Em avião especial, deverá seguir hoje para Porto Alegre o América, que amanhã jogará contra o Cruzeiro; dia 19 enfrentará o Grêmio e a 23, o Internacional.
Maneco, o atacante revelação do Campeonato Brasileiro de 1946, deverá seguir quarta-feira para a capital gaúcha.
Fonte: Jornal de Notícias (SP), n. 279, 16 mar. 1947, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/583138/2597. Acesso em: 13 fev. 2026.
AMÉRICA X INTERNACIONAL
Invicto, ainda, o grêmio rubro em Porto Alegre
O América encerrará, hoje, sua excursão pelos gramados do Rio Grande do Sul, enfrentando o excelente equipe do Internacional.
Nas duas exibições feitas pelo conjunto americano nos campos gaúchos conseguiu dois triunfos. Estreou vencendo o Renner por 1 - 0 e contra o Cruzeiro logrou a vitória por 2 - 1, conservando-se invicto.
O jogo desta é de grande responsabilidade para o grêmio rubro.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7487, 23 mar. 1947, p. 25. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/34529. Acesso em: 13 fev. 2026.
EMPOLGADOS OS MEIOS ESPORTIVOS COM O EMBATE INTERNACIONAL X AMÉRICA
O QUADRO CARIOCA FORMARÁ COM A MESMA CONSTITUIÇÃO DE SEXTA-FEIRA ÚLTIMA — CASTRINHO E PERUCA EM LUGAR DE NENA E TESOURINHA — APARÍCIO VIANA E SILVA NA ARBITRAGEM
É fora de qualquer dúvida que o América F. C. com sua exibição de sexta-feira à noite, quando abateu espetacularmente ao aguerrido esquadrão do Esporte Clube Cruzeiro, reabilitou-se plenamente perante o público esportivo da capital, que não acreditava no sucesso da temporada em face da pálida atuação dos colorados cariocas em seu jogo de apresentação. Era crença geral de que o América, em seus compromissos seguintes não melhoraria de produção e que, como consequência, não haveria público para os embates restantes. Entretanto, os americanistas prometeram que em seu segundo jogo apresentariam elementos ainda não utilizados aqui e que dariam maior rendimento ao quadro, uma vez que sabia-se da impossibilidade da vinda de outros valores ora na capital do País. E se prometeu, cumpriram, pois no jogo de sexta-feira frente ao onze "alvi-azul" via-se outro América, bastante mais coordenado, mais agressivo, mais técnico e que brindou o pequeno público que compareceu ao local de sua realização, com um espetáculo que pode perfeitamente ser taxado de bom. E, assim, conseguiram os visitantes plena reabilitação e por isso, não será exagero afirmar que no jogo de logo mais, no "estádio" dos Eucalitos, quando caberá ao América enfrentar o poderoso onze colorado gaúcho, um grande público estará presente para corresponder aos esforços dispendidos pelos organizadores da temporada, iniciada com pessimismo e que já agora pode ser considerada como coroada de quase absoluto sucesso.
Indiscutível que, se o América reprisar sua atuação de sexta-feira, teremos logo mais um espetáculo de proporções grandiosas, embora não possam os locais contar com o concurso de Nena e Tesourinha, elementos insubstituíveis em suas posições. Entretanto, a direção do Internacional espera preencher os claros com os reservas mais capacitados a se desempenharem de maneira satisfatória. Na zaga, Nena será substituído por Alfeu, indo possivelmente o aspirante Castrinho para a direita, com a incumbência de vigiar o ponteiro canhoto contrário. Não é certa, porém, a inclusão de Castrinho, pois também é provável a escalação de Ilmo, que se tem revelado melhor na zaga do que mesmo em sua verdadeira posição de médio. Na dianteira, em lugar de Tesourinha, todos acreditavam que seria lançado o aspirante Boris ou Dadá — entretanto — será apresentado e terá assim a sua grande oportunidade de firmar-se definitivamente, o jovem Peruca, atualmente aspirante colorado e que constitui, sem dúvida, uma das revelações do nosso futebol nos últimos tempos, pois foi a figura de maior destaque do campconato de futebol menor da temporada de 46.
Como se vê, o onze do Internacional, embora sem contar com o concurso daqueles dois ases nacionais formará com elementos perfeitamente capazes de darem ao conjunto o esperado rendimento.
COMO FORMARÃO AS EQUIPES
Para o sensacional embate desta tarde, salvo modificações de última hora, os dois bandos obedecerão a seguinte constituição:
INTERNACIONAL — Ivo, Castrinho (ou Ilmo) e Alfeu; Viana, Ávila e Abigail; Peruca, Villalba, Adão, Fandiño e Carlitos.
AMÉRICA F. C. — Osni, Ariovaldo e Grita; Laxixa, Guimarães e Cinco; Maxwell, Wilton, César, Lima e Esquerdinha.
APARÍCIO VIANA E SILVA NO APITO
Voltará a empnnhar o apito o conhecido árbitro Aparício Viana e Silva, que controlou a porfia de sexta-feira última, conduzindo-se de maneira a agradar plenamente. Os colorados cariocas indicaram o "Juiz Terremoto" e os colorados gaúchos não tiveram dúvidas: aceitaram e, a escolha foi acertada, pois o "Baixinho" anda realmente apitando bem ultimamente.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 048, 23 mar. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/87. Acesso em: 13 fev. 2026.
DESPEDE-SE O AMÉRICA DE PORTO ALEGRE
EXPECTATIVA EM TORNO DA PELEJA DE HOJE COM O INTERNACIONAL
PORTO ALEGRE, 22 (Especial para JORNAL DOS SPORTS) — Realmente não deixou de constituir surpresa a vitória que o América conseguiu marcar na noite de ontem sobre o Cruzeiro.
Isto porque a primeira apresentação dos cariocas, frente ao Renner, não havia convencido. Esperava-se assim que o Cruzeiro obtivesse um grande triunfo e muitos até admitiam a hipótese de uma goleada, tal foi a pálida impressão deixada pelo quadro da camiseta vermelha. Mas desta feita, o América apresentou-se à altura da expectativa e após uma exibição excepcional, levou de vencida o Cruzeiro, servindo o fato para maior interesse quanto à peleja de amanhã, exatamente quando o América fará a sua despedida enfrentando o Internacional. Em torno da batalha de amanhã, o ambiente é de entusiasmo.
Agora não se duvida mais das possibilidades dos visitantes, quais são até apontadas como favoritos, levando em conta que o Internacional jogará sem Tesourinha e Nena. Como se sabe, ambos estão á disposição do selecionado brasileiro.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5395, 23 mar. 1947, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/27945. Acesso em: 13 fev. 2026.