14/07/1914 - Amistoso - Internacional 5 x 1 Rio Grande

S. C. RIO GRANDE
É grande o entusiasmo e ansiedade que reina em nossos meios esportivos pela vinda do Rio Grande, da cidade do mesmo nome, a esta capital afim de disputar matches com as principais sociedades daqui.
Os players rio-grandenses devem aqui chegar no próximo sábado pela manhã, acompanhados de muitas famílias a bordo do Oyapock que foi expressamente fretado para este fim.
No sábado mesmo jogarão eles com o Frisch Auf no domingo
com o veterano Grêmio P. Alegrense, na segunda-feira com o Fuss-Ball e na terça-feira, 14 de julho, com o S. C. Internacional.
Todos estes clubes estão em franca preparação dos seus teams para poderem enfrentar com brilho formidável a equipe rio-grandene, sendo que haverá training amanhã no ground de todos eles.
O team do Internacional que entrentará o Rio Grande é o seguinte:
Silla
Ary - Beheregaray
Bitú - Kluwe - Darsis
Túlio - Bendionda - Ribas - Miller - Vares
Este team terá amanhã um puxado training, pedindo o capitão Kluwe, por nosso intermédio, o comparecimento de todos os jogadores, tanto do 1º como do 2º team.
Como se vê, o Internacional se está preparando seriamente, e não sêm razão, pois no seu encontro com o quadro visitante serão disputados talvez uns seis prêmios, entre os quais poderemos citar as taças oferecidas pelo batalhão do Tiro Brazileiro e pelos estudantes de engenharia.
Fonte: A Federação (RS), 08/07/1914, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29929. Acesso em: 11 ago. 2023.

O MATCH DE HOJE
Terá lugar hoje, quer chova ou não, o encontro eutre a equipe visitante e o S. C. Internacional, no field deste à rua José de Alencar.
Infelizmente, parace que o tempo prejudicará o brilhantismo que teria o meeting de hoje, pois este era o encontro mais ansiosumente esperado no nosso meio esportivo.
Atingem a 8 os premios que hoje serão disputados.
Fonte: A Federação (RS), 14/07/1914, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29984. Acesso em: 11 ago. 2023.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 5 X 1 RIO GRANDE
Data: 14/07/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 2.000
Juiz: Alberto Piva
Gols: Francisco Vares, Túlio, Darsis, Miller, Ribas (I); Cornettet II (R).
INTERNACIONAL: Silla; Satyro e Ary Lopes; Darsis, Carlos Kluwe e Paixão; Francisco Vares, Miller, Ribas, Bendiona e Túlio.
RIO GRANDE: Patinho (Ashlin); Cunha e Tsás; Lawrence, Carlos Dias e Lopes; Cecil, Coroliano, Corrêa, Cedrig e Cornettet II.
Obs: o Rio Grande era a equipe mais tradicional do estado, e jamais havia levado tantos gols de uma equipe gaúcha.

RIO GRANDE - INTERNACIONAL
O match - Conforme fora anuniciado, realizou-se terça-feira o ansiosamente esperado encontro entre o team visitante do S. C. Rio Grande e o Internacional, campeão local.
Apesar do mau tempo, afluiu no ground da rua J. de Alencar uma numerosa e seleta assistência calculada em mais de 2,000 pessoas; até no rua e fora do fields se apinhava gente, subida em muros, carros e carroças, não havendo um só espaço do campo que ficasse livres.
OS teams combatentes deram entrada na arena sob o arbítrio
do sr. Paiva (sic), do S. C. Colombo, estando eles assim constituídos:
RIO GRANDE
Patinho
Cunha - T'sás
Lawrence - Dias - Lopes
Cecil - Coroliano - Corrêa - Cedrig - Cornetet

