09/05/1948 - Torneio Extra 1948 - Internacional 3 x 2 São José-RS

COM DOIS EMBATES, CONTINUA, HOJE À TARDE, O "EXTRA"
INTERNACIONAL E SAO JOSÉ PRELIARÃO NO "ESTÁDIO TIRADENTES", NOS NAVEGANTES [...]
A quinta rodada do "Torneio Extra" promovido pela Federação Rio Grandense de Futebol, é constituída de três interessantes embates, dois dos quais foram antecipados para a tarde de hoje, ficando o terceiro para amanhā, à tarde.
Todos os jogos programados anunciam-se movimentados, não sendo exagero afirmar que a rodada deverá redundar numa das mais interessantes do torneio em andamento.
SÃO JOSÉ X INTERNACIONAL
No remodelado "Estádio Tiradentes", à rua Sertório, nos Navegantes, terá lugar o embate entre as equipes do Internacional e do S. José.
Na presente temporada, colorados e alvos já se defrontaram duas vezes e em ambas a vitória sorriu aos rubros pela mesma contagem: 2 a 1.
Duas razões fazem com que o embate seja aguardado com invulgar ansiedade.
Primeiro, porque o São José que já baqueou por duas vezes, certo que tudo fará por desforrar-se daquelas derrotas.
Segundo, por que o onze do Internacional, vindo de uma campanha pouco brilhante, tudo fara por reabilitar-se plenamentre, anuncindo-se mesmo uma série de modificações na equipe, todas visando, como é natural, um maior rendimento.
A zaga contará novamente com o veterano Alfeu, antes deslocado para a posição de médio direito.
A intermediária contará com Abigail no centro, ficando Viana e Ilmo nas extremidades.
A dianteira tambem será alterada, com a inclusão de Boris na ponta direita em lugar de Tesourinha, indo este para a meia. A outra meia será ocupada por Leônidas.
Como se vê, a constituição da equipe campeã do Estado será bem outra e, a grande legião de fãs do "Clube do Povo" espera que com a mesma, outro seja o seu rendimento.
O onze do São José não sofrerá alteração em sua constituição, devendo apresentar-se como habitualmente o faz.
Será, pois, a seguinte a constituição das duas equipes:
S. JOSÉ — Clóvis — Pita e Repolho; Aldeia — Ivo e Gomes; Loureiro — Ênio — Sadi — Pedrinho e Tita.
INTERNACIONAL — Ivo — Alfeu e Nena; Viana — Abigail e Ilmo; Boris — Tesourinha — Adãozinho — Leônidas e Carlitos.
A arbitragem estará a cargo de Homero Carvalho, em lugar de Juca que havia sido escolhido de comum acordo mas que, por ter adoecido subitamente, não poderá desobrigar-se do compromisso.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 382, 01 mai. 1948, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/2695. Acesso em: 23 fev. 2026.

