O “GRENAL” PODERÁ APONTAR O PROVAVEL CAMPEÃO OFICIAL DA TEMPORADA DE 1940Na Timbaúva, tricolores e colorados tudo envidarão, amanhã, para obter o triunfo e assegurar a liderança do futebol localO Grenal se aproxima rapidamente, para gáudio dos fãs. Há um grande interesse para este prélio. Os prognósticos são muito volúveis.As opiniões estão divididas. Se existem os que defendem o triunfo do Grêmio, há os que encaram o êxito da "baixada" com pessimismo. Argumentam que a famosa intermediária foi desmanchada. Válter não se compara com Laxixa e André sofrerá uma pressão moral medonha, com os últimos acontecimentos, pois a torcida nunca perde vasa, nem perdoa.A própria ofensiva dos tricolores é criticada. Alexandre aparecerá na meia direita, em lugar de Vanário, há muito afastado dos ensaios, Mario Nidsberg, na ponta direita, também poderá ser molestado pelos colorados. No centro: Cezar Bazílio e na esquerda Fogo e Duarte.O triângulo final aparece como o setor mais sólido do time de Telêmaco Frazão de Lima.O PANORAMA COLORADOOs vaticínios gremistas não destoam muito das "hipóteses" levantadas pelos apreciadores do "rolo compressor".Servem-se os adeptos dos tricampeões da cidade do último compromisso dos rubros frente ao Cruzeiro. Dizem que o Internacional venceu de modo convincente, no escore... Tecnicamente, porém, a exibição dos pupilos de Dilorenzi merece severos reparos. A intermediária marcou deficientemente, aliás, quase não teve quem marcar, dado o péssimo desempenho dos pontas cruzeiristas. Magno teve um trabalho fácil, considerando-se que os azuis usaram e abusaram do jogo alto. O companheiro de Risada pouco impressionou. Álvaro parece ser um ponto fraco do sexteto colorado.A ofensiva é respeitada, em parte. Muitos não concordam com a ação de Castillo, atribuem-lhe falta de forma. Nada dizem, entretanto, da eficiência do arqueiro e dos demais atacantes, apontados como os mais perigosos do campeonato de 1940.As previsões só nos levam à uma conclusão de que teremos um sensacional choque futebolístico, domingo, na Timbaúva.— Representante da Amgea: Edmundo Lamb. Árbitro: Alfredo Cesaro.UMA BOA PRELIMINARDe comum acordo, a Amgea assentou com os interessados realizar a terceira partida da série de melhor de três do "porão". Assim, Renner, e Porto Alegre, também irão à Timbaúva, proporcionando uma boa preliminar, com início às 13,45 horas com 15 minutos de tolerância.O QUADRO COLORADOA turma colorada não tem ainda uma escalação definitiva. O ensaio de anteontem, nos "Eucaliptos", satisfez plenamente aos que assistiram.Do arco, Carlos Dilorenzi e Cavedini só decidirão o titular no próprio campo da luta. Júlio e Marcelo são duas verdadeiras pilhas de nervos, daí a preocupação dos técnicos rubros em só escalar o efetivo no instante derradeiro. A zaga apresentará nova constituição. Alfeu retornará ao lado de Risada, saindo Álvaro.A intermediária dos colorados será formada por Assis, Magno e Pedrinho. O ponto alto do "rolo compressor" reside na ofensiva. Ela recebeu ligeiros retoques com o reaparecimento de Marques que fez um bom treino anteontem. Carlitos também se exibiu de "center", ocupando igualmente a ponta esquerda. A provável organização da ofensiva da "Chácara dos Eucaliptos": Tesourinha — Russinho — Marques (Carlitos) — Rui — Carlitos ou Castillo.Fonte: Diário de Notícias (RS), n. 219, 19 out. 1940, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_02/3081. Fonte: 16 jun. 2025.
