28/05/1916 - Citadino 1916 - 1º turno - Cruzeiro-RS 2 x 6 Internacional

"SPORT CLUB CRUZEIRO" VERSUS "SPORT CLUB INTERNACIONAL"
Realizar-se-á amanhã, às 14 horas, se o tempo permitir, o match de foot-ball entre os clubes acima e pertencentes à 1ª divísão da "F. S. R. G".
O match, que promete ser o melhor até agora levado a efeito pela "Federação", será no ground da "Villa Cruzeiro", no arrabalde de Parthenon.
Ambos os clubes apresentar-se-ão em campo com a fina fior de suas equipes, demonstrando isso o desejo que nutrem de alcançar a vitória a mais brilhante possível.
O "Internaciona", campeão de 1915, não desmentirá os foros legítimos que goza de temível adversário, difícil, por ora, de  ser sobrepujado...
O "Cruzeiro", jovem ainda, porém terrível contendor, também procurárá defender o seu belo pavilhão alvi-azul condignamente.
E essa asserção é bem verdadeira.
Enfim teremos, como ficou dito acima, se o tempo der lugar, um belo match, amanhã, no "ground" do Cruzeiro, que se apresentará todo engrinaldado.
O entusiasmo que reina nas rodas foot-ballísticas é extraordinária, o que quer dizer que avultada concorrência de sportmen e exmas. famílias afluirão à "Villa Cruizeiro", para apreciarem os lances sensacionais que prometem haver nesse "match", da parte dos distintos jogadores alvi-azul e alvi-rubro. Uma banda de música, que seguirá em bonde expresso, às 13 horas, da praça da Alfândega, em companhia dos jogadores abrilhantará a bela festa esportiva.
Os juízes serão dados pelos "Grêmio Porto Alegrense".
Os "teams" contendores estão assim organizados:
CRUZEIRO
II Team
André
Ruy - Rolim
Piorra - Arruda - Pires
Bira - Borba (cap.) - Bonorino - Barcellos - Paixão I
Suplentes : Leonano e Accacio.
I Team
Barreto
Raphael - Fedoca
Acelino - Tyndaro - Trogyilio
Prunes (cap.) - Galvão - Luiz - Léo - Cícero
Reservas: Carlos, Sylvio e Vivian.

INTERNACIONAL
II Team
Dago
Travassos - Paixão
Cary - Accacio - Muratori
Menna - Godinho - Plínio - Schmidt - Zé
I Team
Silva
Simão - Lemos
Lucidio - Bitú - Mario
Vares - Miller - Bendionda - Oswaldo - Túllio.
Reservas: Garibaldi, Becker e Dorval.
- A entrada custará 1$000. Bondes P branco e P azul.
Fonte: A Federação (RS), 27/05/1916, ano 1916, n. 122, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/34244. Acesso em: 23 ago. 2023.

CITADINO 1916 - 1º TURNO - CRUZEIRO-RS 2 X 6 INTERNACIONAL
Data: 28/05/1916
Local: Vila Cruzeiro - Porto Alegre (RS)
Juiz: João Py
Gols: Cícero [2] (C); Francisco Vares [2], Bendionda [2], Túlio e Bitú (I).
CRUZEIRO-RS: Barreto; Raphael e Fedoca; Acelino, Tyndaro e Trogylio; Prunes, Galvão, Luiz, Léo e Cícero.
INTERNACIONAL: Silva; Antenor Lemos e Simão; Bitú, Mário Cunha e Lucídio; Túlio, Oswaldo, Bendionda, Miller e Francisco Vares.

