13/08/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Internacional 2 x 1 Palmeiras

INTER JOGA INVENCIBILIDADE CONTRA O LÍDER
Porto Alegre - Pouco menos de dois meses atrás, o Inter vivia uma crise. Havia perdido para o Veranópolis, na Serra, e corria o risco de ficar de fora da final do Gauchão. A derrota forçou o time colorado a vencer a partida de volta no Beira-Rio durante o tempo regulamentar e a prorrogação.
Pois o mesmo time que quase não se classificou para disputar o título gaúcho, em junho, está prestes a ser o líder do Campeonato Brasileiro. Se o campeão gaúcho vencer o Palmeiras, hoje à noite, no Beira-Rio, será catapultado da quarta para a primeira posição.
E não poderia haver argumento melhor para a torcida colorada tomar o estádio. “O time está identificado com a torcida como nunca”, afirmou o técnico Celso Roth.
Mas a pressão de 50 mil colorados não será suficiente para derrotar o Palmeiras. O time de Roth precisará continuar demonstrando o bom futebol das partidas anteriores, nas quais derrotou Portuguesa, Santos e Vitória. O Inter ainda tem um aproveitamento de 100% em casa no Brasileirão, com três vitórias em três partidas. Desta vez, porém, irá enfrentar um adversário dos mais qualificados. O Palmeiras, que ocupa a liderança na competição, montou uma verdadeira Seleção Brasileira com investimentos de mais de R$ 15 milhões na aquisição de jogadores.
Para derrotar os paulistas, o time precisará contar com a estrela do goleiro André e os gols do centroavante Christian. Celso Roth preferiu manter o segredo sobre quem entrará no meio-campo: Arílson ou Marcelo. Apesar disso, já tem o time definido e deve confirmar momentos antes da partida a volta de Arílson entre os titulares. Ontem, Marcelo saiu com dores na perna, após uma pancada, mas terá condições para o jogo.
Fonte: Pioneiro (RS), 13/08/1997, p. 24. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/242925. Acesso em: 03 ago. 2023.

INTERNACIONAL QUER SER LÍDER ISOLADO DO CAMPEONATO
O Internacional joga para ser líder hoje à noite contra o Palmeiras, no Beira Rio. Uma vitória bastará para o time de Celso Roth isolar-se no topo da tabela do Campeonato Brasileiro, atingindo 18 pontos ganhos em oito partidas. Ainda invicto, o Inter terá uma motivação a mais: do outro lado estará, além do Palmeiras. o técnico Luiz Felipe Scolari, que tantas vezes se impôs ao colorado nos últimos anos quando dirigia o arqui-rival Grêmio. Será um encontro entre discípulo e mestre. Roth, o discípulo. considera Scolari "o melhor treinador do Brasil”.
Arílson ou Marcelo é a dúvida de Roth, com maiores chances para o primeiro. O reserva Marcelo aproveitou o afastamento de Arílson, titular inquestionável no começo da competição, e firmou-se na equipe de cima. Contra o Vitória - triunfo colorado por 3 a 1 no sábado, em Porto Alegre - foi Marcelo quem começou a partida, embora Arílson estivesse recuperado.
Arílson somente entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo, enquanto Marcelo deixava o gramado sob os aplausos da torcida. Ex-jogador de Scolari no Grêmio, Arílson na escalação significará maior ambição de atacar. Marcelo, embora não deixe de ir à frente, sinalizará marcação mais severa no meio-de-campo.
Se há incerteza no meio-de-campo, Roth já confirmou o retorno de Luciano à lateral-esquerda, com a volta de Celso Vieira ao banco. Luciano somente esteve ausente na última rodada devido à punição por terceiro cartão amarelo. O volante Enciso, adaptado à outra lateral, permanecerá no time.
Destaques - Pelo lado do Inter, estarão em campo alguns dos destaques do Brasileiro, como o goleiro André, o zagueiro Régis e o centroavante Christian, terceiro colocado (sete gols) na relação de artilheiros. O campeão gaúcho estreou batendo o Corinthians em São Paulo (3 a 1), derrotou em seguida a Portuguesa no Beira-Rio (2 a 1) e empatou com o Cruzeiro no Mineirão (0 a 0).
Depois. ganhou do Santos (2 a 0), empatou com União São João (2 a 2) e São Paulo (1 a 1) e superou o Vitória. Seu ataque converteu 13 gols e a defesa, a melhor do campeonato, foi vazada somente seis vezes. Seu aproveitamento é de 71,4%, inferior, em todo o certame, apenas ao do Vasco (72,2%).
Fonte: A Tribuna (SP), 13/08/1997, B2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/166531. Acesso em: 27 jul. 2023

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 2 X 1 PALMEIRAS
Data: 13/08/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 31.477 (23.539 pagantes).
Renda: R$ 294.276,00
Juiz: Márcio Rezende de Freitas, auxiliado por Pascoalino Souza Lima e Antônio de Oliveira Neto.
Cartões: Arílson, Ânderson Luiz, Régis (I); Amaral e Pimentel (P).
Expulsão: Cléber (P).
Gols: Christian 10’/1 (I); Ânderson Luiz (I) 4’/2; Marquinhos 16’/2 (P).                             
INTERNACIONAL: André; Enciso, Marcão (Márcio Dias), Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Arílson (Marcelo Rosa); Fabiano e Christian (Mabília). Técnico: Celso Roth.
PALMEIRAS: Velloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano, Amaral (Rogério Fidélis), Marquinhos (Alex) e Zinho; Euller (Viola) e Oséas. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