O VENCEDOR DO GRENAL DE HOJE É O CAMPEÃO VIRTUAL DESTE ANOCom a intermediaria desarticulada, o Grêmio procurará abater o InternacionalSERÁ NO ESTÁDIO DA TIMBAÚVA O TERCEIRO “GRE-NAL” DO ANOPORTO ALEGRE E RENNER NA PRELIMINAR, PARA APURAÇÃO DO CAMPEÃO DO “PORÃO”
A FORMAÇÃO DOS QUADROS GRÊMIO EDMUNDO
DARIO — LUIZ LUZ
ANDRÉ — NORONHA — WALTER
MARIO — ALEXANDRE — CEZAR — FOGUINHO — DUARTECampo da Timbaúva — Início às 15,45 horas CASTILLO — RUI — CARLITOS — RUSSINHO — TESOURINHAPEDRINHO — MAGNO — ASSISRISADA — ALFEUJÚLIOINTERNACIONAL Preços: 5$, 4$, 3$, 2$ e 10$ — Juiz: Alfredo Cesaro Prosseguindo o campeonato oficial da cidade, a AMGEA fará realizar hoje, na Timbaúva, como campo neutro, o encontro mais sensacional para as torcidas do Grêmio e Internacional, fazendo estes clubes se defrontarem pela última vez no atual certame.Tricolores e colorados anseiam pelo momento supremo. Mais algumas horas e os dois tradicionais rivais estarão frente a frente, talvez para decidirem o título de campeão da metrópole, se não surgir qualquer outro tropeço no meio da jornada.Se os "diabos rubros" vencerem, terão dado maior passo para a conquista do cetro de campeões de 1940, faltando-lhe apenas os rajados e os Zequinhas.O Grêmio vai estrear o turno neutro, não tendo se desobrigado de nenhum compromisso na última rodada. Ainda lhe aguardam: Cruzeiro, São José e Força e Luz.O INTERNACIONAL É FAVORITOOs prognósticos gerais se inclinam para os pupilos da dupla Dilorenzi-Cavedini, dadas as condições individuais dos componentes do "rolo compressor". Outro fator que contribui para o favoritismo é o poderio da artilharia rubra, integrada por Tesourinha — Russo — Carlitos — Rui e Castillo. A inclusão de Marques é problemática, devendo ser decidida no campo dos Eucaliptos, momentos antes dos jogadores rumarem para o "tapete verde" do Caminho do Meio.A intermediária poderá apresentar-se com Pedrinho na esquerda, em vez de Assis. Dilorenzi opinou-nos que, por ele, apresentaria o mesmo esquadrão que enfrentou o Cruzeiro.A zaga que ontem apresentamos com Alfeu e Risada não esta firme. Há muito despiste e desejo de ocultar a verdadeira constituição do quadro, como se isso influísse para a decisão dos 90 minutos. Infelizmente e superstição domina muito dirigente do "soccer" local, dando um triste exemplo. Enfim, seja como quiserem.Apesar dos pesares, a torcida mostra-se mais propensa a acreditar no êxito dos colorados. Como já divulgamos, os "enragés" argumentam com a desarticulação da intermediária dos tricolores a pouca eficiência da ofensiva comandada por Cezar Bazílio.SURPRESA É MUITO DO FUTEBOLSe o panorama colorado é de franco otimismo, nota-se certa apreensão e reserva na "baixada". Mas, existem os convictos da combatividade e energia dos tricampeões da cidade. Lembram-se de que "o Grêmio sempre ganha, quando é preciso". Repetir-se-á a sentença?Telêmaco Frazão de Lima não se descuidou do preparo de sua turma e se mostra confiante. Vamos ver e luta dos dois líderes e candidatos ao título máximo da cidade.JUIZDe comum acondo dirigirá o clássico nº 1 da cidade o conhecido árbitro Alfredo Cesaro, o que, por si só, constitui uma garantia do êxito desse embate.AUTORIDADESRepresentará a AMGEA nesse grande encontro o desportista Edmundo Lamb, 2º vice-presidente da entidade metropolitana. Gera representante do Departamento Técnico o desportista Benjamin Simões. Para auxiliarem o árbitro foram escalados os seguintes bandeirinhas: Antônio Estima de Castro e Guilherme Sroka.HORÁRIOA partida preliminar entre os quadros do Renner e Porto Alegre será iniciada às 13,45 