14/09/1919 - Citadino 1919 - 2º turno - Grêmio 3 x 2 Internacional

Se até amanhã não chover, realizar-se-ão os matches do carnet da Associação de Desportos.
É pois, de desejar, que tenhamos, domingo, um dia claro e de céu azul, afim de podermos apreciar o embate dos dois velhos leões dos "fields" porto alegrenses: o Grêmio e o Internacional.
Encontrar-se-ão essos dois adversários, amanhã, à tarde, no campo dos Moinhos de Vento.
Os teams, quer os 1ºs, quer os 2ºs desses dois clubes, não estavam, à hora de escrevermos estas linhas, definitivamente organizados.
Deixamos por isso de publicá-los.
Entretanto, sabemos que irão eles ao campo com excelentes elementos e em ótimas condições de treino.
E, acrescendo a essa circunstância, a estima de que gozam os contendores, bem como a posição que, todos eles, ocupam na sociedade porto alegrense, é de esperar que o certame esportivo de amanhã alcance um completo êxito.
Far-se-á ouvir, amanhã, no campo do Grêmio, uma banda de música.
Bondes: I
Entrada: 1$000.
Fonte: A Federação (RS), 13/09/1919, ano 1919, n. 216, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/42098. Acesso em: 03 set. 2023.

CITADINO 1919 - 2º TURNO - GRÊMIO 3 X 2 INTERNACIONAL
Data: 14/09/1919
Local: Baixada - Porto Alegre (RS)
Juiz: Cícero Barreto
Gols: Levy 18’/1 (G); Gil ?’/1 (I); Dorival ?’/1 (G); Lagarto ?’/1 (G); Bendionda ?’/2 (I).
GRÊMIO: Demétrio; Pinto e Py; Luiz Asumpção, Dorival e Chiquinho; Lima, Gertum, Lagarto, Meneghini e Levy.
INTERNACIONAL: Bagnolas; Bello e Woebcke; Rosário, Lio e Gil; Maia, Crespo, Carlos Kluwe, Bento e Bendionda.
Obs: o Grêmio com este resultado sagrou-se Campeão Citadino de 1919.

O GRÊMIO LEVANTA O CAMPEONATO DA CIDADE, DERROTANDO O INTERNACIONAL POR 3 GOLS A 2
Era com ansiedade que o mundo esportivo porto-alegrense esperava o return match entre os valorosos do Grêmio e do Internacional.
O dia 13, sábado, amanhecera nublado e frio.
Uma nuvem de tristeza inundava ou corações dos torcedores pelo temor de que as chuvas, que ameaçavam a todo instante, viessem transtornar a realização do grande embate. 
No entanto, entreviam-se, de vez em quando por entre as nuvens esfarrapadas o azul do firmamento como que anunciando bom tempo.
E assim foi, pois, as chuvas que caíram não fizeram mais que apagar a poeira das ruas e refrescar a temperatura, que nesses dias se manteve boa.
O dia de ontem amanheceu risonho e belo.
Às 13 horas já era desusado o movimento de pessoas, que em bondes, automóveis e mesmo a pé se dirigiam para a espaçosa Praça de Desportos do veterano clube dos Moinhos de Vento, onde iam se ferir os matches decisivos dos primeiros e segundos teams do Campeonato local.
Às 14 horas as arquibancadas e o pavilhão do Grêmio regogitavam do que de mais seleto possui o nosso mundo esportivo.
À essa hora entraram em campo os 2ºs teams, debaixo de entusiástica salva de palmas da assistência. O match correu renhido, terminando com o belíssimo empate de 1 gol a 1.
O juiz foi fornecido pelo "Tabajara", e esteve infeliz em suas decisões.
Era extraordinário o entusiasmo dos adeptos dos contendores, pelo começo do match dos primeiro teams, pela significação que o resultado encerrava, na classificação da tabela do campeonato. Às 16 horas, sob a direção do Sr. Barreto, do Cruzeiro, se colocaram em suas posições os 22 players, assim constituídos:
Grêmio
Demétrio
Pinto - Py
Assumpção - Dorival - Chiquinho
Lima - Gertum - Lagarto - Meneghini - Levis

