13/06/1920 - Citadino 1920 - 1º turno - Internacional 4 x 0 FC Porto Alegre

INTERNACIONAL VERSUS PORTO ALEGRE
Encontrar-se-ão, amanhã, à tarde, os valorosos teams do Sport Club Internacional e Foot Ball Porto Alegre, em disputa do campeonato da Associação Porto Alegrense de Desportos.
Os teams estão assim organizados:
Porto Alegre
1º team
João
Nebulosa - Nicolino
Ladislau - França (cap.) - Necco
Alfredo - Piloto - Vaninho - Danico - Mandarino

Maia - Bento - Cezar - Jenny - Gil
Leo - Mello - Bitú
Woebecke - Bello
Travi
1º team
Internacional

Porto Alegre
2º team
Binco
Ribeiro - Bello
Casanova - Paulo - Guaracy
Schell - Tellemaco - Alcides - Joãozinho - Caturrita

Pinto Dias - Sady - Columbo - Godinho - Franco
Ribeiro - Floriano - Ricardo
Meneghetti - Só
Job

2º team
Internacional

Porto Alegre
3º team
Emilio
Bnat - Danton
Gordo - Bult - Celestino
Alphino - Cordeiro - Gomes - Quiqui - Babá

Franklin - Chiquito - Cossé - Tettamanzi - Guima
Portella - Jean - Marques
Sady Pereira - J. Cunha
Band
3º team
Internacional
Hora: 3ºs teams, 9 horas; 2ºs teams, 13 1/2 horas; 1ºs teams às 15 1/2 horas.
Bondes - T. G.
Entradas - 2$000.
Fonte: A Federação (RS), 12/06/1920, ano 1920, n. 135, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/43986. Acesso em: 16 out. 2023.

CITADINO 1920 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 4 X 0 FC PORTO ALEGRE
Data: 13/06/1920
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Macedo
Gols: Cézar, pênalti 2’/1 (I); Bento ?’/2 (I); Bento 7’/2 (I); Bento 30’/2 (I).
INTERNACIONAL: Travi; Bello e Woebcke; Bitú, Lampinha e Lio; Gil, Samuel, Cézar, Bento e Maia.
FC PORTO ALEGRE: João; Nebulosa e Nicolino; Neco, França e Ladislau; Alfredo, Piloto, Vaninho, Danico e Mandarino.

INTERNACIONAL VERSUS PORTO ALEGRE
Coma era esperado, e obedecendo ao seu póoprio "carnet", a Associação Porto Alegrense de Desportos, fez jogar ontem os três "teams" do "S. C. Internacional" com os do "Foot Ball Club Porto Alegre".
Pela manhã bateram-se os terceiros teams, saindo vencedores os alvi-rubros pelo elevado score de 8 gols contra 2.
À tarde, pouco antes das 14 horas, sob a direcção do Sr. Hélio Cidade, deram entrada no "ground" da Chácara dos Eucaliptos, os segundos teams.
Poucos minutos depois de iniciada a pugna, verifica-se que um dos "backs" do Porto Alegre cometeu um pênalti, que batido por Godinho, resulta em um gol para o seu clube.
Os alvi-rubros, devido ao forte vento reinante, são forçados a se colocarem na defensiva durante muitos minutos, até que em uma rápida escapada pela ala direita, Franco centra e o ágil center Colombo, consegue marcar o 2º gal para o seu clube.
Com mais algumas alternativas termina o 1º tempo.
Internacional - 2 gols
Porto Alegre - 0 gols
No 2º tempo os alvi-rubros com o vento favorável começam a carregar desde o início, assim se mantendo com ligeiras alternativas até o final da partida.
Depois de um "hand" cometido pelo Porto Alegre, Macaco se apossa da pelota e em rápida escapada consegue marcar um ponto para os seus companheiros.
Reposta a bola ao centro, os rubros atacam à cidadela de Porto Alegre, mas a defesa vigilanta e anula a carga. Pouco depois, Godinho recebe um passe de Floriano e consegue marcar outro ponto para o seu clube.
Indo a bola para o centro o juiz dá a saída, mas Ribeirinho se apossa da pelota e passa a Colombo, que por sua vez passa a Sady que consegua outro gol para os internacionalistas.
Indo a bola novamente ao centro e Floriano, tomando a bola fez um bom passe a Franco, que escapando foi punino por estar off side.
Vindo a pelota ao centro, Ricardo a recebeu e envia-a a Macaco.
Este centra a Colombo, estando bem colocado, consegue aninhar mais uma vez a pelota na sede de Porto Alegre.
No 2º rempo, apesar do vento contra o Porto Alegre, por duas outras vezes este carregou com energia fazendo perigar a cidadela de Job, mas Menguetti sempre firme na sua posição, anula, auxiliado por Só, todas as cargas, terminando assim o match:
Internacional - 6 gols
P. Alegre - 0 gols
-
MOVIMENTO TÉCNICO
Internacional - 1º tempo
Hands - 4
Bolas rebatidas - 3
Corners - 4