horas, com 15 minutos de tolerância. O jogo entre os dois tradicionais rivais Grêmio e Internacional começará às 15,45 horas, com 15 minutos de tolerância.PREÇO DAS LOCALIDADESDe comum acordo foram fixadas as seguintes tabelas de preços para o Grenal de hoje:Pavilhao, 5$000 — Meio pavilhão, 3$000; Geral, 4$000 — Meia geral, 2$000; Cadeiras numeradas, 10$.As localidades continuarão à venda hoje até às 12 horas, no Café Nacional da rua dos Andradas e dessa hora em diante nas bilheterias do estádio do Caminho do Meio.UM BILHETE DE 500 CONTOS AO VENCEDORA conhecida Agência Vitória oferecerá ao quadro que vencer o grande prélio de hoje um bilhete inteiro da Loteria do Estado, a extrair-se no próximo dia 7 de novembro.FLÂMULAS COLORADASDurante o grenal de hoje o Departamento de Propaganda e Cooperação do Internacional fará a distribuição de flâmulas coloradas, mandadas confecionar no Rio pela Pirostampa S. A.NOTAS DOS CONTENDORESINTERNACIONAL - Para o match de turno neutro, a realizar-se hoje, no campo do G. S. Força e Luz, com o nosso valoroso coirmão Grêmio Futebol Porto Alegrense, foram tomadas de nossa parte as seguintes resoluções:Direção geral — a cargo do presidente sr. Hoche de Almeida Barros, auxiliado pelos demais diretores.Portões — a cargo dos tesoureiros do Internacional e Grêmio, auxiliados pelas pessoas por eles indicadas.Jogadores — a cargo dos diretores de campo — srs. Carlos De Lorenzi e Orlando Cavedini, que determinaram que os seguintes jogadores estejam no campo do Internacional, às 14,30 horas em ponto, para seguirem fardados para o campo do jogo:Alfeu — Júlio — Marcelo — Risada — Pedrinho — Magno — Assis — Carlitos — Castillo - Tesourinha — Russinho e Rui.GRÊMIO - Para o grande jogo de hoje entre o Grêmio Porto Alegrense e o Sport Club Internacional, o campeão da cidade nomeou os seguintes consócios, que, com os do Internacional, fiscalizarão os portões de entrada: direção geral, tesoureiro Armando Ciaglia; auxiliares, Ramiro Bernd, Mario Issler, Frederico R. Ferreira, Joaquim R. de Almeida e Saturnino Vanzelotti. Esta comissão deverá achar-se no campo do Força e Luz, às 12 horas, quando serão abertos os portões.Estão escalados para às 11 horas, na Baixada, os jogadores seguintes: Edmundo — Enobar — Dario — Luiz Luz — André — Noronha — Valter — Mario — Alexandre — Cezar — Fogo e Duarte.A PRELIMINAR DO GRENALOs clubes Porto Alegre e Renner disputarão, hoje, no Estádio da Timbaúva, como preliminar do Grenal, e terceira partida da série da "melhor de três", para apurar o campeão da série B e consequentemente o clube do porão que terá acesso à serie A. No primeiro jogo dessa série o Porto Alegre venceu por 3 a 1 e no segundo verificou-se o empate de 3 a 3. Se os caturritas vencerem ou empatarem a rodada de hoje serão os campeões do "porão" e se pelo contrário, os vencedores forem os renistas, terá que ser jogada uma quarta partida. É grande a expectativa para esse jogo, dada a importância de que o mesmo se reveste.JUIZ E AUTORIDADESPara dirigir esse encontro foi sorteado, sexta-feira pelo presidente da Amgea na presença dos clubes interessados, o juiz Agostinho Guglieri, do Departamento Desportivo da Viação Férrea. Servirão de bandeirinhas: Fidélis Mastracusa e Aristeu dos Santos. Representante da Amgea, dr. Benjamin Borges, 3º vice-presidente e representante do Departamento técnico, Benjamin Simões.HORÁRIOEsse embate será iniciado às 13,45 horas, com 15 minutos de tolerância. [...]Fonte: Diário de Notícias (RS), n. 220, 20 out. 1940, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_02/3097. Acesso em: 17 jun. 2025.
