30/07/1916 - Citadino 1916 - 1º turno - Internacional 6 x 1 Grêmio

INTERNACIONAL VERSUS GRÊMIO
No aprazível ground da Chácara dos Eucaliptos realizar-se-ão, amanhã, à tarde, os sensacionais matches dos 1ºs e 2ºs quadros do Sport Club Internacional e Grêmio Foot ball Porto Alegrense.
Essas pugnas, como já notíciamos, deviam ser disputadas no passado domingo; mas o mau tempo reinante não o permitiu.
Com essa transferência, aumentou, como é de supor, a ansiedade do mundo esportivo porto alegrense para assistir no desenrolar das contendas, entre os teams alvi-rubro e azul e branco.
Assim sendo, o equipe da Rua José de Alencar, ocorrerá numerosa assistência, concorrendo também para isso a gentileza do Sport Club Internacional franqueando seus portões às exmas. famílias, e para as quais foram distribuídos inúmeros convites.
-
Às 14 horas começará o match dos segundos teams, atuando de referee o Sr. Germano Petersen Júnior; do Fuss-Ball Olub Porto Alegre.
Esses quadros estão assim formados:
Grêmio
2º team
Masson - Eiy
Dorival - Müller - Antonio
Luzzi - Carneirinho - Choicha - Manoelito - Parreira

Kraemer - Smith - Plínio - Mario - Guimarães
Homero - Accacio - Tagnin (cap)
Paixão - Lemos
Dago
2º team
Internacional
O match dos 1ºs teams será dirigido pelo Sr. Aristides Prado da Silveira, do Sport Club Cruzeiro, começando às 16 horas.
Ao que nos informaram, não foram ainda, definitivamente, preenchidos alguns lugares do quadro do Grêmio.
O do Internacional sofreu, por sua vez, algumas modificações.
Salvo ulteriores mudanças, as elevens que se baterão, amanhã assim entrarão em campo:
Grêmio
1º team
Schiell
Mohrdieck - Seibl
J. Py - Alencastro - Chiquinho (cap)
Assumpção - Sisson - Gertum - Scalco - Teichmann

Vares - Miller - Bendionda - Oswaldo - Túllio
Ribas - Bitú - Mario
Simão - Fidélis (cap)
Silva
1º team
Internacional
[...] A festa de amanhã será abrilhantada por uma banda da Brigada Militar, gentilmente cedida pelo Sr. Coronel Afonso Massot.
-
Estão expostos, na montra da casa Ao Trocadero, os prêmios que serão oferecidos aos 1ºs teams vencedores, pelas casas: Café Paulista e Club Parisiense.
Às 13 horas, d'amanhã, começarão a trafegar bondes expressos 
desde a praça da Alfândega até a Chácara dos Eucaliptos.
-
O tesoureiro do "Sport Club Internacional previne, por nosso intermédio, aos seus sócios, que não terão entrada franca aqueles que não forem munidos dos permanentes de cor azul.
Fonte: A Federação (RS), 29/07/1916, ano 1916, n. 175, p. 7. Disponível em:  http://memoria.bn.br/docreader/388653/34668. Acesso em: 23 ago. 2023.

CITADINO 1916 - 1º TURNO - INTERNACIONAL 6 X 1 GRÊMIO
Data: 30/07/1916
Local: Chácara dos Eucaliptos - Porto Alegre (RS)
Juiz: Aristides Prado Silveira
Gols: Oswaldo [2], Francisco Vares [4] (I); Scalco (G).
INTERNACIONAL: Silva; Fidélis e Simão; Bitú, Ribas e Mário Cunha; Túlio, Oswaldo, Bendionda, Miller e Francisco Vares.
GRÊMIO: Schiell; Siebel e Mohrdieck; Hanssen, Chiquinho e Alencastro; Willy Teichmann, Sisson, Gertum, Scalco e Lúcio Assumpção.

