01/11/1945 - Amistoso - Palmeiras 3 x 1 Internacional

O INTERNACIONAL EM S. PAULO — Em outubro próximo o Internacional de Porto Alegre, realizará uma temporada em nossa capital. O pentacampeão gaúcho virá pelejar contra o São Paulo, Palmeiras e Corinthians, devendo, ainda, acertar uma partida em Vila Belmiro, onde terá por adversário o quadro do Santos.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27420, 14 ago. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/24688. Acesso em: 16 jan. 2026.

O PALMEIRAS acaba de ser convidado para jogar três partidas em Porto Alegre.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 135, 02 set. 1945, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/27578. Acesso em: 17 jan. 2026.

POSSÍVEL UM JOGO INTERMUNICIPAL NO RIO
Porto Alegre, 12 (Asapress) — Segundo conseguimos apurar em rodas merecedoras de crédito, o Internacional, quando de seu regresso para esta capital, realizará um jogo no Rio e outro no Estado de São Paulo, entrando para tanto em contato com os altos poderes de clubes cariocas e paulistas. Isto, entretanto, dependerá da maneira como se desenvolver os jogos na cidade de S. Salvador, e o tempo que disporá para ficar fora do Rio Grande.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 011, 13 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/27577. Acesso em: 19 jan. 2026.

JOGARÁ EM S. PAULO O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE
S. PAULO, 24 (Meridional) — O Internacional, de Porto Alegre, ora realizando uma temporada na Bahia, está interessado em jogar na Pauliceia contra o Palmeiras e Corinthians, respectivamente. Ontem, o representante do clube gaúcho, à capital, entendeu-se com os presidentes dos dois grandes clubes bandeirantes e hoje cedo foi dada oficialmente as respostas. Concordaram o Palmeiras e o Corinthians em trazer o Internacional a São Paulo no fim do corrente mês.
Ficou em princípio assentado, faltando apenas o acordo do próprio Internacional que o clube gaúcho disputará duas partidas no Pacaembu sendo a primeira no dia 1º de novembro, contra o Palmeiras, e a segunda no dia 4, contra o Corinthians.
Fonte: O Diário (SP), n. 245, 25 out. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/10143. Acesso em: 18 jan. 2026.

O INTERNACIONAL JOGARÁ EM SÃO PAULO
S. PAULO, 24 (Asapress) — Confirma-se que o Internacional, uma vez terminada sua temporada na Bahia e quando de regresso a Porto Alegre, realizará pelo menos duas exibições nesta Capital, enfrentando ao Palmeiras e ao Corinthians.
As negociações foram ratificadas pelos dirigentes dos dois clubes e pelo representante do Internacional, nesta Capital, Sr. Luís Mecozzi, fixando-se as datas de 1º de novembro para a peleja com o Palmeiras e 4 do mesmo mês para o choque com o Corinthians.
O Internacional deverá estar em S. Paulo a 28 ou 29 do corrente.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 250, 25 out. 1945, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24687. Acesso em: 18 jan. 2026.

É TIDA COMO CERTA a vinda do Internacional, de Porto Alegre, a São Paulo, logo que regresse de sua excursão à Bahia. Um representante do clube gaúcho se encontra na capital, já tendo feito o acordo com o Palmeiras e o Corinthians.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 179, 25 out. 1945, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28346. Acesso em: 18 jan. 2026.

ASSENTADA A TEMPORADA DO INTERNACIONAL EM SÃO PAULO
Já está confirmada a temporada do Internacional, de Porto Alegre em S. Paulo. O grêmio rio-grandense receberá 50% líquido da renda apurada, sendo que Corinthians e Palmeiras, os clubes promotores da excursão, instituíram caixa única para os jogos.
Fonte: O Diário (SP), n. 246, 26 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/10158. Acesso em: 18 jan. 2026.

SÃO PAULO VERÁ O INTERNACIONAL
S. PAULO, 25 (Asapress) — Já está virtualmente assentada a temporada do Internacional nesta capital. Ontem o representante do campeão gaúcho recebeu da delegação "colorada", que se encontra na Bahia, ratificação das negociações que procederá junto ao Palmeiras e Corinthians, fixando-se, assim, o compromisso para a temporada.
Sabe-se que os dois clubes paulistas formarão caixa única, cabendo ao Internacional receber 50% líquido da renda, além de estadia paga.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 4969, 26 out. 1945, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/24983. Acesso em: 18 jan. 2026.

OS GAÚCHOS EM S. PAULO — Na próxima semana deverá achar-se entre nós o quadro do Internacional, de Porto Alegre. Os gaúchos pretendem realizar dois prélios contra o Corintians e Palmeiras, sendo possível ainda uma terceira partida, em Vila Belmiro.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27482, 26 out. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25825. Acesso em: 18 jan. 2026.

O INTERNACIONAL JOGARÁ EM SÃO PAULO
CORINTIANS E PALMEIRAS OS ADVERSÁRIOS DO HEXACAMPEÃO GAÚCHO
S. PAULO, 27 (De Pimenta Netto, correspondente de JORNAL DOS SPORTS) — Já foi oficialmente resolvida a vinda do Internacional, de Porto Alegre, para esta capital. Deverá efetuar 2 encontros, com o Corinthians e o Palmeiras. O acordo nesse sentido foi feito entre o representante dos "colorados" nesta capital, Sr. Luiz Mecozzi e os dirigentes Leonaldo Lotufo, do Palmeiras e Ignácio Trindade, do Corinthians.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), n. 4971, 28 out. 1945, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/112518_01/24996. Acesso em: 18 jan. 2026.

ESTREIAM OS GAUCHOS — O Internacional, de Porto Alegre, que encerrou sua temporada pelos gramados da Bahia, deverá, na próxima quinta-feira, achar-se entre nós, a fim de pelejar contra o Palmeiras. A partida será realizada no Estádio Municipal do Pacaembu.
[...] O INTERNACIONAL EM SANTOS — Após o seu jogo de domingo vindouro contra o Corinthians, é possivel que o quadro gaúcho atue em Vila Belmiro enfrentando o Santos. Vão ter início as negociações entre Luiz Mecozi, representante do grêmio sulino, e a diretoria do campeão de 35.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27485, 30 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25887. Acesso em: 19 jan. 2026.

EM SÃO PAULO O INTERNACIONAL ESTREARÁ DEPOIS DE AMANHÃ
A temporada do Internacional em nossos campos vem despertando o maior interesse, o que aliás se justifica perfeitamente, pois se trata de equipe das mais homogêneas e integrada por magníficos elementos. O selecionado gaúcho é, por assim dizer, o "onze" do Internacional, há muitos anos, havendo quem diga que desfalcado dos elementos estrangeiros.
Estreará entre nós depois de amanhã à noite, enfrentando o Palmeiras, que, como se sabe, vem se destacando sobremaneira nesses últimos tempos e conta com a melhor linha média do futebol bandeirante no momento.
Fonte: Correio da Tarde (SP), n. 248, 30 out. 1945, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/896276/11557. Acesso em: 19 jan. 2026.

TODAS AS ATENÇÕES DO PÚBLICO ESPORTIVO BANDEIRANTE CONVERGEM PARA O JOGO INTERESTADUAL DE AMANHÃ
O estupendo “onze” do Internacional, de Porto Alegre, a grande atração futebolística de amanhã — Adãozinho, um centroavante de reconhecidas qualidades — Domingos está em condições de atuar
Há tempos que o Internacional, o grêmio hexacampeão gaúcho, pretende pelejar amistosamente em nossa capital. Possuindo um perfeito esquadrão que alinha em suas fileiras elementos de raros dotes, o grêmio sulino almejava em nossa capital travar luta contra os três mais destacados “onzes” profissionais filiados à F. P. F., sabidamente São Paulo, Palmeiras e Corinthians. Com esse propósito foi que o Internacional, ao término do campeonato gaúcho, empreendeu uma excursão à Bahia ficando mais ou menos assentado naquela ocasião uma rápida temporada na Pauliceia. Infelizmente, o quadro de Porto Alegre não poderá terçar armas com o São Paulo, ora excursionando pelos gramados peruanos. No entanto, temos aqui o Palmeiras e o Corinthians em condições ideais para promoverem os interestaduais.
AMANHÃ, A ESTREIA
Uma longa série de “demarches” precedeu o acerto do prélio de amanhã entre o Internacional e o Palmeiras. Na mesma ocasião, porém, ficou resolvida a partida de domingo próximo contra o Corinthians. Assim, amanhã, à noite, no Estádio Municipal do Pacaembu, teremos a primeira apresentação do “onze” de Tesourinha, em São Paulo, enfrentando o campeão de 1944. O Palmeiras, na qualidade de clube de boa categoria e jogando em seu próprio ambiente, deve fazer valer tais prerrogativas, segundo a lógica. Um ligeiro preparo, apenas, bastará para emprestar maior uniformidade e poderio ao conjunto. Todavia, podemos afirmar antecipadamente que não serão poucos os esforços a serem dispendidos pelos alvi-pretos que buscarão um resultado positivo na partida de amanhã. A campanha recentemente encerrada pelo Internacional, na Bahia, diz-nos fielmente do estado atual do quadro. Harmonioso em todas as suas linhas, dispõe de agressivo e infiltrador ataque postado à frente de sólida defesa.
FIGURAS DE RELEVO
Dentre os componentes do “onze” gaúcho, destacamos Alfeu, um zagueiro completo, como se diz comumente. No centro da linha intermediária veremos mais uma vez o atlético Ávila, apontado como um dos jogadores mais perfeitos do país na referida posição. Tesourinha, o insinuante ponta-direita, estará firme ocupando o seu posto, porém, dos atacantes, o que mais curiosidade vem provocando em torno do seu nome é, inegavelmente, o “mignon” centroavante Adãozinho. Jogador de apreciáveis recursos técnicos atua com perfeito senso de deslocação e malícia, além de ser exímio arrematador. Na Bahia revelou-se um grande oportunista, chegando a assinalar três tentos numa só partida. Recomendará, portanto, severa vigilância da parte da defesa palmeirista e não cabe dúvida ser das mais interessantes a luta entre a ofensiva vistante contra a retaguarda do grêmio do Parque Antártica. Todos os componentes do Internacional gozam de excelente forma física e técnica, fazendo-nos antever uma peleja assaz movimentada e sugestiva.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27486, 31/10/1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25899. Acesso em: 19 jan. 2026.