CITADINO 1940 - 3º TURNO - INTERNACIONAL 4 X 3 GRÊMIO Data: 20/10/1940 Local: Timbaúva - Porto Alegre (RS) Renda: 31:540$000 Juiz: Alfredo Cesaro, auxiliado por Antônio Estima de Castro e Guilherme Sroka. Gols: Mário 9'/1 (G); Tesourinha 10'/1 (I); Tesourinha 25'/1 (I); César Basílio 45'/1 (G); Russinho 3'/2 (I); Mário 11'/2 (G); Russinho 23'/2 (I). INTERNACIONAL: Marcelo; Álvaro e Risada; Alfeu, Felix Magno e Assis; Tesourinha, Russinho, Carlitos, Ruy Motorzinho e Castillo. Técnico: Orlando Cavedini. GRÊMIO: Edmundo; Dario e Luiz Luz; André, Noronha e Válter; Mário, Alexandre, César Basílio, Foguinho e Duarte. Técnico: Telêmaco Frazão de Lima. |
| Em pé: Assis, Felix Magno, Alfeu, Risada, Álvaro e Marcelo. Agachados: Tesourinha, Russinho, Carlitos, Ruy Motorzinho e Castillo. Fonte: 1909 em cores |
![]() |
| "Uma oportunidade perdida: empatada a partida em três tentos, Cezar junto ao arco chuta violentamente e Marcelo defende de punhos, afastando o perigo". Fonte: Sport Illustrado (RJ) |
| "Alexandre, avante tricolor, salta com os zagueiros parecendo mostrar com os dedos: 'Já tomamos 4 gols... Vou ver se desconto'". Fonte: Sport Illustrado |
| "Edmundo “encaixa” firme, enquanto Carlitos se detém, olhando o juiz, que apitara uma faita de Tesourinha (impedimento?). Dario e Luiz auxiliam o arqueiro". Fonte: Sport Illustrado |
| Álvaro é carregado após a a vitória no clássico. Fonte: 1909 em cores |
RUBROS NA LIDERANÇA ABSOLUTA DO CAMPEONATO—A OFENSIVA COLORADA APROVEITOU MELHOR AS OPORTUNIDADES E ABATEU AO GRÊMIO: 4 X 3O panorama geral do Grenal não apresentou as caracteristicas desejadas. Ardor em lugar da tática. Russinho, o goleadorO "clássico" nem sempre justifica o nome e as honrarias...Internacional e Grêmio conseguiram arrastar milhares e milhares de torcedores, que assinalaram um recorde de bilheteria no certame oficial de 1940, mas ofereceram pouquíssimos lances emocionantes.Por sete vezes, o público teve a sensação máxima que lhe é proporcionada pelo futebol. A contagem alarmante, antes de tudo, depõe contra a qualidade do prélio. Realmente, a pugna, sob o aspeto tático, teve contornos paupérrimos decepcionantes mesmo.Convenhamos que sete gols em nada recomendam as defesas.O COMPORTAMENTO DOS COLORADOSNuma de nossas crônicas analisamos as possibilidades dos dois "sextetos".O cotejo da Timbaúva veiu confirmar a crítica. Embora vencendo o "derby" metropolitano, os rubros apresentaram falhas e falhas grosseiras, sobretudo na defesa, onde três homens podem isentar-se da classificação "sofrível". Risada, Magno e Marcelo. Álvaro com suas entradas oscilantes e indecisas, a chutar, no lado direito, sistematicamente, com o pé esquerdo, causou diversos "pânicos". Alfeu se apresentou numa tarde negra. Correspondeu ao dia fosco. Findou na ponta direita, baixando Tesourinha. Assis, na esquerda, não convence, assim mesmo manteve-se ativo.O ataque já se firmou como o melhor da cidade. Russinho é o grande animador e construtor. Segue-se-lhe em méritos Tesourinha. Rui, o "municiador". Carlitos veloz, pouco empreendedor, perigoso, sempre atento aos momentos propícios. Castillo em plano inferior.TRIUNFO MERECIDOA ação em conjunto dos dois adversários, incontestavelmente, não nos agradou. Entretanto, é lícito declarar que o Internacional mereceu o triunfo. Agiu com superioridade, com sangue e vontade contínua. Onde a tática falhava, o ardor excedia. E isso ocorreu nos dois quadros. A centelha colorada, todavia, ultrapassou a dos tricolores, que cedo bruxoleava.Apesar dos pesares, os "diabos rubros" estiveram melhores e... ganharam.A AÇÃO DOS TRICOLORESOs pupilos de Telêmaco fizeram um primeiro tempo apreciável. Jogadas concenciosas, sobressaindo certo entendimento, em que pesem as falhas de Alexandre, Walter e André, na intermediária, também claudicavam.Noronha exibiu-se neste período de modo