15/06/1997 - Campeonato Gaúcho 1997 - Fase final - Internacional 2 x 0 Guarani-VA

VITÓRIA DÁ VANTAGEM AO INTER
Porto Alegre - Mais do que vencer o Guarani-VA neste domingo, no Beira-Rio, para garantir o primeiro lugar do grupo 1, o Inter tem a chance de uma vingança. Na estréia nesta segunda fase, o time de Celso Roth foi surpreendido com uma derrota por 2 a 1, por esse mesmo Guarani, no Estádio Edmundo Feix.
Vencendo, o Inter sobe para 17 pontos e assegura o direito de enfrentar o Veranópolis nas semifinais do Gauchão. Se empatar, o Inter passará a depender do resultado entre Brasil-Pe e Juventude.
O Inter irá em busca do gol adversário desde os minutos iniciais e será praticamente o mesmo que vem sendo utilizado nos últimos jogos. A única novidade será o ingresso do experiente Marcão, na vaga que pertencia ao paraguaio Gamarra - cedido à seleção paraguaia.
No Guarani-VA, a dupla Marcos Vinícius e Fofonka surge como esperança de gols, de um bom resultado e da consequente proeza de classificação às semifinais.
Fonte: Pioneiro (RS), 14/06/1997, p. 31. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239872. Acesso em: 31 jul. 2023.

INTERNACIONAL-RS SÓ PRECISA DE UM EMPATE
Porto Alegre - Um empate diante do Guarani, de Venâncio Aires, bastará para o Internacional confirmar sua classificação ao quadrangular final do Campeonato Gaúcho. A partida está marcada Para este domingo, no Beira-Rio.
O Inter tem 14 pontos ganhos, um a mais que o próprio Guarani e o Juventude As três equipes, mais o Brasil (de Pelotas), que somou 11 pontos, brigam pelas duas vagas do Grupo 1.
Dos quatro, o clube da capital desfruta da posição mais tranquila: joga em casa,com o apoio de sua torcida, e sequer precisa vencer. Só será eliminado se perder para o Guarani e o Juventude derrotar o Brasil, de Pelotas. Mesmo assim deverá apostar na vitória para assegurar a primeira posição na chave e a vantagem de decidir as semifinais em Porto Alegre.
Depois da pontuação,o primeiro critério para definição de vaga é o número de vitórias. O segundo é o saldo de gols. Inter, Guarani e Juventude estão empatados com quatro vitórias. O Brasil tem três. No confronto de saldos,o colorado é o melhor situado com 10 gols, seguido pelo Guarani com dois, Juventude e Brasil têm saldo zero. Nesta conjuntura, os quatro competídores estarão permanentemente comparando as parciais dos dois jogos e a classificação provisória indicada pela combinação dos resultados.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 15/06/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/77522. Acesso em: 26 jul. 2023.

Porto Alegre (RS) - O Guarani, de Venâncio Aires, hoje, às 16 horas, no Beira-Rio, pensando exclusivamente na vitória, para se isolar na liderança do Grupo 1. O colorado tem tem 14 pontos, e o Guarani vem logo atrás, com 13, na segunda fase do octogonal do Campeonato Gaúcho. A vitória dará o primeiro lugar no grupo ao Inter, que jogará contra o Veranópolis, na próxima fase da competição. O volante colorado, Fernando, dificilmente atuará, pois está sem contrato. A diretoria sugeriu que ele jogue com um seguro de um mês no valor de R$ 1 milhão.
Fonte: O Fluminense (RJ), 15/06/1997, p. 12. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_13/70697. Acesso em: 30 jul. 2023.

CAMPEONATO GAÚCHO 1997 - FASE FINAL - INTERNACIONAL 2 X 0 GUARANI-VA
Data: 15/06/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 2.448
Renda: R$ 20.781,00
Juiz: Antônio Guerra, auxiliado por Marcos Ibanez e José C. Oliveira.
Cartões: Marcão, Arílson, Enciso, Fabiano (I); Marco Antônio, Bira e Adriano Silva (G).
Gols: Arílson 42’/1 (I); Arílson, pênalti 49’/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Enciso, Márcio Dias, Marcão e Régis; Fernando, Ânderson Luiz, Arílson e Sandoval (Murilo); Luiz Gustavo (Fabiano) e Christian (Washington). Técnico: Celso Roth.
GUARANI-VA: Rogério; Marco Antônio (Japão), Bira, Laércio e Adriano Silva (Sandro Oliveira); Vandeco, Pedrinho, Luís Fernando e Eliomar; Marcos Vinícius e Fofonka. Técnico: Paulo Sérgio Poletto.

A marcação não deu mole para Christian,
mas mesmo assim, o Internacional acabou classificado.
Fonte: Pioneiro

Canal: Hilhotta - Futebol Antigo

INTER SE CLASSIFICA MAS NÃO CONVENCE
Porto Alegre - Mesmo sem apresentar um futebol convincente, o Inter se classificou para a semifinal do Gauchão, ao derrotar ontem à tarde, no Beira-Rio, o Guarani-VA por 2 a 0. Com o resultado, o time somou 17 pontos e finalizou a fase em primeiro lugar no Grupo 1. Agora a equipe de Celso Roth enfrentará o Veranópolis, que terminou a etapa em segundo lugar no Grupo 2.
Mas se o Inter conseguiu encerrar a fase em primeiro lugar, terá que melhorar para sonhar com o título gaúcho. O jogo de ontem demonstrou carências, principalmente, no ataque. Durante a primeira etapa, o time teve dificuldades para superar o bloqueio armado pelo técnico Poletto. Além da pobreza ofensiva, o Inter levou um susto. O zagueiro Márcio cortou um passe com a mão dentro da área. O juiz Antônio Guerra anotou a infração, mas preferiu dar falta fora da área ao invés do pênalti. Na cobrança, Marcus Vinícius chutou na barreira. Uma lesão retirou de campo, no final da etapa inicial, o lateral-direito Marco Antônio e desestabilizou o Guarani. Foi justo no setor direito da defesa que Arílson entrou na área e chutou forte e colocado para marcar 1 a 0.
Na etapa final, Fabiano entrou no lugar de Luiz Gustavo e melhorou a equipe. Os meias acertaram as jogadas e o Inter passou a tabelar com qualidade e entrar seguidamente na área adversária. As más conclusões, porém, impediram os gols. O juiz, que teve péssima atuação, ainda prejudicou o clube ao não marcar um pênalti sobre Arílson e anular um gol de Fernando, alegando impedimento. Aos 48 minutos, em pênalti sofrido por Fernando e convertido por Arílson, o Inter definiu a partida.
Fonte: Pioneiro (RS), 16/06/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/239889. Acesso em: 31 jul. 2023.

Postar um comentário