INTERNACIONAL VERSUS GRÊMIO
Dia primaveril, de amena temperatura e o céu azul belíssimo foi o de ontem, como se própria natureza tivesse, do bom grado, querido auxiliar a imponente festa esportiva ontem realizada na Chácara dos Eucaliptos.
Pouco depois das doze horas aquele aprazível local, começou a afluir numerosa assistência notadamente de exmas. famílias da nossa mais fina sociedade.
Assim é, que, ao ser iniciado o match das 2ªs elevens, o ground apresentava um aspecto encantador, vendo-se a assistência apinhada em redor do ground, formando quatro, cinco e até mais colunas compactas em cada face do field.
E as nossas gentis patrícias com suas elegantes toilettes e a graça e garridice que lhes são peculiares, constituíram, sem dúvida, com sua presença, a nota chic do certame esportivo Internacional versus Grêmio.
Os azuis não esmoreceram em seus esforços, destacando-se dentre os onze a tenacidado o bom jogo de Assumpção, incontestavelmente a primeira figura do team.
Este player, acuando-se com a bola nas proximidades do gol contrário passou-a a Scalco, que enganou a vigilância de Silva, marcando assim o único ponto ontem obtido pelo 1º quadro azul. 
Estrondosas aclamações aos players dos Moinhos de Vento, ouviram-se por algum tempo, festejando o gol marcado.
Mais quatro minutos de luta e estava terminado o 1º half time.
-
Decorrido o descanço regulamentar, foi a luta renunciada.
Como de costume, o Internacional melhorou seu jogo, na segunda fase da pugna, o mesmo não acontecendo com o Grêmio.
Os footballers deste ficaram sem iniciativa, exceptuando Assumpção e Scalco.
Aos 10 minutos de jogo Assumpção uma avançada ao gol contrário.
Cutando a bola com tiro forte enviou-a a Silva, fazendo este uma brilhante defesa.
-
O maior interesse da avultada assistência, que enchia as adjacências do ground da Chácara dos Eucaliptos, ora pelo encontro das aguerridas 1ªs equipes do Internacional e Grêmio.
Quando os vinte e dois players entraram em campo, acompanhados pelo correto referee Sr. Aristides Prado da Silveira, do S. C. Cruzeiro., foram recebidos com prolongada salva de palmas.
Às 16 horas iniciou-se a pngua.
Nos primeiros momentos, o jogo esteve distribuído; mas, decorridos três minutos, após uma avançada e confusão defronte no gol do Grêmio, Oswaldo fez-se o scorer de dia, marcando o primeiro gol para sou quadro.
Expiodiram, então, as manifestações de entusiasmo do elemento Internacionalista e por alguns e segundos, reboaram nutridas palmas.
Voltando a bola ao centro, coube a saída aos azuis, que levaram vários ataques ao gol defendido brilhantemente por Nestor Silva.
Mas, seguindo as diversas alternativas da luta, aos 32 minutos, Oswaldo, forward alvi-rubro, aproveitando uma série de combinações, aninhou a bola, pela segunda vez, na sede ao cuidado de Schiell.
Assumpção apoderou-se, novamente, da pelota, mandando-a com energia, ao goal alvi-rubro.
Rebatida com êxito, Assumpção exasperou-se; dirigiu-se, então, sem a bola, contra o denodado goalkeeper do Internacional, originando-se, entre ambos, um incidente sem  maiores consequências.
Retirado do campo o irascível player do Grêmio, continuou o match, favorável somente ao Internacional.
Os gremistas perderam completamente a iniciativa, conservando-se a bola em seus domínios quase durante o resto do match.
Desse modo os alvi-rubros, senhores da situação, elevaram seu score.
No espaço de 15 minutos, isto é, das 17 e 20 às 17 e 35 Vares, o hábil extrema esquerda do Internacional, marcou 4 gols, com o que sai vitorioso o disciplinado Sport Club Internacional pelo score de 6 gols a 1.
-
Obedecendo à direção do referee Sr. Germano Petersen Júnior,
do Fuss-Ball Club Porto Alegre, cujas decisões foram bem recebidas, os 2º quadros entraram em campo, às 14 horas, assim formados:
Grêmio
2º team
Masson - Ely
Dorival - Müller - Antonio
Luzzi - Carneirinho - Choicha - Manoelito - Parreira

