Abbondanzieri


ABBONDANZIERI
(goleiro)


Nome completo: Roberto Carlos Abbondanzieri
Data de nascimento: 19/8/1972
Local: Bouquet (ARG)

CARREIRA:
1995-1997 - Rosario Central-ARG
1997-2006 - Boca Juniors-ARG
2006-2009 - Getafe-ESP
2009-2010 - Boca Juniors-ARG
2010 - Internacional

Um goleiro histórico, com a credencial de um atleta multicampeão. Foi com esse status que o Internacional contratou Pato Abbondanzieri para defender a meta colorada na Libertadores de 2010.

Pato começou a carreira pelo Rosario Central, em 1994. No ano seguinte, conquistava a Copa Conmebol na reserva de Bonano. Em 96, ele e o goleiro Bonano deixaram o Rosário Central. Abbondanzieri foi para o Boca e Bonano, para o River Plate.

No Boca Juniors, Pato começou sua trajetória à sombra de Oscar Córdoba. Em 2000, o Boca retomou a sua grandeza e iniciou a melhor fase de sua história, conquistando a 3ª Libertadores de sua história e começando uma sequência de títulos continentais.

Após a saída de Córdoba, Abbondanzieri tomou a titularidade do time boquense. No ano de 2003, Pato conquistou seus primeiros títulos como titular do Boca em forma de tríplice coroa: o Campeonato Argentino, a Libertadores e o Mundial. Nos dois anos seguintes, conquistou a Copa Sul-Americana. E nas duas ocasiões, eliminou o Internacional.

Disputou a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Chegou às quartas-de-final, mas os Argentinos acabaram o torneio eliminados pelos anfitriões nos pênaltis. No mesmo ano, Abbondanzieri se transferiu para o Getafe. Mesmo não conquistando nenhum título, Pato adquiriu o status de ídolo do clube espanhol.

Retornou ao Boca em 2009, mas não teve o mesmo desempenho da primeira passagem pelo clube. Após uma série de falhas, passou a ser questionado pela imprensa e pela torcida. Permaneceu no clube até o início de 2010.

No Internacional, Abbondanzieri começou o ano como titular da posição. Suas melhores atuações foram nos empates contra Emelec e Deportivo Quito. Na segunda ocasião, reverteu um pênalti mal marcado, fazendo valer sua experiência em uma competição complicada como a Libertadores.

Contestado pelo seu estilo de jogo, não tinha a confiança da torcida, mas a sua catimba foi essencial no jogo contra o Estudiantes, pelas quartas-de-final da Libertadores, em Quilmes. Perdeu a titularidade para Renan após a parada da Copa.

Sua última partida foi contra o Seongnam Ilhwa, na disputa do 3ºlugar do Mundial em Abu Dhabi. Excelente profissional, encerrou a carreira com honra e dignidade.