19/06/1948 - Amistoso - Flamengo-RS 2 x 3 Internacional

O INTERNACIONAL VAI HOJE A CAXIAS
Viaja hoje pela manhã, para Caxias do Sul, a embaixada do Internacional. — Os campeões do Estado deverão desobrigar-se de dois compromissos na "Pérola das Colônias". O primeiro será hoje mesmo, à tarde, frente ao onze do Flamengo. Amanhã, à tarde, dar-se-á a despedida, quando os colorados medirão forças com o Juventude.
Deverão exibir-se em Caxias todos os titulares do famoso "Rolo Compressor", inclusive o veterano médio Alfeu, que voltará a ocupar sua posicão. A chefia da embaixada estará a cargo do presidente Pedro Moreira, que se fará acompanhar por todos os membros da diretoria.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 421, 19 jun. 1948, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/3013. Acesso em: 23 fev. 2026.

AMISTOSO - FLAMENGO-RS 2 X 3 INTERNACIONAL
Data: 19/06/1948
Local: Quinta dos Pinheiros - Caxias do Sul (RS)
Renda: Cr$ 9.716,00
Juiz: Homero Carvalho
Gols: Machado, Alemãozinho (F); Carlitos [2] e Tesourinha (I).
FLAMENGO-RS: Ary; Penha (Chibarro) e Detânico; Dadá, Machado e Mano; Pavão, Sady, Ariosto, Ladi e Alemãozinho. Técnico: Saldanha Ribeiro.
INTERNACIONAL: Ivo Winck; Nena e Ilmo (Maravilha); Alfeu, Viana e Abigail; Tesourinha, Adãozinho, Villalba, Carlitos, Beresi (Rebolo). Técnico: Carlos Volante.

Flamengo-RS e Internacional se enfrentam na Quinta dos Pinheiros,
antigo estádio do Juventude, em Caxias do Sul.
Foto colorizada por Gustavo Leal.
Fonte: História do Sport Club Internacional

O INTERNACIONAL ESTREOU ONTEM À TARDE EM CAXIAS DO SUL, VENCENDO O FLAMENGO POR 3 A 2. HOJE À TARDE OS COLORADOS DA CAPITAL JOGARÃO FRENTE AO JUVENTUDE.
Fonte: Jornal do Dia (RS), n. 422, 20 jun. 1948, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/098230/3019. Acesso em: 23 fev. 2026.

"O MOMENTO" NOS ESPORTES E OS ESPORTES DO MOMENTO
Defrontaram se sábado último no Estádio do Juventude os esquadrões do Internacional da capital do Estado e Flamengo desta localidade.
Às 15,30 hs. entraram, sob as ordens de Homero Carvalho os contendores no tapete verde da Quinta dos Pinheiros pairando no ar um certo quê de desânimo por parte da torcida, visto a superioridade técnica de que goza o Rolo Compressor, no entanto, como se enganavam, o Flamengo entrou disposto a não fazer feio e dava até gosto ver-se com que sangue jogavam os Rubros Caxienses.
O prélio foi deveras animadíssimo e se não fosse aquele pênalti que desnorteou completamente aos Flamenguistas, talvez o Rolo não levasse a vitória.
Já aos 7 minutos da primeira fase foi aberto o escore por intermédio de Machado que, aproveitando-se dum corner, enviou a bola ao fundo das redes do arco guarnecido por Ivo.
Aos treze minutos da segunda fase, Alemãozinho, que estava numa tarde de gala aumentou para dois.
A partida corria animadíssima procurando o Internacional diminuir a contagem, mas a entregarem o que conseguiram com tantos sacrifícios.
Aos 20 minutos surgiu um pênalti, causando espanto tanto aos que torciam como aos que jogavam, pois Detânico havia caído e um adversário, tropeçando no mesmo, tombou por terra, dando Homero Carvalho como penalidade máxima, o que redundou em gol.
Foi o que bastou para que os flamenguistas ficassem desnorteados deixando-se envolver pelos Rubros que aproveitaram se para assinalarem mais dois gols.
Marcaram tentos: para o Internacional, Carlitos 2, Tesourinha 1. Para o Flamengo, Machado e Alemãozinho. A renda foi Cr$9.716.00. Juiz: Homero Carvalho, com boa atuação.
Os quadros entraram em campo com as seguinte constituições:
Internacional: Ivo — Nena e Ilmo, Abigail — Viana e Alfeu, Tesourinha — Beresi — Adãozinho — Villalba e Carlitos.
Flamengo; Ari — Penha depois Chibarro e Detânico, Dadá — Machado e Mano, Pavão — Sadi — Ariosto — Ladi e Alemãozinho.
Fonte: VAN LEEUWEN, Oswaldo. O Momento (RS), n. 793, 26 jun. 1948, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/104523/3952. Acesso em: 23 fev. 2026.


Muito se tem falado sobre a excursão dos colorados a Caxias do Sul. Nós tambem não poderíamos deixar de falar sobre o acontecimento que marcou dois dias gloriosos para o futebol caxiense.
Todos foram ao campo certos de verem o Tesourinha, Adãozinho, Carlitos levando o couro como bem entendessem e marcando quando quisessem. Carregados desta certeza, esperavam a goleada. Mas, o famoso Internacional, dentro de um ambiente camaradíssimo e com uma notável torcida a seu favor (coisa que não podemos compreender) fez ou quis fazer o que não devia: uma demonstração de classe! E o resultado foi que os seus laureados jogadores tiveram que suar e camiseta para levar a Porto Alegre duas inexpressivas vitórias.
—o—
Durante o transcurso do Torneio Inicial, um torcedor fluminense dizia cheio de amargura:
— Não há dúvida! Os "papos" e os "metalúrgicos" devem permutar de seu nome com o dos "Miseráveis da Pelota...".
Entretanto, é preciso ver se estes últimos concordarão com a coisa...
—o—
Mas, essas demonstrações pessimtstas não devem vingar, porque o nosso futebol é dos mais promissores, pois com uma apuração das suas qualidades poderá dentro de breve, elevar-se ao padrão do metropolitano. Somos dos que não acreditam só no cartaz. Esse não faz milagres.
Em futebol somente os valores novos, sustentados pelo sangue e pelo amor ao clube, podem operar milagres. E isto não falta em Caxias do Sul.
—o—
Foi o que vimos frente ao Internacional, quando o Flamengo e o Juventude deram uma prova cabal de suas possibilidades e fizeram ver aos seus céticos torcedores que santo de casa também faz milagres... Torna-se necessário um pouco mais de amor pela "prata" de casa!
—o—
Estávamos ao lado dos próceres do Internacional durante a partida do "rolo" com o Flamengo. Um deles, que por sinal é médico, ante a resistência do clube local, limitava-se a repetir:
— Meus Deus! que time de saúde!...
Fonte: A Época (RS), n. 529, 04 jul. 1948, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/097209/1186. Acesso em: 23 fev. 2026.

Postar um comentário