20/07/1947 - Citadino 1947 - 1º turno - Internacional 3 x 0 Grêmio

GRE-NAL: ASSUNTO OBRIGATÓRIO DE TODAS AS RODAS
GRÊMIO E INTERNACIONAL PREPARADOS PARA O GRANDE CHOQUE [...]
[...] No tradicional estádio dos Eucaliptos, preliarão as duas forças máximas do futebol metropolitano: Grêmio x Internacional. Será este o primeiro clássico oficial da temporada e para ele encontram-se voltadas todas as atenções, sendo mesmo assunto obrigatório de todas as rodas. Encontram-se as duas turmas em igualdade de condições na tabela de pontos e é este justamente um dos motivos da grande expectativa para o embate. Promete o prélio um desenrolar bastante movimentado, dado que as duas turmas vem tendo destacadas atuações que as capacitam a brindar os "hinchas" com um espetáculo de proporções grandiosas. Certo que o primeiro "Gre-Nal" oficial do ano não desmerecerá os demais, devendo resultar num espetáculo digno de ser assistido. Pela situação dos concorrentes, espera-se que o "choque-rei" supere em arrecadação todos os grenais até aqui realizados, o que, aliás não será admiração, uma vez que poucas cadeiras numeradas restam do elevado número posto à venda, o que serve para aquilatar do grande interesse que há de parte do publico esportivo. As duas equipes, segundo tudo indica, pisarão o gramado assim constituídas: GRÊMIO: Júlio, Clarel e Danton; Jorge, Touguinha e Nélson Adams; Cordeiro, Hélio, Prego, Massinha e Bentevi. INTERNACIONAL: Ivo, Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adão, Fandiño e Carlitos. A arbitragem, como já foi amplamente divulgado, estará a cargo de Foguinho, sem dúvida, o juiz número um de nossos gramados.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 145, 19 jul. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/765. Acesso em: 14 fev. 2026.

"SE A CABRITA MELHORAR, VAI SER UMA GOLEADA"
Vicente Rao, o "craque nº 12" do "Rolo Compressor" falou com o repÓrter na sede do colorado, rodeado da sua turma mirim, um tanto apreensivo sobre o resultado do Gre-Nal mais sensacional dos últimos temposs. "Pois é... meu oráculo é a cabrita. Fui consultá-la e, para o meu azar e de todos os colorados, encontrei-a doente! Mas, não tenha dúvida, se a cabrita melhorar, vai ser uma "barbada", talvez igual a do último Gre-Nal, onde, apesar do favoritismo, foi um verdadeiro baile na Timbaúva...". E, diante do repórter, o Rao foi ficando vermelho, arregalando os olhos e já estava a ponto de dar um viva ao "Rolo Compressor" quando alguém chamou-o para as suas obrigações no Banco do Comércio, — pois já estava na hora de assinar o ponto...
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 145, 19 jul. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/765. Acesso em: 14 fev. 2026.

CITADINO 1947 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 3 X 0 GRÊMIO
Data: 20/07/1947
Local: Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Renda: Cr$ 160.020,00
Juiz: Oswaldo Rolla
Gols: Carlitos 19’/1 (I); Adãozinho 36’/1 (I); Villalba 6’/2 (I).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
GRÊMIO: Júlio Petersen; Clarel e Danton; Nidsberg, Nélson Adams e Sanguinetti; Cordeiro, Beresi, Prego, Massinha e Hélio. Técnico: Otto Pedro Bumbell.

Villalba anotou o terceiro gol colorado.
Fonte: 1909 em cores
Em pé: Ivo, Alfeu, Nena, Viana, Ilmo e Abigail.
Agachados: Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos.
Fonte: 1909 em Cores

EM PORTO ALEGRE: INTERNACIONAL x GRÊMIO
Mais uma etapa foi cumprida pelo campeonato local, esta apresentando como principal o classico que reuniu os dois ponteiros do certame: Internacional e Grêmio.
Atuando com mais desenvoltura, o Internacional conseguiu o triunfo, bastante justo, pela contagem de 3x0.
Os tentos foram consignados por Sanguinetti (contra), Adãozinho e Villalba.
160.020 cruzeiros foi a renda e Osvaldo Rolla, o juiz.
Fonte: Diário do Paraná (PR), n. 518, 22 jul. 1947, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/171433/4178. Acesso em: 14 fev. 2026.

