PELA PRIMEIRA VEZ, O INTER ENTRA EM CAMPO BUSCANDO REABILITAÇÃO
Contando com sua força máxima, o Interacional enfrenta o Sport, hoje à tarde, na Ilha do Retiro, tentando se manter em primeiro lugar do Brasíleiro. Embora não tenham mais a responsabilidade de manter a invencibilidade, os jogadores querem retomar a boa fase e esquecer de vez a derrota contra o Juventude.
Fernando se recuperou bem da gripe e está confirmado no meio-campo ao lado de Ânderson. Marcelo, que atuou nas últimas três partidas, volta para o banco. Enciso também retorna na lateral-direita. Mas o principal setor a receber reforço é o ataque, com a volta da dupla Fabiano e Christian. Os dois são responsáveis por 15 dos 29 gols da equipe no campeonato.
Já o Sport, 17º colocado, com 16 pontos, vem de derrota por 2 a 0 contra o Criciúma e busca a recuperação. Mais que afastar a equipe da zona de rebaixamento, uma vitória poderá colocar o bicampeão pernambucano entre os oito melhores que se classificam à próxima fase. O zagueiro Marcinho cumpriu suspensão e reforça o time.
Fonte: Correio do Povo (RS), 14/09/1997, p. 23.
INTER APOSTA NA VOLTA DOS TITULARES
Recife - Poucas vezes neste Campeonato Brasileiro o técnico do Inter, Celso Roth, contou com menos problemas para escalar o time do que neste domingo à tarde, na partida contra o Sport, na Ilha do Retiro. Nenhuma distensão, estiramento e suspensão atrapalham a vida do treinador colorado. Jogador algum do grupo está convocado para as seleções do Brasil ou do Paraguai.
“E ótimo ter todos os titulares de volta”, comemora Roth. A alegria do técnico faz sentido. Desde que o Brasileiro começou, é a primeira vez que o Inter enfrenta a necessidade de se recuperar de um mau resultado. A equipe colorada perdeu a invencibilidade de 13 jogos na última quinta-feira ao ser derrotada pelo Juventude por 1 a 0.
As chances de reabilitação certamente crescem com a presença de todos os titulares. “O entrosamento e o conjunto estão garantidos”, assegura Enciso, de volta depois de ajudar o Paraguai a se classificar à Copa do Mundo.
Outro que retorna é Fernando. O jogador está curado da infecção na garganta que o atormentou muito ao longo da semana. Na madrugada de quinta para sexta-feira, ele mal conseguiu dormir depois de receber duas injeções, receitadas pelos médicos do Inter.
Mas, apesar da importância de Fernando e Enciso, talvez a recomposição mais significativa para a equipe se localize no ataque. A dupla formada por Christian e Fabiano tem volta assegurada. Juntos, já marcaram 15 gols na competição. “Não estou preocupado em fazer gols, mas sim em vencer”, afirma Christian. Fabiano espera ter mais sorte do que no confronto contra o Sport no último Brasileiro, no qual foi expulso. “Desta vez, não tem nada de confusão”, promete.
Fonte: Pioneiro (RS), 13/09/1997, p. 46. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/244638. Acesso em: 03 ago. 2023.
INTER-RS TERÁ ATAQUE TITULAR CONTRA SPORT
São Paulo - Com seu ataque titular de volta,o líder Internacional enfrenta o Sport, neste domingo, em Recife. No meio da semana, o time de Celso Roth perdeu sua invencibilidade diante do Juventude (1 x 0),no Beira-Rio. Agora, com a volta de Fabiano e Christian, o pensamento é de recuperação. A dupla fora afastada em decorrência de punição pelo tribunal da CBF (Christian) e por cartões amarelos (Fabiano).
Apesar da derrota, a colocação da equipe gaúcha prossegue sendo tranquila com 31 pontos em 14 jogos na liderança isolada da competição. Seu aproveitamento atinge 73,8%, inferior apenas ao da Portuguesa (76,8%), na segunda posição.
