir esse encontro foi convidado o competente árbitro Henrique Maia Faillace.
Dirigirá o embate dos quadros secundários um juiz do Internacional.
NOTA OFICIAL DO CRUZEIRO
Para a partida amistosa a realizar-se hoje no campo deste clube com o S. C. Internacional, a direção técnica escalou os seguintes jogadores:
1º quadro — Edmundo — Marne — Espir — Marazita — Cauduro — Nestor — De Lorenzi — Martins — Zanini — Cascão — Dirceu — Souza — Vanário — Olavo — Rancho — Kive.
2º quadro — Geraldo — Rubem — Adão — Jardim — J. Pinto — Verner — Bruno — Morais — Assis — Deste — Aguado — Oscar — Marques — Pedro — Coró — Duda — Rubi — Carvalho — Levin.
É obrigatório o comparecimento dos jogadores do terceiro quadro.
Horário — Os jogadores acima escalados deverão comparecer ao campo do Caminho do Meio às 13 e 14 horas, respectivamente.
Sócios — Os sócios do Cruzeiro terão ingressos mediante a apresentação do recibo nº 6 (junho).
NOTA DO INTERNACIONAL
Por nsoso intermédio, o técnico colorado pede o comparecimento hoje, às 13 horas, em campo, dos seguintes jogadores: Armênio, Álvaro, Sadi, Zezé, Nenê, Simão, Tijolada, Marreco, Adroaldo, Dirceu, Mario, Penha, Alfeu, Natal, Garnizé, Artigas, Risada, Sílvio, Salvador, Mancuso, Castillo, Tom Mix, Levi e Alves.
Esses jogadores fardar-se-ão no campo do Internacional.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 28/06/1936, ano 1936, n. 101, p. 18. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/2578. Acesso em: 18 abr. 2025.
AMISTOSO - CRUZEIRO-RS 4 X 4 INTERNACIONAL
Data: 28/06/1936
Local: Caminho do Meio - Porto Alegre (RS)
Juiz: Cardeal
Gols: Mancuso 23’/1 (I); Castillo 27’/1 (I); Castillo 28’/1 (I); Cascão 12’/2 (C); Zanini 19’/2 (C); Risada ?’/2 (I); Dirceu 38’/2 (C); Cascão 39’/2 (C).
CRUZEIRO-RS: Edmundo (Marne); Marazita e Adão; Martins, Nestor e De Lorenzi; Zanini, Artigas, Dirceu, Souza (Kive) e Cascão.
INTERNACIONAL: Penha; Risada e Natal; Levi, Artigas e Alfeu (Garnizé); Pirillo (Zezé), Salvador Arísio, Mancuso, Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.
O CRUZEIRO EMPATOU COM O INTERNACIONAL NO PRÉLIO AMISTOSO JOGADO DOMINGO ÚLTIMO, NO CAMINHO DO MEIO
No embate dos times secundários venceu o Internacional pelo score de 7 x 0
No campo do Caminho do Meio, encontraram-se, domingo último, os times do Internacional e do Cruzeiro em partida amistosa.
Um público diminuto assistiu esse embate, que esteve desinteressante.
Os dois adversários jogaram sem interesse, registrando-se a contagem de 4 x 4.
O primeiro tempo da contenda finalizou com o resultado de 3 a 0, pontos esses conquistados por Mancuso e Castillo, 2.
A segunda fase, como a primeira, foi desinteressante. Nesse período o Cruzeiro marcou pontos por intermédio de Cascão, Dirceu, Zanini e Kive, contra 1, tento esse conquistado por Risada.
Nesse tempo o Cruzeiro jogou melhor, havendo mais entendimento em todos os seus setores.
Marne substituiu Edmundo no arco e Kive entrou no lugar de Souza, fazendo o Internacional, também, algumas modificações. Alves trocou com Sílvio e Garnizé substituiu Alfeu.
OS QUADROS
Os times degladiantes estavam assim formados:
Cruzeiro: Edmundo; Marazita e Adão; Dilorenzi, Nestor e Martins; Artigas, Dirceu, Souza e Cascão.
Internacional: Penha; Natal e Risada; Alfeu (depois Garnizé); Artigas e Levi; Sílvio (depois Alves); Salvador, Mancuso, Castillo e Tom Mix.
No embate dos quadros secundários venceu o Internacional pela contagem de 7 x 0.
O quadro vencedor estava assim formado:
Armênio; Sadi e Álvaro; Simão, Pato e Zezé; Tijolada, Zeferino, Páscoa, Dirceu e Casaca.
Fonte: A Federação (RS), 30/06/1936, ano 1936, n. 148, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/79896. Acesso em: 18 abr. 2025.
RUBROS E ALVI-AZUIS NUM ENCONTRO AMISTOSO DESINTERESSANTE
Mesmo verificando-se o empate de 4x4, o desenvolvimento do jogo foi fraco, decepcionando a cruzeiristas e internacionalistas
Como domingo último era designado para descanso do combinado gaúcho, os clubes Cruzeiro e Internacional resolveram jogar nesse dia uma partida amistosa, no campo do Caminho do Meio.
