06/07/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Corinthians 1 x 3 Internacional

IBSEN PINHEIRO DEIXA DIREÇÃO DO INTER
Porto Alegre - A euforia pelo título de campeão gaúcho durou menos de 48 horas no Estádio Beira-Rio. O ambiente de alegria instalado desde o final do Gre-Nal de quarta-feira passada sofreu uma completa alteração sexta-feira, após o pedido de demissão de Ibsen Pinheiro, vice-presidente de Futebol. O Inter estréia domingo no Brasileiro contra o Corinthians, em São Paulo, com transmissão do Sportv (canal 30 na Net).
Ibsen, depois de conversar com o presidente Pedro Paulo Záchia, tornou pública a sua decisão no final da manhã. “Esta saída estava planejada e agora amadureceu”, disse Ibsen. “Pretendo retomar a minha vida profissional. Sinto-me bastante moço para trabalhar”.
A decisão deixou Záchia abatido. “O Inter perde um grande dirigente e só nos resta dar prosseguimento ao bom trabalho realizado”, afirmou o dirigente. Depois destas palavras, não era difícil adivinhar que nada mudaria no futebol colorado. Záchia anunciou que o departamento continuará com as mesmas pessoas.
O técnico Celso Roth não terá o meio-campista Arílson na partida contra o Corinthians, às 16h de domingo, no Pacaembu. O jogador, expulso por ofensas a arbitragem na Copa do Brasil, foi suspenso por quatro partidas. Tem mais três jogos a cumprir. Outro desfalque colorado será Enciso, cedido à seleção paraguaia que enfrenta a Argentina, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
Fonte: Pioneiro (RS), 05/06/19977, p. 36. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240917. Acesso em: 01 ago. 2023.

INTER PEGA O CORINTHIANS
São Paulo - Coríntians e Internacional se enfrentam hoje, às 16 horas, no Pacambu, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, e promete uma partida das mais emocionantes. Estarão frente a frente o campeão estadual de São Paulo e do Rio Grande do Sul, duas equipes que sempre cumprem grandes participações em campeonatos nacionais. Será um jogo em que estará, de um lado, a técnica da equipe paulista e, de outro, a força do futebol gaúcho.
O Corinthians estará desfalcado de um dos seus principais ídolos. A torcida certamente sentirá a ausência de Marcelinho Carioca, vendido ao Valencia, da Espanha. Mas, com craques do quilate de Antônio Carlos, André, Souza, Donizete e Mirandinha, a equipe quer mostrar força e vencer na estréia. O técnico Nelsinho Batista exige garra, determinação e não quer que a equipe, jogando em casa, perca a oportunidade de iniciar a competição com uma vitória.
Os torcedores do Inter também lamentam a ausência de um de seus jogadores mais queridos. O zagueiro Gamarra foi vendido ao Benfica, de Portugal e fez sua despedida do time na última quarta-feira, na decisão com o Grêmio. Outro desfalque importante que a equipe terá nesse jogo de estréia será o atacante Arílson, suspenso pelo Tribunal Especial da CBF, devido a sua expulsão contra o Flamengo, no Beira-Rio, pela Copa do Brasil.
Fonte: O Fluminense (RJ), 06/07/1997, p. 13. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_13/71358. Acesso em: 25 jul. 2023.

SOUZA COMANDA TIMÃO CONTRA O INTER
São Paulo - Souza ficou muito mudado quando soube que Marcelinho Carioca tinha acertado sua transferência para o Valencia. O meia percebeu que a partir de agora será o cabeça pensante do Corinthians, o principal responsável pela criatividade da equipe. Na estréia do time no Campeonato Brasileiro, neste domingo,às 16 horas, contra o Internacional, no Pacaembu, Souza terá de comandar sozinho os companheiros. Já não há mais ninguém para dividir esta tarefa.
“Vai ficar muito difícil para mim jogar”, prevê Souza. “Serei o único homem de criação do time, vou ficar sobrecarregado”. O meia torce para que a diretoria encontre rapidamente um substituto para Marcelinho. Superar a ausência do ídolo dos torcedores.
Por enquanto, Nelsinho vai ter de improvisar. A opção mais óbvia seria a entrada de Fernando Diniz para completar o meio-de-campo. Mas Nelsinho estuda outras alternativas para dar uma nova dinâmica ao Corinthians. Quer montar um time cheio de variantes táticas que possa confundir o adversário.
Três titulares desfalcarão o Internacional, em São Paulo. O zagueiro Gamarra, o volante Enciso e o meia Arílson, por motivos diversos, estão descartados. Gamarra e Enciso seguiram para Assunção, convocados pela seleção do Paraguai que disputa as eliminatórias da Copa do Mundo. E Arílson cumprirá pena recebida da justiça desportiva após sua expulsão, seguida de ofensas ao árbitro, em Inter 1 x Flamengo 1, partida ainda da Copa do Brasil. Será o primeiro de seus três jogos de suspensão.
Campeão gaúcho após três anos sem títulos, o Inter começa o Brasileiro com novo ânimo. Embora não tenha realizado grandes contratações,a vitória no regional deixou a torcida satisfeita e na expectativa de uma boa campanha. Porém, o clima positivo sofreu um certo abalo com a inesperada demissão do vice-presidente de futebol Ibsen Pinheiro na sexta-feira. Extraoficialmente,a saída estaria ligada a um conflito com o técnico Celso Roth, versão que Ibsen Pinheiro negou, alegando motivos particulares para sua decisão.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 06/07/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77823. Acesso em: 25 jul. 2023.

