INTER CONTRA O FLAMENGO DE RENATO
Embalado pela goleada de 4 a 1
sobre o Bahia e com a volta de Christian e Arílson, o Inter recebe o Flamengo, hoje, no Beira-Rio, adversário que poderá voltar a enfrentar na
fase seguinte do Brasileiro. No clube
carioca, um dos destaques é o retorno do atacante gaúcho Renato Portaluppi, que ontem aproveitou para fazer juras de amor ao Grêmio.
Celso Roth só não anunciou quem
será o lateral-esquerdo. Mas confirmou a volta de Marcão à zaga no lugar de Márcio e a presença de Marcelo no meio-campo, ao lado de Fernando, Sandoval e Arílson. Christian, artilheiro do time no Brasileiro
com 14 gols, tem esperança de voltar
a marcar, coisa que não faz há três
jogos. “Tenho me empenhado bastante, mas os gols não estão saindo.
Espero que, contra o Flamengo, tenha a felicidade de voltar a marcar”,
disse. “Procuro enfrentar essa fase
com tranqüilidade. Sei que, se continuar trabalhando duro, os gols vão
voltar com naturalidade”.
Uma vitória pode levar a equipe
gaúcha à liderança isolada do Brasileiro. Basta o Vasco não vencer o Criciúma, amanhã, em Santa Catarina.
Se empatar com o Flamengo, o Inter
termina a rodada em primeiro se o
Vasco perder e a Portuguesa não
vencer o Goiás, no Canindé.
Apesar do horário atípico do jogo,
a direção espera bom público no Beira-Rio e colocou 48.500 ingressos à
venda. “A vitória pode nos recolocar
na liderança. A torcida sabe e vai empurrar o time”, disse o vice-presidente Paulo Rogério Amoretty.
Fonte: Correio do Povo (RS), 25/10/1997, p. 28.
LÍDER INTER ENCARA O MENGO DE RENATO
Porto Alegre - Líder por pontos do Brasileiro ao lado do Vasco, o Internacional joga neste sábado para consolidar sua posição. O adversário é o Flamengo e, como o Inter atua no Beira-Rio, a expectativa é de somar mais três pontos, atingindo os 48. Para isso, o retorno de três titulares deve ajudar. O zagueiro Marcão, o meia Arílson e o centroavante Christian estão de volta após cumprir suspensão.
Os três retornos imporão a saída dos reservas Márcio e Sílvio. Porém, Marcelo, que jogou contra o Bahia na quarta-feira, no lugar de Arílson, permanecerá no time. Como o volante Ânderson cumprirá suspensão por terceiro cartão amarelo, o técnico Celso Roth deslocará Fernando para a primeira função do meio-campo, atribuindo a Marcelo a tarefa de segundo homem do setor. Havia dúvidas sobre quem Roth escalará na lateral-esquerda. Mas, provavelmente, ele experimentará um zagueiro de área no flanco, o paraguaio Espínola.
No Flamengo, o atacante Renato Gaúcho volta ao time do jeito que mais gosta: contra o velho rival. Acostumado a enfrentar o time gaúcho na época em que atuava pelo Grêmio, o jogador disse que se sente motivado ao ver a torcida colorada pegar no seu pé. “Agradeço ao Inter pelos apartamentos que me ajudou a comprar lá em Porto Alegre.”
Renato contou que recebeu propostas para defender o Inter, mas o seu espírito gremista sempre falou mais alto.
Fonte: Pioneiro (RS), 25/10/1997, p. 47. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/246874. Acesso em: 04 ago. 2023.
RENATO REFORÇA O FLAMENGO
O atacante Renato Gaúcho volta ao time do Flamengo do jeito que mais gosta: contra o velho rival Internacional, hoje, às 21h40, no Estádio Beira-Rio. A partida será transmitida pelas tevês Tribuna e Bandeirantes. Acostumado a entrentar o time gaúcho na éepoca em que atuava pelo Grêmio. o jogador disse que se sente motivado o ver a torcida colorada pegar no seu pé. “Agradeço ao Inter pelo apartamentos que me ajudou à comprar lá em Porto Alegre”, ironizou o craque.
