12/10/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Internacional 1 x 0 América-RN

INTER JOGA PARA CARIMBAR A SUA VAGA
Jogadores, direção e comissão técnica do Inter encaram o América (RN), neste domingo, com um só pensamento: vencer no Beira-Rio e ultrapassar os tão sonhados 40 pontos, estipulados pela própria direção como número suficiente para garantir classificação à próxima fase. O adversário, a maior surpresa do Brasileiro até agora, ainda luta por uma vaga entre os oito que vão à próxima fase e deve atuar na retranca.
O centroavante Christian, que se apresentou sexta-feira à tarde e treinou no Beira-Rio, tem presença assegurada. Após a partida pela Seleção contra o Marrocos, quinta-feira, o jogador admite que perdeu um pouco de sua condição física devido às viagens e aos treinos bem mais leves da Seleção. “Cansei um pouco no último coletivo, mas até a hora do jogo devo estar recuperado”, prevê o artilheiro do time no Brasileiro.
O volante Ânderson, que se recupera de lesão no joelho, pediu para o técnico Celso Roth escalar um jogador a mais na concentração, pois sentiu fortes dores no treino de sexta-feira. O técnico optou por Odair como 19º a dormir com a delegação no Beira-Rio, mas, caso Ânderson não tenha mesmo condições de jogo, a tendência é que o zagueiro Espínola seja improvisado na primeira função do meio-campo, sobretudo se a alteração ocorrer no 2º tempo.
“Foi difícil disputar o coletivo”, reclamou o volante, que treinou duas vezes durante a semana. “Só não vou entrar em campo se realmente estiver mal. O jogo é importante e precisamos vencer”. Fernando, suspenso, e Enciso, na seleção paraguaia, cumprem suspensão. Arílson retorna após três jogos.
Fonte: Correio do Povo (RS), 12/10/1997, p. 24.

INTER PODE GARANTIR A CLASSIFICAÇÃO
Porto Alegre - Alguns matemáticos menos exigentes não se cansam de afirmar que o Inter, com 39 pontos, já pode comemorar a classificação para a próxima fase do Brasileiro. Até pode ser uma verdade. Mas a teoria dos dirigentes, jogadores e comissão técnica é outra. Todos no Beira-Rio querem, no mínimo, 40 pontos. Esse desejo de soltar o grito da garganta do torcedor pode se tornar realidade neste domingo, a partir das 17h, quando o Inter enfrenta o América-RN.
A boa campanha do adversário provocou durante a semana algumas reuniões de mobilização no vestiário colorado. Em todos os encontros que manteve com seus jogadores, o técnico Celso Roth não se cansou de fazer algumas recomendações especiais, visando evitar qualquer tipo de surpresas. “O América é um time qualificado, muito equilibrado e só vamos atingir o objetivo da classificação antecipada se tivermos atenção e cuidados durante os 90 minutos”, alertou o comandante colorado.
Nestes últimos dias, além de acertar o posicionamento do meio-campo, com a entrada de Marcelo na segunda função, no lugar do suspenso Fernando, o técnico colorado exigiu muito dos seus batedores de faltas. Os jogadores Arílson, Marcelo, Luciano e Gustavo, escolhidos para a execução do fundamento, arrancaram elogios de Roth pelo aproveitamento durante os treinos.
Fonte: Pioneiro (RS), 11/10/1997, p. 43. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/246140. Acesso em: 04 ago. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 1 X 0 AMÉRICA-RN
Data: 12/10/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 8.123 pagantes
Renda: R$ 47.813,00
Juiz: Ubiraci Damásio, auxiliado por Hilton Moutinho e Reinaldo Barros.
Cartões: Arílson, Ânderson Luiz, Marcão (I); Denys e Nélson (A).
Gol: Arílson 7’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Marcão (Márcio Dias), Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Marcelo Rosa, Sandoval e Arílson (Mabília); Fabiano e Christian. Técnico: Celso Roth.
AMÉRICA-RN: Émerson Ferreti; Dinho, Marcelo Fernandes, Nélson e Denys; Washington Lobo, Carioca, Moura, e Biro-Biro (Wanderley); Richardson (Jorge Luís) e Gian (Paloma). Técnico: Júlio César Leal.

Luciano Almeida toma a frente do experiente Moura.
Fonte: publicado por Israel Vidaletti no grupo
História do Sport Club Internacional no Facebook.
Fabiano foi o craque da partida.
Fonte: Correio do Povo
Christian busca o drible em cima de Marcelo Fernandes.
Fonte: Correio do Povo
Arílson comandou as ações ofensivas coloradas.
Fonte: Pioneiro
Autor do gol, Fabiano é abraçado por Christian e Luciano Almeida.
Fonte: Correio do Povo
Alegria em dobro no Beira-Rio: Internacional classificado
e Grêmio eliminado no Campeonato Brasileiro.
Fonte: Twitter da Torcida Organizada Camisa 12

