CITADINO 1942 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 6 X 0 NACIONAL-POA Data: 29/04/1942 Local: Montanha - Porto Alegre (RS) Renda: 24$000:000 Juiz: Joaquim Rodrigues de Almeida Gols do Inter: Carlitos [2], Villalba [2], Russinho e Ávila. INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Russinho, Villalba, Ruy Motorzinho e Carlitos. Técnico: Ricardo Díez. NACIONAL-POA: Otto; Dario Passos e Sório; Ferreira, Albrechet e Duarte; Zanin, Bombachudo, Bahiano, Rato e Ataíde. |
29/04/1942 - Citadino 1941 - 1º turno - Internacional 6 x 0 Nacional-POA
19/04/1942 - Citadino 1942 - 1º turno - Internacional 1 x 1 Grêmio
CITADINO 1942 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 1 X 1 GRÊMIO Data: 19/04/1942 Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS) Renda: 27:000$000 Juiz: Álvaro Silveira Gols: Chico 17’/2 (G); Carlitos 24’/2 (I). INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Assis, Dárcio e Abigail; Tesourinha, Ruy Motorzinho, Villalba, Moacyr e Carlitos.Técnico: Ricardo Díez. GRÊMIO: Véliz; Miro e Ruy; André, Tonelli e Heitor; Walter, Mário de Andrade, Duarte, Ivo e Chico. Técnico: Luiz Luz. |
EMPATE DE 1 X 1 ENTRE O GRÊMIO E INTERNACIONALPORTO ALEGRE, 22 (Da Sucursal de A NOITE) — No match em disputa do campeonato de football gaúcho, o Grêmio empatou com o Internacional por um goal a um.A partida esteve bastante movimentada.Fonte: A Noite (RJ), n. 10846, 22 abr. 1942, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/348970_04/14616. Acesso em: 29 jun. 2025.
12/04/1942 - Citadino 1942 - 1º turno - Internacional 5 x 2 São José-RS
CITADINO 1942 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 5 X 2 SÃO JOSÉ-RS Data: 12/04/1942 Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS) Juiz: Joaquim Rodrigues Almeida Gols: Villalba ?’/1 (I); Nena ?’/1 (I); Pita, pênalti ?’/1 (S); Carlitos, pênalti ?’/1 (I); Villalba ?’/2 (I); Villalba ?’/2 (I); Elustondo ?’/2 (S). INTERNACIONAL: Ivo Winck; Alfeu e Nena; Assis, Dárcio e Abigail; Sebinho, Ruy Motorzinho, Villalba, Moacyr e Carlitos. Técnico: Ricardo Díez. SÃO JOSÉ-RS: De Lorenzi; Pita e Rodolfo; Viana, Badanha e Kucirat; Chinês, Décio, Alemãozinho, Elustondo e Amado. |
![]() |
| "Ivo afasta a pelota com os punhos, quando Alemãozinho se dispunha a cabecear. Aparecem, ainda, na foto Assis e Alfeu, este último a melhor figura da defesa colorada". Fonte: Sport Illustrado (RJ) |
O GRÊMIO E O INTERNACIONAL FORAM OS VENCEDORES DOS PRIMEIROS JOGOS DO CAMPEONATO[...] O segundo prélio do campeonato foi disputado entre os quadros do Internacional e do São José. Este embate levou ao estádio da Timbaúva, onde também fora disputada a primeira partida, uma assistência bastante numerosa. Os "zequinhas", considerados a "asa negra" do Internacional, viram-se no fim dos 90 minutos, abatidos pelos pupilos de Ricardo Díez, que evidenciaram maior preparo e melhor classe. O "onze" colorado, que vem sendo cuidadosamente treinado pelo "coach" oriental Ricardo Díez, apresentou-se muito bem, deixando bem impressionada a sua numerosa "torcida". Os colorados, embora com a falta de dois titulares da linha de ataque, Russinho e Tesourinha, demonstraram um bom entendimento. Bastante coesos e homogêneos, não tiveram dificuldades em balancear as redes do arco de De Lorenzi por cinco vezes. Como no primeiro prélio, a "torcida" colorada viu com bastante surpresa um novo elemento no centro da linha