23/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Semifinal - Volta - Internacional 5 x 0 Veranópolis

INTER TENTA REANIMAR GRUPO
O Inter já tomou todas as providências para reverter a inesperada derrota sofrida diante do Veranópolis. Quando os jogadores chegaram para a reapresentação, sexta à tarde, os reponsáveis pelo departamento de futebol já estavam no vestiário. Durante exatos 40 minutos, todos falaram e todos ouviram. No final do encontro, concluíram que o Inter continua com todas as condições de conseguir uma vitória no tempo normal e repetir a façanha na prorrogação.
Depois da reunião, os jogadores foram divididos em dois grupos para treinar. Após os trabalhos, sentado em uma das cadeiras da casamata, o lateral Gustavo, com lugar garantido no time, ficou bom tempo observando seus companheiros. Aproveitou para falar sobre a decisão com o Veranópolis. O jogador não poupou as palavras. Revelou que o grupo está consciente e não admite a desclassificação diante de um time do Interior. “Me desculpem as pessoas ligadas ao Veranópolis, mas o Inter não pode deixar de ir à final do Gauchão jogando na sua casa, com o apoio da sua torcida e com a tradição que tem”, provocou o lateral.
Quando a movimentação acabou, o presidente Pedro Paulo Záchia estava na beira do gramado. Esperou pela chegada de Celso Roth e os dois passaram a conversar em separado, mas não revelaram o assunto tratado.
Fonte: Pioneiro (RS), 21/06/1997, p. 34. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240194. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTER TEM DE VENCER O VERANÓPOLIS DUAS VEZES
Porto Alegre - Vencer o Veranópolis duas vezes é a tarefa do Internacional neste domingo, no Beira-Rio. É o único caminho que Ihe resta para chegar à final do Campeonato Gaúcho.
Derrotado no primeiro jogo por 2 x 1, o time dirigido por Celso Roth está obrigado a bater seu adversário no tempo regulamentar e superá-lo novamente na prorrogação. Um empate nos 30 minutos suplementares conduzirá a decisão para os penaltis. De acordo com a fórmula do regional, nas semifinais o saldo de gols não é levado em consideração.
Mas os problemas do Inter não se restringem à necessidade de ganhar a qualquer custo. Envolvem também a reposição de peças importantes. No jogo de ida,em Veranópolis, três jogadores receberam o terceiro cartão amarelo e foram excluídos da segunda partida. Dois deles são figuras básicas na estrutura da equipe: o meia-atacante Arílson e o volante Fernando. Igualmente foi punido o volante Enciso, que tem atuado na função de Iateral-direito. O Inter ainda não contará com o zagueiro Gamarra, que está servindo a Seleção paraguaia na Copa América, Roth deverá escalar Murilo no lugar de Arílson e Marcelo no de Fernando. Gustavo estará encarregado da lateral-direita.
No Veranópolis, a única ausência confirmada é o zagueiro Eduardo, que recebeu o terceiro cartão amarelo.
A direção colorada reclamou muito do árbitro Fabiano Gonçalves que marcou um pênalti para o Veranópolis aos 41 minutos do segundo tempo. E, temendo a eliminação, tratou de se prevenir quanto a condução da segunda partida.
O vice-presidente do clube, Paulo Rogério Amoretty, chegou a sentenciar que, no jogo deste domingo, “não haverá erros de arbitragem”. A partida está marcada para as 16 horas.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77622. Acesso em: 31 jul. 2023.