De cabeça, Christian abre o marcador.
Fonte: Pioneiro
O artilheiro Christian, combatido por Cléber,
marcou seu oitavo gol no campeonato.
Fonte: A Tribuna 
Marquinhos dá o combate em Christian.
Fonte: Pioneiro

Canal: Perci Vermelho de Pieri

INTER BRILHA E ASSUME LIDERANÇA
Porto Alegre - O Internacional obteve a quinta vitória ontem à noite ao derrotar o Palmeiras por 2 a 1 e assumiu a liderança isolada do Brasileiro. O time soma 18 pontos, contra 17 de Palmeiras, Paraná e Portuguesa. No sábado, o colorado recebe o Fluminense, único que ainda não ganhou.
Apoiado pela torcida, o Inter começou o jogo pressionando o Palmeiras. Tentou marcar o gol em chutes de longa distância, em jogadas de aproximação ou em cruzamentos, o que deu certo aos 11 minutos. O meia Enciso, improvisado na lateral-direita, driblou Júnior e Cléber e cruzou. Bem posicionado na área, Christian venceu a zaga e fez 1 a 0 de cabeça.
Após o gol, o time gaúcho adotou outra estratégia: recuou a marcação para o seu campo e passou a apostar nos contra-ataques. Deu certo apenas em parte. A equipe conseguiu conter o Palmeiras, mas não acertou os contragolpes. Aos 46 minutos, o time quase foi surpreendido, mas Zinho e Marquinhos erraram a conclusão.
No segundo tempo, o Inter recuperou o bom futebol e pressionou. Aos cinco minutos, Ânderson se antecipou a Cléber em uma cobrança de escanteio e marcou o segundo gol colorado. Aos oito e 13 minutos, Sandoval desperdiçou a chance de ampliar. O Palmeiras reagiu e descontou aos 16, através de Marquinhos. Viola teve a chance de empatar aos 35, mas André fez ótima defesa.
Fonte: Pioneiro (RS), 14/08/1997, p. 35. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/243005. Acesso em: 03 ago. 2023.

INTERNACIONAL DERROTA PALMEIRAS POR 2 A 1 NO BEIRA-RIO E ASSUME A LIDERANÇA ISOLADA
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. O Internacional derrotou o Palmeiras, por 2 a 1, na noite de ontem, no Beira Rio, e assumiu a liderança isolada da competição. A equipe gaúcha chega a 18 pontos ganhos, deixando para trás o próprio Palmeiras, a Portuguesa e o Paraná Clube, todos com 17 pontos. No outro jogo da rodada de ontem, o Criciúma venceu o
Botafogo, em Santa Catarina, por 1 a 0, gol de Augusto, cobrando pênalti.
O Internacional começou a partida sufocando o Palmeiras, aproveitando o apoio da grande torcida colorada que estava no Beira Rio. A primeira boa chance foi aos 8 minutos. Depois de uma roubada de bola no meio-campo, Sandovai foi lançado peia esquerda e chutou para a defesa de Velloso.
O toque de bola rápido do Inter envolvia a defesa do time paulista. Aos 11 minutos, surgiu o gol. O lateral Enciso fez grande jogada pela direita, ganhou de dois zagueiros na velocidade e cruzou alto na medida para a cabeçada certeira de Christian. O artilheiro, que marcou seu oitavo gol no Campeonato Brasileiro, acertou no ângulo direito de Velloso, que sequer esboçou a defesa.
Depois do gol, o Inter diminuiu um pouco seu ritmo e, em consequência, o Palmeiras passou a ter a posse de bola com mais frequência. Mas a marcação gaúcha era forte e o time de Scolari não conseguia criar chances agudas para alcançar o empate. O Internacional utilizava os contra-ataques para tentar o segundo gol.
Mesmo assim, o Palmeiras ainda teve duas boas chances de gol. Na primeira, aos 30 minutos, Pimentel fez jogada de linha de fundo e cruzou. Oséas pegou de primeira, mas chutou por cima do gol do seguro André.
A melhor oportunidade surgiu aos 45. Depois de jogada de Júnior, pela esquerda, Zinho furou e Marquinhos tocou para fora.
Segundo tempo - O Palmeiras ameaçou chegar ao empate logo aos 3 minutos. Zinho cobrou falta da altura da intermediária, mas o goleiro André praticou uma excelente defesa. Aos 4, o Internacional conquistou o seu segundo gol. Depois da cobrança de um escanteio, pelo setor esquerdo, Ânderson, na primeira trave, se antecipou a Cléber e desviou no canto esquerdo de Velloso: 2 a 0.
O Palmeiras chegou a seu gol aos 15. Marquinhos acertou um chute forte, de fora da área, e acertou o ângulo esquerdo de André, que pulou mal na bola. O time paulista lutou muito em
busca do empate, mas não teve forças.
Fonte: A Tribuna (SP), 14/08/1997, p. B4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/166641. Acesso em: 25 jul. 2023.

INTER VENCE PALMEIRAS E É LÍDER ISOLADO
Porto Alegre - O campeonato Brasileiro tem novo líder. O Internacional venceu o Palmeiras, por 2 a 1, nesta quarta-feira à noite, assumiu a ponta isolada e manteve a condição de único time invicto na competição. Foi a quinta vitória do time gaúcho (em oito jogos), que passa a somar 18 ganhos - um a mais do que Palmeiras, Paraná e Portuguesa. Christian, aos 10 minutos do primeiro tempo e Anderson, aos 4 minutos do segundo, marcaram os gols do Internacional. Marquinhos aos 16, também da etapa complementar, descontou para o Palmeiras, que no final da partida teve o zagueiro Cléber expulso de campo.
Fonte: Correio do Norte (SC), 16/08/1997, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/886408/17087. Acesso em: 26 jul. 2023.

Postar um comentário