media. Dércio, uma descoberta de Ricardo Díez, ocupou a "chave" do "onze" colorado. Este novo elemento não decepcionou, até pelo contrário, demonstrou ter bastantes aptidões para a difícil posição de centro-médio. Como o Grêmio, o Internacional andava trabalhando ativamente no sentido de solucionar o centro da linha média. Parece que os colorados foram mais felizes que os tricolores. Entretanto, como é a primeira partida de Dércio, não se pode fazer um juízo seguro de suas possibilidades, embora em seu primeiro compromisso tenha se saído bem. A "hinchada" colorada esta satisfeita com o homem. Devemos aguardar os próximos jogos para ver se Dércio se conduzirá da mesma maneira. O São José, embora em "classe" não superasse o seu forte antagonista, mostrou possuir um conjunto, que por certo virá a dar muito trabalho aos "maiorais" do nosso futebol. Possuidor de uma ótima retaguarda e com uma linha dianteira bastante regular, os "zequinhas" proporcionarão ao público no decorrer desta temporada, por certo, ótimas jogadas. Desta forma, os colorados e "zequinhas" brindaram o público desportivo que compareceu ao estádio da Timbaúva com um belo espetáculo futebolístico.Os quadros combatentes apresentaram-se assim constituídos:Internacional: — Ivo; Alfeu e Nena; Assis, Dércio e Abigail; Sebinho, Rui, Villalba, Moacir e Carlitos.São José: — De Lorenzi; Pita e Rodolfo; Viana, Badanha e Kucerat; Chinês, Décio, Alemãozinho, Elustondo e Amado.O quadro vencedor, apresentando o arqueiro da nossa última seleção, Ivo, em sua meta, teve-a bem guarnecida. O ex-arqueiro "zequinha", jogando contra o seu antigo clube, teve oportunidade de aparecer bem. A zaga Alfeu-Nena teve em Alfeu o melhor jogador em campo. O dinâmico "back" do Internacional teve uma atuação destacadíssima. Aliás, Alfeu é um dos jogadores mais regulares do "onze" colorado, pois sempre joga com muito ardor e com muita segurança. Nena também esteve bastante firme. É um companheiro à altura de Alfeu. Este é o melhor elogio que se lhe pode fazer. Nena foi o autor de um dos cinco tentos de seu bando. Este tento, inédito na história do nosso futebol, merece, portanto, que seja registrado nesta crônica com nota especial.Os colorados carregavam insistentemente. Dentro da área, Pita rechaça forte, indo o couro parar na linha que divide o campo, aos pés de Nena, que ajeita a pelota e despeja um violento tiro. A bola desce traiçoeira e perigosamente sobre o arco adversário, tendo De Lorenzi avançado para defendê-la, sem contudo conseguir, pois a pelota cobrindo-o, vai alojar-se no fundo das redes. Este gol foi 100% sensacional. A linha média composta por Assis, Dércio e Abigail, esteve muito boa. Defendeu bastante e auxiliou eficientemente o ataque. Na vanguarda, o "center" argentino Villalba foi o melhor, tendo, também, sido o "scorer" com três tentos magnníficos. Rui, atuando na meia-direita, como sempre, foi incansável. Moacir, abusando muito nos "dribblings", prejudicou em algumas ocasiões as cargas da linha. Mesmo assim, foi bom. Sebinho, fraco. Carlitos não tem repetido as jogadas que lhe autentificaram "crack". Estará decaindo? Nesta partida mostrou-se em plano bem inferior.No "onze" derrotado, Di Lorenzi esteve numa tarde bastante infeliz. Porém, pode-se assegurar que é um otimo goleiro. Pita, muito bom, teve um companheiro. Rodolfo, que embora não tenha atuado mal, abusou do jogo violento, onde apareceu em destaque. A linha média