Porto Alegre - 1º tempo
Fouls - 1
Hands - 2

Internacional - 2º tempo
Hands - 4
Corners - 1
Off-side - 1
Bolas rebatidas - 1

Porto Alegre - 2º tempo
Corners - 4
Fouls - 1
Hands - 3
Bolas rebatidas - 4
O JOGO DOS PRIMEIROS TEAMS - Pouco antes das 16 horas, deram entradas no field os 1ºs teams, sob a direção do referee Macedo, do Cruzeiro.
Já era grande a afluência de espectadores e a ordem foi mantida em toda linha, sem uma nota dissonante.
Sorteado o toss, coube a saída ao Porto Alegre, que ficou bem colocado, enquanto que o Internacional tinha de enfrentar forte vento, além dos seus valorosos inimigos.
De saída, o Porto Alegre carrega, mas Bello, vigilante, anula a carga, mandando a bola ao centro, mas o forte vento faz com que Danico se aposse da pelota, dando ensejo a que o keeper Travi pratique a sua primeira defesa.
Vindo a bola ao centro, Lampinha dela se apossa, passando-a a Cesar, que não podendo chutar em gol, passa a Bentinho que estando bem colocado aproveita-o e envia a bola em gol. Nicolino, perdendo a calma, dá com a mão na mesma, cometendo assim um pênalti, que batido por Cesar, redunda em um gol para os alvi-rubros aos 2 minutos de jogo.
Reposta a bola no centro, o P. Alegre não desanima carregando sobre a cidadela de Travi; Woebeck defende um tiro de Danico, mas Vaninho se apossa da pelota e chuta em gol, obrigando Travi, em bela defesa, cometer um corner, que batido por Mandarino, nenhum resultado dá.
Vindo a bola novamente ao centro, Cesar passa-a a Maya, que obriga o keeper do P. Alegre a praticar um corner quando defendia seu posto. Batido este por Gil não produz resultado.
Indo a bola ao centro, o P. Alegre novamente carrega, obrigando a Travi praticar nova defesa. A bola vai ao centro e Lampinha dela se apossando passa a Cezar, que cometendo um hand, é punido, mas Lampinha sempre vigilante, apodera da esfera e por intermédio de Lio passa-a a Maya, que por sua vez centra, e Cezar, aproveitando o centro, chuta em gol, fazendo o keeper do P. Alegre a praticar novo corner, que foi batido sem resultado.
Com mais algumas alternativas e bons lances de parte a parte, o juiz dá por terminado o 1º tempo com o seguinte resultado.
Internacional - 1 gol
Porto Alegre - 0 gols
No 2º tempo, o Porto Alegre passou a atuar contra o vento, enquanto que o Internacional estava favorecido pelo mesmo.
Dada a saída, Cezar passa a pelota a Bentinho que,  escapando, consegue driblar Ladislau e Nebulosa e chuta em gol conseguindo vazá-lo.
Reposta a pelota ao centro, Lampinha se apossa da mesma e achando que Lio estivesse bem colocado, passa [...] o qual por sua vez passa-a ao extrema Bentinho, que enganando Nebulosa chuta em gol conseguindo vazá-lo novamente, aos sete minutos de jogo.
Dando a saída o Porto Alegre, carrega contra o Internacional, mas Lampinha, intercepta-lhe a passagem, passando a bola a Gil, que chuta passando a esfera por cima da trave.
A bola veio novementa ao centro e Danico se escapando, faz um passe a Alfredo, que apesar de muito bem marcado por Lio, consegue chutar em gol, indo a bola bater na trave.
Veio a bola ao centro, dela se apossando Oscar, que se escapa chutando fora.
As ofensivas, com bons lances, se sucedem de parte a paste, até que Lampinha se apossando da pelota passa a Cezar, que por sua vez a passa a Bentinho, que consegue pela 4ª vez vazar o gol adversário, nos 40 minutos de jogo.
Com mais alguns lances da parte a parte, termina a pugna com este resultado:
Internacional - 4 gols
Porto Alegre - 0 gols

MOVIMENTO TÉCNICO
Internacional
1º tempo
Corners - 1
Hands - 1
Fouls - 1
Off-sides - 1
B. rebatidas - 3

2º tempo
Corners - 1
Hands - 2
Off-sides - 3
B. rebatidas - 3

Porto Alegre
1º tempo
Corners - 2
Pênaltis - 1
Hands - 1
B. rebatidas - 2

2º tempo
Corners - 4
Hands - 1
B. rebatidas 4
Fonte: A Federação (RS), 14/06/1920,  ano 1920, n. 136, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/43995. Acesso em: 20 out. 2023.