soberbo. Fogo, na linha, foi o "super-homem". Alfeu, destacado para "policiar" o vigoroso entre-ala canhoto levou um "passeio". Acontece que o veterano não resistiu à fadiga. Esmorecendo Fogo, a linha da "baixada" desapareceu por completo dando intenso trabalho a Noronha e à zaga.A situação se agravou nos últimos dez minutos. Luiz Luz, contundido, saiu alguns instantes e depois permutou com Válter. Ao Grêmio nada adiantaram as condições precárias de Alfeu, pois ele padecia de mal idêntico, agravado pela deficiência do meia-direita, sempre a inutilizar as investidas com maus passes ou abuso de jogo individual.OS GOLSO Grêmio abriu a contagem. A ofensiva tramou com rapidez, aos 9 minutos e meio, evoluindo pela esquerda. Fogo cedeu a Cezar e este derivou logo a Alexandre, que habilitou Nidsberg. O ponta "acomodou" o couro com facilidade.Pouco durou a vantagem. Uma entrada espetacular de Tesourinha neutralizou a conquista tricolor, aos 11 minutos. Um gol em lindo estilo.O mesmo Tesourinha, aproveitando-se de um foul batido por Magno, registra o 2º gol. Um "frango" de Edmundo.No derradeiro minuto, Risada, Assis e Álvaro se confundem com Nidsberg e este atrasa a Cezar Bazílio que faz estremecer as redes de Marcelo, equilibrando o escore.No período complementar, Magno apoia a Russinho (48) que obteve o terceiro ponto. Aos 59, Nidsberg fogo pela direita e estabelece novo equilíbrio. Oito minutos mais tarde Russinho consigna o ponto de honra (4 x 3). A luta se inclina francamente para os rubros até soar o apito do cronometrista.Internacional: 4Grêmio: 3Árbitro: Alfredo Cesaro: bomRenda: 31:540$000Os quadros:INTERNACIONAL:Marcelo — Álvaro — Risada — Alfeu (Tesoura) — Magno — Assis — Tesoura (Alfeu) — Russinho — Carlitos — Rui e Castillo.GRÊMIO:Edmundo — Dario — Luiz (Walter) — André — Noronha — Walter (Luiz) — Nidsberg — Alexandre — Cezar — Fogo e Duarte.Os melhores: Russinho, Fogo, Noronha e Risada.Fonte: Diário de Notícias (RS), n. 221, 21 out. 1940, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_02/3125. Acesso em: 17 jun. 2025.
O MELHOR JOGO DE PORTO ALEGREO CLÁSSICO DA CIDADEINTERNACIONAL, 4 X GRÊMIO, 3Não satisfez amplamente o combate tradicional entre os dois mais fortes quadros da cidade. Aliás, isto é de se esperar, numa partida em que unicamente o ardor tem o papel principal, sobrepondo-se à technica. No Rio ou em São Paulo, quando se batem o Flamengo e o Fluminense, e o Corinthias contra o Palestra, a característica predominante é quase sempre a falta de técnica e o excesso de ardor. Porto Alegre não poderia fugir à regra, pondo em campo seus mais credenciados representantes.Não agradou de um modo geral, porque no que diz respeito a tentos, houve bastante (7!), numa demonstração de bons ataques e defesas falhas. A não ser o equilíbrio do marcador, oscilando entre um e outro contendor, nada mais apresentou digno de menção o prélio decisivo para o campeonato citadino.***O Internacional apresentou-se em campo como franco favorito, dada a ausência de alguns titulares do seu rival, como Laxixa, ora atuando no Botafogo e que bastante falta fez, e Vanário, meia-direita, substituído por Alexandre, um futuroso jogador, mas que não preencheu satisfatoriamente, o lugar do veterano "índio".Tendo atualmente a melhor artilharia da cidade, composta por Tesourinha, Russinho (várias vezes integrante do combinado gaúcho e aquele requisitado por Pimenta para integrar o team brasileiro), Carlitos, Ruy e Castillo, o Internacional encontrou alguma dificuldade para abater o adversário, em vista da defecção da intermediária, onde unicamente se salientou Magno, outro veterano, e a falha sensível do zagueiro direito, Álvaro, da equipe secundária, elevado à principal. Mesmo assim, conseguiu o trinfo, bastante merecido porque soube tirar partido das situações apresentadas, transformando-as em gols, objetivo essencial para se ganhar um prélio.