Líder por pontos do Brasileiro ao lado do Vasco. o Internacional joga para consolidar sua posição. A expectativa é de faturar mais três pontos, atingindo os 48. Para isto, o retorno de três titulares deve ajudar Marcão, Arílson e Christian.
Fonte: A Tribuna (SP), 25/10/1997, p. B3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/172322. Acesso em: 25 jul. 2023.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 4 X 0 FLAMENGO
Data: 25/10/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 23.490
Renda: R$ 299.735,00
Juiz: Sidrack Marinho, auxiliado por Erivan Pessoa e Antônio Cruz dos Santos.
Cartões: Sílvio, Marcelo Rosa (I); Jorginho (F).
Gols: Fabiano 10’/1 (I); Marcelo Rosa 44’/1 (I); Christian 9’/2 (I); Marcão 28’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Enciso, Marcão, Régis e Gustavo; Fernando, Marcelo Rosa, Arílson e Sandoval (Mabília); Fabiano (Sandro Sotilli) e Christian (Sílvio). Técnico: Celso Roth.
FLAMENGO: Clemer; Leandro, Juan, Fabiano Viegas e Gilberto; Jamir, Bruno Quadros (Jorginho), Iranildo (Lê) e Lúcio; Renato Gaúcho (Athirson) e Sávio. Técnico: Paulo Autuori.
Enciso afasta o perigo no ataque flamenguista. Fonte: Pioneiro |
Christian e Fabiano deitam e rolam sobre o Flamengo. Fonte: Correio do Povo |
Marcação forte de Christian sobre a revelação Sávio. Fonte: Correio do Povo |
Como de costume, Renato Gaúcho sai de campo frustrado. Fonte: Correio do Povo |
Régis, Espínola, Marcelo Rosa e Fabiano. Fonte: Correio do Povo |
Canal: Fabio Nerbas
LOCOMOTIVA COLORADA ATROPELA O FLA
Com o massacre sobre o Flamengo
por 4 a 0, sábado, no Beira-Rio, o Inter passa a disputar apenas com Vasco, Atlético (MG) e Portuguesa as duas primeiras posições nesta fase, colocações que garantem vantagens na
próxima etapa. Vasco e Inter somam
48 pontos, mas o time carioca tem um
jogo a menos e uma vitória a mais. Os
dois são os únicos que dependem só
de seus resultados para chegar em 1º.
Se vencer o Atlético Paranaense,
sábado, em Curitiba, e o Paraná superar em casa o Atlético Mineiro, no domingo, o Inter assegura com antecedência, no mínimo, a 2ª colocação.
A festa contra o Flamengo começou logo aos 10 minutos do primeiro
tempo. Fernando arrancou pela esquerda e sofreu falta de Jamir quase
na entrada da área. Na cobrança, Arílson só rolou para Fabiano, que soltou
uma bomba, rasteira, no canto direito: 1 a 0. O Inter seguiu melhor em
campo e durante toda a primeira fase
não permitiu sequer uma grande
chance de gol do adversário. Aos 44,
Fabiano bateu escanteio pela direita,
Marcão desviou de cabeça e Marcelo,
na pequena área, só desviou com o pé
direito para ampliar: 2 a 0.
Na etapa final, o Inter veio disposto a impedir qualquer possibilidade de
reação do adversário. Aos 8 minutos,
num contra-ataque rápido, Sandoval
recebeu lançamento de Enciso e deixou Christian frente a frente com Clemer. Com tranqüilidade, o centroavante só desviou no canto esquerdo e
para fazer seu 15º gol no Brasileiro.
Aos 29 minutos, novo cruzamento
para a área do Flamengo, a defesa se
atrapalhou e a bola sobrou para Marcão, que chutou forte e fez Inter 4 a 0.
O Flamengo só conseguiu levar perigo
ao gol de André aos 43 minutos, com
Lê, que acertou o poste esquerdo. Mas
o lance sequer atrapalhou a festa da
torcida, que deu um show de fogos e
comemorou muito no Beira-Rio.
Fonte: Correio do Povo (RS), 27/10/1997, p. 32.