Depois de perder por 2 a 0 para o Criciuma, em Santa Catarina, o Sport deverá se armar ofensivamente para enfrentar o Inter hoje.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 14/09/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/78862. Acesso em: 26 jul. 1997.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 14/09/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/78862. Acesso em: 26 jul. 1997.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - SPORT 2 X 0 INTERNACIONAL
Data: 14/09/1997
Local: Ilha do Retiro - Recife (PE)
Público: 11.420 pagantes.
Renda: R$ 88.420,00
Juiz: Márcio Rezende de Freitas, auxiliado por Marco Antônio Martins e Helbert Costa Andrade.
Cartões: Valdomiro (S); Arílson, Luciano Almeida e Enciso (I).
Expulsão: André (I).
Expulsão: André (I).
Gols: Leonardo 9’/1 (S); Jackson Coelho 21’/2 (S).
SPORT: Bosco; Cássio, Márcio Goiano, Alexandre Lopes e Dedé; Humberto, Wallace, e Jackson Coelho e Paulo Henrique (Maurício Pantera); Leonardo e Didi (Valdomiro). Técnico.: Eduardo Amorim.
INTERNACIONAL: André; Enciso, Marcão, Régis e Luciano Almeida (Preto); Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Arílson; Fabiano (Paulo Diniz) e Christian (Marcelo). Técnico: Celso Roth.
Canal: hilhotta
INTER PERDE A SEGUNDA
Recife - O Inter de ontem à tarde, na Ilha do Retiro, não foi o mesmo que chegou à liderança do Brasileirão e encantou seu público nas primeiras 12 partidas. Na prática, o time gaúcho
parecia um simples coadjuvante. Foi dominado o tempo todo, perdeu por 2 a 0, deixou a liderança do campeonato e só escapou de um vexame pela inoperância dos atacantes pernambucanos.
A agonia colorada começou aos nove minutos, com o gol de Leonardo, que recebeu livre, na área, e concluiu com força, sem chance para André. Depois, o Inter entrou em pânico. Errou passes, concedeu espaços e facilitou para os pernambucanos, que poderiam ter ampliado o marcador, se tivessem um melhor aproveitamento. Para complicar de vez, o goleiro André acabou expulso aos 41 minutos, quando foi obrigado a sair da área e derrubar Didi para evitar o segundo gol do Sport.
As novas orientações do treinador não surtiram efeito. O Inter continuou mal, sem criatividade, ao contrário do Sport, que voltou disposto a ampliar o escore. A primeira grande oportunidade ocorreu aos oito minutos. O lateral Cássio invadiu sozinho e chutou forte, rasteiro, mas Preto, o reserva de André, defendeu para escanteio. Aos 20 minutos, ninguém conseguiu afastar a bola da área e ela parou nos pés de Leonardo. O melhor jogador da partida levantou no meio, com precisão, na cabeça de Jackson, que fez 2 a 0. Tentando a reação, o técnico Celso Roth tirou Christian para colocar Marcelo, e depois substituiu Fabiano por Paulo Diniz. Mas sem resultados.
Fonte: Pioneiro (RS), 15/09/1997, caderno de esportes, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/244659. Acesso em: 03 ago. 2023.
AGORA, O FIM DA LIDERANÇA
Mesmo com o time completo, o Inter sofreu sua segunda derrota consecutiva no Brasíleiro, ontem, diante do Sport, e caiu para a vice-liderança do Brasileiro por pontos e aproveitamento, atrás da Portuguesa. O time do técnico Celso Roth não mostrou o mesmo poder de marcação e esteve perto de levar mais gols.
Logo aos 9 minutos, Leonardo se livrou da marcação e chutou forte, no canto direito, fazendo Sport 1 a 0. Aos 42, quando o Inter pressionava pelo gol de empate, Didi escapou no contra-ataque e foi derrubado por André, fora da área. O lance valeu a expulsão do goleiro colorado.
Preto entrou bem e fez defesas importantes no 2º tempo, mas com um jogador a menos o Inter não teve forças para reagir. Aos 21, Jackson aparou cruzamento de Leonardo e, de cabeça, fez o segundo gol.
Fonte: Correio do Povo (RS), 15/09/1997, p. 23.