29/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Final - Ida - Grêmio 1 x 1 Internacional

ARÍLSON DUELA COM DANRLEI
Desde que o Inter se classificou para decidir o título do Gauchão contra o Grêmio, no princípio da semana, o meia Arílson não consegue afastar uma idéia da cabeça. No carro, na cama, no campo, em qualquer lugar em que esteja, o jogador imagina o momento em que estará com a bola dominada, na frente da área do Grêmio pronto para chutar ao gol de Danrlei.
Arílson pensa em armar uma surpresa para o goleiro gremista na hora da conclusão sonhada. “Estou pensando em fazer alguma coisa diferente”, planeja o meia, autor de 14 gols na temporada, sem revelar a surpresa e mantendo um sorriso diabólico no rosto. A idéia fixa revela o quanto Arílson Gilberto Costa, 24 anos, pensa em vencer o clube que o projetou.
Consagrado no Grêmio, o jogador pretende ser mais um dos raros jogadores da história do futebol gaúcho a se tornar vencedor pelos dois maiores clubes do Estado. “Não quero ser mais um a passar pelo Beira-Rio e ser esquecido”, afirma o jogador. “Quero ficar na históriado clube.”
Já na pré-temporada, em Canela, em janeiro, Arílson projetava que 1997 seria o ano do Inter conquistar um título novamente. A Copa do Brasil ficou só na vontade. No Gauchão, o meia garante que a história será diferente.
Fonte: Pioneiro (RS), 28/06/1997, p. 38. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240573. Acesso em: 01 ago. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FINAL - IDA - GRÊMIO 1 X 1 INTERNACIONAL
Data: 29/06/1997
Local: Olímpico - Porto Alegre (RS)
Público: 28.214
Renda: R$ 297.750,00
Juiz: Carlos Eugênio Simon
Cartões: Wagner Fernandes, Mauro Galvão, Otacílio (G); Gustavo, Marcão e Ânderson Luiz (I).
Gols: Wagner Fernandes 3’/1 (G); Christian 39'/1 (I).
GRÊMIO: Danrlei; Arce, Wagner Fernandes (Djair), Mauro Galvão e Roger; Otacílio, Luiz Carlos Goiano, Émerson Rosa e Carlos Miguel; Maurício Pantera (João Antônio) e Rodrigo Gral (Marcos Paulo). Técnico: Evaristo de Macedo.
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Gamarra, Marcão e Régis; Fernando, Ânderson Luiz, Arílson (Paulo Diniz) e Sandoval (Enciso); Fabiano e Christian (Luiz Gustavo). Técnico: Celso Roth.

Em pé: Marcão, André, Gustavo, Ânderson Luiz, Régis e Gamarra.
Agachados: Sandoval, Christian, Arílson, Fernando e Fabiano.
Fonte: História do Sport Club Internacional
Christian empata o clássico e recoloca o Internacional no jogo.
Fonte: Placar
Wagner Fernandes, autor do gol gremista,
divide com o motorzinho colorado Sandoval.
Fonte: Pioneiro

Canal: Grêmio Retrô

Canal: Acervo Grêmio FBPA - Lorenzo Antinolfi

EQUILÍBRO MARCA GRE-NAL DO OLÍMPICO
Porto Alegre - O primeiro Gre-Nal das finais do Gauchão não foi assim um primor de atuações individuais, jogadas de efeito ou defesas milagrosas. Grêmio e Inter não apresentaram um futebol de qualidade, daqueles com lances inesquecíveis, de guardar para sempre na memória. Resultado: deu empate em 1 a 1, ontem à tarde, no Estádio Olímpico, o que remete a decisão do campeonato para quarta-feira, no Beira-Rio.
O clima de guerra criado pelos cartolas não foi transferido pelos jogadores para dentro do campo. Apesar do alto número de faltas - 60 no total - não houve deslealdade. O Grêmio surpreendeu aos quatro minutos bateu escanteio e o zagueiro Wagner Fernandes pulou no meio da área para marcar de cabeça.
Mas o Inter não se abateu. Controlou os nervos e equilibrou o jogo. O Grêmio ainda manteve o domínio defensivo se valendo de muitas faltas na intermediária. Antes dos 10 minutos iniciais, Émerson já tinha feito, sozinho, quatro. Ao todo, foram 21 faltas gremistas só nos primeiros 45 minutos, contra 10 coloradas.
Mesmo assim, o Grêmio poderia ter ampliado nos contra-ataques. Aos 25min, Émerson, o melhor em campo, passou com facilidade por Ânderson e deixou Rodrigo Gral em condições de marcar. O Inter, no entanto, seguiu insistindo. Ancorado em atuações equilibradas do meio-campo e ataque, assustou logo depois de sofrer o gol. Fabiano deixou Mauro Galvão deitado e cruzou: Sandoval pegou de primeira e Danrlei salvou. O empate veio aos 39 minutos. Christian dominou, driblou Wagner Fernandes e chutou para marcar um belo gol, apesar da falha de Danrlei. O primeiro tempo terminou igual como o placar: o Grêmio começou melhor e o Inter terminou melhor.
Na segunda etapa, o técnico Evaristo de Macedo avançou o time, liberou Émerson para funções ofensivas e o Grêmio voltou superior. Aos seis minutos, André salvou o Inter ao defender com a ponta dos dedos um arremate violento de Émerson. Em pouco tempo, com três chutes perigosos, o meia-direita fez o que Maurício e Rodrigo Gral não fizeram o jogo todo. Mas outra vez o Inter equilibrou as ações. Com Fabiano e depois Paulo Diniz abertos pelos flancos, o técnico Celso Roth impediu as subidas de Arce e Roger. Igual em tudo, o primeiro Gre-Nal das finais do Gauchão terminou com uma imagem incomum em clássicos: colorados e gremistas felizes, pulando e cantando, numa tarde de domingo.
Fonte: Pioneiro (RS), 30/06/1997, caderno de esportes, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240595. Acesso em: 01 ago. 2023.

DECISÃO DO GRENAL COMEÇA COM EMPATE
PORTO ALEGRE - Num belo domingo de sol mas de muito frio, o primeiro Grenal da decisão do título gaúcho no estádio Olímpico terminou empatado em 1 a 1, gols de Wagner Fernandes, para o Grêmio, aos 3min30s, e de Christian, do Internacional, aos 39min, ambos no primeiro tempo.
Fonte: Tribuna da Imprensa (RJ), 30/06/1997, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/154083_05/42874. Acesso em: 01 ago. 2023.

Postar um comentário