09/03/1947 - Amistoso - Internacional 5 x 0 Sol de América-PAR

QUER JOGAR EM PORTO ALEGRE O SOL DE AMÉRICA
P. Alegre, 26 (Asapress) — O chefe da embaixada do vice-campeão paraguaio Sol de América, atualmente em S. Paulo, dirigiu-se ao  presidente da FRGF, no sentido de que aquele grêmio possa exibir-se nesta capital, uma vez que, com o jogo realizado domingo em Santo André, terminaram os seus compromissos na terra das "bandeiras". A mentora gaúcha dirigirá uma contra proposta ao dirigente do clube guarani, na base de 12 mil cruzeiros por jogo, uma vez que a passagem daqui para Assunção será feita por via aérea e não ferroviária, como sugeriu aquele. É possível que o "Sol de América" jogue aqui domingo, estreando contra o Internacional.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7466, 27 fev. 1947, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093718_02/32065. Acesso em: 13 fev. 2026.

O Sol em Porto Alegre — A Federação Riograndense de Futebol solicitou permissão para o Sol de América, do Paraguai, disputar três partidas amistosas, nos dias 2, 5 e 9 do corrente, contra o Grêmio, Internacional e Cruzeiro.
Fonte: Correio da Manhã (RJ), n. 16049, 01 mar. 1947, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_05/35478. Acesso em: 13 fev. 2026.

TRÊS JOGOS DO SOL DE AMERICA EM PORTO ALEGRE
2, 5 E 9 AS DATAS PROGRAMADAS
A Federação Gaúcha encaminhou ontem à C. B. D. um pedido de licença para uma temporada do Sol de América, em Porto Alegre. As datas programadas para as exibições do vice-campeão paragaio na capital gaúcha são as seguintes: Amanhã, dia 2, com o Grêmio; quarta-feira, dia 5, com o Internacional; e domingo, dia 9, com o Cruzeiro.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 5376, 01 mar. 1947, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/27812. Acesso em: 13 fev. 2026.

É ESPERADO, hoje, em Porto Alegre, o Sol de América. Deverá jogar, amanhã, com o Internacional. Receberá 12.000 cruzeiros livres por partida realizada na capital gaúcha.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 282, 01 mar. 1947, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/35406. Acesso em: 13 fev. 2026.

"SUJEIRA" NA TEMPORADA DO "SOL DE AMÉRICA" EM PORTO ALEGRE!
P. ALEGRE, 7 (A.) — Um matutino local publica em sua edição de hoje uma denúncia, segundo a qual, a temporada que ora realiza nesta capital, o clube paraguaio Sol de América, conta com a influência de intermediários, que ficarão de posse de 5 dos 12 mil cruzeiros que caberiam aos visitantes. Assim, o Sol de América receberá somente 7 mil cruzeiros por jogo, sendo apontados como autores deste cambalacho conhecidos esportistas de São Paulo, de onde veio o clube paraguaio.
O caso já foi parar na polícia, onde o chefe da delegação foi chamado para prestar declarações.
Fonte: A Manhã (RJ), n. 1711, 08 mar. 1947, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/116408/33393. Acesso em: 13 fev. 2026.

EM PORTO ALEGRE O VICE-CAMPEÃO PARAGUAIO
PORTO ALEGRE, 7 (Asapress) — O conjunto do vice-campeão paraguaio de futebol, Sol de América, deverá enfrentar domingo o Internacional no campo de Timbaúva e segunda-feira, o Grêmio Renner, no campo da rua Sertório, que está sendo completado para os trabalhos de instalação da rede de iluminação, de vez que o jogo será noturno.
Possivelmente o quadro guarani jogará ainda contra o Força e Luz, o Grêmio São Leopoldo e Floriano, de Novo Hamburgo.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7474, 08 mar. 1947, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/32185. Acesso em: 13 fev. 2026.

DESPEDE-SE O SOL DE AMÉRICA
Contra o Internacional a exibição de hoje
PORTO ALEGRE, 8 (Asapress) — Em face dos resultados aqui obtidos pelo quadro paraguaio de futebol, frente ao Grêmio, campeão gaúcho por 1-0 e frente ao Cruzeiro empatando por 1-1, cresceu extraordinariamente de interesse o choque de amanhã, entre o vice-campeão paraguaio e o Internacional, que deverá apresentar no seu famoso esquadrão, cognominado como o "rolo compressor" dos nossos gramados, o centro-médio Ávila, que parece ter posto finalmente um ponto final nas suas indisciplinas e resolvido permanecer no grêmio "colorado". E enquanto o célebre "pivot" que tem realizado ótimos exercícios, terá a apoiá-lo os dois magníficos médios de ala Abigail e Viana, a vanguarda terá Adãozinho ladeado pelos estreantes Villalba que sagrou-se campeão mineiro do ano passado e Fandiño, outro "insider" que tem apresentado ótimo rendimento nos treinos. Nas extremas, estarão os consagrados Tesourinha e Carlitos. Que se acautelem, pois, os paraguaios.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7475, 09 mar. 1947, p. 17. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/32202. Acesso em: 13 fev. 2026.

