INTER BUSCA AO MENOS UM PONTO
Sem o centroavante Christian, suspenso, e o meio-campo Arílson, mais uma vez lesionado, o Inter tenta pelo menos um ponto, hoje à noite, contra o Criciúma, para encaminhar a vaga à próxima fase. Se vencer, o clube poderá até reassumir a liderança do Brasileiro. A direção colorada acredita na presença de grande torcida em Cascavel, Oeste do Paraná, região colonizada por gaúchos. O Criciúma teve seu estádio interditado devido aos incidentes no jogo contra o Juventude.
O goleiro André, exgulso contra o Sport, foi absolvido ontem à noite no Tribunal Especial da CBF e tem presença garantida. Luciano volta à lateral-esquerda no lugar de Celso Vieira, que segue fazendo tratamento médico. O meio-campo Marcelo e o centroavante Sílvio também estão confirmados pelo técnico Celso Roth.
No Criciúma, o centroavante Marcos Paulo, ex-Grêmio, está com o pé esquerdo inchado e é a dúvida do técnico Sérgio Cosme.
Fonte: Correio do Povo (RS), 01/10/1997, p. 32.
SEM CHRISTIAN, INTER ENFRENTA O CRICIÚMA
Cascavel - A maior ausência no Inter hoje, contra Criciúma, estará no comando do ataque: cumprindo suspensão, o centroavante Christian deixará a torcida colorada sem a perspectiva de seus gols. Ele foi expulso contra o Paraná Clube, domingo, em Curitiba. O outro desfalque é motivado por situação bem mais grave: o lateral-esquerdo Celso Vieira fraturou a tíbia da perna direita.
O substituto de Christian será o reserva Sílvio, enquanto Luciano ficará encarregado do lado esquerdo. O meia Arílson, que estava lesionado, voltou a treinar mas o técnico Celso Roth manterá o suplente Marcelo em seu lugar. Embora também se aproxime da área inimiga, Marcelo dá mais consistência ao setor, protegendo melhor os zagueiros.
O Inter foi favorecido pela interdição do Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, depois que a torcida catarinense arremessou objetos contra a arbitragem no jogo contra o Juventude. Com perda de mando do campo, a partida foi transferida para Cascavel, Oeste do Paraná, região colonizada por gaúchos e onde, provavelmente, a maior torcida será do time de Porto Alegre.
Fonte: Pioneiro (RS), 01/10/1997, p. 29. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/245548. Acesso em: 04 ago. 2023.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - CRICIÚMA 0 X 1 INTERNACIONAL
Data: 01/10/1997
Local: Olímpico - Cascavel (PR)
Público: 10.972
Renda: R$ 119.200,00
Juiz: Jorge Travassos, com Luiz Antônio Leitão e Roberto Braatz.
Cartões: Augusto, Jomar, Magno Alves (C); Marcão, Sílvio e Enciso (I).
Gol: Sílvio 15’/1 (I).
CRICIÚMA: Jéfferson; Paulo Baier, Fábio, Augusto e Jomar (Leandro Augusto); Marcão, Humberto (Marcos Paulista), Magno Alves e Marco Aurélio; Alex (Marcelo Rocha) e Marcos Paulo. Técnico: Sérgio Cosme.
INTERNACIONAL: André; Enciso, Marcão, Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Marcelo Rosa (Mabília); Fabiano e Sílvio (Paulo Diniz). Técnico: Celso Roth.
Obs.: o jogo foi realizado em Cascavel em virtude de incidentes no confronto Criciúma x Juventude, no Heriberto Hülse.
Canal: Hilhotta - Futebol Antigo
INTER LIDERA E ESTÁ VIRTUALMENTE CLASSIFICADO
Com um belo gol do centroavante Sílvio, o Inter venceu o Criciúma por 1 a 0, ontem à noite, e, para delírio dos mais de 10 mil colorados presentes no estádio municipal de Cascavel (PR), voltou à liderança isolada do Brasileiro, com 38 pontos. O time gaúcho dominou amplamente e poderia ter aumentado, mas desperdiçou boas oportunidades. Com o retorno do centroavante Christian, o time tenta nova vitória fora de casa, domingo, contra o Guarani, para carimbar a vaga para a próxima fase.
O time catarinense começou assustando: logo a 1 minuto, Magno Alves avançou sem marcação quase até a entrada da área e chutou raspando a trave esquerda. Aos 21, Alex obrigou André a boa defesa. O Inter respondeu aos 27 com Fabiano, que fez boa jogada pela direita, mas chutou para fora. O time seguiu criando boas chances até o final da 1º fase, mas errou nas conclusões.
Aos 15 minutos do 2º tempo, Ânderson lançou Fernando na direita, que cruzou rasante para a área. O centroavante Sílvio, de atuação apagada no 1º tempo, pegou de primeira, com o pé esquerdo, e mandou longe do alcance do goleiro: Inter 1 a 0.
O Criciúma tentou uma reação, mas, com a entrada de Mabília e Paulo Diniz, o Inter passou a levar ainda mais perigo no contra-ataque. Aos 45 minutos, Enciso, após boa jogada pessoal, acertou a trave esquerda.
Fonte: Correio do Povo (RS), 02/10/1997, p. 28.
VITÓRIA SOBRE O CRICIÚMA DEVOLVE A LIDERANÇA AO INTER
Cascavel - O Inter voltou a ser o líder do Brasileirão. A equipe aproveitou-se da perda do mando de campo do Criciúma e venceu os catarinenses por 1 a 0, ontem à noite, diante de um público formado só por colorados que moram no Oeste do Paraná, e passou a ser o primeiro colocado isolado com 38 pontos. Com a vitória, o Inter praticamente assegurou a vaga para as semifinais do Campeonato Brasileiro.
A partida começou com um susto para o Inter e sua numerosa torcida em Cascavel. O rápido meia Magno Alves passou por Enciso e chutou forte logo no primeiro minuto. A bola passou muito perto do gol de André. Passado o perigo, o time de Celso Roth assumiu o comando.
Nos primeiros 45 minutos, Fabiano conseguiu vantagem sobre o lateral Jomar em duas oportunidades e construiu as principais chances do Inter. As conclusões, no entanto, estavam péssimas. Marcelo e Sandoval erraram na hora de fazer o gol.
Para a etapa final, o Inter tentou encurralar os catarinenses, marcando no campo adversário. A pressão se estabeleceu de vez aos 10 minutos. Enciso e Luciano começaram a apoiar com frequência. Sandoval se movimentou mais e achou espaços. Aos 15 minutos Fernando ganhou uma dividida, avançou pela direita e cruzou na medida para o centroavante Sílvio chutar forte de primeira e marcar.
Fonte: Pioneiro (RS), 02/10/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/245624. Acesso em: 04 ago. 2023.