Perante uma regular assistência foi iniciado, às 14 horas, o jogo dos quadros secundários, que não despertou interesse, visto ser flagrante a superioridade do quadro colorado, que apresentou-se completo, ao passo que o Cruzeiro jogou desfalcado de sete de seus componentes, que foram substituídos por jogadores do terceiro quadro. Esse embate terminou com fácil vitória do Internacional por seis gols a zero.
A seguir, entraram em campo os dois quadros principais que apresentaram-se assim constituídos:
CRUZEIRO — Edmundo (depois Marne); Marazita e Adão; Martins, Nestor (cap.) e Delorenzi; Zanini, Artigas, Dirceu, Souza (depois Kive) e Cascão.
INTERNACIONAL — Penha; Risada (cap.) e Natal; Artigas e Alfeu (depois Garnizé); Sílvio (depois Alves), Salvador, Mancuso, Castillo e Tom Mix.
Durante o primeiro tempo o quadro colorado atuou com mais eficiência do que o seu adversário. Os ataques dos rubros eram anulados por Adão, Marazita e Nestor que vinham atuando bem. Aos 23 minutos, os colorados obtêm o seu primeiro ponto por intermédio de Mancuso em alto estilo.
Os cruzeiristas tentam reagir, porém, nada conseguem, pois a defesa do clube do Estádio está atuando com segurança, especialmente Penha, Risada e Artigas. Aos 37 minutos os internacionalistas conquistam o seu segundo ponto por intermédio de Castillo, que em esplêndida combinação com Tom Mix põem em contante xeque o campo adversário. Um minuto depois após esse feito, os colorados marcam o seu terceiro gol, produto de uma ótima jogada de Castillo.
Os alvi-azuis tentam reagir, porém, nada conseguem, pois Souza vem entravando o jogo do quinteto do seu clube.
Com mais algumas cargas termina o primeiro tempo com a seguinte contagem:
Internacional — 3 gols
Cruzeiro — 0 gols
SEGUNDO TEMPO
Após um pequeno descanso, pois começou a cair um impertinente chuvisqueiro, os quadros voltam ao gramado. O quadro colorado sofreu ligeira modificação, pois Garnizé e Alves substituíram Alfeu e Sílvio, respectivamente, o mesmo acontecendo com o quadro cruzeirista, pois Edmundo foi substituído por Marne, e Souza por Kive.
Nota-se desde o início dessa fase que o quadro do clube do Caminho do Meio está atuando com mais firmeza e atacando com mais insistência o gol adversário.
Aos 12 minutos de jogo, Cascão marca, em belo estilo, o primeiro gol do Cruzeiro. O jogo prossegue com cargas de ambos os lados, sendo, porém, as dos alvi-azuis mais perigosas. Aos 19 minutos, Zanini, recebendo um passe de Cascão, marca o segundo gol do Cruzeiro.
Minutos após esse feito, Nestor comete um hand próximo à área perigosa e Risada é destacado para bater a penalidade, o que faz com sua costumada maestria, fazendo estremecer a rede confiada à guarda de Marne. Estava feito o quarto gol do Internacional. Os cruzeiristas não desanimam, antes pelo contrário, continuam a carregar, obrigando Penha, Risada e Natal a desenvolverem grande esforço em defesa de sua cidadela. Aos 35 minutos de jogo, Dirceu, em oportuna entrada, marca o terceiro gol do Cruzeiro. Um minuto após esse feito, Cascão, em bela cabeçada, consegue empatar a partida. A seguir, ouve-se o apito do cronometrista anunciando o final desse amistoso encontro com o seguinte resultado:
Cruzeiro — 4 gols
Internacional — 4 gols
Durante o primeiro tempo, o quadro do Internacional atuou melhor que o seu adversário, porém, notava-se no ataque colorado falta de arremate final.
No segundo tempo, o Cruzeiro atuou melhor, conseguindo, em brilhante virada, empatar o jogo, depois de estar perdendo por três a zero.
Do Internacional, os melhores foram: Penha, Risada e Levi, na defesa, e Mancuso, Castillo e Tom Mix, no ataque.
No quadro cruzeirista salientaram-se o futuroso guardião Marne, os zagueiros Marazita e Adão, este pertencente ao segundo quadro e que substituiu Espir e o centro médio Nestor, na defesa, e Artigas, Cascão e Zanini no ataque.
Jogou no quadro do Cruzeiro, em lugar de Vanário, que está contundido, o conhecido artilheiro Artigas, que já atuou no quadro principal do Grêmio e que havia se inscrito na F. R. G. D. pelo Bento Gonçalves, da localidade de memso nome. Artigas, apesar de estar um tanto destreinado, demonstrou ainda ser um atacante bastante perigoso.
Durante todo o jogo reinou a máxima cordialidade e como deve ser entre os clubes.
Arbitrou esse jogo, com acerto, o conhecido jogador Cardeal, valoroso comandante do ataque do combinado gaúcho.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 30/06/1936, ano 1936, n. 102, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/2594. Acesso em: 19 abr. 2025.