DEVIDO AO MAU TEMPO NÃO SE REALIZARAM OS TRÊS JOGOS DA QUINTA RODADA DO "EXTRA"
NO "ESTÁDIO TIRADENTES" HOUVE UMA "HORA DE ARTE" — TRANSFERIDOS PARA O PRÓXIMO DOMINGO OS TRÊS JOGOS DA RODADA — PROVÁVEL DUAS ANTECIPAÇÕES: UMA PARA QUINTA-FEIRA E OUTRA PARA SÁBADO
Devido ao mau tempo, que se vem fazendo sentir desde sábado último, não se realizaram os três jogos que constituíam a quinta rodada pelo "Extra".
Os três embates, como é natural, foram transferidos para o próximo domingo.
[...] No "Estádio Tiradentes" preliaram os aspirantes do Internacional e do S. José, findando o embate com a contagem de 5 a 1, favorável ao Internacional.
Este embate foi realizado, embora já chovesse ao ser iniciado.
No intervalo houve uma tentativa das partes interessadas em suspendê-lo por que a essa altura chovia torrencialmente.
Entretanto, o árbitro Zanini achou que o embate já havia sido iniciado com chuva e que, com chuva deveria terminar.
Os interessados insistiram e o sr. Zanini chegou a fazer um apelo ao vice-presidente zequinha no sentido de que concordasse com o prosseguimento da partida para evitar a criação de um "caso".
Em face disso, foi resolvido que o embate prosseguiria.
Porém, já nessa altura, fizeram sentir que se opunham terminantemente que se realizasse o embate entre as equipes principais.
Ainda no intervalo da preliminar houve acalorada discussão entre os representantes dos dois clubes interessados e o representante da "Máter", discussão essa que quase degenerou em pugilato.
Finalmente, após o encontro preliminar e de baixo de grande expectativa do publico presente, as partes interessadas, o representante da F. R. G. F. e o árbitro Homero Carvalho, entraram em campo e, após examina-lo detidamente, resolveram que o mesmo estava impraticável, opinando pela transferência do embate.
Papel saliente tiveram os representantes dos dois clubes interessados, embora antes o representante da F. R. G. F. houvesse declarado em alto e bom som que faria a vistoria em companhia do árbitro e que os dois presidentes, se tentassem entrar em campo, seriam por ele postos para fora.
Entretanto, os dois presidentes entraram; deliberaram e foram eles que influíram de modo decisivo na determinação do árbitro de suspender o jogo.
Como se vê, em lugar do jogo Internacional x S. José, o que assistimos foi um grande e ridículo espetáculo.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 383, 04 mai. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/2705. Acesso em: 23 fev. 2026.

RESOLVIDA A QUESTÃO DOS TRÊS JOGOS: CRUZEIRO X NACIONAL, NO SÁBADO à TARDE. GRÊMIO X CORÍNTIANS E INTERNACIONAL X SÃO JOSÉ, NO DOMINGO
PREVISTA A POSSIBILIDADE DE UM DOS JOGOS PROGRAMADOS PARA DOMINGO SER ANTECIPADO PARA AMANHA À TARDE
Conforme foi amplamente divulgado, reuniu-se ontem à noite o Conselho Diretor da F. R. G. F. para deliberar sobre a momentosa questão da transferência dos jogos de sábado e domingo último em face do mau tempo que então se fez sentir. O aludido órgão que contou com a totalidade de seus membros componentes, entre outros assuntos que reclamavam seu pronunciamento, resolveu que o embate Cruzeiro x Nacional será realizado sábado à tarde, ao passo que os outros dois e que reunirão as equipes do Internacional e do São José, e do Grêmio e de Coríntians, serão realizados domingo à tarde. Todavia, ficou estabelecido que, das duas partidas programadas para domingo, uma delas poderá ser antecipada para a tarde de amanhã, por ser dia santificado, devendo o comércio cerrar suas portas no turno da tarde. Resta, pois, saber se colorados e zequinhas ou gremistas e corintianos mostrarão interesse em jogar amanhã à tarde. Sem dúvida que o público esportivo receberia satisfeito uma notícia em tal sentido, pois assim teria oportunidade de assistir aos três embates que constituem a quinta rodada.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 384, 05 mai. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/2713. Acesso em: 23 fev. 2026.

