18/05/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Brasil-FA 1 x 2 Internacional

BRASIL-FA DEFENDE O TABU DE SALOMÃO CONTRA INTER
Flores da Cunha - O Brasil, de Farroupilha, enfrenta o Inter no Estádio Homero Soldatelli, domingo, às 15h, disposto a mostrar como venceu a equipe da Capital na última rodada da fase classificatória. O jogo vencido por 3 a 2 valeu a classificação para a equipe do técnico Reinaldo Salomão, que nunca perdeu para o Inter desde o início da carreira, em 1994. Em primeiro lugar eu sou homem, confio na minha direção e esse assunto me constrange”, reage o técnico às insinuações de que os pontos desta partida estariam prometidos ao Inter por causa de uma “vitória encomendada” no Beira-Rio.
Neste domingo, Salomão terá a volta de dois jogadores: o zagueiro Araújo, que não joga desde o final da fase classificatória, e o centroavante Renato Martins, recuperado de fratura na perna direita. “Se eu conseguir um empate, acho que mato o Inter”, ambiciona Salomão.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/05/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238540. Acesso em: 31 jul. 2023.

GUSTAVO NÃO JOGA
O treino coletivo do Inter estava perto do final. Quase sem ser notado, o lateral-direito Gustavo levou a mão na parte superior da coxa. A dor continuou forte, e a primeira reação do jogador foi deitar-se no gramado suplementar do Estádio Beira-Rio. Em poucos segundos, veio o diagnóstico do Departamente Médico: contratura muscular.
Diante do problema, Roth chamou o volante Odair e entregou-lhe a camisa titular. O jogador quase não teve tempo para aparecer. Nas raras vezes em que foi acionado, Odair mostrou-se desinibido, buscando a linha de fundo e efetuando o cruzamento. No fim do treino, Roth se aproveitou da lesão de Gustavo e manteve a rotina de não divulgar o time para começar o jogo de domingo.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/05/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238540. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTER TENTA GANHAR NO INTERIOR PARA TERMINAR O TURNO COMO LÍDER
O Inter enfrenta o Brasil de Farroupilha, neste domingo, às 15h, em Flores da Cunha, e tenta sua primeira vitória fora de casa no pentagonal para alcançar a liderança de seu grupo no Gauchão. O técnico Celso Roth admite que o jogo é fundamental para o time terminar esta etapa como líder de seu grupo e evitar o confronto com o Grêmio na fase semifinal. Se garantir os 3 pontos, a equipe de Porto Alegre, mesmo longe do Beira-Rio, assume o 1º lugar do grupo, pois o atual líder, Brasil de Pelotas, está de folga nesta rodada.
Ao mesmo tempo em que tenta seguir mobilizado para o campeonato regional, o Inter analisa o mercado em busca de reforços. A prioridade é a lateral-esquerda, pois Paulo Roberto não vem bem - pode até sair antes do final do contrato, que termina em dezembro - e Vinícius está negociado com o Sporting (Portugal), para onde vai se transferir em julho. 
A direção colorada não confirma, mas ontem esteve mobilizada, também, para o jogo entre Flamengo x Fluminense, no Rio, quando pretendia observar Gilberto (Fla), que volta após 4 meses devido a dores no púbis. O jogador conta que, em novembro de 96, quase foi trocado por Caico: “Sei do interesse do Inter. Por mim, acho que seria uma boa a transferência”.
Fonte: Correio do Povo (RS), 18/05/1997, p. 25.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - BRASIL-FA 1 X 2 INTERNACIONAL
Data: 18/05/1997
Local: Homero Soldatelli - Flores da Cunha (RS)
Público: 3.048
Renda: R$ 22.690,00
Juiz: Alexandre Lourenço Barreto
Cartões: Nico, Aílton, Zé Luiz (B); Ânderson Luiz e Arílson (I). 
Gols: Arílson 18’/1 (I); Renato Martins 23’/1 (B); Luiz Gustavo 10’/2 (I).
BRASIL-FA: Adir; Neto, Jadir, Araújo e Nico; Zé Luiz, Aílton (Sidiney), Rodrigo Caetano e Baggio; Rudinei e Renato Martins (Sadi). Técnico: Reinaldo Salomão.
INTERNACIONAL: André; Márcio Dias, Gamarra, Ânderson Luiz e Vinícius (Marcão); Fernando, Odair (Enciso), Arílson e Sandoval; Luiz Gustavo e Washington (Fabiano). Técnico: Celso Roth.