ESTREIA AMANHÃ NA CAPITAL O "ONZE" DO INTERNACIONAL
O Palmeiras será o primeiro adversário dos gaúchos — O alvi-verde jogará com o mesmo quadro que abateu o Jabaquara
S. PAULO, 30 — (Meridional) — Iniciando a temporada que realizará nesta capital, o Internacional de Porto Alegre, que tão bons resultados colheu nas excursões realizadas em diversos Estados, estreará amanhã à noite, no Pacaembu, enfrentando o Palmeiras. Este preliará com o seu quadro completo.
Dessa forma, desde que o Palmeiras e o Corinthians se defrontaram no Pacaembu no jogo em benefício do MUT, somente agora é que vamos ter um prélio de grande cartaz, pois se o Palmeiras conta em nossa capital com um público dos mais numerosos, tambem não é pequeno o número de fãs que tem simpatia pelo clube de Tesourinha e Ávila.
O quadro do Palmeiras deverá ser o mesmo que abateu o Jabaquara por 8 a 2.
ROLIM COMANDARÁ O ATAQUE LOCAL
O novo atacante do Palmeiras, Rolim, deverá integrar a equipe alvi-verde. Após o prélio de domingo, em Bebedouro, Rolim teve autorização de ir até Uberlândia, de onde regressará com tempo de jogar contra o Internacional. Assim, pois, não há mais dúvida na escalação do conjunto de Lima.
O CORINTHIANS
O Corinthians será o segundo adversário do rubro-negro gaúcho, em prélio que se efetuará domingo vindouro, no Pacaembu. A grande novidade do choque é o reaparecimento do zagueiro Domingos, que já está completamente restabelecido.
Fonte: O Diário (SP), n. 250, 31 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/10234. Acesso em: 19 jan. 2026.

O PALMEIRAS QUER CONHECER O QUADRO DO INTERNACIONAL
S. PAULO, 30 (Asapress) — Prepara-se o Palmeiras para o amistoso com o Internacional, de Porto Alegre, programado para depois de amanhã. Todavia, o alvi-verde está lutando com certas dificuldades para formar sua equipe, não sabendo, por exemplo, se poderá contar com o concurso de Caieira e Lima que ainda se ressentem de antigas contusões, por força das quais, aliás, já não puderam acompanhar a delegação que foi a Bebedouro.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 255, 31 out. 1945, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24760. Acesso em: 19 jan. 2026.

O INTERNACIONAL, de Porto Alegre, para os próximos compromissos em São Paulo, não ficarão concentrados em lugar algum, os jogadores sulinos ficarão hospedados no “Hotel Carlton”.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 184, 31 out. 1945, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28438. Acesso em: 19 jan. 2026.

São Paulo, 20 (Asapress) — De acordo com o que ficou combinado, o interestadual de quinta-feira, entre o Palmeiras e o Internacional, será dirigido por um juiz paulista. Até o momento, entretanto, ainda não foi revelado o nome do árbitro indicado.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), n. 256, 31 out. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_06/36435. Acesso em: 19 jan. 2026.

CONTRA O PALMEIRAS O “DEBUT” DO INTERNACIONAL
Constituídas as equipes que jogarão hoje na Capital
SÃO PAULO, 31 (Meridional) — O público esportivo local vem aguardando com indiscutível interesse a primeira exibição, entre nós, da equipe do Internacional, hexacampeão gaúcho, na sua excursão aos gramados bandeirantes. Invicto numa excursão nos campos baianos, o Internacional,
integrado por valores de reconhecido prestígio no futebol brasileiro, como Tesourinha, Carlitos, Ávila, Adãozinho e outros, surge credenciado para cumprir excepcional “performance” no seu compromisso de amanhã, contra o Palmeiras.
Acredita-se mesmo que a peleja será das mais empolgantes, porquanto o clube paulista tem obtido resultados magníficos nas suas mais recentes partidas, estando assim apto a brilhar contra os sul-riograndenses. Procedente do Rio, onde fez escala após ter vindo da Bahia, a delegação do Internacional chegou esta tarde, por via aérea. Os gaúchos estão dispostos e absolutamente confiantes.
De acordo com as informações que obtivemos, as equipes atuarão assim formadas:
Palmeiras — Oberdan; Caieira e Junqueira; Procópio, Túlio e Valdemar Fiume; Lima IV, Gonzalez, Villadoniga, Lima I e Canhotinho.
Internacional — Ivo; Alfeu e Vaz; Laerte, Ávila e Viana; Tesourinha, Motorzinho, Adãozinho, Elizeu e Carlitos.
O prélio deverá ser arbitrado pelo juiz carioca Mário Viana, que acompanha a delegacão do Internacional.
Fonte: O Diário (SP), n. 251, 01 nov. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/10250. Acesso em: 19 jan. 2026.

S. PAULO, 31 (Meridional) — Domingos e Begliomini, há algum tempo afastados do quadro corinthiano, ambos contundidos, como titulares do alvi-negro deverão retornar nos seus postos no encontro interestadual de domingo, contra o Internacional, de Porto Alegre.
Fonte: O Jornal (RJ), n. 7827, 01 nov. 1945, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_04/30113. Acesso em: 19 jan. 2026.

HOJE À NOITE, O CONFRONTO INTERESTADUAL DE FUTEBOL ENTRE O PALMEIRAS E O INTERNACIONAL, DE PORTO ALEGRE
ENORME EXPECTATIVA EM TORNO DA PELEJA AMISTOSA QUE SERÁ EFETUADA HOJE — VILLADONIGA COMANDARÁ O ATAQUE DO GRÊMIO DA AV. ÁGUA BRANCA — MÁRIO VIANA SERÁ O JUIZ DA PARTIDA — OUTRAS NOTAS
Dar-se-á hoje a primeIra apresentação do conjunto de futebol do hexacampeão gaúcho em gramados bandeirantes. O quadro sulino, integrado por todos os seus titulares e sua esplêndida reserva chegou ontem à nossa capital tendo sido alvo desde o princípio das mais expressivas homenagens. A guapa rapaziada que vem de realizar magnífica temporada na Bahia chegou bem disposta, tudo fazendo crer que conseguirá impressionar favoravelmente na Pauliceia nas duas pelejas a serem promovidas.
SOB A LUZ DOS REFLETORES
O choque noturno de hoje entre o Internacional e o Palmeiras será efetuado à noite, no Estádio Municipal do Pacaembu. Tudo está indicando que a noitada futebolística de hoje conseguirá agradar amplamente, dado o estado atual de forma técnica em que se encontram ambos os contendores. Os visitantes possuem reconhecidamente um excelente conjunto. Alinham em suas fileiras exímios chutadores.
Muitos deles são figuras assaz conhecidas dos paulistas, pois aqui estiveram há pouco, quando do campeonato brasileiro de futebol. Reina enorme expectativa em torno dos jogadores que já se familiarizaram com os torcedores bandeirantes e que nesta noite novamente se exibirão.
COMPLETO O PALMEIRAS
O técnico palmeirense Brandão bastante se esforçou no sentido de colocar em campo todos os profissionais que ultimamente têm formado no quadro principal. A fama do "onze" visitante é conhecida: o menor descuido poderá acarretar aborrecimento. Sim, ninguém ignora também que os sulinos bater-se-ão exclusivamente com propósito de vitória. Daí então as providências tomadas pelo departamento técnico do clube, pondo de sobreaviso todos os titulares.
QUADROS PROVÁVEIS
Segundo pudemos colher, a organização dos dois quadros obedecerá a seguinte ordem:
PALMEIRAS: — Oberdan — Caieira e Junqueira — Procópio, Túlio e Valdemar Fiume — Lima IV — Gonzalez — Villadoniga — Lima e Canhotinho.
INTERNACIONAL: — Ivo — Alfeu e Nena — Castrinho, Ávila e Abigail — Tesourinha, Magnones, Adãozinho, Motorzinho e Carlitos.
O JUIZ
Entre os componentes da delegação gaúcha encontra-se o árbitro carioca Mário Viana, que dirigiu os jogos do Internacional na Bahia. Caberá ao conhecido apitador conduzir a luta de hoje.
PROVIDÊNCIAS DO PALMEIRAS
Para o encontro interestadual de hoje à noite no Estadio Municipal do Pacaembu, o Palmeiras tomou as seguintes providências:
Internacional de Porto Alegre vs. Palmeiras:
— O jogo entre os quadros de profissionais do Palmeiras e o Internacional, de Porto Alegre, terá início precisamente às 21 horas.
Ingresso dos sócios: — Os sócios do Palmeiras terão livre ingresso para assistirem a este encontro, mediante a apresentação, em caráter individual, da carteira social acompanhada do recibo do mês ou da anuidade de 1945.
Cobradores: — Os cobradores do Palmeiras estarão à disposição dos sócios que ainda não estiverem de posse do necessário recibo, a partir das 18 horas nas bilheterias principais do Estádio do Pacaembu.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27487, 01 nov. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25913. Acesso em: 19 jan. 2026.