INTENSO INTERESSE PELOS DOIS JOGOS PROGRAMADOS PARA HOJE — CONTRA O SÃO JOSÉ O INTERNACIONAL BUSCARÁ A DESEJADA REABILITAÇAO — COMO FORMARÃO AS EQUIPES — MARQUÊS DE ALEGRETE X VILA FEDERAL, A ÓTIMA PRELIMINAR DE HOJE NO "ESTÁDIO TIRADENTES"
[...] INTERNACIONAL X SÃO JOSÉ
Como é sabido, o embate Internacional x São José deveria ter sido realizado domingo passado, entretanto, não o foi devido ao mau tempo. Porém, o encontro de aspirantes, apesar dos pesares, foi realizado findando com a vitória dos colorados pela cômoda contagem de 5 a 1. Assim que, para a preliminar de de hoje foi programado pelo Departamento de Futebol Suburbano da F. R. G. F., o prélio entre as equipes do Marquês do Alegrete e do Vila Federal.
Será um embate de suma importância para ambos os contendores, pois estarão frente a frente o vice-campeão da terceira categoria e o último colocado da segunda. Se vencer o Marquês do Alegrete terá subido a segunda. Se perder, ficará "tudo como d'antes no quartel de Abrantes".
CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES
S. JOSÉ — Clóvis; Pita e Repolho; Aldeia, Ivo e Gomes; Loureiro, Ênio, Sadi, Pedrinho e Chumbinho.
INTERNACIONAL — Ivo; Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Boris, Villalba, Adãozinho, Tesourinha e Carlitos.
Homero Carvalho controlará esse embate.
PRELIMINAR
O Vila Federal disputará hoje a primeira da melhor de 4 pontos contra o Marquês de Alegrete, no campo do Renner, como preliminar do jogo Internacional x São José. O diretor técnico vilista, por este motivo, convoca os seguintes atletas para estarem na sede do clube, às 12,30 horas, a fim de incorporados seguirem para o Estádio Tiradentes: Cláudio, Romeu, Pegoraro, Orlando, Chinês, Normélio, Miguel Carreteiro, Carlos Eugênio, Hélcio Fernando, Yé, Galocha e Carlitos.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 387, 09 mai. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/2737. Acesso em: 23 fev. 2026.

TORNEIO EXTRA 1948 - INTERNACIONAL 3 X 2 SÃO JOSÉ-RS
Data: 09/05/1948
Local: Tiradentes - Porto Alegre (RS)
Renda: Cr$ 34.000,00
Juiz: Homero Carvalho
Gols: Loureiro 21'/1 (S); Carlitos 23'/1 (I); Ênio Andrade 40'/1 (S); Tesourinha 17'/2 (I); Villalba 25'/2 (I).
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Bóris, Villalba, Adãozinho, Tesourinha e Carlitos. Técnico: Carlos Volante.
SÃO JOSÉ-RS: Clóvis (Vilson); Pita e Repolho; Aldeia, Ivo e Gomes; Loureiro, Ênio Andrade e, Sadi, Pedrinho e Chumbinho (Adão). Técnico: Otacílio dos Santos.

No estádio Tiradentes, o Internacional abateu o São José também por 3 x 2, estando os dois conjuntos assim formados:
INTERNACIONAL — Ivo, Nena e Ilmo, Alfeu, Viana e Abigail, Boris, Villalba, Adãozinho, Tesourinha e Carlitos.
SAO JOSÉ — Clóvis (Vílson), Pita e Repolho, Aldeia, Ivo e Gomes, Loureiro, Ênio, Sadi, Pedrinho e Chumbinho (Adão).
Loureiro iniciou a contagem aos 21 ms. de jogo, mas 2 ms. depois Carlitos empatava. Aos 40, Ênio tornou a colocar o S. José em vantagem com a marcação do 2º gol, terminando a 1ª fase com a vantagem de 2 x 1 para os "zequinhas". Na etapa final, o "Rolo Compressor" empatou aos 17 ms. por intermédio de Tesourinha, para aos 25 Villalba assinalar o gol da vitória. O juiz Homero Carvalho teve boa atuação e a renda somou 34 mil cruzeiros.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), n. 186, 10 mai. 1948, p. 9. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_13/40405. Acesso em: 23 fev. 2026.