Vares - Miller - Ribas - Bend - Túlio
Darsis - Kluwe - Paixão
Satyro - Ary
Silla
INTERNACIONAL
Cedida a escolha de campo pelo capitão dos locais ao capitão do R. Grande, este preferiu o gol de cima, isto é, do lado da rua, pertencendo o kick off ao Internacional, convidou este para dá-lo o digno intendente do Rio Grande, Dr. Alfredo S. do Nascimento, que acedeu prontamente ao convite.
Dado, por tal forma começo ao jogo, foi ele desde principio movimentado por cargas enérgicas de um lado e outro, sendo que as duas primeiras, as mais perigosas, foram levadas pelos visitantes que ambas as vezes não foram felizes no arremate, pois uma terminou por um shoot de Cecil muito alto
e a outra por um outro de Corrêa bem dirigido ao canto do goal, tendo Silla porém conseguido desviar a bola com as pontas dos dedos, indo ela bater na trave vertical do quadrilátero. Reposta a linha atacante dos locais da emoção do primeiro momento, começou ela a apertar e apertar bem, pois aos 5 minutos Vares, recebendo um centro de Túlio, enfia pela primeira vez na tarde  a pelota na rede.
Desistimos, por acharmos impossível, de descrever o entusiasmo com que a assistência aclamou este feito. Tinha Vares ganho a fina cigarreira de prata oferecida pelo Sr. Alpheu Paranhos a quem abrisse o score do dia.
Mais nove minutos e outra vez a linha do Internacional, em uma combinação esplêndida, marca o 2º gol por intermédio do seu direita Túlio; nova chuva de palmas por parte da assistência. Mas os rio-grandenses não esmoreceram por isso e carregavam com insistência sobre o gol adversário, permitindo assim o triângulo local fazer algumas defesas boas, apesar da má condição do terreno que estava na parte de baixo muito escorregadiço, tirando toda a firmeza dos jogadores.
Em umas das investidas do Internacional a bola é rebatida fracamente do gol, Ribas dá um vigoroso salto para tomá-la ao mesmo tempo que Patinho saía da área do gol com o mesmo fim, resultando uma forte colisão entre estes dois jogadores. Dela resultou um ferimento na perna do centro
local e a perda de sentidos do keeper rio-grandense, que ficou impossibilitado de reentrar em campo.
Com permissão do capitão local, foi posto o Sr. Ashlin no gol, que se achava desempenhando as funções de juiz no gol contrário ao Rio Grande. Recomeçado o jogo, aos 32 minutos o Rio Grande marca o seu primeiro e único gol em jogo confuso na área adversária, recebendo os jogadores do R. Grande, por  isso um estrondoso aplauso da assistência. Apesar dos esforços de ambas as partes, terminou assim o primeiro half:
Internacional 2
S. C. Rio Grande 1
Depois de refrescados os jogadores principiou o 2º time, no qual conforme a opinião de muitos o Rio Grande dominaria e melhoraria o score como é de seus costumes, nos parece que desta vez houve exceção, pois que o Internacional nesse tempo só jogou em campo contrário, apesar de não aumentar o score até aos 28 minutos.
Ao cabo deste tempo foi que o half back Darsis do Internacional, de um tiro a 30 metros vazou o gol inimigo pela 3ª vez; foi indescritível a ovação com que foi recebida esta proeza. Com diferença de poucos minutos fez o Internacional mais dois gols, por intermédio do Miller e Ribas. Quanto ao Rio Grande, apesar das suas enérgicas investidas não conseguiu melhorar o seu score, terminando este interessante match com o seguinte resultado:
Internacional - 5
Rio Grande - 1
Este foi o melhor resultado conseguido sobre o Rio Grande até hoje por sociedades do Estado, pelo que se atribuiu o campeão local o prêmio oferecido pelo jornal "O Rio Grande", da cidade do mesmo nome. Além deste, com a vitória sobre o S. C. Rio Grande ganhou mais o Internacional os seguintes prêmios:
Um fino bronze representando o foot ball oferecido pelos estudantes de engenharia; a Historia, em bronze, pelo Batalhão do Tiro Brazileiro; um relevo em prata representando o Association, pelo S. C. Cruzeiro; um bronze, A. Victoria, por um grupo de partidárias do elub alvi-rubro; onze medalhas de prata, pelo sr. Jorge M. da Rocha; a detenção da taça instituida pelo Dr. Montaury, que será disputada em 2 matches; e onze custosas medalhas de prata offertadas pelo Tamandaré, as quais por entredelirantes aclamações da assistência, foram colocadas no peito dos vencedores por onze senhoritas da nossa elite social.
O lunch - à noite, no palacete Rocco, foi servido um farto lunch a todos os excursionistas rio-grandenses e sócios do Internacional.
Em uma sala particular do mesmo palacete foi posta uma mesa de finos doces e champagne, na qual sentaram-se os chefes da missão esportiva rio-grandense, a diretoria do Internacional, a do Cruzeiro, representantes do Tiro Brazileiro, do Tamandaré e dos estudantes de, engenharia e alguns jogadores de ambos os teams.
Foram dados, nessa ocasião, pelo S. C. Internacional, pêsames ao S. C. Rio Grande pela perda do seu vice-presidente, cujo passamento deu-se na segunda-feira, o que privou que se realizassem as festas que o campeão local ofereceria ao S. C. Rio Grande.
Foi tambem feita a entrega do esplêndido bronze com que o Internacional presenteou o club rio-grandense.
E terminou esta íntima reunião às 2 1/2 horas, por entre vivas e hurras de ambos os clubes.
A despedida e partida - A bordo do Oyapock, que levantou ferros às 14 horas, foram comissões de todas as sociedades desta capital levar às despedidas nos distintos players sulinos.
Poucos momentos antes de partir o vapor a comissão do S. C. Internacional colocou no peito do valente back riograndense Cunha uma finíssima medalha de ouro com os dizeres seguintes:
Ao bravo Cunha o Internacional - 14-7-914
E por entre vivas e o agitar de lenços afastou-se majestosamente o Oyapock levando este grupo, punhado de sportmen sulinos, que tão gratas recordações deixam no nosso meio esportivo. Que boa estrela os guie.
Fonte: A Federação (RS), 16/07/1914, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/30005. Acesso em: 11 ago. 2023.