APÓS BRILHANTE CAMPANHA NA BAHIA
Atuará hoje contra o Palmeiras, o Internacional de P. Alegre — Noturno, prélio do Pacaembu
O S. C. Internacional, de Porto Alegre, possui no momento, — segundo a opinião geral dos que o tem visto atuar — um dos melhores conjuntos futebolísticos do Brasil. Aliás, a equipe do hexacampeão gaúcho é constituída, em quase sua totalidade, por elementos que compõem o Selecionado do Rio Grande do Sul.
No início deste ano, o Internacional excursionou ao Rio, onde, após uma esplêndida exibição de futebol, empatou com o Flamengo, tricampeão guanabarino, por 2x2. deixando magnífica impressão.
Ainda há pouco, o grêmio sulino esteve na cidade do Salvador. Dos quatro jogos disputados, ganhou dois, empatando duas vezes, mantendo, assim, a invencibilidade.
Precedido de grande fama, o Internacional está despertando grande interesse em torno de sua estreia, a ter lugar hoje, à noite, no Estádio do Pacaembu, quando pelejará com o Palmeiras, recente vencedor do Jabaquara.
O embate está sendo aguardado com notável ansiedade, esperando-se um grande público para assistí-lo.
As duas equipes deverão formar:
INTERNACIONAL — Ivo, Alfeu e Nena; Laerte, Ávila e Abigail; Tesourinha, Motorzinho, Adãozinho, Magnones e Carlitos.
PALMEIRAS — Oberdan, Caieira e Junqueira; Procópio, Túlio e Valdemar Fiume; Lima IV, Gonzalez, Villadoniga, Lima I e Canhotinho.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 185, 01 nov. 1945, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28452. Acesso em: 19 jan. 2026.

AMISTOSO - PALMEIRAS 3 X 1 INTERNACIONAL 
Data: 01/11/1945 
Local: Pacaembu - São Paulo (SP) 
Renda: Cr$ 51.246,00 
Juiz: João Etzel 
Gols: Villadóniga 9'/1 (P); Alfeu, contra 20'/1 (P); Tesourinha 40'/2 (I); Lima 43'/2 (P). 
PALMEIRAS: Oberdan; Caieira e Junqueira; Zezé Procópio, Túlio e Waldemar Fiume (Dacunto); Lima IV, Gonzalez, Villadóniga, Lima I e Canhotinho (Mantovani). Técnico: Ventura Cambón. 
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana (Dadá), Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Magnones (Elizeu) e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.
Obs: primeiro jogo do Internacional em São Paulo, com grande atuação de Tesourinha.

ENFRENTANDO ONTEM À NOITE O PALMEIRAS, O INTERNACIONAL CONHECEU O PRIMEIRO REVÉS NA PRESENTE EXCURSÃO
Por 3 a 1 o clube do Parque Antártica superou o conjunto de Porto Alegre, que se manteve invicto na Bahia — Villadoniga, Alfeu (contra) e Lima I marcaram para o time vencedor — Tesourinha consignou o tento de honra do grêmio visitante
S. PAULO, 1 (Meridional) — A despeito do mau tempo reinante, o público compareceu ao Pacaembu para presenciar a 1ª exibição do hexacampeão gaúcho. É fato que com tempo normal teríamos uma concorrência extraordinária, talvez com receita bem próxima dos Cr$ 100.000,00, mas ainda assim, considerando que choveu torrencialmente até quase às 20,30 horas, a renda apurada — Cr$ 51.246,00 — deve ser considerada
muita boa. O Palmeiras foi o vencedor do esperado confronto pelo escore de 3 a 1 e o resultado foi dos mais justos, de vez que o quadro paulista apresentou uma atuação nitidamente superior. No primeiro período, especialmente quando marcou o escore de 2 a 0, o clube local foi o senhor da situação e poucas vezes os visitantes chegaram a impressionar bem. Durante os primeiros 45 minutos, pela produção desenvolvida, o Palmeiras poderia ter ampliado o resultado. Já na etapa complementar o panorama do prélio foi outro. Os gaúchos reiniciaram com muita vontade e nos primeiros 10 minutos causaram alguma apreensão. Depois os locais voltaram a comandar e por várias vezes o Palmeiras esteve para marcar o 3º tento, não conseguindo antes do Internacionar abrir a contagem por displicência de seus atacantes em alguns momentos e falta de "chance" em outros. Quase no final o time visitante marcou o tento de honra. Aí o Palmeiras despertou novamente para obter o terceiro gol e ameaçar seriamente a conquista de outro.
ATUAÇÃO DOS LITIGANTES
No quadro vencedor, cuja atuação de um modo geral foi boa, Oberdan falhou na intervenção que deu origem ao tento contrário. A zaga portou-se bem e na intermediária Túlio esteve em plano sunerior, seguido por Valdemar Fiume e Procópio, este último em noite inspirada.
Na vanguarda, Villadoniga foi o melhor. Também Lima, Canhotinho e Lima IV nao destoaram. O Internacional, a rigor, não chegou a impressionar mal. Em conjunto, os visitantes se entendem muito bem. Na retaguarda, Ivo praticou algumas intervenções notáveis. A zaga esteve regular com alguns erros. Na intermediária, Ávila foi a grande figura, seguido de Abigail, cuja atuação também agradou. Na vanguarda surge Tesourinha em primeiro plano, seguindo-se Adãozinho e Carlitos. Os outros, relativamente fracos.
OS TENTOS
Aos 9 minutos, Lima cedeu para Canhotinho. Este centrou e Villadoniga, com firme cabeçada, inaugurou o "escore". Aos 20 minutos, Lima IV atirou fraco. Nena rebateu e Túlio colocou na área. Alfeu saltou para rebater, mas o fez defeituosamente, marcando contra o seu clube. No 2º tempo, aos 40 minutos, Carlitos passou por Procópio e centrou. Oberdan saltou para interceptar, mas deixou a pelota escapar quando estava fora do arco. A pelota veio para Tesourinha, que marcou sem dificuldade, de cabeça. E aos 42 minutos, Túlio colocou na área dos visitantes. A zaga falhou e Lima I, completamente à vontade, encerrou a contagem marcando o 3º tento do Palmeiras.
CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES
As equipes atuaram assim formadas:
PALMEIRAS — Oberdan, Caieira e Junqueira; Procópio, Túlio e Valdemar Fiume (Dacunto), Lima IV, Gonzalez (Lima I), Villadoniga, Lima I (Canhotinho) e Canhotinho (Mantovani).
INTERNACIONAL — Ivo, Alfeu e Vaz; Viana (Dadá), Ávila e Abigail (Viana); Tesourinha (Elizeu), Ruy (Tesourinha), Adãozinho, Magnones (Elizeu) e Ruy (Carlitos).
ETZEL FOI O JUIZ
O árbitro João Etzel teve uma arbitragem relativamente boa. Seus erros foram mínimos e não influíram no resultado do prélio.
Na preliminar, os amadores do Corinthians venceram o Corinthians de Santana por 5 a 2.
A renda, como, dissemos, foi de 51.246,00 cruzeiros.
Fonte: O Diário (SP), n. 252, 02/11/1945, p. 9. Disponível em:  http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/10267. Acesso em: 19 jan. 2026.

NÃO IRÁ A SANTOS — Soubemos na tarde de ontem que o Internacional, de Porto Alegre, não está disposto a atuar em Vila Belmiro, onde terçaria armas com o Santos. É que o grêmio sulino terá que atender a compromissos anteriormente assumidos.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27488, 02 nov. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25927. Acesso em: 19 jan. 2026.

NÃO VEIO O JUIZ — O arbitro Mário Viana, que atuou as partidas do Internacional, na Bahia, não acompanhou a delegação que veio a São  Paulo por falta de lugar no avião fretado. É possível que João Etzel dirija a partida de domoingo entre os gaúchos e o Corinthians.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27488, 02 nov. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25927. Acesso em: 19 jan. 2026.

28/10/1945 - Amistoso - Bahia 3 x 3 Internacional

Na Bahia (Cidade de Salvador)
Jogo amistoso — interestadual,
INTERNACIONAL (Porto Alegre) x ESPORTE CLUBE BAHIA
(O embate deixou de ser realizado devido ao mau tempo, devendo efetuar-se na próxima quarta-feira, à noite).
Fonte: A Ordem (RN), n. 2957, 15 out. 1945, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/764051/12985. Acesso em: 18 jan. 2026.

OUTRA VITÓRIA DO INTERNACIONAL NA BAHIA
Salvador 25 (Asapress) — Depois de sua espetacular vitória de ontem à noite, sobre o Ypiranga, no qual abateu pela extravagante contagem de 10 x 4, o Internacional, de Porto Alegre, viu crescer seu cartaz para a peleja final de sua temporada, que será domingo, contra o E. C. Bahia.
Confia-se mesmo que em face tem, o jogo de despedida dos campeões gaúchos, marque recorde de renda.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), n. 252, 26 out. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_06/36341. Acesso em: 18 jan. 2026.

