11/09/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Internacional 0 x 1 Juventude

INTER TERÁ MABÍLIA OU DINIZ
Porto Alegre - Paulo Diniz ou Mabília. Essa é a principal dúvida do técnico Celso Roth para formar o time do Inter que enfrenta o Juventude, hoje, às 20h30min, no Estádio Beira-Rio. Um dos dois jogadores será o escolhido para substituir o atacante Fabiano, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Roth testou a forma ção com Paulo Diniz na segunda-feira e não gostou muito do que viu. Por isso, experimentou o meia Mabília como um atacante improvisado no coletivo de terça-feira. “Ainda não decidi quem vai entrar”, garantiu Roth, que deve anunciar quem joga somente hoje à noite.
Nas demais posições, porém, está tudo definido. Sílvio entrará na vaga de Christian, que foi suspenso por dois jogos pelo Tribunal da CBF. Na lateral-direita, Gustavo será o titular, apesar de Enciso chegar a tempo da partida, depois de ter participado do jogo entre Paraguai e Bolívia, ontem à noite, em Assunção, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Ânderson já cumpriu a suspensão pelo terceiro cartão amarelo e retorna ao meio-campo, ao lado de Fernando, absolvido no julgamento da última terça-feira, Sandoval e Arílson. Aliás, o técnico Celso Roth pode se dar por satisfeito ao contar com o zagueiro Régis, também inocentado no julgamento que absolveu Fernando, mas condenou Christian.
O relator do processo queria colocar o julgamento dos colorados em primeiro lugar na pauta do dia, às 18h. Porém, os advogados do Inter, Paulo Rogério Amoretty e José Pacheco, não aceitaram a antecipação e alegaram que a fita gravada com declarações do meia tricolor Goiano que inocentavam o zagueiro estava a caminho. A fita chegou ao Rio às 20h e inocentou o zagueiro Régis.
Fonte: Pioneiro (RS), 11/09/1997, p. 39. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/244476. Acesso em: 03 ago. 2023.

INTER NÃO TERÁ ATAQUE TITULAR
Porto Alegre - Disparado com 31 pontos no Brasileiro, o Internacional espera o Juventude hoje em Porto Alegre. Em ascensão, o clube de Caxias do Sul costuma causar problemas sérios ao Inter nos regionais, mas desta vez,o momento do colorado é bem diferente. As dificuldades poderão estar menos no adversário do que no interior do próprio Inter. Acontece que o técnico Celso Roth perdeu seu ataque titular. O artilheiro do campeonato, Christian, foi julgado pelo tribunal da CBF e punido com suspensão por duas partidas - fora um dos cinco expulsos no Gre-Nal - enquanto o atacante Fabiano recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Botafogo e transformou-se no segundo desfalque. Para o lugar de Christian, Sílvio será seu substituto e Mabília vai preencher o lugar de Fabiano.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 11/09/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/78815. Acesso em: 26 jul. 2023.

INTERNACIONAL DEFENDE LIDERANÇA NO BEIRA-RIO
Porto Alegre - Internacional e Juventude se enfrentam hoje, às 20h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. As duas equipes vêm de vitória e estão na luta para se manterem entre as oito que passarão para a próxima fase do campeonato.
O Internacional do técnico Celso Roth, líder invicto da competição com 31 pontos em 13 partidas, não contará com o artilheiro Christian, suspenso por dois jogos - já cumpriu um, no empate 1 a 1 - sendo o grande desfalque do Inter. O provável substituto deve ser Sílvio. O treinador Celso Roth poderá escalar  zagueiro Régis e o apoiador Fernando, ambos absolvidos na terça-feira, e o laterla-esquerdo Luciano, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo.
No Juventude, o técnico Gílson Nunes armará um esquema especial para tentar surpreender o Internacional e acabar com a invencibilidade do time colorado. Os jogadores ensaiaram cobranças de falta e jogadas aéreas. A única mudança no time será a volta do cabeça-de-área Flávio, que cumpriu suspensão. Gílson Nunes não nega que a ausência de Christian é um ponto a seu favor pois reconhece que o artilheiro do Brasileiro, com 11 gols, é muito perigoso. Porém alertou que o substituto, Sílvio, vai querer provar que pode ser titular.
Fonte: O Fluminense (RJ), 11/09/1997, p. 13. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/100439_13/73581. Acesso em: 26 jul. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 0 X 1 JUVENTUDE
Data: 11/09/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 13.972 (10.923 pagantes)
Renda: R$ 96.125,00
Juiz: Antônio Pereira da Silva, auxiliado por Arnaldo Menezes Pinto da Silva e Élson Passos.
Gol: Wallace 7’/1 (J).
INTERNACIONAL: André; Gustavo (Sandro Sotilli), Marcão, Régis e Luciano Almeida (Enciso); Ânderson Luiz, Marcelo Rosa, Sandoval e Arílson (Paulo Diniz); Mabília e Sílvio. 
Técnico: Celso Roth.
JUVENTUDE: Márcio Angonese; Itaqui, Adílson Pinto, Rodrigo Costa e Silvinho; Flávio Campos, Lauro, Wallace e Sandro (Macalé); Jean (Alexandre) e Maurílio. Técnico: Gílson Nunes.

