23/03/1947 - Amistoso - Internacional 3 x 1 América-RJ

DIFÍCIL A REALIZAÇÃO DA TEMPORADA AMERICANA
P. ALEGRE, 8 (Asapress) — Parece definitivamente comprometido, o desejo do América F. C., da capital da República, em retornar a esta capital, de vez que dos grêmios locais de maior expressão, somente o Cruzeiro aceitou sua proposta para uma temporada, na segunda quinzena de janeiro. O Grêmio, que é o campeão da cidade, não está interessado, em vista dos seus compromissos para a realização de temporadas na Bahia e em Pernambuco, enquanto o Internacional prepara cuidadosamente o seu esquadrão, a fim de receber a visita do Independiente ou do Gymnasia y Esgrima, de B. Aires.
Fonte: A Noite (RJ), n. 12460, 08 jan. 1947, p. 19. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_04/44204. Acesso em: 13 fev. 2026.

DATAS PARA OS JOGOS DO AMÉRICA EM PORTO ALEGRE
A INDICAÇÃO FEITA PELO GRÊMIO DA RUA CAMPOS SALES AOS CLUBES SULINOS
Prosseguem animados os entendimentos para uma próxima visita do América ao Rio Grande do Sul. O clube da rua Campos Sales deverá de acordo com os planos elaborados visitar iniclalmente Porto Alegre, onde enfrentará o Grêmio, o Internacional e o Cruzeiro, seguindo, após, para o interior do Estado a fim de realizar algumas exibições.
2, 5 E 9 DE FEVEREIRO
Mais um passo foi dado nas negociações que estão sendo levadas a efeito. Ontem, o grêmio da jaqueta sanguínea apresentou aos clubes sul-riograndenses uma proposta envolvendo as datas para os três primeiros jogos. Essas datas são as de 2, 5 e 9 de fevereiro, cabendo aos dirigentes gaúchos a designação do adversário de cada jogo.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7432, 16 jan. 1947, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/31514. Acesso em: 13 fev. 2026.

Rio, 21 — O América F. C. propôs as datas de 2, 3 e 5 de fevereiro para jogar em Porto Alegre, frente ao Grêmio, ao Internacional e ao Cruzeiro.
Fonte: O Estado de Florianópolis (SC), n. 9934, 22 jan. 1947, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/884120/53460. Acesso em: 13 fev. 2026.

ESPERADO O AMÉRICA EM PORTO ALEGRE
PORTO ALEGRE, 8 (Asapress) - Estando definitivamente assentada a excursão do América F. C. da capital da República a esta capital, é grande o interesse do público esportivo local em apreciar as exibições do famoso quadro "fantasma" dos diabos rubros, que ainda no ano passado aqui esteve, deixando ótima impressão. O clube do popular Maneco e do gaucho César deverá jogar aqui, a 16 contra o Internacional; 19 contra o Cruzeiro, e finalmente a 23, contra o Grêmio, que é o campeão gaucho.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7475, 09 mar. 1947, p. 17. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/32202. Acesso em: 13 fev. 2026.

Em avião especial, deverá seguir hoje para Porto Alegre o América, que amanhã jogará contra o Cruzeiro; dia 19 enfrentará o Grêmio e a 23, o Internacional.
Maneco, o atacante revelação do Campeonato Brasileiro de 1946, deverá seguir quarta-feira para a capital gaúcha.
Fonte: Jornal de Notícias (SP), n. 279, 16 mar. 1947, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/583138/2597. Acesso em: 13 fev. 2026.

AMÉRICA X INTERNACIONAL
Invicto, ainda, o grêmio rubro em Porto Alegre
O América encerrará, hoje, sua excursão pelos gramados do Rio Grande do Sul, enfrentando o excelente equipe do Internacional.
Nas duas exibições feitas pelo conjunto americano nos campos gaúchos conseguiu dois triunfos. Estreou vencendo o Renner por 1 - 0 e contra o Cruzeiro logrou a vitória por 2 - 1, conservando-se invicto.
O jogo desta é de grande responsabilidade para o grêmio rubro.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7487, 23 mar. 1947, p. 25. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/34529. Acesso em: 13 fev. 2026.