Tem causado uma desagradabilíssima impressão nas nossas rodas esportivas a crônica d' "O Tempo", do Rio Grande, relativa ao match que aqui se realizou no dia 14 do corrente entre o S. C. Internacional e o S. C. Rio Grande.
O cronista daquele jornal acusa, em termos ásperos, de brutal e incivil ao team local, além de muitas outras injustiças que temos certeza receberão a censura dos players rio grandenses, que tomaram parte no referido encontro.
Fonte: A Federação (RS), 28/07/1914, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/30094. Acesso em: 15 ago. 2023.

05/07/1914 - Citadino 1914 - 2º turno - Internacional 2 x 0 Colombo

Em vista da retirada do S. C. Americano e do Frisch Auf da Liga, marcou ela para hoje o encontro entre o S. C. Colombo e o S. C. Internacional, se o tempo a isso der lugar, no ground deste último clabe, à rua J. de Alencar.
É escusado dizer que este match é um dos esperados com maior ansiedade em vista do resultado da última luta em que tomaram parte estas duas sociedades, o qual foi o seguinte:
Internacional - 2
Colombo - 1
Os teams de ambos os clubes não sofreram nenhuma modificação e serão compostos dos players que o nosso público esportivo, está acostumado a ver e aplaudir.
Fonte: A Federação (RS), 05/07/1914, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29910. Acesso em: 11 ago. 2023.

CITADINO 1914 - 2º TURNO - INTERNACIONAL 2 X 0 COLOMBO
Data: 05/07/1914 
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS) 
Juiz: Fedoca 
Gols do Inter: Ribas e Serdotte, contra (I). 
INTERNACIONAL: Silla; Satyro e Behregaray; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Benito, Ribas, Miller e Francisco Vares.
COLOMBO: Liaama (Etorre); Serdotte, Baby, Paulo, Galeano, Boneslau, França, Fernandes, Adolpho...