Hoje, o Internacional de Porto Alegre disputará sua última peleja na Bahia, defrontando o Galícia, de São Salvador. Amanhã, pela manhã, rumará a delegação para S. Paulo, a fim de disputar os dois jogos programados para a temporada na Pauliceia, que são contra o Palmeiras e Corintians, respectivamente nos dias 1 e 4 de novembro.
Fonte: O Diário (SP), n. 248, 28 out. 1945, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/10193. Disponível em: 18 jan. 2026.

AMISTOSO - BAHIA 3 X 3 INTERNACIONAL
Data: 28/10/1945
Local: Campo da Graça - Salvador (BA)
Público: aprox. 11.100.
Renda: Cr$ 101.134,00
Juiz: Mário Viana
Gols: Evilásio, Maneca, Zé Hugo (B); Carlitos, Tesourinha e Elizeu (I).
BAHIA: Ioiô; Baiano e Grilo; Silva, Bianchi e Avale; Gereco, Maneco, Evilásio (Pipiu), Zé Hugo e Jorge.
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Ávila (Dadá) e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Magnones e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.

O INTERNACIONAL ENFRENTARÁ O BAHIA
SALVADOR, 27 (Asapress) — Amanhã o Internacional e o Bahia disputarão a partida de honra da temporada do clube gaúcho.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7061, 28 out. 1945, p. 38. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/25127. Acesso em: 18 jan. 2026.

O INTERNACIONAL EMPATOU COM O BAHIA POR 3X3
SALVADOR, 29 (J. P.) — Encerrando sua temporada, nesta capital, o Internacional, de Porto Alegre, enfrentou na tarde de ontem o Bahia, campeão baiano de 1945. O campo da Graça apanhou numerosa assistência, que deixou nas bilheterias a importante soma de Cr$ 99.400,00. O encontro constituiu a nota de grande sensação nos círculos esportivos da cidade. Quando terminou a luta, o placar acusava o empate de 3×3.
Como jogaram os quadros:
INTERNACIONAL: — Ivo; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Motorzinho, Adão, Elizeu e Carlitos.
BAHIA: — Ioiô; Brandão e José; Silva, Bianchi e Avale; Gereco, Manuel, José Hugo, Evilásio e Jorge.
Os tentos do Internacional foram marcados por Carlitos 2, Motorzinho 1.
Manuel, Evilásio e José Hugo marcaram os tentos do Bahia.
Fonte: Pequeno Jornal (PE), n. 239, 29 out. 1945, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/800643/74054. Acesso em: 18 jan. 2026.

SALVADOR, 29 (Asapress) — O Internacional, de Porto Alegre, dividiu com o E. C. Bahia os louros da vitória, empatando por 3 tentos. Na primeira fase, o empate era de um tento, autoria de Carlitos e Ediásio para o Internacional e Bahia, respectivamente. No tempo complementar marcaram, Maneca e Zé Hugo para o Bahia, e Carlitos e Tesourinha para o Internacional.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 183, 30 out. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28425

Invicto o Internacional — Salvador 28 (Asp.) — Uma sensacional partida foi travada na tarde de hoje entre o E. C. Bahia e o Internacional de Porto Alegre, que ora nos visita. O resultado final deste prélio foi de 3x3. A fase inicial terminou também com um empate de um tento a um. O escore diz bem o que tenha sido o desenrolar do prélio, não havendo predomínio de nenhum dos contendores. Com o resultado de hoje, o Internacional continua invicto em gramados baianos. Os quadros pisaram o gramado assim formados: Internacional — Ivo; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abgail; Tesourinha, Ruy, Adãozinho, Magnones e Carlitos. Bahia — Ioiô; Baiano e Zé Grilo; Siva, Bianchi e Avale; Gereco, Maneca, Evilásio, Zé Hugo e Jorge. Marcaram para o Bahia Evilásio, Maneca e Zé Hugo, e para o Internacional Carlitos (2) e Tesourinha.
Fonte: Correio da Manhã (RJ), n. 15644, 30 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_05/28454. Acesso em: 19 jan. 2026.

Porto Alegre, 30 (Asapress) — Os torcedores do Internacional mostram-se satisfeitos com a atuação desse clube na Bahia e esperam que repita os feitos em São Paulo.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), n. 256, 31 out. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_06/36435. Acesso em: 19 jan. 2026.

INVICTO NO NORTE
A FAÇANHA REALIZADA PELO INTERNACIONAL
Apenas não agradou aos baianos o trabalho do juiz Mário Viana
SALVADOR, 3 (De W. G. Reis — especial para a Meridional) — Depois de uma série de quatro jogos, retirou-se desta capital, invicto, o Internacional de Porto Alegre, que lutou contra os principais clubes profissionais desta cidade, a excessão do Esporte Clube Vitória, que infelizmente não pôde demonstrar aos visitantes o poderio de sua bem ensaiada equipe. Vencendo dois dos encontros e empatando dois, o Internacional deixou a Bahia com um saldo bem grande a seu favor. Os dois clubes vencidos pelo grande esquadrão gaúcho — Ypiranga e Botafogo — não estavam, absolutamente, em condições de intervir na temporada, pois são equipes fracas, integradas de jogadores ainda inexperientes. Mas, por outro lado, os dois empates foram obtidos contra os dois maiores times da cidade — Bahia e Galícia — que comandam a tabela do campeonato.
O Internacional convenceu plenamente em nossa terra, deixando uma ótima impressão, não só como sendo um time técnico, que pratica um bonito e eficiente futebol, como também porque a disciplina sempre foi rígida, em campo ou não. São poucos, pouquíssimos mesmo, os times que aqui chegam e saem deixando impressão tão boa como o Internacional. Todos os baianos admiraram o grande time, tecendo os mais elogiosos comentários.
FALAM OS NÚMEROS
Para que se tenham uma impressão exata do que foi a temporada do Internacional, daremos os números. Eles dirão tudo. No seu jogo de estreia, o campeão se defrontou com o time do Botafogo, que foi vencido facilmente pela alta contagem de seis tentos a zero. Os visitantes, segundo a opinião unânime da crônica esportiva da cidade, tiveram uma estreia auspiciosa, muito embora o quadro local, além de contar com elementos inexperientes, tivesse tido uma atuação irregular. Mas veio o segundo encontro contra o Galícia, um dos melhores times da cidade. Resultado: empate de um tento. Foi um jogo muito bom, disputadíssimo, havendo igualdade de forças na luta. Encontrou o time visitante meihor marcação, um ataque mais agressivo e não pôde repetir a atuação da peleja de esteita. No seu terceiro compromisso, enfrentando o Ypiranga, mesmo estando este quadro reforçado de elementos de outros clubes, o Internacional conquistou uma vitória esmagadora pela contagem de dez tentos a quatro. Houve fracasso do goleiro local, que cercou autênticos frangos, sendo substituído por um meia aspirante. Nunca vimos coisa igual. Quando viu o seu goleiro fracassar, o Ypiranga o retirou de campo, mandando substituí-lo um meia aspirante. Finalmente, o jogo de honra da temporada, contra o Bahia, campeão da cidade, não decepcionou como aconteceu com o primeiro e terceiro. Os locais poderiam ter ganho a cartada, se não fora um erro lamentável da direção técnica do Bahia. Maneca, o maior jogador baiano dos últimos tempos, havia conseguido cansar Ávila e Abigail, os elementos que o marcavam. E quando se preprava para explorar a situação criada, a direção técnica do seu time, inexplicavelmente, retira de campo o centro-médio Bianchi, mandando Maneca para o posto. Não era esta a substituição indicada. O tricolor deveria substituir Bianchi por Prazeres, seu reserva e jogador da seleção baiana de 44. Foi isto uma das causas de não ter o clube local ganho a peleja de honra da temporada. Mas o empate conquistado é também honroso.
Na temporada do Internacional apurou-se as seguintes rendas: Primeiro jogo, Internacional x Botafogo, 52 mil cruzeiros; Segundo jogo, Internacional x Galícia, pouco mais de 66 mil cruzeiros; Terceiro jogo, Internacional x Ypiranga, menos de 35 mil cruzeiros; Quarto jogo, Internacional x Bahia, 101.390 cruzeiros. Esta última renda bateu o recorde na Bahia. Nunca, nem mesmo em campeonato brasileiro, houve renda tão grande. O acanhado campinho da Graça apanhou cerca de 11.100 pessoas, superiotando as gerais, com mais de 6 mil pessoas.
Os artilheiros vem na seguinte ordem: No primeiro jogo, golearam para o Internacional Adãozinho (3), Motorzinho, Carlitos e Magnones; no segundo jogo os tentos foram feitos por Magnones e Louro; no terceiro embate golearam Magnones (4), Adãozinho (2), Tesourinha (2), Hormar, Carlitos, para o Internacional, enquanto os tentos dos locais foram feitos por Nivaldino, Toinho (este atuou em três jogos da temporada, só deixando de atuar pelo Bahia), Lourenço, de penalidade máxima, e Elias; no quarto jogo, os tentos foram assinalados por Carlitos (2) e Tesourinha para o Internacional, e Evilásio, Maneca e Zé Hugo, para o Bahia.
Desta forma o artilheiro da temporada foi Magnones, elemento que está em plena forma, seguido de Adãozinho, com seis e cinco tentos respectivamente.
Fonte: O Jornal (RJ), n. 7829, 04 nov. 1945, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_04/30145. Acesso em: 19 jan. 2026.