***O tricampeão da cidade, o Grêmio, teve, ao contrário, seu ponto alto na defesa, isto é, nos dois zagueiros, que sustentaram com galhardia o assédio rubro, e no "eixo", sob a responsabilidade de Noronha, que mais uma vez confirmou suas qualidades de excelente jogador, frente ao seu mestre e "inimigo", o "chave" contrário, Magno. Naqueles três homens residiu a possibilidade dos tricolores surpreenderem a perícia de Marcelo, conquistando três tentos e dando um aspecto de equilíbrio para a partida, que durou quase todo o primeiro tempo e um pouco do segundo.A linha dianteira gremista desapareceu por completo, salientando-se unicamente Foguinho, também veterano (até parece que era o dia dos veteranos... ), que trouxe em polvorosa a defesa encarnada, dando um insano trabalho ao médio colorado.***Em linhas gerais, este foi o panorama que se pôde apreciar na contenda de domingo, com algumas jogadas de sensação e técnica... pouca. Até o tempo esteve ruim, sombrio, pressagiando qualquer coisa, que felizmente não surgiu.Investigando individualmente os quadros, podemos salientar no Internacional o trabalho de Risada (mais outro veterano...), que foi o sustentáculo do triângulo final, Magno de centro médio, Russinho e Tesourinha, avantes, que garantiram o sucesso do prélio com boas jogadas, merecedoras de aplausos. Marcelo, o guardião, muito nervoso, permitiu um gol que nos pareceu defensável, entretanto não comprometeu. Álvaro, o outro zagueiro, falhou por diversas vezes, comprometendo o quadro, mas salvando também algumas oportunidades do adversário, o que equilibrou seu modo de atuar. Na intermediária, Alfeu não pôde aparecer, levando um "passeio" de Foguinho e terminou lesionado, passando a atuar na ponta, quase no final do jogo, cedendo seu lugar ao extrema Tesourinha, que desempenhou bem o seu novo papel. Assis, mais conhecido por "Nenê", também visado por Pimenta quando aqui esteve, como o melhor médio direito, atuando na esquerda não se exibiu a contento, mas fez uma boa partida. No ponto alto da equipe, isto é, a linha dianteira, Ruy, Carlitos e Castillo mereceram a classificação "muito bom", "bom" e "regular", respectivamente, sendo que Castillo, extrema esquerda, não teve muita oportunidade de demonstrar suas qualidades, uma vez que o jogo foi quase todo ele feito pela direita, quando, se insistissem pela esquerda, talvez desse lugar ao aumento do marcador, pois o ponta estava muito desmarcado.Sem um desempenho perfeito, o Internacional mereceu ganhar, porque atuou com superioridade em determinadas ocasiões e soube tirar partido da situação obtendo gols, que lhe garantiram o triunfo e foram o reflexo da vontade férrea de vencer que possuíam seus jogadores.***O Grêmio não esteve num de seus melhores dias, salientando-se unicamente, como já referimos, o trabalho do trio final e o centro médio, dignos de todo o aplauso. Edmundo, arqueiro, aparou pelotaços difíceis, mas teve a infelicidade de ser vencido por um gol que pareceu "frango". Dario e Luiz Luz, ambos integrantes do combinado gaúcho por diversas vezes, reeditaram suas brilhantes atuações de outros tempos, demonstrando estarem em forma, ainda. Noronha, de centro médio, viu-se sozinho diante da artilharia colorada, conseguindo neutralizá-la enquanto teve fôlego, depois... a partida terminou e o adversário ganhou! Deve o Grêmio a Noronha o assédio que conseguiu manter durante algum tempo, ao arco inimigo, dando insano trabalho ao triângulo final rubro, que se viu vencido por três vezes. Não só defendeu o valoroso center-half, como também auxiliou bastante a Foguinho, cérebro do ataque tricolor, equilibrando a contenda por largo tempo. O meia esquerda salientou-se por sua combatividade e energia, alimentando seus companheiros enquanto não cansou e dando vida ao ataque gremista que por diversas