Anteontem, domingo, realizaram-se os anunciados encontros entre os teams do S. C. Colombo e S. C. Internacional no ground deste último, à rua José de Alencar, perante enorme concorrência.
No match dos segundos teams saíram facilmente vitoriosos os alvi-rubros com o seguinte score:
Internacional - 9
Colombo - 0
A linha de ataque da equipe vicoriosa apresentou um jogo verdadeiramente correto e científico, digno das melhores linhas de forwards dos primeiros teams da capital. A defesa também jogou bem, correspondendo ao ataque, apesar de contar com elementos novos.
O quadro colombiano fez o que pôde, lutando corajosamente contra a superioridade do adversário.
O jogo dos primeiros teams teve início às 15 1/2 horas, dando-nos ocasião de presenciarmos um dos melhores matches da presente temporada esportiva.
No primeiro half-time, apesar dos ingentes estorços dos atacantes de ambos os lados, não houve gol nenhum a despeito da confiança que tinham os partidáros do Internacional, na superioridade do seu quinteto, o qual estava em um dos seus dias de geta, pois aos vinte minutos de jogo o meia direita Benito inutiliza a perna esquerda em uma forte queda; por outro lado, Miller já entrou lastimado em campo e Ribas teve que se abster de fazer uso da cabeça durante toda a partida, em consequência do ferimento recebido no match dos scratches da Liga.
No segundo half-time, porém, foram os alvi-rubros mais felizes e viram os seus esforços coroados por dois magníficos gols.
Quanto ao Colombo, não conseguiu ele marcar um único ponto durante a tarde, apesar do bonito jogo desenvolvido, principalmente da defesa, que foi simplesmente brilhante.
E acabou esta bela prova de foot-ball com o seguinte resultado:
Internacional - 2
Colombo - 0
Os árbritros, do Cruzeiro, portaram-se bem.
Fonte: A Federação (RS), 07/07/1914, p. 3. Disponível em: 11 ago. 2023.

21/06/1914 - Citadino 1914 - 1º turno - Frisch Auf 0 x 9 Internacional

Terá hoje lugar, no campo do Turner Bund, em São João, o torneio de foot-ball organizado pela Liga Foot Ball Porto-Alegrense para o campeonato deste ano.
Entrarão em campo o S. C. Internacional e o Frisch Auf, que têm subido vencedores de todos os encontros em que tomaram parte na presente temporada.
Por tal motivo o grande o interesse que reina para o match de hoje.
Os teams do Internacional, que foram modificados, estão assim organizados:
I team
Silla
Benito - Beheregaray
Richard - Kluwe - Chaves
Túlio - Bend - Ribas - Miller - Vares

Plínio - Flores - Godinho - J. Paixão - Travassos
Darsis - Mascarello - Paixão
Fidélis - Satyro
Dago
II team
As equipes do Frisch Auf estão fortes como sempre, a saber:
I team
Cejka
Carlos - Tongel
Presser - Hugo - Weber
Diehl - Ritter - Blanth - Sohni - Vadis

Pas - Zim - Krause - Schmit - Breit
Schneider - Hommer - Eustachio
Becker - Baungart
Herzog
II team
O jogo terá inicio à hora regulamentar da Liga.
Os captães do Internacional pedem nos jogadores estarem às 13 horas em ponto na praça da Alfândega, afim de evitar demoras e esperas à hora do match.
Fonte: A Federação (RS), 21/06/1914, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29810. Acesso em: 11 ago. 2023.