Canal: Hilhotta

INTER VIVE TARDE DE DUPLA FELICIDADE
Num dia de dupla festa do Beira-Rio, o Inter bateu o América (RN) por 1 a 0 e garantiu a vaga na segunda fase do Brasileiro. Depois do vice-campeonato seguido em 87 e 88, a melhor colocação do clube foi o 7º lugar em 91, mas naquela época apenas quatro passavam para a etapa anterior à final. Ontem, o gol de Arílson garantiu a vaga, a torcida colorada no estádio comemorou muito mais os gols do Atlético Mineiro, que decretaram a virtual eliminação do rival Grêmio.
Na fase inicial, a retranca do time potiguar irritou o Inter, que errou passes e só criou duas chances claras de gol: aos 15 minutos, Arílson obrigou Émerson a uma boa defesa, e aos 21 Marcão aproveitou rebote do goleiro e marcou, mas estava impedido. A torcida chegou até a esboçar uma vaia. O primeiro lance a empolgar o público aconteceu justamente no intervalo, muito longe do Beira-Rio: o gol de Valdir, empatando para o Atlético no Mineirão.
O panorama do jogo mudou no segundo tempo. O Inter voltou avassalador e, logo aos 7, Arílson recebeu de Christian, se livrou da marcação e fuzilou no ângulo direito: 1 a 0. Nos oito minutos seguintes, o time perdeu três chances. Aos 14, Fabiano, destaque do jogo, arrancou pela direita e tocou no travessão. Simultaneamente, o Grêmio sofria o 2º gol em Minas, fazendo explodir a torcida no Beira-Rio.
Após o final do jogo, grande parte dos torcedores ainda permanecia no estádio. Em coro, satirizava o arquiinimigo com gritos de “eliminado” e “adeus, Grêmio”, entre outros. A torcida organizada Camisa 12, que ontem completou 28 anos, exibiu faixa com a frase “Eles estão fora, nada como um dia após o outro”, ao lado de um caixão, com direito até à tradicional marcha fúnebre, tocada pelos músicos da agremiação. “É o enterro simbólico deles”, disse o presidente da torcida, Carlos Moisés.
Fonte: Correio do Povo (RS), 13/10/1997, p. 24.

INTER CONFIRMA A CLASSIFICAÇÃO
Porto Alegre - O Inter garantiu ontem classificação no Campeonato Brasileiro, ao vencer o América por 1 a 0, no Beira-Rio. Numa partida nervosa, que começou lenta, o Inter, segundo colocado na competição, cresceu no segundo tempo e conseguiu a vitória. O América aguentou firme a pressão e não deixou o adversário aumentar a diferença.
O primeiro tempo terminou sem gols e o Inter saiu de campo vaiado pela torcida, que não gostou do desempenho da equipe. O articulador Arílson passou a etapa inicial tentando passes, dribles, chutes, lançamentos, cabeçadas. Errou quase todas tentativas. Logo ele que havia escolhido esse jogo para sua reabilitação, depois de três semanas se recuperando de uma lesão.
Poucas vezes o ataque do Inter, através de Fabiano, conseguiu furar o bloqueio imposto pelo América. Ao todo foram oito arremates. O Inter voltou mais ofensivo depois do intervalo, atuou praticamente dentro do campo do América e Arílson teve mais uma chance. O centroavante Christian lançou para Arílson. A bola veio alta demais. Mesmo assim, o jogador conseguiu dominá-la com grande habilidade. Um zagueiro partiu para cima de Arílson. O meio-campista driblou-o, avançou em direção ao gol e chutou com força. A bola entrou no ângulo superior.
Fonte: Pioneiro (RS), 13/10/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/246157. Acesso em: 04 ago. 2023.

INTER SE CLASSIFICA E TORCIDA REALIZA 'ENTERRO' DO GRÊMIO
O Internacional está mate maticamente classificado para a próxima fase do Campeonato Brasileiro após derrotar o América de Natal por 1 a 0, com um golaço de Arílson, ontem,
no estádio Beira-Rio. O Inter ficou com 42 pontos, na segunda colocação, atrás apenas do Vasco da Gama, que possui mais vitórias.
Mas, mais do que o próprio jogo que assistia, a torcida colorada, pelos radinhos de pilha, vibrou com a virada do Atlético sobre o arquirival Grêmio, que desclassificava o time tricolor da fase final: 'Adeus, Grêmio. Adeus, Grêmio', cantavam os torcedores do Inter, que exibiram ainda uma faixa dizendo que "eles estão fora". A banda da torcida,organizada 'Camisa 12' tocou a marcha fúnebre a até um caixão com o símbolo do Grêmio foi feito para o 'enterro' do clube rival.
Numa tarde nublada, o Internacional começou atacando e logo aos quatro minutos quase Fabiano marcou, não fosse a boa defesa do goleiro Émerson. Mas a impressão dos torcedores de uma grande partida do time se desfez ao longo dos minutos seguintes: com exceção de Fabiano, a equipe colorada estava lenta, sem criatividade.
Vaiado - O América não se assustou com a pressão inicial e passou a tocar a bola, ocupando bem os espaços, mesmo sem grandes pretensões ofensivas. Aos 30 minutos, após cobrança de falta, Marcão chegou a marcar para o Internacional, mas o juiz anulouporque o zagueiro tocou a bola com a mão. Sem garra, o time colorado chegou a ser vaiado pela sua torcida, especialmente Christian, que só foi aplaudido quando cabeceou com perigo no último minuto do primeiro tempo.
A um minuto da segunda etapa, Marcelo quase abriu o marcador para o time gaúcho, com um chute de longa distância. Foi o sinal de mudanças com um time muito mais aguerrido, comprovado no golaço de Arílson, que driblou Nélson e chutou forte na saída de Émerson, aos sete minutos.
O time gaúcho continuou pressionando, mas o placar ficou na medida exata: um gol, suficiente para vencer e obter a classificação para a próxima etapa do Campeonato Brasileiro.
Fonte: A Tribuna (SP), 13/10/1997, p. B7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/171627. Acesso em: 01 ago. 2023.

Postar um comentário