vezes esmorecia, na falta de construtores capazes, para auxiliar o trabalho de Foguinho. Com este, o arco adversário passou por um verdadeiro "carrinho de fogo"... Dos médios, André superior a Walter, que não pôde prender eficientemente a ala direita rubra, deixando-se envolver com muita facilidade. Laxixa fez muita e muita falta. Na dianteira, Mario, na ponta direita, fez uma ótima partida, conquistando dois gols, em boas condições, que o credenciam para efetivo na posição. Malaquias na esquerda, apesar de "solto" não apareceu muito... Temos, finalmente, Alexandre, meia direita improvisado (pois sua posição verdadeira é centro-avante), que demonstrou muito sangue, combatividade, mas não conseguiu convencer na meia. Ora fazia jogadas pessoais, inutilizando uma avançada, ora fazia passes atrasados, permitindo o alívio da defesa adversária. Gostamos mais de vê-lo atuar no centro do ataque, onde seu cérebro produz mais do que o demonstrado domingo último. É jovem e promete, faltando-lhe apenas, para tornar-se um crack, uma boa orientação individual e mais traquejo, que se obtém, justamente... jogando.MARCHA DO MARCADOR1º (Grêmio) — Noronha dá a Foguinho, que estende a Bazílio e este a Alexandre. O meia corre, atrai um contrário e cede ao ponta. Mario entra corrido e não tem dificuldade em abrir a contagem da tarde, aos 9 minutos.2º (Internacional) — Tesourinha, segundos após, entra fulminantemente, numa centrada, desarmando Edmundo e empatando o prélio. 1x1!3º (Internacional) — Magno bate uma falta, a bola cai sobre a área e Tesourinha aproveita para obter o segundo ponto. (Teria sido "frango" do arqueiro?). 2x1.4º (Grêmio) — Alexandre controla a pelota e estende para Niedesberg, que corre até o canto direito do arco. Risada, Álvaro e Assis vão ao seu encontro, deixando a área vazia. Há um entrevero e Mario leva a melhor, dando atrasado para Bazílio, que defronte ao arco esperava calmamente o que "sobrasse" da luta. Este, sem ser incomodado, atira inapelavelmente, empatando de novo: 2x2!Quer nos parecer que foi uma falha da zaga, deixando os contrários completamente sozinhos.5º (Internacional) — Mais uma vez os rubros tomam a dianteira, por intermédio de Russinho, o goleador, que aproveitando um passe de Magno, desempata o jogo, já no segundo tempo, isto é, aos 48 minutos. 3x2!6º (Grêmio) — Dominam os tricampeões, até que o Internacional vai à carga, descendo toda a defesa para apoiar o ataque. Luiz Luz rebate e Noronha passa a Niedesberg, que foge, perseguido por Nenê. Ao aproximar-se do arco, Mario aplica uma finta "de criança" em Assis e frente ao gol chuta com o pé esquerdo, sem dar oportunidade a Marcelo de defender: 3x3! Delírio da torcida!7º (Internacional) — Estava escrito, porém, que os rubros não perderiam a jornada porque estavam atuando melhor e mereciam ganhar. Assim, depois do empate derradeiro, os vermelhos atiraram-se com vontade e viram coroados seus desejos e esforços aos 67 minutos de jogo: Há uma carga pela direita, Tesourinha corre na pelota, que ia sair, controla de cabeça e passa para o centro. Carlitos atira em gol, Luiz defende fracamente, ficando a bola dentro da área. Russinho ajeita o couro com o peito e... estava decretada a vitória!Apitou a contenda o conhecido árbitro Alfredo Cesaro, que atuou bem. A renda foi a maior na capital, ultimamente: 31:540$000! Recorde do clássico.Os teams estavam assim constituídos:GRÊMIO — Edmundo; Dario e Luiz Luz; André, Noronha e Walter; Mario Niedesberg, Alexandre, Cezar Bazílio, Foguinho e Duarte.INTERNACIONAL — Marcelo; Álvaro e Risada; Alfeu, Magno e Assis; Tesourinha, Russinho, Carlitos, Ruy e Castillo. [...]Fonte: RABELLO, Pythagoras. Sport Illustrado (RJ), n. 134, 31 out. 1940, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/182664/5452. Acesso em: 17 jun. 2025.
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)