CITADINO 1914 - 1º TURNO - FRISCH AUF 0 X 9 INTERNACIONAL
Data: 21/06/1914
Local: Turner Bund - Porto Alegre (RS)
Juiz: Rufino Henriques
Gols: Bendionda, Ribas [4], Francisco Vares [3] e Túlio.
FRISCH AUF: Cejka; Carlos e Tongel; Presser, Hugo e Weber; Diehl, Ritter, Blauth, Sohni e Vadis.
INTERNACIONAL: Silla; Benito e Behregaray; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Bendionda, Ribas, Miller e Francisco Vares.
Obs.: resultado desconsiderado. O Frisch Auf abandonou a competição.

Em pé: Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves.
Agachados: Benito, Silla e Behregaray.
Sentados: Túlio, Bendionda, Ribas, Miller e Francisco Vares.
Fonte: 1909 em cores

Conforme for anunciado, realizou-se anteontem, domingo, o encontro das equipes do Frisch Auf e do S. C. Internacional, ao ground do primeiro em S. João.
A vitória coube facilmente ao S. C. Internacional, apesar da forte confiança que tinham todos na habilidade de quem guardava o quadrilátero do Frisch o qual infelizmente, não desenvolveu no domingo o jogo que até agora tinha apresentado.
No match dos segundos teams o resultado foi o seguinte:
Internacional - 7.
Frisch Auf - 0.
Sendo que quatro foram feitos no 1º half-time e três no segundo, por intermédio dos seguintes jogaadores: Travassos (3), Plínio (2), Godinho (1), Paixão (1).
Às 15 1/2 horas entraram os primeiros teams na arena arbitrados pelo Sr. Rufino Henriques, do, S. C. Americano.
Aos 5 minntos de jogo Túlio chuta a gol, Bendionda castiga o goalkeeper do Frisch e a bola entra na rede, marcando o primeiro gol para o Internacional.
Dez minutos mais tarde Ribas, recebendo um goal kick de Silla, toma a bola e dribla toda a defesa do inimigo e marca o 2º gol com um belo tiro enviesado; mais alguns minutos e Vares reproduz a mesma proeza de Ribas fazendo assim o 3º ponto para a sua equipe. Ainda a Vares coube o 4º gol, de um bonito por alto, pouco antes de concluir o primeiro half time, ainda no qual Ribas
faz mais um aunlado, porém, por off-side.
No segundo tempo, Ribas marca mais três gols para o seu clube, sendo dois de tiros estupendos, e um de cabeça recebendo um centro de Vares.
O oitavo gol foi feito por Vares em bonitos dribles e o nono por Túlio em forte shoot da extrema.
Quanto ao Frisch Auf, a defesa esteve brilhante e fez o que estava e o ataque não poôde transpor a barreira que eram os backs do Internacional.
Acabou o match, portanto, com o seguinte "score":
Internacional - 9
Frisch Auf - 0
A assistência foi numerosa como nunca foi no campo do Frisch Auf, notando-se principalmente a presenã de muitas famílias.
Os referees foram corretos.
Fonte: A Federação (RS), 23/06/1914, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29816. Acesso em: 11 ago. 2023.

24/05/1914 - Citadino 1914 - 1º turno - Internacional 15 x 2 Americano-RS

No field da rua José de Alencar realizar-se-á, hoje, o terceiro encontro para o campeonato da L. F. B. P. A.
Os clubes que vão entrar em luta serão o S. C. Internacional e o S. C. Americano, o que é uma promessa de ser um dia cheio o domingo esportivo de hoje, pois vê-se de um lado o campeão de 1913, já bem conhecido do povo porto-alegrense, e do outro uma sociedade que, apesar de nova, muito se impõe pela sua boa organização e muito se preza da superioridade dos seus elementos.
Os seus teams são os seguintes:

I team
Manoel
Octavio - Ribeiro
Walter - Francisco - Zé
José - Barros - Gustavo (cap.) - Helmitt - Fernando

