Conforme noticiamos, teve lugar ontem à tarde, na vasta praça de esportes dos Moinhos de Vento, o esperado embate entre as fortes turmas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, bicampeão do estado, e as do Sport Club Internacional, em disputa do campeonato da cidade.
Não nos enganamos em afirmar que o ground dos Moinhos de Vento seria pequeno para a numerosíssima assistência que ali afluiu, calculada em 8.000 pessoas.
Era encantador o aspecto do campo, com as suas vastas arquibancadas repletas de povo.
Do lado do pavlihão estava "torcida" gremista, com o seu entusiasmo de sempre.
Do outro lado, a grande "torcida" "colorada", não menos ardorosa e que se distingue com os seus lenços e pequenas bandeiras encarnadas, encorajava o Internacional a não se entregar ao seu forte adversário.
Quando qualquer dos clubes fazia goal, os aplausos chegavam a atordoar, tal o entusiasmo que se apossava dos torcedores.
O jogo principal foi movimentado, ressentindo-se, porém, de técnica, o que acontece em partidas de muita responsabilidade como a de ontem.
Ambos os clubes atuaram com ardor, mas o quinteto gremista foi mais eficiente em suas arremetidas, e daí a justa vitória para o clube campeão.
Houve falhas de parte a parte e players que brilharam.
No Grêmio, Py e Lara, na defesa, foram dois heróis, e Tote, no ataque, se revelou um forward difícil de ser marcado.
No Internacional, o seu triângulo esteve em seus dias infelizes.
O ataque combinou bem, porém, encontrou forte barreira na defesa gremista. O seu melhor atacante foi Jenny.
Os médios trabalharam bem e foram incansáveis.
Passemos ao jogo.
O 1º TEMPO - As dezesseis horas, entravam em campo os teams contendores, que foram saudados com fortes aplausos je se apresentaram da seguinte forma.
Grêmio - Lara, Py, Bifar, Macarrão, Feio e Meneghini, Léo, Tote, Domingos, Luiz e Mario.
Internacional - Jorge, José, Só, Ribeiro, Bitú, Moreno, Barros, Jenny, Dias 1º, Dias 2º e Dias 3º.
Ambos, na maior cordialidade trocaram as a saudações de estilo e o pontapé inicial foi dado pelo Internacional, entre profundo silêncio da multidão.
Os alvi-rubros carregam, mas logo perdem a pelola. O Grêmio tenta o primeiro ataque, bem anulado por Bitú.
Py, a seguir, faz duas brilhantes tiradas e aos 7 minutos, com forte tiro, Jenny consegue, entre formidáveis aplausos, conquistar o 1º gol do Internacional.
Reposta a bola ao centro, o Grêmio faz duas rápidas cargas, sem resultado.
Estava o jogo assim, quando apareceu no campo o ilustre Ministro da Guerra, Marechal Setembrino de Carvalho, que foi saudado com aplausos pela colossal multidão.
S. ex. tomou logar no camarote oficial, entre os seus oficiais de gabinete e diretores do Grêmio e da Associação de Desportos.
Prosseguindo o jogo, Mario escapa pela extrema e centra, Tote, recebendo bem o passe, aninha a pelota, entre colossais aplausos, no gol do Internacional, obtendo o 1º gol do Grêmio.
O Internacional reage, rebalendo Py um bom centro do Barros.
Os ataques dos dianteiros colorados continuam e dão ensejo a Lara fazer três belas defesas.
Bem combinado, o Grêmio carrega pelo centro, e Tote, após diblar três adversários, obtém o 2º gol do Grêmio.
Este feito ainda estava sendo festejado, quando o mesmo player, obtinha, de maneira brilhante, o 3º gol do Grêmio.
Foram formidáveis as ovações que se ouviam no campo, da parte da grande torcida gremista.
O Internacional, não esmorecendo, leva bela carga ao posto gremista, e Py, em defesa infeliz; retrucando a pelota no ombro, comete pênalti, que batido pelo half Ribeiro, redunda no 2º gol do Internacional.
O feito de Ribeiro é bem aplaudido.
O 1º tempo termina a seguir com o escore de 3 a 2 favorável ao Grêmio.
O 2º TEMPO - Às 16 e 45 foi dada a saída do 2º tempo pelos gremistas, tendo o jogo neste tempo assumindo proproções belíssimas, empolgando a assistência.
Py faz belas tiradas recebendo aplausos.
Aos 5,2 minutos, a linha gremista, faz uma bela excursão ao campo contrário.
Léo com forte tiro da extrema obtém o 4º gol gremista.
O feito do extrema direita campeão foi saudado pela torcida gremista. Continua o jogo com pequena pressão dos colorados.
Faltando 2 minulos para terminar, Py, ao fazer uma tirada, comete pênalti, que batido por Ribeiro, redundou no 3º gol do Internacional.
Dada a saída, o juiz apitou dando por terminado o match, com a merecida e justa vitória do Grêmio por 4 a 3.
Nos 2ºs teams venceu o Internacional por 3 à 1, e nos 3ºs houve empate de 2 a 2.
O juiz Sr. Faillace atuou corretamente, recebendo, ao terminar, aplausos da assistência.
Ao saírem de campo, ambos os teams foram ovacionados, causando excelente impressão a maneira cordial com que se mantiveram os players, mesmo nos momentos sensacionais.
Outras notas - Ao Marechal Setembrino de Carvalho, foi oferecida pela diretoria do Grêmio uma taça de champagne, sendo trocados, nessa ocasião, brindes cordiais.
S ex. saiu bem impressionado com o jogo de ontem, não só pelo entusiasmo dos clubes, como também pela cordialidade existente, mesmo entre o público, que torceu dentro das normas da boa educação esportiva.
À noite, um grupo de gremistas ofereceu lauto banquete ao time vencedor no Majestic Hotel, reinando intensa alegria nessa festa.
Homenagem do Grêmio ao Internacional - Antes de começar o encontro do ontem, o Grêmio ofereceu linda corbeille ao seu leal adversário.
Fonte: A Federação (RS), 28/04/1924, ano 1924, n. 099, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/53314. Acesso em: 04 jun. 2024.