O CERTAME GAÚCHO
PORTO ALEGRE, 20 (Asapress) — Em prosseguimento ao certame gaúcho de futebol, jogaram na tarde de hoje o Internacional e o Grêmio. O encontro, que conseguiu agradar à grande assistência que compareceu ao estádio, terminou com a vitória do Internacional pela contagem de 3 tentos a zero. A renda foi de 160.020 cruzeiros. Com esta vitória, o Internacional passou a ocupar sozinho a liderança do campeonato que vinha partilhando com o Grêmio, que passou para o segundo posto, juntamente com o Força e Luz, com 2 pontos perdidos.
Fonte: Correio Paulistano (SP), n. 28004, 22 jul. 1947, p. 10. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/090972_09/33850. Acesso em: 14 fev. 2026.

VENCIDO PELO INTERNACIONAL O PRIMEIRO CLÁSSICO DA TEMPORADA
POR 3 A O O "ROLO" IMPÔS-SE AOS CAMPEOES DO ESTADO — JÚLIO EVITOU QUE A GOLEADA FOSSE MAIÚSCULA — CARLITOS, ADÃO E VILLALBA OS SCORERS — VITÓRIA DO GRÊMIO NA PRELIMINAR — BOM DESEMPENHO DE FOGUINHO — RENDA: Cr$ 160,020,00 [...]
Domingo, no tradicional estádio dos "Eucaliptos" tivemos o primeiro "GRE-NAL" da temporada. Ansiosamente aguardado, não surpreendeu a ninguém a excepcional renda obtida e que andou pela casa dos 160.000 cruzeiros, devendo ser levado em conta que os associados do Internacional como donos da "casa" não pagavam entrada. O embate teve um desfecho verdadeiramente inesperado com a espetacular derrota do Grêmio pela expressiva contagem de 3 a 0. O resultado numérico do prélio é um espelho fiel do que foram os noventa minutos de ações francamente favoráveis ao onze local, que, sem realizar uma grande exibição — pois contou com dois meias bisonhos, conseguiu exibir-se de maneira bem mais positiva que seu antagonista. O onze "tricolor" em nenhum momento constituiu adversário deixando se envolver completamente desde os momentos iniciais. Contando com uma dianteira apática sob todos os aspectos, fácil foi ao sexteto defensivo rubro alimentar constantemente seu ataque que assim deu exaustivo labor aos componentes da retaguarda do clube das três cores. Tivesse o Internacional contado ontem com dois insiders em melhores condições e não fosse o ótimo desempenho de Júlio, por certo que os tricolores a estas horas estariam amargando um revés maiúsculo, tal o descontrole que sempre imperou em suas linhas, mormente na fase inicial, quando houve momentos em que era visível o desentendimento. Enquanto isso lá do outro lado acontecia justamente o contrário. Contando o Internacional com um sexteto defensivo bastante sólido e uma vanguarda algo positiva, a cada instante criavam situações bastante delicadas para a cidadela de Júlio que, diga-se de passagem, trabalhou exaustivamente. Os tentos do Internacional foram de autoria de Carlitos, aos 19 minutos do período inicial, Adãozinho aos 36 e finalmente Villalba aos 51 encerrou a contagem. As duas turmas formaram com a seguinte constituição:
INTERNACIONAL: Ivo, Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adão, Fandiño e Carlitos.
GRÊMIO: Júlio, Clarel e Danton; Mario Nidsberg, Nélson Adams e Sanguinetti; Cordeiro, Beresi, Prego, Massinha e Hélio.
No bando colorado, as principais figuras foram: Nena, Ilmo, Alfeu, Viana, Abigail, Tesourinha, Adão e Carlitos; Villalba e Fandiño não foram além de regulares. Deve ser levado em conta que Fandiño atuou lesionado. Ivo, chamado a intervir duas vezes, saiu-se airosamente. No bando vencido, sem dúvida a principal figura foi o arqueiro Júlio, que esteve ótimo. A zaga andou com altos e baixos, mormente o aspirante Danton. Na intermediária só Nélson Adams confirmou a escalação; os demais regulares. No ataque, a rigor ninguém teve presença no gramado. A arbitragem esteve a cargo de Foguinho, cujo desempenho merece a nota de bom. No encontro preliminar entre as equipes de aspirantes e sob a correta arbitragem de José Carvalho venceram os tricolores por 3 a 2 num embate bastante movimentado que constituiu esplêndido aperitivo. O onze vencedor formou assim: Paulo, Tonelli e Idelmar; Nilo, Príncipe e Aurélio; Beroci, Nélson Sardo, Bá, Nadir e Bentevi.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 147, 22 jul. 1947, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/773. Acesso em: 14 fev. 2026.

Postar um comentário