INTER TENTA EVITAR A 3ª DERROTA SEGUIDA
Após duas derrotas consecutivas, o Inter tenta a recuperação diante do Vasco, hoje à noite, no Rio de Janeiro, que pode recolocar o time na liderança do Brasileiro. A direção colorada assegura que qualquer resultado será administrado com normalidade, mas outro tropeço poderá gerar a primeira crise do clube no campeonato e forçará a reavaliação do trabalho realizado pelo técnico Celso Roth.
O vice-presidente Paulo Rogério Amoretty se baseia nos números para afastar a possibilidade de crise. “Terminaremos a rodada, no mínimo, em 2º lugar. Não dá para imaginar um vice-líder do Brasileiro em crise”, argumenta. Ele deixou claro que a direção vai controlar as saídas noturnas dos jogadores. “Vamos punir os excessos, mas tudo em sigilo.”
O único desfalque do time é o goleiro André, suspenso. Roth confirmou Preto em seu lugar.
O técnico Antônio Lopes, suspenso, comanda o Vasco das arquibancadas através de telefone celular. O principal desfalque do time é o atacante Edmundo, artilheiro do Brasileiro ao lado de Dodô, do São Paulo, com 12 gols. O meio-campo Luisinho também levou o 3º amarelo e cumpre suspensão. O centroavante Evair se recupera de fratura no dedo anular da mão esquerda e é dúvida.
Fonte: Correio do Povo (RS), 17/09/1997, p. 32.
INTER QUER RESGATAR IDENTIDADE CONTRA VASCO
Rio - Se alguém perguntar aos jogadores colorados o que significa o jogo de hoje, às 20h30min, contra o Vasco, no Estádio São Januário, no Rio, vai receber uma resposta uníssona: o resgate da identidade. Esse foi o termo insistentemente utilizado pelo técnico Celso Roth na última segunda-feira, em uma reunião de emergência, ainda em Recife, antes da viagem para o Rio.
Afinados no discurso, os titulares do técnico Celso Roth não vislumbram chance melhor do que a partida de hoje para retomar o caminho vitorioso. Diante do Vasco, sexto colocado na tabela, o Inter fará da forte pegada em todos os setores do campo a sua maior arma. O goleador Christian está engajado nesta missão. “Vamos enfrentar o Vasco como se fosse decisão de campeonato”, garantiu.
Problemas mesmo quem tem é o técnico Antônio Lopes, do Vasco. Ele não poderá contar com o volante Luizinho e o atacante Edmundo, suspensos. Além deles, o treinador ainda depende dos médicos para escalar Mauro Galvão e Evair, ambos com problemas musculares. A única coisa certa é que o goleiro Carlos Germano, de contrato renovado, retorna ao time.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/09/1997, p. 28. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/244793. Acesso em: 03 ago. 2023.
INTERNACIONAL, EX-PAPÃO, DESCE A LADEIRA
Porto Alegre - Até então o papão do Campeonato Brasileiro, mantendo por várias rodadas a condição de único invicto, o Internacional começa a viver outra fase. Perdeu para o Juventude (1 a 0) e domingo sofreu sua segunda derrota consecutiva (2 a 0 para o Sport, em Recife), o que também lhe tirou a liderança. Os resultados negativos, no entanto, não abalaram a confiança da equipe. Pelo menos é o que garantem jogadores e comissão técnica.
Todos estão certos de que o time fará novamente as pazes com a vitória amanhã, contra o Vasco, em São Januário. O técnico Celso Roth negou ontem que haja crise de relacionamento entre ele e o elenco, mas sabe que será grande a pressão caso o time volte a perder. Os jogadores admitiram que à equipe caiu de rendimento nas duas últimas partidas, mas prometeram reeditar amanhã as boas atuações do início do campeonato.
Fonte: Jornal dos Sports (RJ), 16/09/1997, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/112518_06/25902. Acesso em: 26 jul. 2023.