24/10/1945 - Amistoso - Ypiranga-BA 4 x 10 Internacional

AMISTOSO - YPIRANGA-BA 4 X 10 INTERNACIONAL
Data: 24/10/1945
Local: Campo da Graça - Salvador (BA)
Renda: Cr$ 21.338,00
Juiz: Rui Carneiro
Gols: Vivaldino, Toinho, Lourenço, Elias (Y); Magnones [4], Adãozinho [2], Tesourinha [2], Carlitos e Hormar (I).
YPIRANGA-BA: Bonfim; Heitor e Gregório; Silva, Lourenço e Catita; Cazuza, Latinha, Cacuá, Vivaldino e Elias (Toinho).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Eliseu (Magnones) e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.

BRILHA NA BAHIA O FUTEBOL GAÚCHO
Vencido pelo Internacional por 10 a 4 o Ypiranga
Cidade do Salvador, 25 — (Asapress) — No campo da Graça apresentou-se ontem à noite, pela terceira vez, o quadro do Internacional, de Porto Alegre, em cujas fileiras se alinham vários elementos da seleção sulina.
O seu adversário, o Ypiranga, depois de resistir aos primeiros minutos capitulou de forma surpreendente, sendo derrotado pelo alto escore de 10 a 4. Já no primeiro tempo vencia o clube gaúcho por 4 a 1.
O Ypiranga foi um quadro descontrolado e sem fibra, desapontando os seus simpatizantes. A renda atingiu a 21.338 cruzeiros.
Fonte: Correio da Tarde (SP), n. 244, 25 out. 1945, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/896276/11541. Acesso em: 18 jan. 2026.

O INTERNACIONAL NA BAHIA
CIDADE DO SALVADOR, 25 (Meridional) — O Internacional, de Porto Alegre, derrotou o Ypiranga, local, pela estranha contagem de 10 a 4, no jogo interestadual, amistoso realizado ontem à nolte, nesta capital, perante grande assistência. Os quadros jogaram com a seguinte constituição: Internacional: Ivo, Alfeu e Nena; Viana (depois Dadá), Ávila e Abigail (depois Viana); Tesourinha, Magnones, Adãozinho, Elizeu (depois Hormar) e Carlitos. — Ypiranga: Bonfim (depois Damásio), Heitor e Gregório; Silva, Lourenço e Catita; Cazuza (depois Milton), Latainha, Cacacau (depois Toinho), Nivaldinho e Elias. Os tentos da equipe gaúcha foram conquistados por Magnones (quatro), Adãozinho (dois), Tesourinha (dois), Carlitos e Hormar. Elias, Nivaldinho, Toinho e Lourenço, de pênalti, consignaram os gols do quadro baiano. A renda foi de cerca de 32.000 cruzeiros. O sr. Rui Carneiro foi o juiz da partida. [...]
Fonte: O Jornal (RJ), n. 7822, 26 out. 1945, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/110523_04/30013. Acesso em: 18 jan. 2026.

VULTOSO ESCORE DO INTERNACIONAL
SALVADOR, 25 (A. N.) — Em sua terceira exibição, nesta Capital, realizada ontem à noite, o Internacional, de Porto Alegre, derrotou o Ypiranga, local, pelo elevado escore de 10 x 4. A renda da peleja foi de Cr$ 31.000,00.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 251, 26 out. 1945, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24699. Acesso em: 18 jan. 2026.

Escore de "pelada" — Salvador, 25 (P. P.) — A contagem mais extravagante surgida nos gramados baianos foi a imposta pelo Internacional de Porto Alegre, atualmente excursionando nesta capital, sobre o Ypiranga, 10x4 foi a contagem da vitória dos sulinos sobre a equipe ypiranguista.
Fonte: Correio da Manhã (RJ), n. 15641, 26 out. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/089842_05/28388. Acesso em: 18 jan. 2026.

21/10/1945 - Amistoso - Galícia 1 x 1 Internacional

O INTERNACIONAL JOGARÁ CONTRA O GALÍCIA
SALVADOR, 18 (A, N.) — O "Internacional" de Porto Alegre fará no próximo domingo à tarde sua segunda exibição, enfrentando o “Galícia Esporte Clube".
Em sua estreia aqui o campeão gaúcho derrotou o "Botafogo" local pelo score de seis a zero.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 245, 19 out. 1945, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24620. Acesso em: 18 jan. 2026.

O PENTACAMPEÃO CONTINUA INVICTO NO NORTE
O Internacional, de Porto Alegre, fez ontem a sua segunda exibição em campos baianos, enfrentando o forte conjunto do Galícia. Após uma luta renhida e muito equilibrada, o placar acusou o empate de 1 a 1. Magnones fez o tento dos sulinos, enquanto que Louro consignou o tento dos baianos.
Com o resultado em apreço, o pentacampeão gaúcho continua invicto na sua atual excursão ao norte do país.
Fonte: Lavoura e Commercio (MG), n. 10973, 22 out. 1945, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/830461/6229. Acesso em: 18 jan. 2026.

AMISTOSO - GALÍCIA 1 X 1 INTERNACIONAL
Data: 21/10/1945
Local: Campo da Graça - Salvador (BA)
Renda: Cr$ 31.331,00
Juiz: Mário Viana
Gols: Americano (G); Magnones (I).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho (Ivo Aguiar), Adãozinho, Magnones (Eliseu) e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.
GALÍCIA: Nova; Jango e Niquinho; Noviciano, Albérico e Walter; Bruno, Americano, Cacuá, Novinha e Joel.
Obs.: antes do jogo contra o Galícia, o juiz Mario Viana pediu que uma torcida organizada galiciana parassem com o barulho pois assim ninguém ouviria o apito, após meia hora de espera e nada da charanga parar apesar dos apelos de dirigentes e até jogadores do Internacional, Mario decidiu ele mesmo se dirigir a torcida e peitar o maestro que no ato silenciou a charanga e a partida teve o seu inicio.

" [...] Na gravura, flagrantes do jogo com o Galícia, empate de 1 x 1".
Fonte: O Jornal (RJ).

O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE EMPATOU COM O GALÍCIA
SALVADOR, 21 (Asapress) — Em prosseguimento à série de amistosos que o Internacional de Porto Alegre veio disputar nesta capital, o clube visitante defrontou-se, na tarde de hoje, com o Galícia.
Depois da brilhante vitória frente ao Botafogo local, esperava-se nova vitória do Internacional no jogo de hoje. Entretanto, soube o Galícia defender-se com galhardia frente ao seu forte adversário, o qual não foi além do empate de um tento. O jogo foi bastante movimentado, tendo os contendores se empenhado a fundo pela vitória, traduzindo, a contagem, o equilíbrio verificado na peleja. Uma boa assistência compareceu ao prélio, garantindo uma renda apreciável.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27479, 23 out. 1945, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25781. Acesso em: 18 jan. 2026.
FOOTBALL E BATUCADA...
Na Bahia, Mario Viana não permitiu que o jogo prosseguisse ao som da orquestra... — Ontem, em Álvaro Chaves, o “jazz” do Flamengo tocou durante toda a peleja — Oscar Pereira Gomes, o “árbitro-filósofo”...
A torcida do Flamengo descobriu uma maneira curiosa e estranha de estimular os seus cracks. Sob a direção do dedicado Jaime de Carvalho, os rubros-negros organizam um jazz barulhento e resistente que anima o espetáculo futebolístico, entoando músicas populares de maior sucesso. O batuque começa com o apito do juiz e termina com uma passeata em torno do campo. O espírito alegre da torcida não se deixa de ser, por outro lado, uma nota interessante no aspecto festivo da partida, todavia, tecnicamente é perigoso e desaconselhável. Ontem, por exemplo, em Álvaro Chaves, um campo totalmente fechado, o jazz do Flamengo em plena função perturbava o andamento da partida. Os jogadores devem ter sentido os efeitos do ritmo musical em contraste com o ambiente esportivo. E pior ainda, deverá ter sentido o árbitro que se fosse outro não permitiria o "número extra" da torcida rubro-negra. Só mesmo um Oscar Pereira Gomes, um juiz-filósofo, indiferente, parado e displicente é que poderia dirigir um jogo ao som ensurdecedor do jazz-band do Flamengo. E muito a propósito vamos transcrever um oportuníssimo telegrama do nosso correspondente na Bahia relatando os incidentes registrados no jogo Internacional x Galícia, realizado na tarde de ontem, em Salvador, incidentes esses provocados justamente por uma orquestra que Mário Viana não permitiu que continuasse perturbando a sua arbitragem.
Com música a partida não continuaria...
Salvador 22 (do correspondente de A NOITE) — Logo nos primeiros minutos da partida de ontem entre o Internacional e o Galícia, começou a funcionar a "batucada" da torcida local, que já se tornou popular nos nossos campos. O árbitro carioca Mário Viana fez, porém, paralisar o jogo, declarando às autoridades da Federação que não continuaria dirigindo a partida ao som da música, pois a mesma perturbava a ação no gramado, assim como os movimentos dos jogadores. Os paredros locais não concordaram com a atitude do juiz carioca, nem mesmo as autoridades locais e policiais a quiseram intervir. Depois de muitas discussões, o juiz Mário Viana resolveu ir de encontro aos músicos, fazendo um apelo dramático para cessar a função. Os rapazes da embaixada atenderam e Mário Viana deu prosseguimento à partida. Podemos adiantar que os dirigentes do football baiano não gostaram do gesto de Mário Viana tudo indicando que para o jogo com o Ypiranga a Federação pleiteará a escalação de um juiz baiano em substituição ao árbitro carioca.
Fonte: A Noite (RJ), n. 12090, 22 out. 1945, p. 25. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_04/36658. Acesso em: 18 jan. 2026.