Arílson anota o primeiro gol colorado.
Fonte: Correio do Povo
A marcação pesada não perdoou Arílson.
Fonte: Correio do Povo 
Fernando e Baggio disputam a bola no meio de campo.
Fonte: Pioneiro
Enquanto Luiz Gustavo puxa a marcação,
Fernando sai para o jogo com qualidade.
Márcio Dias vigia de perto Rudinei.
Fonte: Pioneiro

INTER ASSUME LIDERANÇA PELA PRIMEIRA VEZ
Com a vitória sobre o Brasil (Far.) por 2 a 1, ontem, em Flores da Cunha, pela primeira vez o Inter assumiu a liderança de seu grupo no pentagonal do Gauchão. O time do técnico Celso Roth soma agora 9 pontos, 2 à frente de Brasil de Pelotas e Guarani (V.A.). O destaque do jogo, mais uma vez, foi o meio-campo Arílson, que armou as principais jogadas de ataque e abriu o placar com um belo gols de falta, aos 18 minutos do 1º tempo.
O Inter começou dando sinais de que a vitória sera fácil. Porém, após o gol caiu de produção e passou a dar chances ao adversário. Aos 21 minutos, Rudnei acertou a trave esquerda de André, Um minuto depois, Renato Martins aproveitou a má colocação do goleiro colorado e empatou. Aos 27, Luiz Gustavo se livrou da marcação e chutou no poste esquerdo de Adir.
Aos 11 minutos da fase final, Gamarra acertou o travessão e a zaga mandou a escanteio. Na cobrança, Arílson tocou para Vinícius, que cruzou para Luiz Gustavo, de cabeça, fazer 2 a 1.
Fonte: Correio do Povo (RS), 19/05/1997, p. 23.

BRASIL-FA PERDE E SEGUE COMO LANTERNA
Flores da Cunha — A apertada vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, de Farroupilha, ontem à tarde, no Estádio Homero Soldatelli, garantiu ao Inter não só o troféu 73 Anos de Emancipação de Flores da Cunha, mas a liderança isolada do grupo 1 do Campeonato Gaúcho. O time porto-alegrense subiu para nove pontos e foi favorecido com a derrota do Juventude para o Guarani-VA por 4 a 2, em Caxias do Sul. Com a derrota, o Brasil-Fa ficou praticamente sem chances de chegar às semifinais da competição, somando apenas um ponto.
O primeiro tempo foi bastante movimentado, com chances de gol para as duas equipes. O Inter tomou a iniciativa, dominou a etapa, mas errou demais nas conclusões. O Brasil-Fa tentava surpreender em contragolpes, que só não foram mais perigosos e melhor construídos em função dos passes errados na saída em velocidade para o ataque.
Arílson cobrou falta aos 19 minutos e anotou 1 a 0. Aos 23, Rodrigo cruzou e Renato Martins, de cabeça, empatou. Rudinei e Luiz Gustavo ainda acertaram o travessão e poderiam ter definido em 2 a 2 o placar do primeiro tempo.
Na segunda etapa, depois que o Inter garantiu os 2 a 1 aos 11 minutos, através de Luiz Gustavo, os dois times, mesmo decaindo de produção, continuaram criando oportunidade para ampliar o marcador. No 10 minutos finais, o Brasil-Fa ensaiou uma pequena pressão, mas o colorado se reforçou com Marcão para assegurar a vitória.
Durante e após a partida, o técnico Reinaldo Salomão, do Brasil-Fa, reclamou bastante da arbitragem. Ele perdeu a invencibilidade diante do Inter.
Fonte: Pioneiro (RS), 19/05/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/238555. Acesso em: 31 jul. 2023.

Postar um comentário