18/10/1947 - Citadino 1947 - 2º turno - Renner 0 x 2 Internacional

PORTO ALEGRE — Terá prosseguimento amanhã, com os jogos Renner vs. Internacional e São José vs. Nacional, o campeonato local de futebol. Domingo, em disputa do mesmo certame, defrontar-se-ão Grêmio e Força e Luz.
Fonte: Jornal de Notícias (SP), n. 458, 18 out. 1947, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/583138/4258. Acesso em: 14 fev. 2026.

JOGOS DO CERTAME GAÚCHO
PORTO ALEGRE, 17 (Asapress) — Com dois jogos antecipados para a tarde de amanhã e mais um que será realizado domingo, prosseguirá o Campeonato Gaúcho de futebol. Os jogos programados são os seguintes: — Amanhã, nos Navegantes, Renner x Internacional. No Passo da Areia, São José x Nacional. Domingo, na Timbaúva, Grêmio x Força e Luz.
Fonte: Diário de Notícias (RJ), n. 7664, 18 out. 1947, p. 16. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093718_02/35485. Acesso em: 14 fev. 2026.

RENNER X INTERNACIONAL O EMBATE DE HOJE À TARDE
AMANHÃ, NA TIMBAÚVA, PRELIARÃO TRICOLORES E RAJADOS — ALVOS E NACIONALISTAS PRELIARÃO NO "ESTÁDIO" ZEQUINHA — A PROVÁVEL CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES — JOSÉ CARVALHO APITARÁ HOJE À TARDE — ROMEU VIOLA CONTROLARÁ O EMBATE DE AMANHÃ, NA TIMBAÚVA
Com o encontro entre as equipes do Renner e do Internacional, a ser realizado hoje tarde, no alçapão da rua Sertório, terá início a última rodada do segundo turno pelo campeonato metropolitano de futebol. Em face da situação de ambos os contendores, desta tarde, na tabela de pontos, facil é prever que o embate assuma proporções extraordinárias.
Os renistas sabem perfeitamente que, derrotados, dificilmente poderão concorrer ao turno neutro, o que, em última análise, redundaria em grande desastre de ordem financeira.
É, pois, fora de qualquer dúvida, que os pupilos de Gradim se apresentarão hoje dispostos a empregarem o máximo de suas energias em busca da vitória. Enquanto isso, o esquadrão do Internacional, que vem de uma derrota frente ao Força e Luz, embora já tenha praticamente assegurado o título máximo, também deverá procurar vencer por todos os meios, para assim se reabilitar daquele inesperado insucesso.
Deverão apresentar-se as duas equipes integradas de todos os titulares e, em face do esplêndido estado de treinamento que ostentam, não há que negar, deverão brindar os fãs com um grande espetáculo.
As duas turmas deverão apresentar-se assim constituídas: Internacional — Ivo, Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Boris, Villalba, Adão, Tesourinha e Carlitos. Renner — Éverton, Pedro e Bedeu; José, Badanha e Heitor; Nirinho, Cabano, Guido, Hormar e Medina.
Escolhido de comum acordo deverá dirigir o encontro o árbitro José Carvalho, do quadro principal da F. R. G. F..
NOTA DO RENNER — Para o prélio de hoje em seu gramado, contra o Internacional, o Grêmio Esportivo Renner tomou as seguintes deliberações:
Direção Geral — Antônio Casaccia, presidente;
Rep. junto às autoridades — Oscar Kurtz;
Rep. junto à F. R. G. F. — Walter Reinaldo Koetz;
Rep. junto à Imprensa — Henrique Pernau;
Portões — Germano Manske, Adão Palma Dias e Daniel P. de Souza, auxiliados pelos tesoureiros do Internacional.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 221, 18 out. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/1369. Acesso em: 14 fev. 2026.

CITADINO 1947 - 2º TURNO - RENNER 0 X 2 INTERNACIONAL
Data: 18/10/1947
Local: Tiradentes - Porto Alegre (RS)
Renda: Cr$ 27.000,00
Juiz: José Carvalho
Gols: Tesourinha 18'/2 (I); Carlitos 35'/2 (I).
RENNER: Éverton; Pedro e Bedeuzinho; José, Badanha e Heitor; Cabana, Hormar, Guido, Ruy Motorzinho e Medina. Técnico: Gradim.
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.

O RENNER DEFINITIVAMENTE AFASTADO DO TURNO NEUTRO
POR 2 A 0, O INTERNACIONAL IMPÔS-SE AO RENNER — TESOURINHA E CARLITOS, OS GOLEADORES — HEITOR, A PRINCIPAL FIGURA DO GRAMADO — PÉSSIMO DESEMPENHO DE JOSÉ CARVALHO — OS ASPIRANTES DO INTERNACIONAL JÁ SÃO CAMPEÕES DA CIDADE — RENDA: 27.200 CRUZEIROS
Em prosseguimento ao campeonato da cidade, defrontaram-se, ontem, à tarde, no "Alçapão" da rua Sertório as equipes do Renner e do Internacional. O embate, que teve um transcorrer bastante movimentado, findou com a vitória do Internacional pela contagem de 2 a 0, com tentos de Tesourinha e Carlitos, respectivamente, aos 18 e 35 minutos da fase complementar. Com este resultado, o Renner ficou definitivamente afastado do turno neutro, ao qual, como é sabido, concorrerão só os primeiro 4 colocados. O Internacional deu mais um passo para a conquista do título máximo, além de conseguir reabilitar-se amplamente do revés de domingo passado frente ao Força e Luz.
As duas equipes formaram com a seguinte constituição: INTERNACIONAL: Ivo; Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos. RENNER: Éverton; Pedro e Bedeu; José, Badanha e Heitor; Cabano, Hormar, Guido, Ruy e Medina. Na equipe do Internacional, as principais figuras foram Nena, Abigail, Tesourinha e Fandiño. Os demais não foram além de regulares. Alfeu e Carlitos foram os mais fracos em campo. No onze do Renner, em primeiro plano o médio Heitor que foi, sem dúvida, a principal figura do gramado. Por ordem de méritos seguiram-se: Badanha, Pedro, Bedeu, José, Medina e Guido.
Os demais, com altos e baixos, pouco produziram. A arbitragem esteve a cargo de José Carvalho, recentemente guindado ao quadro de primeira categoria. O seu desempenho foi bastante fraco, tendo incorrido em grande número de faltas.
Falhou lamentavelmente ao dar validade ao segundo tento do Internacional, de autoria do ponteiro Carlitos, já que este, ao receber de Abigail, ajeitou a esfera com a mão, sem que s. s. assinalasse a falta. Muitas outras faltas cometeu ainda o jovem apitador que deixam patente o quanto andou errada a FRGF quando o fez subir ao quadro de honra. No encontro preliminar, entre as equipes de aspirantes, voltou a vencer o Internacional, desta feita, por 5 a 0, sagrando-se assim campeão da cidade na respectiva categoria. A arbitragem esteve a cargo de Oscar Denovaro que se conduziu bastante mal, permitindo que campeasse livremente o jogo pesado. Prova disso é que o atacante Nati, do Renner, teve que ser levado ao Pronto Socorro para receber, "apenas", seis pontos num ferimento na cabeça. Tem-se nitidamente a impressão de que o quadro de árbitros da FRGF está necessitando de uma completa reestruturação! A renda atingiu a casa dos 27.200 cruzeiros, considerada boa, em face da tarde fria e garoenta que fez ontem.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 222, 19 out. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/1377. Acesso em: 14 fev. 2026.

Postar um comentário