ANTEONTEM, por ocasião do encontro entre o Galícia e o Internacional, de Porto Alegre, o juiz Mário Viana suspendeu a luta devido à música que estava sendo irradiada no campo, alegando que isso prejudicava a sua função.
O ato de Mário Viana parece não ter agradado, tanto assim que para o próximo jogo, a Federação Bahiana vai indicar um juiz do seu quadro.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 177, 23 out. 1945, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28317. Acesso em: 18 jan. 2026.

16/10/1945 - Amistoso - Botafogo-BA 0 x 6 Internacional

O INTERVENTOR VAI À BAHIA — Porto Alegre, 20 (Asapress) — O Internacional resolveu aceitar os convites vindos da Bahia e fará uma temporada ali, seguindo depois para outras cidades do norte. Deverá estrear em S. Salvador dia 30.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 079, 21 ago. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/678. Acesso em: 16 jan. 2026.

Há tempos noticiamos que o Internacional, de Porto Alegre, recebeu um convite para excursionar à Bahia. Agora chega-nos a notícia de que o clube de Porto Alegre aceitou o convite, devendo estrear no próximo dia 30 em Salvador. Ao que se sabe, o Internacional pretende estender a digressão a outras capitais de Estados do Norte.
Fonte: O Diário (SP), n. 190, 21 ago. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/9151. Acesso em: 17 jan. 2026.

O INTERNACIONAL VAI AO NORTE
Porto Alegre, 29 (Asapress) — A fim de poder visitar a Bahia e, possivelmente, outros Estados do Norte, o Internacional, que domingo último confirmou o invejável título de hexacampeão da cidade, está realizando demarches junto à Federação Gaúcha para conseguir a transferência da data de sua estreia no campeonato estadual, marcada para o dia 4 de novembro.
Fonte: Diário Carioca (RJ), n. 5278, 30 ago. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093092_03/21731. Acesso em: 17 jan. 2026.

NA sua próxima excursão à Bahia, o Internacional, de Porto Alegre, realizará quatro partidas somente na cidade de Salvador. Os dias dos jogos são: 16, 21, 24 e 28 de outubro. O embarque da delegação do Internacional será feito no dia 10 de outubro, por via aérea.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 140, 09 set. 1945, p. 17. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/27671. Acesso em: 17 jan. 2026.

A EXCURSÃO DO INTERNACIONAL
Organizada a delegação do hexacampeão gaúcho — Os jogos na Bahia
PORTO ALEGRE, 10 (Asapress) — O Internacional já tem 22 passagens reservadas para sua viagem até o Estado da Bahia, no próximo sábado. O pentacampeão gaúcho embarcará em avião direto da Panair, devendo chegar à cidade do Salvador no mesmo dia. No dia imediato à sua chegada, estreará possivelmente contra e E. C. Bahia, promotor da excursão. A embaixada do colorado ainda tem um ou dois claros para preencher no que concerne aos jogadores. Na lista de passageiros já estão inscritos 16 jogadores, a saber: Ivo — De Lorenzi — Alfeu — Nena — Castrinho — Abigail — Ávila — Viana — Tesourinha — Ruy — Adão — Elizeu — Magnones — Carlitos — Aguiar e Homar. Quanto ao outro jogador, a direção técnica estuda dentre os demais reservas em treinamento intensivo qual o mais eficiente, para qualquer emergência. Seguiram também três diretores além do técnico Brito, e o massagista Corati. Integrarão ainda a embaixada o presidente A. Paulo Feljó, o vice-presidente Pedro Sirângelo e o ex-presidente Sr. Noronha.
O Internacional dirigiu-se ainda em ofício à entidade dos Cronistas Esportivos, convidando o presidente da entidade Cid Pinhelro Cabral para acompanhar a embaixada. No citado ofício diz o clube colorado que com este gesto, prertará sua homenagem à classe dos jornalistas esportivos nesta magnífica excursão.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 123, 01 out. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/1058. Acesso em: 17 jan. 2026.

SEGUE O INTERNACIONAL PARA A BAHIA
Anunciam de Porto Alegre que a delegação do Internacional, várias vezes campeão do Estado, viajará de avião no próximo sábado, devendo estrear domingo, 14, em Salvador, enfrentando o Esporte Clube Bahia. O quadro seguirá completo.
Fonte: Diretrizes (SP), n. 324, 10 out. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/163880/6006. Acesso em: 17 jan. 2026.

MÁRIO VIANA ATUARÁ NA BAHIA
O juiz Mário Viana vem de aceitar o convite que lhe fez o Internacional, hexacampeão gaúcho, para dirigir os seus jogos na Bahia.
Com a devida licença da entidade carioca, Mário Viana seguirá sábado, por via aérea, juntamente no avião em que viajarão os “colorados”, rumo a Salvador.
O Internacional estreará nos gramados baianos no próximo domingo, contra o E. C. Bahia.
Fonte: Diário Carioca (RJ), n. 5309, 11 out. 1945, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093092_03/22143. Acesso em: 17 jan. 2026.

— A Federação Baiana de Desportos Terrestres solicitou permissão à C. B. D. para realizar vários jogos amistosos contra o Sport Club Internacional, da cidade de Porto Alegre.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 238, 11 out. 1945, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24527. Acesso em: 17 jan. 2026.

MÁRIO VIANA NÃO PODE IR À BAHIA
O Internacional, de Porto Alegre, solicitou à F. M. F. autorização para levar o juiz Mário Viana, a fim de atuar os jogos amistosos que vai disputar na Bahia.
Mas em face das dfiiculdades em que se encontra o Departamento de Árbitros, com falta de juízes, é provável que a indicação não seja atendida.
O árbitro em apreço mostra-se interessado em servir naquela temporada.
Fonte: A Manhã (RJ), n. 1281, 11 out. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/116408/28024. Acesso em: 17 jan. 2026.

— Mário Viana embarcará com destino à Bahia, onde dirigirá todos os compromissos do Internacional, de Prto Alegre, na capital baiana.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 168, 12 out. 1945, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28164. Acesso em: 17 jan. 2026.

Em virtude de ter que dirigir os encontros do Internacional de Porto Alegre, na Bahia, Mário Viana, árbitro carioca, não atuará nos prélios finais do certame e da Federacão Metropolitana de Futebol.
Fonte: O Diário (SP), n. 234, 12/10/1945, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890383/9946. Acesso em: 17 jan. 2026.

Porto Alegre, 12 (Asapress) — Como já tivemos ocasião de noticiar, partirá amanhã, com destino ao Estado da Bahia, a representação do Sport Club Internacional, que naquele Estado do Norte levará a efeito quatro encontros amistosos com os mais categorizado clubes da "Boa Terra". Chefiará a embaixada o conhecido esportista Paulo Feijó, presidente do clube, devendo seguir também destacados elementos do "colorado".
Especialmente convidado pela direção do Internacional, seguirá junt com a embaixada o jornalista Cid Pinheiro Cabral, presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Porto Alegre.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 011, 13 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/27577. Acesso em: 17 jan. 2026.

Porto Alegre, 12 (Asapress) — São os seguintes os jogadores que integrarão a embaixada do hexacampeão ao Estado da Bahia:
Ivo, Alfeu, Nena, Castro, Abigail, Ávila, Viana, Tesourinha, Ruy, Adão, Elizeu, Carlitos, Ivo Aguiar, Magnones, Dadá, De Lorenzi, Assis. Seguirão também o técnico Hermínio Brito e o massagista Coratti.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 011, 13 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/27577. Acesso em: 17 jan. 2026.

POSSÍVEL UM JOGO DO INTERNACIONAL NO RIO
Porto Alegre, 12 (Asapress) — Segundo conseguimos apurar em rodas merecedoras de crédito, o Internacional, quando de seu regresso para esta capital, realizará um jogo no Rio e outro no Estado de São Paulo, entrando para tanto em contato com os altos poderes de clubes cariocas e paulistas, Isto, entretanto, dependerá da maneira como se desenvolver os jogos na cidade de S. Salvador, e o tempo que disporá para ficar fora do Rio Grande.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 011, 13 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/27577. Acesso em: 17 jan. 2026.

O INTERNACIONAL PERCORRERÁ TODO O NORTE
RIO, 15 (Red. Carioca de "O DIA") — A CBD informou que a delegação do Internacional de Porto Alegre deverá excursionar por todo o norte do país, tendo iniciado seu giro na Bahia.
Fonte: O Dia (PR), n. 6791, 16 out. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/092932/56489. Acesso em: 17 jan. 2026.

O INTERNACIONAL ESTREIA AMANHÃ NA BAHIA
SALVADOR, 15 (Asapress) — Em virtude do mau tempo, não se realizou a estreia do Internacional em gramados baianos. Como se sabe, o clube gaúcho deveria enfrentar o Bahia, tendo o jogo sido transferido para a noite de quarta-feira próxima.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27473, 16 out. 1945, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25665. Acesso em: 17 jan. 2026.

