29/10/1916 - Citadino 1916 - 2º turno - Grêmio 2 x 3 Internacional

GRÊMIO VERSUS INTERNACIONAL
São os penúltimos, da presente temporada esportiva, os matches que, amanhã, serão jogados no campo dos Moinhos de Vento.
O carnet da F. S. R. G., deixando para este fim de alegre primavera várias partidas interessantes, vai oferecer-nos, dentro de poucas horas, duas pugnas empolgantes: as dos quadros Grêmio versus Internacional.
O sensacional encontro das 1ªs equipes terá inicio ás 16 horas.
O clube dos Moinhos de Vento e o seu co-irmão da Chácara dos Eucaliptos vem, como é sabido, há longos anos, envidando todos os esforços para que os seus primeiros teams obtenham o título de campeão do association porto-alegrense.
E, ultimamente, nesse posto de destaque, conserva-se o S. C. Internacional.
Amanhã o primeiro, quadro alvi-rubro  jogará desfalcado dos seus excelentes players Ribas e Fidélis, os quais serão substituídos por Lucídio e Rubem.
E além da falta daqueles dois foot-ballers, a equipe do Internacional, vai lutar sobrecarregada como grande encargo que lhe atirou em cima o quadro do Grêmio vencedor do scratch uruguaio.
Essa vitória que todos nós lembramos, foi pelo score de 2 a 1, e a derrota do Internacional, que ainda ninguém esqueceu, por aquele mesmo team visitante foi obtida com o resultado de 4 gols a 0.
Por isso a eleven do Internacional entrará, amanhã, em campo, com uma enorme responsabilidade vai jogar com um quadro, por ele já derrotado nesta temporada, mas que venceu valorosamente o combinado uruguaio, isto é, o mesmo que derrotou o campeão alvi-rubro.
Esperemos, entretanto, mais algumas horas e veremos como os foot-ballers da Chácara dos Eucaliptos correspondem a ansiosa expectativa em que se encontram não só os filiados, mas também os admiradores do pavilhão branco e vermelho.
Os primeiros quadros estão assim constituídos:
Internacional
Silva
Simão - Rubem
Mario - Lucídio - Bitú
Túlio - Oswaldo - Bendionda - Müller - Vares
-
Teichmann - Sealco - Sisson - Carneiro - Assumpção
Chiquinho - Alencastro - Hanssen
Mohrdieck - Siebel
Schiell
Grêmio
A festa esportiva de amanhã será abrilhantada por uma banda de música.
-
O tesoureiro do S. C. Internacional avisa, por nosso intermédio, aos sócios desse clube que só terão entrada, amanhã, no campo do Grêmio, aqueles que forem munidos do permanente correspondente ao quarto trimestre impresso com tinta preta sobre cartolina branca.
Fonte: A Federação (RS), 28/10/1916, ano 1916, n. 251, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/35276. Acesso em: 23 ago. 2023.

CITADINO 1916 - 2º TURNO - GRÊMIO 2 X 3 INTERNACIONAL
Data: 29/10/1916
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Theobaldo Foernges
Gols: Sisson e Lúcio Assumpção (G); Túlio, Miller e Oswaldo (I).
GRÊMIO: Schiell; Siebel e Mohrdieck; Chiquinho, Hanssen e Alencastro; Carneiro, Sisson, Scalco, Lúcio Assumpção e Willy Teichmann.
INTERNACIONAL: Silva; Raul e Simão; Bitú, Mário Cunha e Lucídio; Túlio, Oswaldo, Bendiona, Miller e Francisco Vares.

Em pé: Bitú, Mário Cunha, Bendionda, Miller, Oswaldo e Túlio.
Sentados: Lucídio, Silla, Simão, Francisco Vares e Raul.
Fonte: 1909 em cores

A avultada assistência que ontem afluiu no campo dos Moinhos de Vento, teve ocasião de apreciar dois dos mais empolgantes matches de association realizados nesta capital.
O S. C. Internacional empatou pelo score de 1 gol a 1, o jogo dos 2ºs teams com seu veterano adversário, o Grêmio de Football Porto Alegrense.
A sensacional pugna dos 1ºs quadros terminou com uma belíssima e completa vitória: a equipe local vencedora do scratch uruguaio, que há pouco nos visitou, foi derrotada pela equipe alvi-rubra com o resultado de 3 gols a 2.
Não nos permite a absoluta falta de espaço, dar hoje a crônica daqueles dois importantes matches; publicá-la-emos em nosso número de amanhã.
Fonte: A Federação (RS), 30/10/1916, ano 1916, n. 252, p. 7. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/35286. Acesso em: 23 ago. 2023.

