28/09/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Paraná 0 x 0 Internacional

INTER ENFRENTA CLAUDIÃO NO PARANÁ
O Inter espera tirar vantagem da ansiedade do Paraná, que não vence há nove jogos, para conseguir mais uma vitória fora de casa, hoje, e encostar na Portuguesa, líder do Brasileiro. O técnico Celso Roth insistiu nos treinos de cobranças de falta e escanteio e enfatizou ao elenco que o jogo deve ser um dos mais difíceis do time até agora. O destaque do adversário é a estréia do técnico gaúcho Cláudio Duarte, que aposta numa retomada do clube paranaense rumo à classificação.
O Inter não deve ter o meio-campo Arílson, que lesionou o músculo adutor da coxa direita no treino de quinta-feira. Christian, que durante a semana sentiu dores na garganta, tem presença garantida desde o início. Christian que teve que tomar doses de penicilina injetável.
Marcelo mais uma vez iniciará a partida. Embora desde o começo do ano ostente a condição de reserva, Marcelo jogou todas da equipe no Brasileiro, feito só igualado pelo titular Sandoval.
Ele iniciou 11 jogos e entrou no decorrer de outros seis. Mas não acredita que a titularidade está perto, nem no caso de se destacar hoje. “O Arílson é um grande jogador e é o titular. Mesmo se eu entrar bem e for elogiado, não vou me iludir, pois sei que a tendência é voltar para o banco. Já estou vacinado e não vale a pena me empolgar”, lamenta. “O lado bom é que eu entro em qualquer vaga no meio-campo”, observou.
Fonte: Correio do Povo (RS), 28/09/1997, p. 24.

INTER ESPERA POR LESIONADOS PARA ENFRENTAR PARANÁ
Porto Alegre - O meia-armador Arílson sentiu uma lesão muscular e passou a ser a dúvida do Inter para o jogo deste domingo, em Curitiba, contra o Paraná. Caso seja vetado pelo departamento médico, cederá seu lugar para Marcelo.
O centroavante Christian, ainda com a garganta inflamada, permanece como dúvida, mas acredita que até este domingo estará recuperado. Ele disputa com os atacantes Edmundo, do Vasco, e Dodô, do São Paulo, a artilharia do Campeonato Brasileiro e, além disso, espera ser novamente convocado pelo técnico Zagallo para integrar a Seleção Brasileira, desta vez para o amistoso com Marrocos, dia 9 de outubro, no Mangueirão, em Belém.
Por esse motivo, Christian não admite ficar fora da partida contra o Paraná. Mas, se não melhorar da inflamacao na garganta, será substituído por Sílvio. O treinador Celso Roth optou pela permanência de Celso Vieira na lateral-esquerda, apesar de Luciano ter cumprido suspensão. Roth considera das mais difíceis a partida contra o Paraná, pelo fato de o
adversário ganhar nova motivação com a estréia do treinador Cláudio Duarte e de precisar vencer de qualquer maneira, acabando com um jejum de nove jogos sem vitoria.
O Inter inicia neste domingo uma série de três partidas consecutivas fora de casa. Depois do Paraná, o time terá que enfrentar o Criciúma em Santa Catarina e o Guarani em Campinas.
Fonte: Pioneiro (RS), 27/09/1997, p. 47.