CORINTHIANS PEGA O INTERNACIONAL NO PACAEMBU
Internacional - O Inter não terá o volante Enciso e o meia Arílson. Enciso seguiu para Assunção, convocado pela seleção do Paraguai, que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo. E Arílson cumprirá pena recebida da Justiça Desportiva após sua expulsão, seguida de ofensas ao árbitro, no empate entre - Flamengo, por 1 a 1, na Copa do Brasil. Será o primeiro de seus três jogos de suspensão.
Campeão gaúcho, após três anos sem títulos, o Inter começa o Brasileiro com novo ânimo. Embora não tenha realizado grandes contratações, a vitória no regional deixou a torcida satisfeita e na expectativa de uma boa campanha. Porém, o clima positivo sofreu um certo abalo com a inesperada demissão do vice-presidente de Futebol, Ibsen Pinheiro, na sexta-feira.
Fonte: A Tribuna (SP), 06/07/1997, p. A16. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/163467. Acesso em: 03 ago. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - CORINTHIANS 1 X 3 INTERNACIONAL
Data: 06/07/1997
Local: Pacaembu - São Paulo (SP)
Público: 8.610 pagantes.
Renda: R$ 89.816,00
Juiz: Ubiraci Damásio, auxiliado por Hílton Motinho e Élcio Passos Filho.
Cartões: Romeu, Fábio Augusto (C); Márcio Dias, Ânderson Luiz e Odair (I).
Gols: Christian 35'/1 (I); Christian 16'/2 (I); Christian 18'/2 (I); Agnaldo 25'/2 (C).
CORINTHIANSRonaldo Giovanelli; Sangaletti (Agnaldo), Antônio Carlos, Henrique e Silvinho; Romeu, Fábio Augusto, Gilmar Fubá (Fernando Diniz) e Souza; Donizete Pantera e Mirandinha. Técnico: Nelsinho Baptista.
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Márcio Dias, Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval (André Gheller) e Marcelo Rosa; Fabiano (Sandro Sotilli) e Christian. Técnico: Celso Roth.

Gustavo e Gilmar Fubá na dividida.
Fonte: Placar
Na estréia colorada no Brasileirão, o embalado
Internacional de Sandoval abriu vantagem.
Fonte: Placar
Christian mata o Corinthians
com um implacável hat-trick.
Fonte: Pioneiro 

Canal: Hilhotta - Futebol Antigo

CHRISTIAN FAZ 3 E ENCANTA COLORADOS
São Paulo - O gol que Christian marcou no primeiro Gre-Nal que decidiu o Gauchão causou uma certa surpresa nos colorados, pouco confiantes no futebol do centroavante. Mas ontem, ao marcar os três gols da vitória do Inter sobre o Corinthians por 3 a 1, no Estádio Pacaembu, o jogador deu mostras de que definitivamente pode dar muitas alegrias ao clube no Campeonato Brasileiro. Em todos os lances, mostrou uma virtude essencial em qualquer goleador: a presença marcante na área adversária.
O Inter conseguiu controlar bem o Corinthians, que procurava com frequência as jogadas pelo lado esquerdo. O ataque ficou muito isolado devido à falta de uma maior aproximação do meio-campo. Depois de ser salvo por André e Régis, em quem desviaram dois chutes corintianos, o Inter marcou o primeiro gol, aos 35 minutos. Sangaletti vacilou numa disputa de bola com Fabiano, o ponteiro cruzou, a bola passou por Ronaldo e encontrou Christian, que fez 1 a 0.
Na segunda etapa, o Corinthians veio decidido a reverter o placar e aplicou uma pressão no adversário, criando no mínimo duas situações para marcar. Mas num escanteio, aos 15min, os paulistas não conseguiram afastar a bola da área e Christian acertou o canto direito de Ronaldo. Quatro minutos depois, o que parecia sonho estava acontecendo. Mais uma vez o contestado atacante colorado escorou com o pé direito um cruzamento vindo do lado esquerdo. Era o 3 a 0 do Inter. O Corinthians fez o chamado gol de honra aos 25min, quando Agnaldo aproveitou defesa parcial de André e anotou 3 a 1.
Fonte: Pioneiro (RS), 07/07/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/240933. Acesso em: 01 ago. 2023.

Postar um comentário