"SPORT CLUB CRUZEIRO" VERSUS "SPORT CLUB INTERNACIONAL"
O quarto "match" da 1º divisão realizada ontem entre os clubes acima, foi, indubitavelmente, o melhor e o mais concorrido até agora levado a efeito pela Federacão Sportiva Rio Grandense.
Ao "match" que foi jogado no vasto "ground" do "S. C. Cruzeiro, no Parthenon, afiuía uma concorrência poucas vezes igualada nesta capital em festas esportivas idênticas.
A "Villa Cruzeiro" apresentava um aspecto beíssimo pela competência à ela de muitas exmas. famílias e extraordinário numero de sportmen.
O "ground" achava-se todo embandeirado e com esmero preparado o importante "match".
Às 13 horas, em bondes expresssos, seguiam os jogadores, da Praça Senador Florêncio para a Villa Cruzeiro, precedidos de uma banda de musica.
Às 14 horas teve início o jogo pelos 2ºs «teams».
O Cruzeiro jogou com falta de dois jogadores classificados: Borba e Bonorino.
O jogo foi renhido de princípio a fim, apesar disso, conseguindo o Internacional vazar o "goal" do Cruzeiro três vezes no primeiro tempo.
No segundo tempo, o Cruzeiro marcou o seu primeiro e último "goal", enquanto o Internacional marcou mais tres "goals".
E assim teve fim o jogo dos 2ºs "teams".
Os "goals" foram feitos pelo Internacional, Plínio, 3; Godinho, 2 e Menna Barreto, 1; pelo Cruzeiro, Bira, 1.
Atuou de reforee o Sr. Reynaldo Gayer, do "Grêmio Porto Alegrense".
Dado o apito pelo juiz entraram em campo as valorosas equipes dos 1ºs "teams" alvi-azul e alvi-rubro, começando o jogo, que foi brilhantismo de ambas as partes.
Abriu o "score", após o curto tempo de um minuto e meio de jogo, o Cruzeiro vazando o "goal" do Internacional, defendido pelo conhecido keeper Nestor Silva, do Nacional de S. Leopoldo.
O "goal" foi marcado por Cicero, que recebeu muitos aplausos da assistência.
Daí por diante a bola estava ora no campo do Internacional, ora no campo do Cruzeiro, cada qual procurando dominar o adversário.
Aos 26 minutos de jogo o Internacional marcou o primeiro "goal", sendo correspondido pelo Cruzeiro com outro "goal", marcado novamente por Cícero.
Mais alguns minutos de jogo e o Internacional vára o "goal" do Cruzeiro mais um vez, terminando assim o primeiro tempo.
Internacional 3 "goals", Cruzeiro, 2 "goals".
Após curto descanso, recomeçou novamento o jogo, que foi ainda recebido, mas menos um pouco que no primeiro tempo, e isso devido ao esforço brilhante do primeiro tempo de ambas as partes contendoras.
O Internacional conseguiu varar mais três vezes o "goals" do Cruzeiro, que desta vez não pôde retribuir ao pé da letra como no primeiro tempo.
O "keeper" do Cruzeiro, apresentou bonito jogo, fazendo belas defesas, que mereceram-lhe muitas palmas.
Embora jogasse, aqui, pela primeira vez, o "keeper" Sr. Barreto, jovem ainda e aluno do Colégio Militar, promete muito para o futuro, na difícil posição que escolheu para jogar.
O segundo tempo dos primeiros "teams" teve o seguinte resultado:
Internacional, 3 "goals". Cruzeiro, 0.
Serviu de juiz o Sr. João Py, do "Grêmio Porto Alegrense".
Com. esse brilhantíssimo "score" para ambos os distintos clubes contendores, terminou o esplêndido match, que a todos agradou imensamente.
- Dos jogadores do Internacional marcaram "goal" no 1º "team":
Bendionda 2, Vares 2, Túllio 1 e e Bitú 1.
Do Cruzeiro, Cícero marcou 2 "goals".
- Distinguiram-se: no Internacional: Túlio, Simão, Vares, Bitú e Bendionda; Plínio; Godinho e Menna Barreto; no Cruzeiro: Luiz, Trogylio, Cícero, Prunes, Léo, Acylino, Godinho, Piorra, 
Bira, Paixão e Galvão.
- Dois "goals" do Internncional foram feitos de "corners".
- Por esse brilhantíssimo jogo apresentado pelas valorosas e distintas equipes dos primeiros e segundos "teams" do Interancional e Cruzeiro, têm sido muito cumprimentados os respectivos presidentes Heitor Carneiro e nosso colabarador Victor Rodrigues.
- À noite, no salão do "C. B.", do Parthenon, um grupo de "cruzeiristas" levou a efeito uma atraente e concorrida reunião baillante, que se prolongou até madrugada de hoje.
Fonte: A Federação (RS), 29/05/1916, ano 1916, n. 123, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/34248

Postar um comentário