VASCO INICIA A LUTA PELA CLASSIFICAÇÃO
O Vasco inicia hoje, às 20h30min, contra o Internacional, em São Januário, a arrancada rumo à próxima fase do Campeonato Brasileiro. Com 23 pontos, os vascaínos precisam vencer as seis partidas que irão realizar em casa para chegar aos 41 pontos e a vaga. A situação dos gaúchos é ainda melhor, já que necessitam de apenas dez pontos, nas dez partidas restantes para passar às finais. Hoje o colorado é vice-líder com 31 pontos, dois a menos que a Portuguesa.
O treinador, Antônio Lopes, que suspenso continuará dirigindo o time fora do banco de reservas, não poderá contar com o atacante Edmundo, artilheiro do Campeonato ao lado de Dodô, do São Paulo, ambos com 12 gols, e com o meia Luisinho, que levaram o terceiro cartão amarelo na derrota do último domingo, por 4 a 2, para o Vitória. O meia Válber continua vetado com uma lesão na virilha esquerda. em compensação, Evair e Mauro Galvão, recuperados de contusões, voltam ao time.
Após acertar o seu retorno ao Vasco, na noite de segunda-feira, o goleiro Carlos Germano assinou ontem o novo contrato com o clube. O jogador, que não atua pelo time há meses, ficou feliz com o desfecho da negociação.
"O acerto foi da forma que eu queria. Renovei até dezembro, podendo prorrogar o contrato até junho de 98", frisou Germano, ressaltando que, “regularizado”, as suas chances de ser convocado por Zagallo para a seleção são maiores.
Germano, no entanto, não enfrentará o Internacional hoje à noite, pois não estava relacionado pelo técnico Antônio Lopes para a partida. Márcio - que vinha sendo um dos destaques do Vasco no Brasileiro - continuará na vaga do ex-titular. Apesar de hoje ser o seu último jogo antes da volta de Germano, Márcio não se mostrou aborrecido com a “barração”. “Não vou me abater com minha saída da equipe. Tive boas atuações, que ajudaram a me projetar e sei que o trabalho foi muito bom”, revela.
Depois de vitórias consecutivas que levaram o time à liderança absoluta, o Internacional deixou escapar a primeira colocação depois das derrotas para o Juventude (0 a 1), no Beira-Rio, e Sport (0 a 2), no último domingo. O goleiro André, um dos destaques do time, que expulso em Recife contra o rubro-negro pernambucano desfalca o time e será substituído por Preto.
O treinador Celso Roth já começa a sofrer pressões dos resultados negativos e garante que o momento é de tranquilidade e que o declínio do Inter já era esperado, pois nenhum time vence sempre. O restante do time é o mesmo para o jogo em São Januário, com a equipe gaúcha voltando a atuar no Rio Janeiro - a segunda vez em 11 dias - já que, no último dia 6, venceu o Botafogo no Maracanã, por 2 a 0.
Fonte: O Fluminense (RJ), 17/09/1997, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_13/73810. Acesso em: 26 jul. 2023.
SEM O ANIMAL, DIANTE DA FERA FERIDA
O Vasco enfrenta hoje, à partir das 20h30, a fera ferida Internacional, vice-líder que vem de duas derrotas, sem seu Animal mais perigoso: Edmundo, suspenso com três cartões amarelos. Apesar do duelo ser em São Januánio, o técnico Antônio Lopes acha que a partida contra o Inter, que perdeu a liderança para a Portuguesa depois de perder para Juventude e Sport, deve ser mais difícil do que se estivesse enfrentando uma equipe invicta. “É uma equipe de qualidade e virá com tudo para se reabilitar das duas derrotas”, avalia.
O técnico garante que o problema entre Edmundo e Juninho está superado. Inconformado com um erro de Juninho, o Animal teria dito ao colega que iria pedir sua substituição no intervalo. O gesto revoltou Juninho após sua substituição aos 15 minutos do segundo tempo. Mas Juninho não apareceu para treinar ontem, embora Lopes tenha garantido sua escalação. “Não podemos ser derrotados por nós mesmos. Temos que deixar as vaidades de lado e concentrar na competição”, disse Evair, que ainda sente dores no músculo posterior da coxa, mas esta confirmado.