OS GAÚCHOS NA BAHIA
São Salvador, 17 (Asapress) — É grande a expectativa da população em torno do grande jogo interestadual a realizar-se hoje à noite, quando o Botatogo local enfrentará o afamado conjunto colorado, ora campeão gaúcho de football. O Internacional promete realizar uma grande exibição de football, tendo para isso trazido os seus melhores elementos, ou seja, Ivo, Alfeu, Nena, Viana, Ávila, Abigail, Tesourinha, Motorzinho, Adãozinho, Magnones, Carlitos, Elizeu, De Lorenzi, Hormar, Aguiar e Castro. A fim de apurar a sua forma, o quadro de Tesourinha e Ávila treinou na manhã de segunda-feira, demonstrando os seus componentes se encontrarem em perfeitas condições físicas.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), n. 245, 18 out. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/030015_06/36192. Acesso em: 17 jan. 2026.

AMISTOSO - BOTAFOGO-BA 0 x 6 INTERNACIONAL
Data: 16/10/1945
Local: Campo da Graça - Salvador (BA)
Renda: Cr$ 52.820,00
Juiz: Mario Viana
Gols do Inter: Adãozinho [3], Carlitos, Magnones e Ruy Motorzinho.
BOTAFOGO-BA: Acácio (Vavá); Natal (Arnaldo) e Nequinha; Agenor (Dunga), Inácio e Alagoano; Nadinho, Nivaldinho, Toinho, Durval e Dino.
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Dadá e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho (Hormar), Adãozinho, Magnones (Elizeu) e Carlitos (Ivo Aguiar). Técnico: Hermínio de Britto.
Obs: primeiro jogo do Internacional na Bahia.

"PASSA PELO RIO, RUMO A BAHIA, A DELEGAÇÃO
DO HEXACAMPEÃO GAÚCHO — Em avião especial
da Panair do Brasil, passou pelo Rio, com destino à
Bahia, a delegação do Sport Club Internacional,
hexacampeão gaúcho e que travará diversas partidas
de futebol com clubes daquele Estado.
Chefia a delegação o presidente Paulo Feijó,
integrando-a ainda o vice-presidente Pedro Sirângelo
e o técnico Hermínio Brito e os jogadores Ivo,
De Lorenzi, Nena, Ávila, Castrinho, Viana, Abigail,
Dadá, Tesourinha, Ruy, Adãozinho, Elizeu, Magnones,
Carlitos, Ivo Aguiar e Hormar. O primeiro "match" será
hoje contra o Esporte Clube Bahia, um dos mais
poderosos quadros da "boa terra". Autorizado pelo
Departamento de Árbitros da F. M. F., embarcou
nesta capital, no mesmo avião, o juiz Mário Viana,
que apitará os jogos do Internacional na capital baiana,
tendo tido permissão para se afastar do Rio, nesta
altura do campeonato da cidade, em virtude de ter sido
recusado o seu nome pela maioria dos clubes,
por espaço de seis vezes, na rodada passada,
inclusive para bandeirinha. A fotografia acima
foi colhida após a chegada da aeronave a esta capital.
Ontem mesmo, à tarde, os campeões gaúchos
chegaram à Cidade de Salvador".
Fonte: Diário de Notícias (RJ).

ESPETACULAR A DERROTA DOS BAIANOS FRENTE AOS GAÚCHOS
CIDADE DE SALVADOR, 17 (M) — Iniciando a sua temporada nesta capital, o Internacional de Porto Alegre derrotou o Botafogo local, pelo espetacular escore de seis tentos a zero, numa partida em que a sua superioridade foi visivelmente comprovada. Os dois quadros, na peleja inaugural da temporada gaúcha atuaram assim constituídos: — Internacional: Ivo; Alfeu e Nena; Dadá, Viana e Abigail; Tesourinha, Motorzinho, depois Hormar, Adãozinho, Magnones, depois Elizeu e Carlitos, depois Aguiar. Botafogo: Acácio (Vavá); Natal (Arnaldo) e Nequina; Agenor (Dunga), Inácio e Alagoano; Nadinho, Nivaldinho, Toinho, Durval e Dino. Foram autores dos gols Adãozinho (3), Carlitos de pênalti, Motorzinho e Magnones. A renda apurada no jogo de estreia do Internacional foi de Cr$ 52.820,00. O juiz desse embate foi o sr. Mário Viana, que teve atuacão satisfatória.
Fonte: O Imparcial (MA), n. 8833, 18 out. 1945, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/107646/33607. Acesso em: 17 jan. 2026.


ELOGIADA A ATUAÇÃO DE MÁRIO VIANA
SALVADOR 18 (ASAPRESS) — A imprensa baiana tece comentários elogiosos à atuação do juiz Mário Viana, na partida estreia do Internacional, dizendo que S. S. foi um árbrito enérgico, não permitindo a prática do jogo violento.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 245, 19 out. 1945, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/103730_07/24620. Acesso em: 18 jan. 2026.  

VITORIOSO O INTERNACIONAL POR 6X0
O Botafogo da Bahia caiu espetacularmente
CIDADE DO SALVADOR, 19 (Meridional) — O clube Internacional de Porto Alegre estreou, ontem, nesta capital, enfrentando a equipe de profissionais do Botafogo. A exibição do famoso esquadrão gaúcho vinha sendo aguardada com vivo interesse, principalmente devido ao cartaz individual de alguns de seus jogadores, como Tesourinha, Ávila, Adãozinho e outros. O campeão gaúcho deveria ter estreado na tarde de domingo último, não o fazendo, porém, devido ao mau tempo reinante. Portanto, ficou a estreia transferida para a tarde de ontem, dia feriado, em homenagem e chegada dos "pracinhas" baianos.
Numerosa assistência compareceu ao estádio da Graça, deixando nas bilheterias a apreciável soma de 52 mil cruzeiros. Com uma exibição de gala, o Internacional abateu fragorosamente ao Botafogo pela elevada contagem de 6x0, tentos marcados por Adãozinho (3), Tesourinha e Carlitos (2), sendo um de pênalti. O público baiano ficou satisfeito com a classe do conjunto mais famoso do extremo Sul. Domingo, o Internacional enfrentará o Galícia, uma tradição dos esportes da "boa-terra".
Fonte: Diário de Pernambuco (PE), n. 217, 20 out. 1945. p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/029033_12/20310. Acesso em: 18 jan. 2026.

04/10/1945 - Citadino 1945 - 3º turno - Internacional 2 x 1 Renner

O CERTAME GAÚCHO
PORTO ALEGRE, 3 (ASAPRESS) — Amanhã, jogando contra o Renner, o Internacional se despedirá temporariamente dos campos portoalegrenses, pois na semana vindoura o hexacampeão viajará para a Bahia onde realizará uma temporada com clubes da “boa terra”.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 27463, 04 out. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/25469. Acesso em: 17 jan. 2026.

JOGARÃO HOJE INTERNACIONAL E RENNER — PORTO ALEGRE, 3 (Asapress) — Jogarão, quinta-feira, em disputa do campeonato da cidade, os times do Internacional e do Renner. Com esse encontro os dois adversários se despedirão do certame de 1945, motivo pelo qual o choque está despertando grande interesse.
O Renner que no primeiro turno desempenhou brilhante campanha para a seguir entrar em declínio acaba de obter grande triunfo quando novamente derrota o Cruzeiro. O Internacional irá à cancha com a grande responsabilidade de conservar seu título de invicto no presente certame pois o de hexacampeão está há muito assegurado.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 117, 04 out. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/1006. Acesso em: 17 jan. 2026.

A DESPEDIDA DO HEXACAMPEÃO
PORTO ALEGRE, 3 (Asapress) — A partida que quinta-feira disputará o Internacional com o Renner será também sua despedida por algum tempo dos gramados gaúchos. Como se sabe, o time campeão viajará na semana vindoura com destino à Boa Terra, onde realizará uma temporada.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 117, 04 out. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/1006. Acesso em: 17 jan. 2026.

O INTERNACIONAL EMBARCA PARA A BAHIA
PORTO ALEGRE, 4 (A. N.) — Seguirá depois de amanhã para a Bahia, em avião, o quadro do Internacional, hexacampeão de futebol de Porto Alegre, que vai jogar com os mais categorizados conjuntos da “boa terra”. Hoje à noite, o Internacional disputará, aqui, o seu último compromisso do atual campeonato oficial da cidade, jogando contra o Renner.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 233, 05 out. 1945, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24459. Acesso em: 17 jan. 2026.

CITADINO 1945 - 3º TURNO - INTERNACIONAL 2 X 1 RENNER
Data: 04/10/1945
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Gols: Adãozinho [2] (I); Nirinho (R).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Elizeu e Carlitos.
RENNER: Osmar; Arlindo e Walter; José, Badanha e Heitor; Nirinho, Guido, Plínio, Plá e Medina. 

30/09/1945 - Citadino 1945 - 3º turno - Grêmio 2 x 4 Internacional

O DÉRBI GAÚCHO
PORTO ALEGRE, 28 — (Asapress) — Domingo travar-se-á o maior clássico do futebol gaúcho: Internacional x Grêmio.
Fonte: Correio da Tarde (SP), n. 221, 28 set. 1945, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/896276/11453. Acesso em: 17 jan. 2026.