INTER GOLEIA FLAMENGO COM FUTEBOL DE LUXO
Porto Alegre - Com uma atuação digna de quem está credenciado a chegar ao título brasileiro de 1997, o Inter aplicou uma goleada de 4 a 0 sobre o Flamengo sábado à noite, no Beira-Rio. Com o resultado, o time gaúcho se firmou na liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe treinada por Celso Roth ficou com 48 pontos, cinco à frente da Portuguesa, que está com 43 e perdeu no sábado para o Goiás. O Vasco está em primeiro lugar na tabela de classificação porque, apesar da mesma pontuação que o Inter, tem uma vitória a mais.
O placar começou a ser construído cedo pelo colorado. Depois de um toque de Arílson numa cobrança de falta, Fabiano arrematou com um chute rasteiro, indefensável, contra o gol de Clemer, e abriu o marcador aos 10 minutos. O Inter dominou a primeira fase da partida, sempre incentivado por 28.145 torcedores que foram ao Gigante da Beira-Rio.
Aos 44 minutos, Marcelo marcou o segundo gol do Inter. Numa cobrança de escanteio, Fabiano bateu para dentro da área e Marcão, de cabeça, mandou para Marcelo, na frente do
segundo poste do gol, livre, finalizar. O primeiro tempo terminou com o resultado de 2 a 0, um prenúncio da goleada.
Sem Renato, que saiu ainda no primeiro tempo com um cansaço muscular na panturrilha, o Flamengo voltou mais combativo na segunda etapa. A orientação do técnico Paulo Autuori foi para que o rubro-negro carioca procurasse tocar mais a bola no meio-campo.
Mas o Inter se fechou bem na defesa e soube explorar os espaços deixados pelo Flamengo no meio-campo para sair em velocidade para o ataque. Num contra-ataque comandado por Enciso e Sandoval, Christian fez o terceiro gol aos oito minutos e meio do segundo tempo.
Marcão fez o quarto aos 28 minutos da etapa final, depois de aproveitar uma falha de Juan.
Fonte: Pioneiro (RS), 27/10/1997, caderno de esportes, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/246893. Acesso em: 04 ago. 2023.
FLAMENGO É GOLEADO NO SUL
PORTO ALEGRE - A pane no avião que levou o time do Flamengo a Porto Alegre foi um indício de que a coisas não andariam bem para o Rubro-negro. E isso se confimou na partida contra o Internacional, ontem à noite, no Beira Rio. O time gaúcho goleou o Flamengo por 4 a 0 e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro - 48 pontos, com dois jogos de vantagem sobre o Vasco, que tem 45. Já o Flamengo, com a derrota, caiu uma posição na tabela, mas manteve as chances de classificação.
Sem organização na armação das jogadas, o Flamengo foi uma nulidade em campo. Nenhum jogador se salvou no time rubro-negro. O falastrão Renato, por exemplo, queimou a lingua. Depois de provocar o torcida colorada, o atacante se machucou e saiu do campo vaiado aos 23min sem ter feito uma boa jogada sequer.
O castigo para o Flamengo começou aos 10min. Arílson cobrou falta e rolou a bola para Fabiano, que marcou. O gol no início do jogo tirou de vez o time rubro-negro da partida.
Christian teve todo o espaço que quis para armar suas jogadas na área do Flamengo, principalmente sobre Juan. Com uma marcação fonte no meio-campo, o Internacional não deixou os atacantes adversários chegarem perto de seu gol. O resultado não poderia ser outro. Aos 44 min, Marcelo livre na pequena área, fez 2 a 0 após cobrança de escanteio.
No segundo tempo, o calvário rubro-negro continuou. Com os erros crônicos de passe e armação das jogadas de ataque, o Flamengo manteve sua inoperância. O Inter se aproveitou e ampliou a vantagem. Christian, aos 9min, e Marcão, aos 28, decretaram a goleada colorada. O Flamengo mostrou que até pode se classíficar à segunda fase, mas pensar em algo mais será difícil com tantos erros.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 26/10/1997, caderno de esportes, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/220645. Acesso em: 03 ago. 2023.