INTERNACIONAL VERSUS GRÊMIO - DOIS GRANDES MATCHES - VÁRIAS NOTAS
Constituíram um verdadeiro acontecimento esportivo as provas de association disputadas, domingo pelas 1ªs e 2ªs equipes do Internacional e do Grêmio.
O confortável ground dos Moinhos de Vento ficou literalmente ocupado pela numerosa assistência que ali afluiu.
Como aconteceu por ocasião do match jogando há um ano atrás por aquelas duas fortes associações esportivas, afim de mostrarem publicamente que haviam sido derimidas antigas desavenças, as facções alvi-rubra e gremista, que anteontem se encontravam no campo dos Moinhos de Vento, ficaram completamente separados: no pavilhão central e adjacências do ground fronteiras à Rua Formosa desafiaram-se os admiradores do clube vencedor do scratch uruguaio; ao lado oposto, os alvi-rubros.
Assim divididos, todos deram alas ao seu entusiasmo; e os dois matches foram jogados debaixo de vivas, hurrahs e delirantes ovações dirigidos pelos espectadores, quase que incessantemente, aos seus favoritos.
O jogo dos 2ºs teams começou às 14 horas e 30, correndo com muita animação de princípio ao fim.
Apesar de não saírem vitoriosos os alvi-rubros foram mais felizes que no match jogado em julho.
Findou a pugna com o resultado de 1 gol a 1; sendo Cyka o marcador do ponto do Grêmio, no 1º tempo e do Internacional obtido por Guimarães, no 2º half-time.
-
Às 16 horas os 1ºs quadros entraram em campo acompanhados pelo Sr. Theobaldo Foernges, do Fuss-Ball C. P. A.
Saudou-os a avultada assistência com prolongadas palmas.
Os 22 players obedeciam à seguinte disposição.
Grêmio
Schiell
Siebel - Mohrdiek
Hansson - Alencastro - Chiquinho
Assumpção - Carneiro - Sisson - Scalco - Teichmann