Se o Vasco vai a campo hoje sem seu Animal artilheiro, o Inter terá seu principal obstáculo aos gols vascaínos: André. o goleiro revelação deste Brasileiro, expulso contra o Sport na última rodada. Em seu lugar jogará Preto. O lateral do Vasco César Prates, que jogou quatro anos no Inter, alerta para às jogadas aéreas do adversário, que costumam ser eficientemente finalizadas por Christian. César marcou o artilheiro gaúcho em seu ex-time e disse que ele já corrigiu um de seus principais defeitos: as finalizações em bolas rasteiras. O único defeito é um descontrole dos nervos. “Ele às vezes fica nervoso e acaba expulso sem necessidade”, diz César, lembrando à expulsão do atacante no último GreNal.
Animal colorado - Mas o Inter também tem seu animal. O meia Arílson, que ficou famoso por fugir da concentração da Seleção Brasileira às vésperas de um amistoso, por estar na reserva, tem dado dores de cabeça ao técnico Celso Roth. Após ser substituído quando dia por 1 a 0 em casa diante do Juventude de Arílson chutou o balde e xingou o
técnico. Além disso, o meia tem uma extensa coleção de cartões vermelhos. Mesmo assim, seu bom futebol tem garantido bons contratos.
estar na reserva, tem dado dores de cabeça ao técnico Celso Roth. Após ser substituído quando dia por 1 a 0 em casa diante do Juventude de Arílson chutou o balde e xingou o
técnico. Além disso, o meia tem uma extensa coleção de cartões vermelhos. Mesmo assim, seu bom futebol tem garantido bons contratos.
Germano - Depois de acertar as bases de seu novo contrato com o Vasco, o goleiro Carlos Germano finalmente assinou o documento que vai garantir sua presença até dezembro no clube. Uma cláusula permite ainda, se ambas as partes estiverem de acordo, que Germano fique até junho do ano que vem. “Todos estavam perdendo com essa situação. Eu estava sem jogar e é ano de eleição no clube”, disse Germano, que deve voltar ao gol vascaíno no sábado, contra o Paraná Clube.
Márcio - A não inscnição de Carlos Germano na Supercopa Libertadores da América é o consolo do goleiro Márcio, que vinha jogando, mas perderá a posição para Germano no Campeonato Brasileiro a partir de sábado. “Quero ser titular, mas aceito à realidade. Germano é o goleiro da Seleção e tem uma história de títulos no Vasco que não posso superar em 12 jogos”, disse Márcio.
Apenas Márcio e Caetano estão inscritos no tormeio sul-americano, que tera sequência na próxima quarta-feira, em Buenos Aires, contra o River Plate. Os argentinos lideram a chave com seis pontos, seguidos dos vascaínos, com quatro. Apenas uma equipe do grupo, que ainda tem Santos e Racing, vai às semifinais.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 17/09/1997, p. 26. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/286718. Acesso em: 26 jul. 2023.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - VASCO 2 X 1 INTERNACIONAL
Data:
17/09/1997
Local:
São Januário - Rio de Janeiro (RJ)
Público:
4.917 (4.080 pagantes).
Renda: R$ R$ 44.210,00
Renda: R$ R$ 44.210,00
Juiz:
Oscar Roberto de Godói, auxiliado por com Valter José dos Reis e José Basileu.
Cartões: Moisés, Nasa e Fabrício (V).
Expulsão:
Juninho Pernambucano (V).
Gols:
Odvan 28’/1 (V); Christian 29’/1 (I); Filipe Alvim 24’/2 (V).
VASCO: Márcio Cazorla; César Prates (Filipe Alvim), Mauro
Galvão, Odivan e Felipe; Fabrício, Nasa, Juninho Pernambucano e Ramón Menezes
(Moisés); Evair e Pedrinho. Técnico: Alcir Portela.
INTERNACIONAL: Preto; Enciso, Marcão, Régis e Luciano Almeida (Mabília);
Ânderson Luiz (Sílvio), Fernando, Sandoval e Arílson; Fabiano e Christian.
Técnico: Celso Roth.
Canal: Hilhotta - Futebol Antigo
INTER PERDE A TERCEIRA CONSECUTIVA
O Inter voltou a errar muito e sofreu a terceira derrota consecutiva no Brasileiro, ontem à noite, contra o Vasco, por 2 a 1, em São Januário. Mesmo com o resultado, a equipe gaúcha segue na 2ª colocação, com 31 pontos, mas se distanciou cinco pontos da líder Portuguesa. O time do técnico Celso Roth se prepara agora para enfrentar o Goiás, domingo, no Beira-Rio.