EMPOLGA O CHOQUE DESTA TARDE: INTERNACIONAL E SOL DE AMERICA, NA TIMBAÚVA
COMPLETO ATUARÁ O "ROLO COMPRESSOR" — RIVAS LESIONADO, PROVAVELMENTE NÃO JOGARÁ — VIANA E SILVA NA ARBITRAGEM — COMO FORMARÃO AS EQUIPES
Dentro de poucas horas será satisfeita a curiosidade do público esportivo da capital que anseia por ver o choque entre colorados e paraguaios. Ambos os esquadrões com as honras de vice-campeões em suas sedes, segundo tudo indica, brindarão os esportistas da capital com um espetáculo de proporções grandiosas. De um lado estarão os visitantes envidando o máximo de seus esforços para manterem sua invencibilidade em campos porto-alegrenses, conseguida com a vitória de domingo último sobre o Grêmio e com o empate frente ao Cruzeiro.
De outro lado estará o famoso "Rolo compressor", disposto a quebrar a invencibilidade dos paraguaios, prestigiando, assim, o futebol gaúcho e correspondendo ao mesmo tempo a expectativa do público que deposita inteira confiança nos colorados, certos de que os mesmos obterão mais um sucesso para as nossas cores, logo mais, no tradicional "estádio" da Timbaúva. Os visitantes estão em plena forma, o mesmo sucedendo com o Internacional, que não descurou dos treinamentos, estando todos os seus defensores em esplêndida forma.
E, como se não bastasse a sensação da luta entre os dois categorizados esquadrões, há ainda, para satisfação do público, a apresentação dos insiders argentinos Villalba e Fandiño, que amanhã farão sua estreia como integrantes da equipe preparada por Carlos Volante.
Villalba já é nosso velho conhecido, pois já integrou a equipe colorada em temporadas passadas, constituindo elemento de excepcionais qualidades. Fandiño, ainda desconhecido, é outro que deverá "encher as medidas", pois todos aqueles que o viram "aprontar" afirmam que se trata de um elemento de inesgotáveis recursos técnicos.
Como se vê, o espetáculo na Timbaúva será repleto de atrativos e por isso não será exagero afirmar que o mesmo será assistido por um público dos mais grandiosos de quantos já foram vistos em campos gaúchos.
COMO FORMARÃO AS EQUIPES
Para o internacional desta tarde, as duas equipes obedecerão a seguinte constituição: SOL DE AMÉRICA — García, Hugo e Rivas (ou Duarte); Negri, Gomez e García 2º; Mercado, Patiño, Noceda, Sosa e Vladiw. INTERNACIONAL — Ivo, Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adão, Fandiño e Carlitos.
APARÍCIO NA ARBITRAGEM
Escolhido de comum acordo deverá dirigir o embate o conhecido árbitro Aparício Viana e Silva, do quadro principal da F. R. G. F..
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 036, 09 mar. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/63. Acesso em: 13 fev. 2026.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 5 X 0 SOL DE AMÉRICA-PAR
Data: 09/03/1947 
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS) 
Renda: Cr$ 91.000,00
Juiz: Aparício Viana e Silva, auxiliado por Ruy Gonçalves e Thomaz C. De Lima.
Gols do Inter: Tesourinha [3], Adãozinho e Villalba. 
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana (Ghizzoni), Ávila e Abigail; Tesourinha, Fandiño (Dominguinhos), Adãozinho, Villalba (Rebolo) e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
SOL DE AMÉRICA-PAR: Sinforiano García; Hugo e Tito Duarte (Ranulfo Díaz); Negri, Gomes e Isidoro García; Mercado (Fernández), Patiño, Noceda (López), Sosa (Alcaraz) e Vladiw. Técnico: Sosa.

PORTO ALEGRE, 9 (Serviço Especial para O JORNAL) — O conjunto do Sol de América, vice-campeão paraguaio, ora realizando uma série de partidas nesta Capital, sofreu hoje sua segunda derrota em gramados sul-riograndenses, caindo espetacularmente frente ao Internacional pela contagem elevada de 5 tentos a 0. Já no primeiro tempo a situação se definia para os locais, que folgadamente venciam pela contagem de 3 tentos. No período complementar foram marcados mais dois tentos, que assim totalizaram os 5 do placard. Marcaram os gols Tesourinha (2), Adãozinho, Dominguinhos e Carlitos. Equipes: Internacional: Ivo, Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fadiño e Carlitos. Sol de América: García, Hugo e Rivas; Negri, Gomez e Zarza: Mercado, López, Noceda, Patiño e Vladiw. Apitou o prélio, o sr. Aparício Viana.
Fonte: O Jornal (RJ), n. 8239, 11 mar. 1947, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_04/37704. Acesso em: 13 fev. 2026.

DERROTADO DO SOL DE AMÉRICA, EM PORTO ALEGRE
PORTO ALEGRE, 11 (Asapress) — O Internacional venceu ontem, no Estádio da Timbaúva o Sol da América, vice-campeão paraguaio por 5x0, quebrando a invencibilidade dos visitantes. O primeiro tempo terminou por 3x0. Os tentos foram marcados por Tesourinha (três), Adãozinho e Villalba. O clube paraguaio jogará mais duas partidas: terça-feira, contra o Renner e quarta, contra o Floriano, de Novo Hamburgo. Ambos os encontros serão noturnos.
Os quadros foram estes: Internacional — Ivo; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Fandiño, Adãozinho, Villalba e Carlitos.
Sol de América — García; Hugo e Rivas; Negri, Gomes e García Segundo; Mercado, Patiño, Noceda, Sosa e Vladiw. A renda foi superior a 90.000 cruzeiros.
Fonte: A Noite (RJ), n. 12511, 11 mar. 1947, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_04/45185. Acesso em: 13 fev. 2026.

Futebol Pelos Estados — O Internacional de Porto Alegre conseguiu derrotar o quadro paraguaio "Sol de América", que ainda na véspera havia empatado com o Cruzeiro. 5X0 foi o escore desse encontro, que bem define o estado fiísico dos vencidos.
Fonte: Correio da Manhã (RJ), n. 16058, 12 mar. 1947, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_05/35631. Acesso em: 13 fev. 2026.

Postar um comentário