Internacional 2 x 0 Grêmio (Campeonato Brasileiro 2004)

Quem imaginaria que um rapaz pouco conhecido da massa vermelha até então entraria para a história do maior clássico do mundo?
E quem imaginaria que esse mesmo rapaz mudaria a história do nosso amado clube a partir desse momento mágico?

Quando Vinícius anotou o primeiro gol no decadente time do Grêmio, a expectativa aumentou ainda mais acerca de quem faria o milésimo gol da história dos Gre-Nais. O folclórico Joel Santana convocou o centroavante Fernandão logo após Oseas deixar o clube. A mão de "papai" Joel fez toda a diferença no clássico. Convenhamos que o gol 999 teve uma baita ajuda do goleiro gremista Tavarelli, que conseguiu levar um gol de encobrida debaixo dos paus em uma jogada de cabeça.

Aos 33 minutos do segundo tempo, Élder Granja dominou a bola na ponta direita e, cirurgicamente, cruzou na cabeça do atacante que aguardava dentro da área. Um cabeludo meio desengonçado (sim, foi isso que eu pensei quando vi Ele entrar em campo) subiu mais que a defesa tricolor e arrematou. Impiedosamente. Fulminante. Amigos, aquilo foi lindo demais!

Era o 2 a 0 no clássico e o gol 1.000 nos Gre-Nais. Sim, foi um jogo valendo três pontos, mas foi um divisor de águas na história do clube que via Fernandão e Internacional criarem um vínculo de paixão, devoção e confiança. A partir desse gol, o torcedor colorado passou a acreditar que aquele tempo de vacas magras estava próximo do fim. A partir do gol 1.000, o Beira-Rio ganhou uma atmosfera de otimismo e fé, que agitou o mar vermelho tal como nos anos 70.

Somos eternamente gratos ao FernanDeus, o homem Gre-Nal, testa de aço e representante-mor da instituição Sport Club Internacional no topo do mundo. 10 de julho de 2004 é um dia que vai durar para a eternidade.

Essa lembrança na voz de Pedro Ernesto Denardin fica mais maravilhosa ainda, vai dizer...

CAMPEONATO BRASILEIRO 2004 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 2 X 0 GRÊMIO
Data: 10/7/2004
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 23.525 (20.218 pagantes).
Renda: R$ 282.661,00
Juiz: Paulo César Oliveira
Cartões: Sangaletti, Vinícius (I); Tavarelli, Claudiomiro, Leonardo Inácio, Marcelinho e Christian (G).
Gols: Vinícius 8'/2 (I); Fernandão 33'/2 (I).
INTERNACIONAL: Clemer; Sangaletti, Wilson (Fernandão) e Vinícius; Bolívar, Edinho, Marabá, Élder Granja e Alex; Danilo Gomes e Rafael Sobis (Dauri). Técnico: Joel Santana.
GRÊMIO: Tavarelli; Michel, Fábio Bilica (Baloy), Claudiomiro e Michel Bastos; Cocito, Leonardo Inácio (Cláudio Pitbull), Felipe Melo e Bruno (Élton); Marcelinho e Christian. Técnico: Plein.