PARANÁ SÓ PENSA EM RECUPERAÇÃO
CURITIBA - O treinador Cláudio Duarte promete um novo Paraná contra o Internacional de Porto Alegre, no jogo de hoje, às 15h30, no Estádio Erton Queiroz, em Curtiba. Duarte substituirá Sebastião Lazaroni no comando da equipe paranaense, que caiu após a derrota de 4 a 1 para o Vasco, sábado, em São Januário.
O Paraná iníciou o Brasleiro em grande estilo - chegou a liderar a competição por três rodadas. Depois caiu e já está ameaçado de não conseguir classificação entre as oito equipes que vão disputar a fase final do torneio.
O Inter também liderou o Brasileiro, e só deixou a ponta da tabela após três derrotas consecutivas: 1 a 0 para o Juventude, 2 a 0 para o Sport, e 2 a 1 para o Vasco. A vitória de 3 a 1 sobre o Goiás, domingo, aliviou o clima. Um bom resutado hoje devolveria defintivamente a tranquilidade ao treinador Ceiso Roth.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 28/09/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/285667. Acesso em: 26 jul. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - PARANÁ 0 X 0 INTERNACIONAL
Data: 28/09/1997
Local: Érton de Queiroz - Curitiba (PR)
Público: 8.645 pagantes
Renda: R$ 49.620,00
Juiz: Flávio de Carvalho, auxiliado por Sérgio Cenedezi e José Basileu Gavioli.
Cartões: Célio Lino, Edinho Baiano (P); Sílvio, Marcelo Rosa, Ânderson Luiz e Régis (I).
Expulsão: Christian (I).
PARANÁ: Régis; Célio Lino (André Luís), Edinho Baiano, Fábio Carille e Eleomar; Reginaldo Vital (Sandro Goiano), Reginaldo, Tcheco, e Luís Fernando (Gauchinho); Mazinho Loyola e Rafael. Técnico: Cláudio Duarte.
INTERNACIONAL: André; Enciso, Marcão, Régis e Celso Vieira (Espínola); Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Marcelo Rosa; Fabiano (Sílvio) e Christian. Técnico: Celso Roth.

Em lance brutal, Celso Vieira divide com Reginaldo
e fratura a perna direita.
Fonte: Pioneiro

INTER CONQUISTA UM EMPATE HERÓICO
Mesmo com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, o Inter teve garra para segurar o Paraná, ontem, em Curitiba. Empatou sem gol e está dois pontos atrás do líder do Brasileiro. Soma 35 pontos e, se vencer o Criciúma, quarta-feira, em Cascavel (PR), virtualmente garantirá sua vaga à próxima fase. A baixa foi o lateral-esquerdo Celso Vieira, que logo no início do jogo fraturou a tíbia direita após entrada duríssima de Reginaldo e está fora da competição (leia matéria abaixo).
O Paraná atacou mais, mas o Inter criou as melhores chances. Aos 7 minutos, Christian invadiu a pequena área e dividiu com o goleiro, que evitou o gol. A não expulsão de Reginaldo (sequer levou amarelo) no lance com Vieira enervou o Inter e os dois times cometeram faltas violentas. Roth reclamou à beira do campo e foi expulso aos 21. Christian, que já tinha amarelo, entrou duro em Fábio e levou o vermelho aos 43.
Na etapa final, o time gaúcho soube segurar o Paraná, que não levou perigo à meta de André: 0 a 0.
Fonte: Correio do Povo (RS), 29/09/1997, p. 24.

INTER SEGUE NA VICE-LIDERANÇA
Curitiba - O Inter conseguiu um daqueles empates sem gols que se convenciona qualificar de bom ontem à tarde contra o Paraná, em Curitiba. Bom porque jogou muito pouco na primeira etapa. Atuou por quase 50 minutos com um jogador a menos - Christian levou cartão vermelho aos 43 minutos - e teve seu técnico expulso do banco aos 19, no primeiro tempo. Com isso, somou mais um ponto, agora tem 35 pontos, e manteve a segunda posição isolada do Brasileirão.
O futebol das duas equipes na primeira etapa apareceu muito pouco. O Inter teve apenas uma chance com Christian para grande defesa de Régis. Já o Paraná conseguiu menos ainda. O único perigo ao gol de André era o rápido Mazinho Loyola. As conclusões, porém, eram deficientes.
A ausência de futebol foi substituída pelas faltas e principalmente lances maldosos. Aos quatro minutos, o volante Reginaldo dividiu forte com o lateral-esquerdo Celso Vieira. O jogador colorado fraturou a tíbia e foi substituído por Espínola.
Na segunda etapa, os jogadores esfriaram os ânimos. O Paraná tocou a bola na tentativa de achar um buraco na defesa colorada. Foi difícil. O sistema de marcação estava sólido. Aos 39 minutos, André Luiz perdeu grande chance. A partir daí, o time gaúcho tocou bem a bola e assegurou mais um ponto.
Fonte: Pioneiro (RS), 29/09/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/245388. Acesso em: 04 ago. 2023.

Postar um comentário