Mabília busca a passagem pelo volante Lauro.
Fonte: Pioneiro
Ânderson Luiz tenta parar o carrasco Lauro.
Fonte: Pioneiro

Canal: Paulo Conceicao

JUVENTUDE BATE INVICTO INTER E É TERCEIRO
Porto Alegre - O Juventude venceu o Inter por 1 a 0 ontem à noite, no Beira-Rio, e acabou com a invencibilidade do líder do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Juventude subiu do quinto para o terceiro lugar da competição, empatado com o Palmeiras, com 24 pontos. A equipe de Gílson Nunes fez uma partida heróica.
Para sair do Beira-Rio com o resultado positivo, o Ju precisou suportar 90 minutos de pressão colorada. O Inter sentiu os desfalques de Fabiano e Christian e não conseguiu encontrar o caminho do gol com a facilidade vista nos jogos anteriores. Tudo por causa do meio-campo alviverde, que teve seus grandes destaques em Flávio e Lauro, auxiliados a todo momento por Wallace e Macalé. Este último entrou na equipe ainda no primeiro tempo, em lugar de Sandro, que sentiu distensão muscular na coxa.
O gol alviverde surgiu numa falha do setor direito da defesa do Inter. Ânderson afastou mal cruzamento para a área, e a bola sobrou para Sandro, que inverteu a jogada na ponta-esquerda. Wallace recebeu livre, dentro da área, e chutou cruzado, sem defesa para André. Festa para os cerca de 600 torcedores que encararam a fria noite confiantes no triunfo alviverde.
Restou ao Inter partir para o ataque. Porém, sem velocidade, a equipe demorou a perceber os poucos espaços deixados pela defesa alviverde. Em momentos da partida, o Ju chegou a recuar os 11 jogadores no próprio campo.
As melhores chances de gol do Inter aconteceram com o centroavante Sílvio, aos 32 minutos, e o zagueiro Régis, aos 38, em cruzamentos de Gustavo e Luciano, respectivamente. Na melhor chance colorada do primeiro tempo, aos 43 minutos, a sorte salvou o Ju. Depois de uma triangulação rápida no ataque, Mabília tocou para Sandoval, que chutou no poste direito da goleira de Márcio.
Na segunda etapa, o Ju teve logo no início a chance de aumentar o placar com Jean, que chutou nas mãos de André aos seis minutos. Em seguida, Maurílio cobrou falta, a bola tocou na barreira e quase enganou André.
A partir daí, só deu Inter. Mabília era o melhor jogador colorado. Aos 16 minutos, o zagueiro Régis novamente teve chance para marcar, mas Márcio, bem posicionado, segurou bem a cabeçada. Aos 18, antes de sair, Arílson quase marcou em chute perigoso de fora da área. A pressão do Inter continuava, e Sílvio deixou Mabília frente a frente com Márcio, que abafou a jogada nos pés do meia colorado.
No último grande momento do Inter, jogada de Paulo Diniz pela direita, que Sandro Sotilli arrematou de primeira e por pouco não empatou a partida. Depois de incessantes gritos do banco de reservas alviverde, o goiano Antônio Pereira da Silva encerrava a partida, que decretou a queda do último invicto do Brasileiro.
Fonte: Pioneiro (RS), 12/09/1997, p. 31. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/244534. Acesso em: 03 ago. 2023.

Postar um comentário