Frota - Pedro - Kramer - Jacintio - Walfredo
Pires - Damião (cap.) - Preus
Dede - Salatino
Fernando
II team
Os teams do Internacional, com a falta do laureado Galvão, sofreram muitas deslocações.
Estão eles assim organizados:
I team
Baby
Ary - Simão
Mascarello - Darsis - Chaves
Túlio - Kluwe - Ribas - Miller - Vares
Plínio - Flores - God. - Bend. - Travassos

Richardenson - Silla - Paixão
Fidélis - Bitten
Sérgio
II team
O match dos segundos às 13 1/2 em ponto e dos primeiros 15 1/2 horas.
Fonte: A Federação (RS), 24/05/1914, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29610. Acesso em: 11 ago. 2023.

CITADINO 1914 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 15 X 2 AMERICANO-RS
Data: 24/05/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Gols do Inter: Francisco Vares [3], Carlos Kluwe [2], Miller [2], Túlio [2], Pedro Chaves[2], Ribas [2], Ary Lopes e Mascarello.
INTERNACIONAL: Bagy; Ary Lopes e Simão; Mascarello, Darsis e Pedro Chaves; Túlio, Carlos Kluwe, Ribas, Miller e Francisco Vares.
AMERICANO-RS: Manoel; Octávio e Ribeiro; Walter, Francisco e Zé; José, Barros, Gustavo, Helmitt e Fernando.
Obs.: resultado desconsiderado. O Americano-RS abandonou a competição.

Apesar do mau tempo anteontem não deixou de realizar-se a anunciada prova de foot-ball promovida pela bem organizada L. F. B. A.
Às 13 1/2 horas principou o match dos segundos teams do S. C. Americano e S. C Internacional no field deste último.
A arena estava embarrada e resvaladiça e desde os vinte minutos de jogo até o final do match choveu continuamente.
Apesar disso a assistência foi grande.
A Iuta dos segundos teams terminou com o seguinte resultado:
Intermacional - 7
Americano - 0
Às 15 1/2 horas entraram em luta os primeiros teams.
Não obstante continuar mau o tempo o jogo proseguiu animadíssimo.
Do jogo de passes do Internacional resultou o elevado score de 15 gols contra 2 do Americano.
Consta que para domingo que vem haverá um grande acontecimento esportivo nos arraiais do foot ball, não estando nada, porém, definitivamente resolvido.
Fonte: A Federação (RS), 26/05/1914, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29610. Acesso em: 11 ago. 2023.

10/05/1914 - Citadino 1914 - 1º turno - Internacional 7 x 0 Cruzeiro-RS

Inicia-se hoje a temporada da Liga P. Alegrense de Foot-Ball com o match S. C. Internacional versus S. C. Cruzeiro no field do primeiro, à rua José de Alencar 286.
Os teams do S. C. Cruzeiro, que farão a sua estréia perante o público de Porto Alegre, acham-se assim organizados:
I team
Canto
Oscar - Mariath (cap.)
Ewerton - Trogylio - Mariath II
Bira - Dante - Quila - Staltz - Melchiades

Ignacio - Diehl - Cox - Borba - Pallet
Py - Godinho - Arnaldo
Maché - Gustavo
Sylvio
II team
Os teams do Internacional não sofreram modificação notável e
estão do seguinte modo organizados:
I team
Baby
Ary - Simão
Richardenson - Kluwe - Chaves
Túlio - Galvão - Ribas - MiIler - Vares

Pinto -  Côrtes - Godinho - Bend - Travassos
Darsis - Silla - Paixão
Fidélis - Satiro
Laffori
II team
Principará o jogo dos segundos teams às 13 1/2h em ponto e
o dos primeiros às 15 1/2 horas.
Os árbitros serão dados pelo S. C. Americano.
Serão aumentados os bondes das linhas da Glória e Theresópolis.
Fonte: A Federação (RS), 10/05/1914, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29489. Acesso em: 11 ago. 2023.