Aos 28 minutos do 1º tempo, Ramón, de falta, levantou da esquerda para o zagueiro Odivan, que cabeceou meio sem jeito, mas venceu o goleiro Preto: Vasco 1 a 0. Um minuto depois, Arílson cruzou da esquerda e Christian, de cabeça, fez seu 12º gol no Brasileiro, igualando-se na artilharia a Dodô, do São Paulo, e Edmundo, do Vasco. Aos 46, o centroavante Evair, livre na área, desperdiçou grande chance. Na 2º etapa, aos 24 minutos o lateral Filipe Alvim chutou fraco, mas a bola desviou em Marcão e entrou: 2 a 1.
Fonte: Correio do Povo (RS), 18/09/1997, p. 24.
INTER É DERROTADO PELO VASCO
Rio - O Internacional perdeu para o Vasco da Gama por 2 a 1 ontem, em São Januário. Mesmo desfalcado de Edmundo e não jogando bem, o time carioca conseguiu impor ao Internacional a terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado pelo júnior Filipe, aos 24 minutos do segundo tempo. Os gaúchos continuam na vice-liderança da competição, com 31 pontos. O árbitro paulista Oscar Roberto de Godói foi obrigado a deixar o campo com uma escolta polícial. Godói expulsou o meia Juninho, depois de uma disputa de bola com Arílson, aos 29 minutos do segundo tempo.
Apesar do equilíbrio da partida, o Vasco abriu o marcador aos 27 do primeiro tempo, com o zagueiro Odivan. Dois minutos depois, o atacante Christian empatou o jogo, marcando o 12º gol no campeonato. Na etapa final, a partida continuou bastante equilibrada. Precisando da vitória, os dois times se lançaram ao ataque. O Vasco teve mais sorte e, aos 24 minutos, Filipe, que acabara de entrar no lugar de César Prates, marcou o gol do Vasco da Gama.
Fonte: Pioneiro (RS), 18/09/1997, p. 37. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/244867. Acesso em: 03 ago. 2023.
VASCO VENCE COM GOL DE ESTREANTE
Um gol do júnior Filipe Alvim aos 24min do segundo tempo deu ao Vasco a vitória de 2 a 1 sobre o Inter de Porto Alegre, ontem à noite, em São Januáno. O Vasco terminou a partida com 10 jogadores, pois Juninho acabou expulso aos 20min, ao tentar revidar uma falta que recebera de Arílson. Após o jogo, o zagueiro Mauro Galvão, capitão do time, foi enfático, “Futebol é coisa séria”, disse, criticando o companheiro.
No primeiro tempo. o Vasco foi melhor, mas encontrou dificuldade para superar o esquema defensivo armado pelo treinador Celso Roth. O time teve poucas chances de gol, e só conseguiu marcar aos 26min, quando Ramón cobrou uma falta e o zagueiro Odivan desviou de cabeça. A alegria do time canioca, no entanto, não durou muito. Aos 30min, em um contra-ataque, a principal arma do Inter - o meia Arílson fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Christian, que cabeceou sem chance de defesa para Márcio, marcando seu 12º gol no Brasileiro.
O Vasco voltou para a etapa final jogando um mau futebol. O time errava passes e já irritava a torcida, quando Ramón cobrou uma falta sobre a área Filipe Alvim. um garoto de 18 anos, mineiro de Palmas e que ainda mora na concentração do clube, apanhou à sobra e bateu no canto direito de Preto, desempatando.
O gol veio na hora certa, pois o Inter começava a dominar a partida e a encurralar o adversário. Aos 29nmn, Juninho ameaçou revidar uma falta que sofrera de Arílson no meio-campo, e acabou expulso. Mesmo desarticulado com a ausência do apoiador, o time carioca resistiu à pressão do Inter e Márcio provou mais uma vez ser um grande substituto para Carlos Germano, ao defender uma cabeçada de Christian, aos 48min.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 18/09/1997, p. 28. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/286796. Acesso em: 03 ago. 2023.