CHUVA TRANSFERE A DECISÃO
Porto Alegre - A forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul adiou para hoje a definição do segundo finalista do Gauchão 97. Inter e Veranópolis, que jogariam no Beira-Rio, vão decidir a vaga às 16h de hoje, na Capital gaúcha. Quem vencer enfrentará o Grêmio, que garantiu a vaga sábado.
A decisão de transferir a partida foi tomada pelo árbitro Luiz Carlos Boaro. Ele entendeu que o gramado estava encharcado em demasia e, portanto, sem condições para a prática de futebol. O adiamento prejudicou a torcida do Veranópolis, que lotara vários ônibus para assistir ao confronto. A maioria não deve retornar a Porto Alegre hoje.
Para garantir vaga à final, o Veranópolis precisa de um em pate nos 90 minutos. Se perder, dependerá de uma vitória na prorrogação ou nos pênaltis. No jogo de ida, no Estádio Antônio David Farina, o VEC ganhou por 2 a 1.
Fonte: Pioneiro (RS), 23/06/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240217. Acesso em: 31 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - SEMIFINAL - VOLTA - INTERNACIONAL 5 X 0 VERANÓPOLIS
Data: 23/06/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Juiz: Luiz Carlos Boaro, auxiliado por Altemir Hausmann e Sérgio Cordeiro.
Cartões: Marcão, Régis, Marcelo Rosa, Murilo (I); Kiko e Dias (V).
Expulsão: Joel Marcos (V).
Gols: Marcelo Rosa 2'/1 (I); Christian 10'/1 (I); Sandoval 20'/1 (I); Fabiano 5’/1P (I); Gustavo 11’/2P (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Marcão, Régis e Paulo Roberto Prestes; Ânderson Luiz, Marcelo Rosa, Sandoval e Murilo (Paulo Diniz) (Celso Vieira); Christian (Luiz Gustavo) e Fabiano. Técnico: Celso Roth.
VERANÓPOLIS: Carlos Alberto; Kiko, Jair Gomes, Dias e Joel Marcos; Santa Rosa, Sananduva, Rogério (Leco) e André Rosa (Cid); Joel Cavalo e Cléber (Lucianinho). Técnico: Nestor Simionato.

Em pé: Marcão, André, Ânderson Luiz, Gustavo, Régis e Paulo Roberto Prestes.
Agachados: Sandoval, Christian, Murilo, Marcelo Rosa e Fabiano.
Fonte: História do Sport Club Internacional
A forte chuva impediu a realização do jogo no domingo.
A classificação colorada se deu na segunda-feira.
Fonte: Pioneiro
Fabiano é cercado por defensores veranenses.
Fonte: Pioneiro
Coube a Marcelo Rosa abrir a goleada.
Fonte: Pioneiro

Vídeo publicado na página História do Sport Club Internacional no Facebook

INTER DOMINA O VEC E DECIDE TÍTULO
Porto Alegre - O Inter está na final do Gauchão. Empurrado por mais de 50 mil torcedores que lotaram Beira-Rio, o time de Celso Roth venceu o Veranópolis ontem à tarde por 3 a 0, no tempo normal, e impôs nova derrota, por 2 a 0, na prorrogação. O VEC ficou com o título simbólico de campeão do Interior.
A combinação de resultados classificou o Inter para decidir o título gaúcho contra o Grêmio. A primeira partida será no domingo, no Estádio Olímpico, e a segunda, dia 3 de julho, no Beira-Rio.
A grande presença de torcedores em uma tarde de dia útil injetou o ânimo necessário aos jogadores. Desde o início, o Inter pressionou o Veranópolis. E não demorou muito para o estádio explodir de alegria. Aos três minutos, Gustavo ergueu a bola para Marcelo completar de cabeça. Aos 10, Christian ampliou em chute da entrada da área.
Para comprovar que tudo dava certo para o Inter, o meia Sandoval marcou um gol de cabeça, dando ares de goleada à vitória. Nem o pênalti cometido pelo zagueiro Régis estragou a festa. Pelo contrário. Cléber bateu mal e o goleiro André defendeu. O segundo tempo se arrastou de maneira sonolenta. A única torcida a vibrar foi a do Inter, com a expulsão de Joel Marcos.
As mudanças no final do segundo tempo anteciparam o que seria a prorrogação: Inter no ataque e Veranópolis na defesa. O técnico Nestor Simionato substituiu o atacante André Rosa pelo volante Sidnei. Celso Roth trocou Murilo e Christian pelos atacantes Luiz Gustavo e Paulo Diniz. No começo do tempo extra, Paulo Diniz cruzou na cabeça de Fabiano, que completou para as redes. Foi o início do carnaval vermelho.
No segundo tempo da prorrogação, o Inter ainda se deu ao luxo de perder um pênalti, mal cobrado por Marcelo, que Carlos Alberto defendeu. A quatro minutos do fim, porém, Gustavo entrou livre na área e chutou forte para garantir a classificação.
Fonte: Pioneiro (RS), 24/06/1997, p. 24. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240327. Acesso em: 31 jul. 2023.

Postar um comentário