CITADINO 1945 - 3º TURNO - GRÊMIO 2 X 4 INTERNACIONAL
Data: 30/09/1945
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Renda: aprox. Cr$ 30.000
Juiz: João Valente Barros
Gols: Sanguinetti, Massinha (G); Ivo Aguiar, Hugo, contra, Tesourinha e Carlitos (I).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Nena e Alfeu; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ivo Aguiar, Adãozinho, Ruy Motorzinho e Carlitos.
GRÊMIO: Júlio Petersen; Hugo e Clarel; Vinícius, Tonelli e Sanguinetti; Bentevi, Beresi, Massinha, Silva e Repolho.
Obs: a partir desse jogo, o Internacional tomou a hegemonia dos Gre-Nais, com 38 vitórias a 37 e 14 empates, jamais sendo ultrapassado.

"'CLÁSSICO DA CIDADE' — Realizou-se, em Porto Alegre,
o 'Clássico da Cidade', disputado entre o 'lnternacional'
e 'Grêmio', vencendo o primeiro pelo score de 4x2.
A gravura reproduz magnífica defesa de Hugo,
'back' do 'Grêmio', que teve atuação destacada".
Fonte: A Noite: Suplemento (SP).

PORTO ALEGRE, 1 (Asapress) — Confirmando seu favoritismo, o Internacional, hexacampeão da cidade derrotou, na tarde de ontem, pela contagem de 4 a 2 o Grêmio. Os tentos foram marcados por intermédio de Tesourinha, Elizeu, Adãozinho e Carlitos (pênalti), para o Internacional, e para o Grêmio Sanguinetti (2), sendo um de pênalti.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 159, 02 out. 1945, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/28002. Acesso em: 17 jan. 2026.

20/09/1945 - Amistoso - Seleção de Porto Alegre 2 x 3 Internacional

AMISTOSO - SELEÇÃO DE PORTO ALEGRE 2 X 3 INTERNACIONAL
Data: 20/09/1945
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS)
Juiz: Romeu Viola
Gols: Saladuro 25’/1 (S); Saladuro 29’/1 (S); Tesourinha 34’/1 (I); Carlitos 15’/2 (I); Tesourinha 23’/2 (I).
SELEÇÃO DE PORTO ALEGRE: Júlio Petersen; Clarel e Pita (Pedro); José, Nélson Adams (Ilmo) e Sanguinetti; Mirinho, Saladuro, Massinha (Pedro), Flamini e Lombardini.
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Castrinho e Nena; Assis (Magnones), Ávila e Viana; Tesourinha; Eliseu (Ivo Aguiar), Adãozinho, Ruy Motorzinho e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.

16/09/1945 - Citadino 1945 - 3º turno - Internacional 4 x 4 Cruzeiro-RS

EM PORTO ALEGRE preliarão, hoje, em disputa do campeonato gaúcho de futebol, as equipes do Internacional e do Cruzeiro, no prélio mais sensacional da rodada.
Fonte: A Tribuna (SP), n. 146, 16 set. 1945, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/153931_02/27774. Acesso em: 17 jan. 2026.

CITADINO 1945 - 3º TURNO - INTERNACIONAL 4 X 4 CRUZEIRO-RS
Data: 16/09/1945
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: João Valente Bastos
Gols: Ruy Motorzinho [2], Carlitos, Adãozinho (I); Saladuro [2], Flamini e Lombardini (C). 
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Eliseu e Carlitos.
CRUZEIRO-RS: Marne; Gaúcho e Osvaldo Só; Saladuro, Nélson Adams e Ruarinho; Luís, Manuelzinho, Gonçalves, Flamini e Lombardini.
Obs: Carlitos, ponteiro-esquerdo do Inter, em empate de 4x4 com o Cruzeiro nos Eucaliptos, marcou o famoso "gol do plano inclinado". Ele tinha passado da linha da bola cruzada sobre a pequena área e precisou inclinar o corpo para trás para fazer o gol, com registro do fotógrafo Santos Vidarte, que disse: "obrigado, Carlitos, eu já tenho a minha foto e posso ir para casa".

"O GOL "PLANO INCLINADO" — Dos feitos históricos
do Internacional, considerando-se o aspecto de raridade,
há um que merece ser evidenciado, pois é tido e havido
como feito ímpar no futebol, ao menos há alguns anos
atrás. Trata-se do famoso "GOL PLANO INCLINADO",
de autoria de Carlitos, ponteiro esquerdo do "ROLO
COMPRESSOR”, hexacampeão de 1945. [...]"
Fonte: História do Sport Club Internacional.

EMPATARAM O INTERNACIONAL E O CRUZEIRO
PORTO ALEGRE, 16 (Asapress) — Uma sensacional partida foi realizada na tarde de hoje entre os dois grandes clubes do Estado. [...] O escore de 4 x 4 tentos marcou ao fim de noventa minutos o esforço das equipes em busca dos louros da vitória. O Internacional chegou a vencer por 3 x 1 tentos o Cruzeiro, empatando a partida por intermédio de Saladura com dois magníficos tentos. Com o empate, o jogo assumiu aspecto empolgante, marcando cada bando mais uma bola para suas cores.
Fizeram os tentos: Saladura (2), Flamani e Lombardini para o Cruzeiro, e Ruy (2), Carlitos e Adãozinho, para o Internacional.
OS QUADROS
INTERNACIONAL: — Ivo, Alfeu e Nena; Viana, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy, Adãozinho, Elizeu e Carlitos.
CRUZEIRO: — Marne, Gaúcho e Osvaldo; Saladura, Adams, e Ruaro; Luís, Manuelzinho, Gonçalves, Flamini e Lombardini.
JUIZ
Arbitrou a peleja o Sr. João Valente, que teve boa atuação.
Fonte: Gazeta de Notícias (RJ), n. 218, 18 set. 1945, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/103730_07/24263. Acesso em: 17 jan. 2026.

AGREDIDO UM JUIZ
PORTO ALEGRE, 17 (Asapress) — O juiz João Valente Bastos, que apitou ontem o encontro entre o Internacional e o Cruzeiro, saiu de campo protegido pela polícia, tendo antes recebido uma pedrada de um assistente.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 103, 18 set. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/886. Acesso em: 17 jan. 2026.

02/09/1945 - Amistoso - Internacional 3 x 2 Pelotas

MAGNONES NO INTERNACIONAL
PORTO ALEGRE, 30 (Asapress) — No próximo domingo, jogará nesta cidade contra o Internacional, hexacampeão do Estado, o Esporte Clube Pelotas, campeão da cidade do mesmo nome. O Internacional deverá fazer nesse dia a estreia de Magnones, ex-defensor do Fluminense do Rio e agora contratado pelo Internacional, que pretende também levá-lo na próxima excursão pelo norte. O primeiro jogo interestadual está marcado para 16 de outubro vindouro, na Cidade de Salvador.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 088, 31 ago. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/754. Acesso em: 17 jan. 2026.

O INTERNACIONAL JOGARÁ COM O PELOTAS
PORTO ALEGRE, 1 (Asapress) — Conforme já tivemos ocasião de noticiar, uma grande partida será realizada na tarde de amanhã entre duas expressões do futebol gaúcho: Pelotas x Internacional, no Estádio da Timbaúva. Este cotejo será amistoso, mas está assim mesmo despertando vivo interesse, pois ambos são valorosos, e a partida tem caráter de "revanche", pois o Internacional, quando de sua visita à cidade de Pelotas, foi derrotado pelo clube do mesmo nome pela contagem de 2-1.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7013, 02 set. 1945, p. 39. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/24286. Acesso em: 17 jan. 2026.

AMISTOSO - INTERNACIONAL 3 X 2 PELOTAS
Data: 02/09/1945 
Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS)
Renda: aprox. Cr$ 60.000,00
Juiz: Joaquim Rodrigues de Almeida
Gols: Carlitos [2], Adãozinho (I); Bentinho [2] (P).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Viana, Ávila (Assis) e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Adãozinho, Elizeu (Ivo Aguiar) e Carlitos. Técnico: Hermínio de Britto.
PELOTAS: Mário; Rovere e Vaz; Rui, Laerte e Geraldo; Amaral, Pepito, Caxambu, Fierro e Bentinho.

EM PORTO ALEGRE
PORTO ALEGRE, 3 — Amistosamente preliaram aqui os quadros do Internacional e E. C. Pelotas, cabendo a vitória ao primeiro por 3x2.
Fonte: O Dia (PR), n. 6756, 04 set. 1945, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/092932/56171. Acesso em: 17 jan. 2026.

NÃO AGRADOU A EXIBIÇÃO DE CAXAMBU
PORTO ALEGRE, 3 (Asapress) — O aparecimento de Caxambu estava sendo esperado com grande ansiedade. Sua atuação, entretanto, no match de ontem frente ao Internacional não agradou, chegando mesmo a decepcionar.
Fonte: Tribuna Popular (RJ), n. 091, 04 set. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/154547/782. Acesso em: 17 jan. 2026.

VENCEU O INTERNACIONAL
PORTO ALEGRE, 3 (Meridional) — Jogando amistosamente, o Internacional abateu o Esporte Clube Pelotas por 3 x 2. Marcaram os gols, para o vencedor, Adãozinho, 2 e Carlitos, 1. Para o vencido marcou Bentinho, 2.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE), n. 178, 04 set. 1945, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/029033_12/19856. Acesso em: 17 jan. 2026.