do Sao José jogou muito bem. Viana, ex-dianteiro do Porto Alegre, improvisado em médio, "deu ponto". Bastante ativo, o novo "half", apareceu em destaque. Viana, que nunca passou de medíocre atacante, poderá aparecer como um exímio médio no decorrer desta temporada. Badanha repetiu as jogadas que lhe credenciaram como centro-médio reserva da nossa última seleção. Badanha desempenhou-se muito bem. Kucerat, outro elemento valioso do São José. Jogou muito, mas também como Rodolfo, abusou do jogo violento. Na dianteira "zequinha", Décio foi o melhor, o mais trabalhador. Elustondo, em segundo plano. Chinês, discreto. Alemão, o tipo da "mosca tonta", nada fez. Amado somente na fase final justificou a sua presença em campo, alvejando seguidamente a meta adversária.A primeira fase desta partida terminou com 3 tentos a um favorável ao Internacional. Tentos de Villalba, Nena, Pita (pênalti) e Carlitos (pênalti). Na segunda fase, enquanto Villalba fez mais dois pontos, Elustondo conseguiu o segundo ponto do São José.O JUIZTanto na primeira, como na segunda partida, o juiz foi o Sr. Joaquim Rodrigues Almeida, o popular "Juca", que atualmente parece ser o "juiz único" de Porto Alegre. Em ambas partidas "Juca" apitou com correção e imparcialidade.Atualmente, em Porto Alegre, parece não haver mais ninguém que possa pegar num apito para arbitrar uma partida de futebol. Parece até que só existe o "Juca", que se vê desta forma coagido a monopolizar o mercado.Em Porto Alegre, esta questão de juízes é coisa bastante original. De tempos em tempos tiram a "assinatura" para cima de um. Como já disse, atualmente é o popular "Juca". Anteriormente foram Henrique Faillace, Álvaro Silveira, Alfredo Cesaro e agora é a vez do "Juca".Fonte: RODRIGUES, Roberval. Sport Illustrado (RJ), n. 212, 30 abr. 1942, p. 22. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/182664/7829. Acesso em: 29 jun. 2025.
07/04/1942 - Amistoso - Cruzeiro-RS 1 x 2 Internacional
AMISTOSO - CRUZEIRO-RS 1 X 2 INTERNACIONAL Data: 07/04/1942 Local: Montanha - Porto Alegre (RS) Juiz: Joaquim Rodrigues de Almeida Gols do Inter: Galhardo e Carlitos. CRUZEIRO-RS: Marne; Gaúcho e Orondo; Zica, Ingo e Ferrari; Capaverde, Jaime, Rabassa (Fierro), Humberto e Saladura. INTERNACIONAL: Ciscador; Alfeu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Sebinho, Ruy Motorzinho, Villalba, Moacyr (Galhardo) e Carlitos.Técnico: Ricardo Díez. Obs.: estreia do zagueiro Nena. |
— O E. C. Cruzeiro de Porto Alegre inaugurou domingo último as suas modernas instalações luminosas.Fonte: Correio do Paraná (PR), n. 4915, 11 abr. 1942, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/171395/15997. Acesso em: 26 jun. 2025.
04/02/1942 - Amistoso - Internacional 2 x 2 Sport
Porto Alegre, 26. (A. N.) — Deveria ter estreado, ontem aqui jogando contra o Internacional, o Sport Club do Recife. Todavia, a embaixada pernambucana, ao deixar Curitiba, onde se encontrava há dias, não se dirigiu como se esperava, para esta capital, e sim para Joinville, realizando ali dois jogos, indo após para Blumenau e Florianópolis, realizando nessas cidades novas partidas. Em vista dessa inesperada resolução, o Sport Club do Recife não virá mais a Porto Alegre, devendo regressar ao Recife da Capital catarinense.Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 100, 27 jan. 1942, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/10527. Acesso em: 26 jun. 2025.