POR 3 A 2 O INTERNACIONAL IMPÔS-SE AO SÃO JOSÉ
O ONZE DO SÃO JOSÉ EXIBIU MELHOR FUTEBOL — O ONZE DO INTERNACIONAL CONTINUA APRESENTANDO AS MESMAS FALHAS — ADÃOZINHO NECESSITA DE REPOUSO RECUPERADOR — VILLALBA (2), LOUREIRO, ÊNIO E TESOURINHA, OS GOLEADORES — TESOURINHA FOI A GRANDE FIGURA DO ONZE COLORADO — BOM DESEMPENHO DE HOMERO CARVALHO — EMPATE NA PRELIMINAR — RENDA: Cr$ 34.125,00
No gramado da rua Sertório preliaram domingo, à tarde, em continuação ao "EXTRA" e completando a quinta rodada, os esquadrões do Internacional e do São José. O embate teve um transcorrer movimentado e findou com a vitória dos campeões do Estado, pela ajustada contagem de 3 a 2. Todavia, o resultado numérico não é uma tradução fiel do que foram os noventa minutos de pugna. Embora vencedor, não foi o onze colorado aquele que melhor futebol exibiu, voltando a apresentar as mesmas falhas já apresentadas em compromissos anteriores, tanto na vanguarda como na retaguarda.
A defesa contou com o médio Ilmo numa tarde bastante infeliz, constituindo-se uma das piores figuras do gramado, chegando mesmo a comprometer o labor dos demais. Na dianteira, só um elemento correspondeu plenamente; este foi Tesourinha, que cumpriu destacada atuação. Os demais não foram além de medíocres. O center Adãozinho voltou a ter apagado desempenho, o que, aliás, vem se verificando desde o seu regresso de Montevidéu. Adãozinho sofre de grave lesão na perna e para um completo restabelecimento são necessários, no mínimo, seis meses de repouso absoluto. Foi o que, em Montevidéu, recomendou o dr. Giffont, médico da Seleção Brasileira que disputou os jogos pela "Copa Rio Branco". Entretanto, continua ele a ser utilizado, provavelmente por falta de um substituto à altura. Não há negar que a isso deve ser atribuído a pouca produção do "Negrinho do Pastoreio". O onze alvo, como já foi dito, esteve bem melhor que seu antagonista, exibindo um futebol algo mais vistoso, mais técnico, entretanto, foi traído pela sorte, sendo abatido por contagem ajustada, após estar vencendo. No mínimo, um empate teria sido o resultado mais justo. Aliás, foi o que se verificou nos três embates da rodada número 5.
O Cruzeiro não mereceu vencer o Nacional, mas venceu. O mesmo aconteceu no embate entre os dois tricolores; os da "baixada" levaram a melhor, embora o onze Corintiano houvesse jogado melhor.
A CONSTITUICÃO DAS EQUIPES E A MARCHA DO PLACAR
Os dois esquadrões apresentaram-se assim constituídos:
INTERNACIONAL — Ivo, Nena e Ilmo; Alfeu, Viana e Abigail; Boris, Villalba, Adãozinho, Tesourinha e Carlitos.
SÃO JOSÉ — Clóvis (Vílson nos 16 min. finais), Repolho e Pita (Luiz aos 10 min. finais); Aldeia, Ivo e Gomes; Loureiro, Ênio, Sadi, Pedrinho e Chumbinho (Adão a partir do 17º minuto).
O primeiro tento da tarde surgiu aos 21 minutos da primeira fase, Loureiro de posse do couro aplicou uma dupla finta em Ilmo e colocou-se em posição privilegiada para atingir as malhas do arco de Ivo.
Aos 23, verificou-se o primeiro empate. Carlitos atirou com violência; formou-se confusão na área zequinha e Villalba concluiu com precisão. Aos 42, o insider Ênio investiu e sem ser molestado, fulminou a Ivo com um tiro potente e bem colocado.
Aos 19 do período final, Tesourinha voltou a empatar, aproveitando uma defesa parcial de Clóvis, dum petardo de Adãozinho.
Finalmente, aos 25, isto é, quando faltavam ainda 20 minutos para finalizar a contenda, Tesourinha chutou forte e Clóvis não conseguiu deter o balão, do que se valeu o insider Villalba para dar cifras definitivas ao placar.
A ARBITRAGEM
Homero Carvalho dirigiu o encontro, conduzindo-se com bastante acerto.
A PRELIMINAR
O embate preliminar reuniu as equipes do Marquês do Alegrete e do Vila Federal, aquele vice-campeão da terceira divisão e este último colocado na segunda. Foi o primeiro embate de uma série de melhor de quatro pontos de acesso.
Ao final dos noventa minutos regulamentares, verificou-se um empate em 2 tentos, sob a arbitragem correta de Alfredo Zanini.
A RENDA
A renda foi de Cr$ 34.125,00, na qual está computado o encaixe do domingo anterior, quando o embate foi suspenso devido ao mau tempo.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 388, 11 mai. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/2745. Acesso em: 23 fev. 2026.

Postar um comentário