Kraemer - Smith - Plínio - Mario - Guimarães
Homero - Accacio - Tagnin (cap)
Paixão -  Lemos
Dago
2º team
Internacional
O 2º team do Internacional não conservou, ontem, suas tradições das pugnas com o veterano Grêmio.
Não apresentou o jogo que esperava e um pênalti, que teria evitado a derrota, foi, gentilmente, chutado por Plínio, às mãos do goal-keeper adversário.
O match correu sem lances emocionantes, terminando com a vitória do Grêmio por três gols a dois, sendo daqueles um de pênalti.
Quando as equipes deixaram o campo, entre as saudações da assistência, Accacio, capitão do Internacional, ofertou a Antuness, seu colega do Grêmio, um artístico bouquet de flores naturais com fitas entrelaçadas das cores distintivas dos dois clubes contendores.
No intervalo do encontro dos 1ºs quadros, o capitão do Internacional ofereceu ao do Grêmio um bouquet de flores idêntico ao que recebeu o dirigente do 2º.
O Sr. Siebel, estimado presidente do Grêmio, foi alvo da mesma gentileza de parte do Sr. Heitor Carneiro, diretor do Internacional, que ae oferecer aquela lembrança ao seu colega, fez votos pela união dos dois baluartes do foot-ball porto-alegrense.
-
O presidente do Internacional, Sr. Heitor Carneiro, tem recebido
inúmeras noticitações pela vitória de ontem.
Dentre os vários telegramas que lhe têm sido enviados publicamos o seguinte:
Livramento, 31 -  Aceita e transmite egregia diretoria inclito campeão nossos calorosos aplausos brilhante vitória - Teixeira
e família.
-
Terninaremos, amanhã, esta nossa crônica dos torneios de ontem não o fazendo hoje, por acúmulo de materia.
Fonte: A Federação (RS), 31/07/1916, ano 1916, n. 176, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/34670. Acesso em: 23 ago. 2023.

O MATCH DE ANTEONTEM
Como ontem prometeramos, damos, hoje, uma ligeira apreciação sobre o jogo dos 1ºs teams que, domingo, disputaram o importante match Internacional versus Grêmio.
-
O referido encontro, apesar de disputado pelos mais altos representantes do football, nesta capital, não teve, como se esperava, lances emocionantes.
O score obtido, é o atestado do que dizemos.
O veterano Grêmio, que, a princípio apresentou bom jogo, começou a esmorecer em suas avançadas no campo inimigo, quando seu capitão constituía a linha média com quatro jogadores.
Diminuídos os forwards, não puderam, desde aquele momento continuar seus vigorosos ataques.
Disso resultou que, livre da defesa do Internacional, o quinteto alvi-rubro conservasse a ofensiva.
Após o Internacional haver marcado seu terceiro gol, o desânimo invadiu a falange azul.
Começaram, então, as mudanças de posições Hanssen, pivot de defesa gremista, trocou seu lugar com Sisson, o mais perigoso e trabalhador dos forwardes de seu quadro; Gertum deixou esua colocação na fronte; Teichmann passou para o centro; de back para center half passou Siebel e depois para a extrema direita ocupada por Hanssen.
E continuaram assim a alternativas, dando ensejo que Sisson ocupasse três posições: back, half e forward.
Cinco jogadoros atuaram, durante o match, na extrema direita.
Chiquinho, Assumpção, Gertum, Hanssen e Siebel.
Conservaram-se do princípio ao fim do jogo em seus postos, Siebel, Mohdieck e Alencastro.
Aproveltaram-se, os alvi-rubros dessa transferência.
Após quinze minutos de iniciado o segundo half-time, estabeleceram-se eles no campo contrário dominando-o.
Seu jogo não foi bom, destacando-se Oswaldo e Vares que, iludindo os defensores azuis, conseguiram elevar o score.
Sábado próximo, no salão nobre do Palacete Rocco realizar-se-á a entrega dos prêmios conquistados, anteontem, pelo Internacional.
O presidente do S. C. Internacional recebeu, hoje, o seguinte telegrama:
"Heitor Carneiro - Porto Alegre - Ao glorioso Internacional um hurrah entusiástico ao velho capitão Kluwe".
Na luta de anteontem não houve admiráveis combinações que os teams referidos nos têm dado apreciar muitas vezes pela defesa do Grêmio, concentrada nas imediações de área de pênalti, impossibilitava o jogo de passes dos adversários.
É bem de notar a investida vigorosa feita pelo quintetro azul depois de marcado seu primeiro e único gol, investinda que, dando em resultado três belíssimos tiros do Assumpção e Sisson, foi anulada! pelas belas defesas do Silva.
Do Grêmio salientaram-se: Sisson, Assumpção, primeira figura dos quadros dos Moinhos de Vento, Hanssen, organizador das avançadas no 1º half-time e Schiel.
Mordieck, o laureado footballer, trabalhou com infelicidade.
A defesa do Internacional atuou bem, em conjuncto; quanto aos forwards, fizeram-se notar Oswaldo e Vares, os heróis da jornada.
Fonte: A Federação (RS), 01/08/1916, ano 1916, n. 177, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/34684. Acesso em: 23 ago. 2023.

Postar um comentário