CITADINO 1914 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 7 X 0 CRUZEIRO-RS 
Data: 10/05/1914 
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Gustavo Carls 
Gols do Inter: Ribas [3], Miller [2], Francisco Vares e Galvão. 
INTERNACIONAL: Bagy; Ary Lopes e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Ribas, Miller e Francisco Vares. 
CRUZEIRO-RS: Canto; Oscar e Paulo Mariath; Ewerton, Trogylio e Mariath II; Bira, Dante, Quila, Stoltz e Melchiades.

Conforme fora anunciado, realizou-se domingo a abertura da temporada esportiva da Liga P. Alegrense de Foot-Ball, com o match Internacional-Cruzeiro.
Apesar do calor que fez anteontem, afluiu numerosa assistência no fleld da Chácara dos EucaIiptos.
O match dos segundos teams principiou às 13 1/2 horas.
Mau grado à rápida investida da linha de forwards do Cruzeiro no início do jogo, notou-se em seguida a superioridade de forças do team alvi-rubro. O quinteto deste trabalhou adimiravelmente, fazendo uma combinação rápida e precisa. A defesa do Cruzeiro portou-se bem, o que não impediu que terminasse o primeiro half-time com o resultado de 4 a 0 para o Internacional.
No segundo half fez este mais 6 gols, apesar dos bonitos esforços de Py e Godinho. Foi por conseguinte 10 a 0 para o Internacional o resultado final do match. Dos gols marcados pelo  Internacional, 3 forain feitos por Paixão II, 3 por Bend, 1 por Godinho, 1 por Plínio, 1 por Travassos e 1 por Paixão I.
Amanhã diremos algo sobre o match dos primeiros teams, cujo resultado foi o seguinte:
Internacional - 7 gols
Cruzeiro - 0
Fonte: A Federação (RS), 12/05/1914, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29494. Acesso em: 11 ago. 2023.


26/04/1914 - Amistoso - Internacional 2 x 1 Colombo

AMISTOSO - INTERNACIONAL 2 X 1 COLOMBO
Data: 26/04/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Público: aprox. 1.000
Juiz: Antenor Lemos
Gols do Inter: Fornari, contra e Bitú (I).
INTERNACIONAL: Bagy; Ary Lopes e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Ribas, Miller e Francisco Vares.
COLOMBO: Soares; Boneslau e Adolpho; Cezário, Vasques e Fabertti; Brigidi I, Paulo, Rolandez, Fornari e Aurich.

Efetuou-se domingo o return-match entre o S. C. Colombo e O S. C. Internacional no field deste último e com uma assistência de cerca de mil pessoas.
Os temas do Internacional estavam completos; os do Colombo, porém, estavam bastane modificados quanto às posições, sendo que se notava a ausência de França.
Jogaram primeiro os segundos teams cujo resultado foi este:
Internacional - 8
Colombo - 2
que confirmou, mais ou menos, o score do primeiro encontro.
Não sucedeu o mesmo no match dos 1ºs teams, cujo score de 2 a 1 deu a vitória ao Internacional, deixando dele muito a desejar, pois no domingo anterior ainda havia ganho por 6 a 0.
A temporada esportiva deste ano já se nos está revelando cheia de surpresas.
Estes resultados imprevistos devem por de sobreaviso os clubes que estão em primeira linha e que se julgam, talvez, intangíveis, facilitando imprudentemente os clubes novos e, consequentemente, ainda mais fracos. Assim como chegou a vez do Grêmio F. B. P. Alegrense de ceder o Iugar ao Internacional, chegará támbem a vez deste último cedê-lo a outro mais forte, mui breve talvez, se os seus jogadores não se esforçarem por continuar bem merecendo as simpatias e o entusiasmo da população esportiva de Porto Alegre.
Deixamos aqui as nossas felicitações ao Colombo pelo belo resultado de anteontem.
Ao Internacional, lembramos que vai fazer, dentro de um ou ou dois meses, uma excursão pelo Estado, que treine e treine muito o seu team para que brilhantemente represente o foot-ball porto alegrense nas cidades do Interior onde vai bater-se.
O training, nos esporte, é a vitória.
Fonte: A Federação (RS), 28/04/1914, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29387. Acesso em: 11 ago. 1914.

