05/10/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Guarani 1 x 1 Internacional

INTER ESPERA CONQUISTAR A VAGA HOJE
O Inter entra em campo, hoje, com um só pensamento: derrotar o Guarani em Campinas (SP) e conquistar, com cinco rodadas de antecipação, a tão sonhada classificação para a próxima fase do Brasileiro. Com uma vitória, o time permanecerá na liderança isolada da competição e, de quebra, somará 41 pontos, um a mais que o mínimo necessário para garantir uma das oito vagas. O clube paulista, 24º colocado, luta para escapar do rebaixamento.
O grupo colorado, que vem de vitória contra o Criciúma em Cascavel (PR), está confiante em um outro bom resultado fora de casa. “Nosso ritmo havia caído um pouco, mas retomamos a boa fase e podemos até surpreender o adversário”, comenta Marcelo, que segue no meio-campo no lugar de Arílson, lesionado. 
O lateral-direito Gustavo substitui Enciso, suspenso, e vê no jogo uma nova chance de voltar a ser titular. “Mas tenho que jogar bem”, lembra. “Só conseguiremos um bom resultado se continuarmos com uma marcação forte. Não podemos nos descuidar nem um segundo”, adverte o volante Ânderson.
A principal esperança do Guarani é o atacante Aílton, ex-Inter, artilheiro da equipe. Cumprem suspensão o zagueiro Sorlei, o volante Luciano e o meio-campo Élson, outro com passagem pelo Beira-Rio. O clube não vence há 12 jogos.
Fonte: Correio do Povo, 05/10/1997, p. 24.

INTER COBIÇA A CLASSIFICAÇÃO
Porto Alegre - Ninguém está mais perto da classificação para a próxima fase do Brasileirão do que o Inter. Mas nem a vitória de quarta-feira passada, contra o Criciúma, que reconduziu o time gaúcho ao primeiro lugar na tabela, mudou o pensamento dos jogadores e dirigentes.
Nestes últimos dias, afinados como nunca, todos falaram a mesma língua. O que todos querem mesmo no Estádio Beira-Rio é chegar aos 40 pontos, o número mágico na matemática do Campeonato Brasileiro, que significa um lugar entre os oito melhores da competição.
É com esse objetivo que o Inter enfrenta neste domingo, em Campinas, o desesperado Guarani, um dos últimos colocados e seriamente ameaçado do fastasma do rebaixamento. “O Guarani é um bom time, de jogadores velozes, e precisamos ter o máximo de cuidados para evitarmos uma surpresa”, garantiu Roth.
Isso tudo ele repassou aos seus jogadores. E aproveitou o treino de sexta-feira para aprimorar duas coisas: os cruzamentos para a área e as cobranças de faltas.
Fonte: Pioneiro (RS), 04/10/1997, p. 44. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/245774. Acesso em: 04 ago. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - GUARANI 1 X 1 INTERNACIONAL
Data: 05/10/1997
Local: Brinco de Ouro - Campinas (SP)
Público: 3.636 pagantes.
Renda: R$ 32.200,00
Juiz: Márcio Rezende de Freitas, auxiliado por Helberth Costa Andrade e Marco Antônio Gomes.
Cartões: Carlinhos, Aílton (G); Fabiano e Fernando (I).
Gols: Marcelo Rosa 16’/1 (I); Paulo Isidoro 25’/2 (G).
GUARANI: Hiran; Renato Paulista (Samuel), Marinho, Luís Cláudio e Rubens Cardoso; Carlinhos, Ivanildo (Jean Carlo), Mineiro e Moreno (Paulo Isidoro); Dinei e Aílton. Técnico: Lula Pereira.
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Marcão (Márcio Dias), Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Marcelo Rosa (Mabília); Fabiano e Christian (Sílvio). Técnico: Celso Roth.

Dinei e Gustavo contra seus respectivos ex-clubes.
Fonte: Correio do Povo
Sob forte pressão, o Internacional de Ânderson Luiz segurou o empate.
Fonte: Correio do Povo
Gustavo e Marcelo Rosa sofreram para segurar o resultado.
Fonte: Pioneiro

INTER PERDE PÊNALTI E CEDE O EMPATE
Depois de fazer 1 a 0 com Marcelo ainda no 1º tempo, o Inter poderia ter definido a vitória contra o Guarani no início da 2ª etapa, mas acabou cedendo o empate e por pouco não retornou de Campinas com uma derrota. Aos 3 minutos da fase final, o goleiro Hiran fez pênalti em Christian, que bateu e marcou. Mas o árbitro alegou invasão de Marcão e mandou repetir a cobrança. Desta vez, Christian acertou a trave. Foi o segundo pênalti perdido pelo atacante no Campeonato Brasileiro.
Bem ao seu estilo, o Inter começou atrás, esperando o adversário para se utilizar dos contra-ataques. E deu certo. Aos 20, Marcelo recebeu de Régis e fuzilou no canto: 1 a 0. O gol abalou ainda mais o Guarani e o Inter seguiu criando e desperdiçando oportunidades até o final da primeira fase.
Na etapa final, o Guarani, até então presa fácil, se empolgou com o pênalti perdido pelo Inter e, em menos de 10 minutos, perdeu três chances de marcar. Até que aos 24, Paulo Isidoro, ex-Inter, chutou de direita, longe do alcance de André: 1 a 1. O Guarani teve chance de passar a frente com Dinei, aos 31 minutos, mas André fez grande defesa. O Inter respondeu aos 44 com Mabília, que chutou raspando a trave. O time paullista segue candidato ao rebaixamento.
Fonte: Correio do Povo, 06/10/1997, p. 23.

INTER EMPATA E CONTINUA LÍDER
Campinas - O Inter perdeu ótima oportunidade de vencer o quase rebaixado Guarani, no Brinco de Ouro. Ficou apenas no empate em 1 a 1, gols de Marcelo e Paulo Isidoro. Christian perdeu um pênalti no segundo tempo, ao chutar na trave. Menos mal que o time mantém a liderança do Brasileirão, com 39 pontos, porque a Portuguesa também empatou.
O Inter abriu o placar aos 16 minutos com Marcelo. O Guarani teve situações para marcar, mas as conclusões foram deficientes. Aílton marcou um gol com o braço, anulado pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas.
Na etapa final, aos cinco minutos, Christian foi derrubado por Hiran dentro da área. O atacante cobrou e marcou, mas o juiz mandou repetir porque Fabiano invadiu a área. Na segunda vez, Christian concluiu na trave. O lance animou o Guarani, que empatou com Paulo Isidoro.
Fonte: Pioneiro (RS), 06/10/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/245792. Acesso em: 04 ago. 2023.

Postar um comentário