Vares - Miller - Bendionda - Oswaldo - Túlio
Bitú - Lucídio - M. Cunha
Simão - Raul (cap)
Silva
Internacional
Iniciou-se a pugna com o kick-oft chutado por Sisson jogando os do Internacional com o sol a favor.
De saída, os alvi-rubros fazem uma carga aos domínios inimigos fazendo perigar, seriamente, o gol de Schiell.
Conjurado o perigo, invertem-se os papéis.
São, então, os gremistas que, por espaço duns dez minutos, obrigam a continuado e estafante serviço as defesas do pavilhão branco e vermelho.
É de ver-se, durante aquele tempo, o jogo desenvolvido pelos forwards dos Moinhos de Vento, ora boas combinações, ora dirigindo shoots baixos ao gol de Silva, bem como procurando tirar proveito das várias "corners" que contra o Internacional foram então batidas.
É bem de notar a felicidade com que atuaram o terceto médio e o triângulo de defesa internacionalista durante os minutos que suportaram a ofensiva gremista.
Os atacantes do quadro vencedor dos uruguaios tiveram, então, ensejo de abrir o score; entretanto seus esforços foram anulados pela vigilância de Silva, auxiliado por seus companheiros, dentre os quais destacou-se, então, o half Bitú, que atuou admiravelmente.
Os onze do Internacional começaram, então, a reagir contra a investida gremista.
A linha alvi-rubra organiza seus ataques, levando repetidos ultimatuns ao governo de Sisson.
Estabelece-se um jogo muito renhido, podendo se observar as excelentes combinações e passes dos dianteiros alvi-rubros, principalmente dos da ala direita.
Já havia passado mais de meia hora de luta e nenhum dos quadros obtivera vantagem.
Aquela expectativa ia, apesar de todo o entusiasmo reinante, tornando-se enfadonha, quando delirantes ovações saudaram o feito dum internacionalista: Túlio extrema direita, fizera-se o scorer do dia, marcando o 1º gol depois de fazer uma avançada com excelentes combinações.
Sem perda de tempo recomeçou o jogo.
Os gremistas pretenderam levar nova ofensiva no gol de Silva mas não n'a conseguiram: o jogo esteve distribuído, notando-se mais energia de parte dos alvi-rubros.
Entretanto, essa superioridade não prevaleceu.
Carneiro, meia esquerda do Grêmio, apodera-se da bola em meio do campo e passa-a a seu companheiro Sisson.
Este avança e chuta em gol, conseguindo o primeiro ponto para seu quadro.
Valeu-lhe esse feito uma demorada ovação dos espectadores que enchiam o local da pugna.
Depois de mais algumas escaramuças, findou o 1º half-time com o seguinte score:
Grêmio - 1 gol
Internacional - 1 gol
-
Na segunda fase da pugna, durante os primeiros momentos, o jogo esteve animado.
O quinteto do Gremio esmoreceu seus esforços, dando ensejo a que o Internacional lutasse demoradamente com os half backs e goal-keeper inimigo.
A defesa dos Moinhos de Vento teve então muito que fazer, não podendo, entretanto, proibir que aos 27' de luta Oswaldo, meia direita do Internacional, tendo o excelente Mohrdieck à frente, mandasse um formidável tiro a gol, enviando a bola violentamente à rede, antes que Schiel tombasse em terra, no esforço da defesa.
A revanche do adversário não se fez esperar.
O quinteto do Grêmio conseguiu fazer uma escapada e combina com Assumpção...
Fica este senhor da bola e, apesar do protesto enérgico da assistência contra a sua posição off-side, faz ele lindos dribblings e consegue marcar um gol que Silva não defendeu, indeciso, talvez, pelo esquecimento do juiz.
Depois do gol de Assumpção, o quinteto alvi-rubro carregou fortemente sobre o gol de Schiell afim de desmanchar o empate.
E o esforço dos cinco alvi-rubros foi coroado de êxito!
Minutos antes do apito final, houve um entrevero na porta do gol dos Moinhos de Vento, dando em resultado mais um gol marcado por Miller.
E pouco depois findava a sensacional e empolgante prova disputada pelos, 1ºs quadros dos baluartes do association porto-alegrense, com o seguinte score:
Internacional - 3 gols
Grêmio - 2 gols
O quadro vencido domingo passado, isto é, vencedor do scratch uruguaio, jogou muito bem no 1º tempo mas deixou a desejar sua atuação no segundo período da luta.
Schiel, Siebel e Mordieck jogaram com valor.
Da linha de halves, Hanssen foi um esforçado.
Quanto ao quinteto atacante, excetuando o ataque levado ao inimigo durante vários minutos logo após o inicio do jogo, atuou sem grande entusiasmo, destacou-se Teichmann.
O quadro alvi-rubro apresentou um jogo excelente: esforço contínuo, sem esmorecimentos, admiráveis passes e combinações.
O triângulo de defesa esteve sempre a postos: Lucídio, substituto de Ribas, foi um incansável e junto com Bitú, o excelente médio da esquerda, anularam a maior parte das investidas inimigas.
Mario Cunha, visivelmente enfermo, foi bom auxiliar.
Os cinco dianteiros, fizeram seu jogo de costume, entretanto, é de justiça destacar a Oswaldo, o herói do dia, a primeira figura dentre os vinte e dois players, que lealmente se bateram anteontem no campo dos Moinhos de Vento.
-
O juiz dos 2ºs teams Sr. G. Petersen Filho esteve bem; o dos 1ºs Sr. Theobaldo Foernges, o conhecido e acatado sportman do Fuss-Ball, teve alguns senões que, em vista da imparcialidade e corretismo com que costuma agir, não são dignos de comentários.
Fonte: A Federação (RS), 01/11/1916, ano 1916, n. 254, p. 5 - http://memoria.bn.br/DocReader/388653/35300

Postar um comentário