EMPOLGADOS OS MEIOS ESPORTIVOS COM O EMBATE INTERNACIONAL X AMÉRICA
O QUADRO CARIOCA FORMARÁ COM A MESMA CONSTITUIÇÃO DE SEXTA-FEIRA ÚLTIMA — CASTRINHO E PERUCA EM LUGAR DE NENA E TESOURINHA — APARÍCIO VIANA E SILVA NA ARBITRAGEM
É fora de qualquer dúvida que o América F. C. com sua exibição de sexta-feira à noite, quando abateu espetacularmente ao aguerrido esquadrão do Esporte Clube Cruzeiro, reabilitou-se plenamente perante o público esportivo da capital, que não acreditava no sucesso da temporada em face da pálida atuação dos colorados cariocas em seu jogo de apresentação. Era crença geral de que o América, em seus compromissos seguintes não melhoraria de produção e que, como consequência, não haveria público para os embates restantes. Entretanto, os americanistas prometeram que em seu segundo jogo apresentariam elementos ainda não utilizados aqui e que dariam maior rendimento ao quadro, uma vez que sabia-se da impossibilidade da vinda de outros valores ora na capital do País. E se prometeu, cumpriram, pois no jogo de sexta-feira frente ao onze "alvi-azul" via-se outro América, bastante mais coordenado, mais agressivo, mais técnico e que brindou o pequeno público que compareceu ao local de sua realização, com um espetáculo que pode perfeitamente ser taxado de bom. E, assim, conseguiram os visitantes plena reabilitação e por isso, não será exagero afirmar que no jogo de logo mais, no "estádio" dos Eucalitos, quando caberá ao América enfrentar o poderoso onze colorado gaúcho, um grande público estará presente para corresponder aos esforços dispendidos pelos organizadores da temporada, iniciada com pessimismo e que já agora pode ser considerada como coroada de quase absoluto sucesso.
Indiscutível que, se o América reprisar sua atuação de sexta-feira, teremos logo mais um espetáculo de proporções grandiosas, embora não possam os locais contar com o concurso de Nena e Tesourinha, elementos insubstituíveis em suas posições. Entretanto, a direção do Internacional espera preencher os claros com os reservas mais capacitados a se desempenharem de maneira satisfatória. Na zaga, Nena será substituído por Alfeu, indo possivelmente o aspirante Castrinho para a direita, com a incumbência de vigiar o ponteiro canhoto contrário. Não é certa, porém, a inclusão de Castrinho, pois também é provável a escalação de Ilmo, que se tem revelado melhor na zaga do que mesmo em sua verdadeira posição de médio. Na dianteira, em lugar de Tesourinha, todos acreditavam que seria lançado o aspirante Boris ou Dadá — entretanto — será apresentado e terá assim a sua grande oportunidade de firmar-se definitivamente, o jovem Peruca, atualmente aspirante colorado e que constitui, sem dúvida, uma das revelações do nosso futebol nos últimos tempos, pois foi a figura de maior destaque do campconato de futebol menor da temporada de 46.
Como se vê, o onze do Internacional, embora sem contar com o concurso daqueles dois ases nacionais formará com elementos perfeitamente capazes de darem ao conjunto o esperado rendimento.
COMO FORMARÃO AS EQUIPES
Para o sensacional embate desta tarde, salvo modificações de última hora, os dois bandos obedecerão a seguinte constituição:
INTERNACIONAL — Ivo, Castrinho (ou Ilmo) e Alfeu; Viana, Ávila e Abigail; Peruca, Villalba, Adão, Fandiño e Carlitos.
AMÉRICA F. C. — Osni, Ariovaldo e Grita; Laxixa, Guimarães e Cinco; Maxwell, Wilton, César, Lima e Esquerdinha.
APARÍCIO VIANA E SILVA NO APITO
Voltará a empnnhar o apito o conhecido árbitro Aparício Viana e Silva, que controlou a porfia de sexta-feira última, conduzindo-se de maneira a agradar plenamente. Os colorados cariocas indicaram o "Juiz Terremoto" e os colorados gaúchos não tiveram dúvidas: aceitaram e, a escolha foi acertada, pois o "Baixinho" anda realmente apitando bem ultimamente.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 048, 23 mar. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/87. Acesso em: 13 fev. 2026.