O SPORT JOGA HOJE CONTRA O "INTERNACIONAL"FORTIFICADO O QUADRO GAÚCHO PARA ENFRENTAR OS PERNAMBUCANOSRealiza-se, hoje, em Porto Alegre, a terceira partida da temporada rubro-negra.O Sport jogará contra o Internacional, um dos mais valorosos clubes gáuchos, possuindo uma equipe forte, harmônica e combativa.O prélio está despertando muito interesse. As duas quedas dos campeões locais constituem um incentivo para os rubro-negros, enquanto os locais procurarão fortificar o quadro do Internacional.Fonte: Diário de Pernambuco (PE), n. 029, 04 fev. 1942, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/029033_12/8112. Acesso em: 26 jun. 2025.
O SPORT JOGARÁ HOJE, À NOITE, COM O INTERNACIONAL DE PORTO ALEGREDo cronista carioca Cezar Canor, que acompanha a embaixada do Sport, recebemos o seguinte telegrama:"PORTO ALEGRE, 4 — O Internacional levantou brilhantemente o campeonato do Rio Grande do Sul, de 1941, tendo atuado a partida decisiva o juiz pernambucano Palmeira. A delegação rubro negra foi recebida entusiasticamente pelo Internacional.Hoje, à noite, o Sport voltará a enfrentar a equipe principal do Internacional havendo grande entusiasmo popular por esta partida".Fonte: Pequeno Jornal (PE), n. 028, 04 fev. 1942, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/800643/66786. Acesso em: 26 jun. 2025.
AMISTOSO - INTERNACIONAL 2 X 2 SPORT Data: 04/02/1942 Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS) Renda: 12$390:000 Juiz: José Mariano Carneiro Pessoa Gols: Ademir ?'/1 (S); Djalma ?'/1 (S); Carlitos ?'/2; Osvaldo Brandão ?'/2 (I). INTERNACIONAL: Júlio Petersen; Alfeu e Álvaro; Niquelagem (Osvaldo Brandão), Assis e Abigail; Tesourinha, Russinho, Villalba, Ruy Motorzinho e Carlitos. SPORT: Manoelzinho; Zago e Salvador; Pitola, Forlan e Castanheira; Emanuel, Ademir, Pirombá, Magri e Djalmo. Técnico: Navamuel. Obs.: jogo de despedida de Osvaldo Brandão, vendido ao Palestra Itália-SP. |
Informam de Porto Alegre ter o Sport empatado, de 2x2, no jogo noturno de anteontem com o Internacional.Fonte: Diário da Manhã (RJ), n. 206, 06 fev. 1942, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093262_03/4463. Acesso em: 26 jun. 2025.
Disputando o seu último jogo em Porto Alegre, o campeão pernambucano empatou, anteontem, com o campeão gaúcho por 2x2.Fonte: Pequeno Jornal (PE), n. 030, 06 fev. 1942, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/800643/66798. Acesso em: 26 jun. 2025.
E veio o cotejo com o "Internacional", bicampeão absoluto da capital e do Estado, o clube mais popular do Rio Grande do Sul.Grande assistência compareceu ao Estádio dos Eucaliptos, para apreciar o choque entre os Leões do Norte e do Sul. Mais uma vez pôde a população presenciar um impressionante espetáculo de boa técnica e disciplina. Após ter sido dada a saida pelo Prefeito Municipal, Dr. Loureiro da Silva, que prestigiou a festa com a sua presença, os dois bandos se degladiaram esplendidamente numa demonstração clara e positiva da compreensão dos seus deveres, pois reinou ordem e disciplina exemplar. A assistência inflamada serviu apenas para dar maior brilho ao encontro.Decorridos os 90 minutos regulamentares, a porfia estava empatada por 2 pontos. Os pernambucanos foram os donos do campo na primeira fase, quando marcaram dois belíssimos "gols", ao passo que os gaúchos reacionaram muito bem no segundo período e conseguiram, com muita justiça, igualar a porfia.Fonte: Sport Illustrado (RJ), n. 203, 26 fev. 1942, p. 24. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/182664/7559. Acesso em: 26 jun. 2025.
Assinar:
Postagens (Atom)
.png)
.png)
.png)
.png)