19/04/1914 - Amistoso - Internacional 6 x 0 Colombo

AMISTOSO - INTERNACIONAL 6 X 0 COLOMBO
Data: 19/04/1914
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Antenor Lemos
Gols do Inter: Ribas [2], Francisco Vares [2], Túlio e Tagnin.
INTERNACIONAL: Cazuza; Ary Lopes e Simão; Bitú, Carlos Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Ribas, Tagnin e Francisco Vares.
COLOMBO: Soares, Boneslau e Fornari; Cezário, França e Vasques; Fabretti, Brigidi I, Paulo, Rolandez e Aurich.

Passamos agora a noticiar o encontro que se deu também domingo entre o S. C. Colombo e o S. C. Internacional, no ground deste último, e com o qual abriram ambos a sua temporada esportiva.
Ao sinal do referee, Mendonça iniciou, às 14 horas, o jogo dos 2ºs teams.
Desde o começo jogaram os internacionais em campo colombiano, o qual defendeu suas cores brilhantemence até nos 16 minitos de jogo, ao cabo dos quais Plínio, recebendo uma bola da direita, passou-a de uma boa cabeçada a Júlio, que, com um, shoot rasteiro, marcou o primeiro gol para o seu partido.
Apesar das contínuas cargas do Internacional, não permitiu a ótima defesa do Colombo que melhorasse aquele o seu score até o final do 1º half time. Depois dos regulamentares 10 metros de tréguas, deu-se começo ao segundo half, durante o qual aumentaram o seu score os alvi-rubros de mais 7 gols, marcados respectivamente por, Godinho, Plínio, Júlio, Godinho, Plínio, Silla e Godinho. Bend, o meia direita do Internacional, o marcador de goal em todos os matches, ficou desta vez sapateiro.
Quanto no Colombo, apesar de algumas boas escapadas, só conseguiu o único ponto da tarde no último minuto, de uma corner chutada por Adolplo, transformada por Vigna em gol.
Terminou, portanto, com o seguinte resultado o match dos segundos teams:
Internacional - 8.
Colombo - 1.
Às 16 horas  principou o jogo dos 1ºs quadros, arbitrado pelo sportmen Antenor Lemos.
Conseguiu, o Internacional o seu primeiro gol no 1º half time, por intermédio de Ribas e aos 10 minutos de jogo, o segundo foi feito por Vares, de bonito shoot enviesado. O terceiro por Tagnin com um violento bico e o quarto gol foi feito por intermédio de Ribas.
E com o score de 4 a 0 terminou o primeiro tempo.
No 2º halt-time fez o Internacional ainda 2 goals: um devido a uma brilhance escapada de Túlio e o outro num forte tiro de Ribas.
O Colombo, apesar do heróico esforço que fez, não conseguiu marcar nenhum gol, mas em compenssção, portou-se valentemente na defensiva. Terminava o match com o seguinte resultado final:
Internacional - 6.
Colombo - 0.
O Internacional jogou bem, apesar de se ressentir da falta de Miller na linha de forwards.
Quanto ao Colombo, mau grado o resultado, mostrou o progresso que tem feito e muito nos promete para a próxima temporada.
Dentre os jogadores distinguiram-se:
Do Colombo - França, pela limpeza. A correção do seu jogo e Soares, que se nos revelou um dos primeiros goal keepers da capital.
Internacional - Vares, pela costumada superioridade, de conhecimento da su posição; Kluwe, pela firmeza de seu jogo e precisão dos seus passes; e Túlio, pela sua espantosa agilidade.
- Já ficou combinado, para o próximo domingo, o return match entre estas duas sociedades.
Fonte: A Federação (RS), 21/04/1914, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/29329. Acesso em: 11 ago. 2023.