DESPEDE-SE O AMÉRICA DE PORTO ALEGRE
EXPECTATIVA EM TORNO DA PELEJA DE HOJE COM O INTERNACIONAL
PORTO ALEGRE, 22 (Especial para JORNAL DOS SPORTS) — Realmente não deixou de constituir surpresa a vitória que o América conseguiu marcar na noite de ontem sobre o Cruzeiro.
Isto porque a primeira apresentação dos cariocas, frente ao Renner, não havia convencido. Esperava-se assim que o Cruzeiro obtivesse um grande triunfo e muitos até admitiam a hipótese de uma goleada, tal foi a pálida impressão deixada pelo quadro da camiseta vermelha. Mas desta feita, o América apresentou-se à altura da expectativa e após uma exibição excepcional, levou de vencida o Cruzeiro, servindo o fato para maior interesse quanto à peleja de amanhã, exatamente quando o América fará a sua despedida enfrentando o Internacional. Em torno da batalha de amanhã, o ambiente é de entusiasmo.
Agora não se duvida mais das possibilidades dos visitantes, quais são até apontadas como favoritos, levando em conta que o Internacional jogará sem Tesourinha e Nena. Como se sabe, ambos estão á disposição do selecionado brasileiro.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5395, 23 mar. 1947, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/27945. Acesso em: 13 fev. 2026.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 3 X 1 AMÉRICA-RJ
Data: 23/03/1947
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Renda: Cr$ 51.750,00
Juiz: Oswaldo Rolla, auxiliado por Ruy Gonçalves e Ivo Tavares.
Gols: Villalba [2], Carlitos (I); Lima (A).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Ilmo; Viana, Ávila e Abigail; Fonseca, Villalba, Adãozinho, Ruy Motorzinho e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
AMÉRICA-RJ: Vicente; Ariovaldo e Grita; Laxixa, Humaitá e Cinco; Jorginho, Liminha, César, Lima e Esquerdinha.

EM PORTO ALEGRE
Encerrando a sua temporada na capital gaúcha, o América, do Rio, foi derrotado pelo S. C. Internacional por 3 a 1. O encontro rendeu 74 mil cruzeiros.
Fonte: Santos Jornal (SP), n. 187, 24 mar. 1947, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/897370/1039. Acesso em: 13 fev. 2026.

DERROTADO O AMÉRICA NO PRÉLIO DE DESPEDIDA
O Internacional se impôs pelo score de 3 X 1
PORTO ALEGRE, 23 (Especial para JORNAL DOS SPORTS) — Depois de vencer o Renner por 1x0 e o Cruzeiro por 3x1, o América, do Rio, despediu-se desta capital, com a derrota que lhe impôs o Internacional, pela contagem de 3x1. O match ofereceu alternativas interessantes e agradou bastante pela movimentação e entusiasmo dos contendores. O Internacional exibiu um jogo superior e dai o triunfo, aliás, merecido. Os tentos foram obtidos por Villalba (2) e Carlitos, cabendo a Wilton a autoria do único gol dos cariocas.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5396, 25 mar. 1947, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/27958. Acesso em: 13 fev. 2026.

SURPREENDIDO O AMÉRICA EM PORTO ALEGRE
Ao enfrentar, domingo à tarde, em Porto Alegre, o conjunto do Internacional, no embate de despedida aos esportistas daquela cidade, o América, do Rio de Janeiro, foi suplantado pela contagem de 3 a 1. Os pontos do Internacional foram assinalados por Villalba (2) e Carlitos, enquanto Wilton marcou o tento de honra dos "americanos".
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27905, 25 mar. 1947, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/32355. Acesso em: 13 fev. 2026.

DERROTADO O AMÉRICA
O América levou a pior na peleja contra o Internacional, de Porto Alegre. O clube carioca, que já tinha vencido o Renner e o Cruzeiro, foi batido pelo famoso clube gaúcho por 3x1.
Fonte: A Manhã (RJ), n. 1725, 25 mar. 1947, p. 13. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/116408/33587. Acesso em: 13 fev. 2026.

RETORNARAM OS RUBROS
Satisfeitos com a acolhida e magoados com a arbitragem
Depois de uma rápida temporada em gramados gaúchos, encentra-se novamente entre nós a delegação do América. A viagem foi felta por via aérea, tendo a recepção sido das mais festivas. Os jogadores rubros retornaram satisfeitos com a acolhida e do mesmo modo com a atuação que tiveram nos três encontros disputados. Todos tiveram palavras de carinho para com os torcedores e dirigentes do football sulino, mas ao mesmo tempo deixaram patenteada a mágoa que estão possuídos para com a arbitragem de Foguinho no match de domingo com o Internacional. Afirmam a propósito que o veterano juiz preocupou-se em prejudicar os cariocas, favorecendo o Internacional com uma falta máxima inexistente, tendo ainda anulado um tento legítimo de César.
LIMINHA, LIMA E ARIOVALDO EM S. PAULO
Dos players rubros, apenas Liminha, Lima e Ariovaldo não retornaram com a delegação. Todos ficaram em São Paulo, pois tiveram permissão para visitar suas famílias. Entretanto, de acordo com o que ficou estabelecido, quinta-feira deverão estar novamente no Rio para o início dos preparativos para o amistoso com o Madureira.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5396, 25 mar. 1947, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/27958. Acesso em: 13 fev. 2026.

Postar um comentário