Maia - Bento - Kluwe - Bend - Crespo
Rosario - Lio - Gil
Woebecke - Bello
Bagnolas
Internacional
O kick inicial foi dado por Kluwe, avançando os internacionalistas pelo centro, sendo rechaçados por Dorival. Os forwards gremistas iniciam, então, uma formidável ofensiva no gol de Bagnolas, que é assediado constantemente pelos chutes do tiro central gremista, que esteve admirável.
Bagnolas defende bem o seu posto, provocando aplauso da assistência.
Os ataques do Grêmio se sucedem sempre, colocando o gol do Internacional, constantemente, em perigo.
Às 18 e 10 minutos, aproveitando um passe de Lagarto, Levis em belo estilo, aninha a pelota no goal de Bagnolas com um admirável heading. Ouvem-se aclamações de todos os lados ao feito do valoroso player azul-celeste. Posta a pelota no centro, os internacionalistas invertem sobre o gol de Demétrio, sendo reclamados por Py, que não dá a pelota para o centro do campo onde a recebe Gil, que incontinente a envia com forte shoot ao gol do Grêmio. Demétrio tenta de tê-la, porém, o faz com  infelicídade, pois escapando-lhe das mãos, se aninha no gol. Os partidários do Internacional aplaudem com entusiasmo o feito de Gil.
Dada a nova saída, os gremistas procuram todo o transe tirar a diferença, mas a defeza alvi-rubra rebate as suas investidas. Num dos ataques dos forwards azul-celeste, Woebecke comete um corner. Bate-o Lima, que o faz com felicidade, fazendo a pelota chegar às barras do gol de Bagnolas. Dorival, que se achava otimamente colocado, envia a pelota, com um formidável shoot em gol. Os gremistas não escondem a sua alegria, aclamando delirantemente o feito de Dorival.
Continuam os ataques do Grêmio, dando um trabalho insano à defesa adversária, onde brilham Lio, Woebeke e Bagnolas.
Lima, recebendo um passe de Dorival, imediatamente passa a pelota à Lagarto, que com um forte shoot enviesado, vaza pela terceira vez o gol do Internacional.
O entusiasmo dos aficcionados do clube local foi indescritível.
Mais alguns minutos e termina o 1º half time, com este resultado:
Grêmio - 3 gols
Internacional - 1 gol
Depois do descanso regulamentar, os teams combatentes voltaram a campo. Coube a saída aos azul-celestes, que investem, celeres, chutando Lima por cima da trave.
O Internacional bem comandado por Kluwe, procura tirar a diferença dos locais. Demétrio intervem, salvando o seu gol de violentos shoots de Bendionda. Volta a pelota ao goal dos visitantes, onde Bagnolas salva o seu gol de shoots de Meneghini, Lagarto e Gertum. O jogo torna-se parelho.
Os ataques se sucedem de ambos os lados. Nota-se, contudo, que as investidas dos locais são mais perigosas.
Numa escrimage na porta do gol do Grêmio, Bendionda faz o segundo e último gol para o seu lado. O feito de Bendionda é aplaudido pelos seus aficcionados.
A linha de ataque local assedia o gol do Internacional, mantendo uma certa supremacia sobre os alvi-rubros.
Eram, mais ou menos, 18 horas, quando o julz dá por terminada a partida com a merecida vitória do Grêmio, pelo brilhante score de 3 a 2.
Foi desusado o entusiasmo dos gremistas pela vitória que obtiveram sobre os alvi-rubros. Ao terminar o match, o povo invadiu o campo, carregando em triunfo o valoroso center Lagarto.
À noite, em sua sede social, o Grêmio festejou a vitória sobre o Internacional, vitória essa que colocou o campeonato da cidade em poder d'aquele clube.
Pela manhã, realizou-se, no campo do Grêmio, o match dos 3ºs teams do Grêmio e Internacional, vencendo o Grêmio por 4 x 3.
Fonte: A Federação (RS), 15/09/1919, ano 1919, n. 217, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/42106. Acesso em: 03 set. 2023.

UMA ESTATÍSTICA INTERESSANTE
A propósito do match anteontem realizado entre os valorosos
teams do Grêmio e Internacional, a título de curiosidade, fornecemos aos nossos leitores um interessante quadro demonstrativo dos matches até hoje disputados por esses antigos e reputados clubes.
Desde 1910 que esses clubes vêm disputando a vanguarda do campeonato local, sendo os seguintes resultados dos jogos entre eles:
1909 - Grêmio 10 - Internacional 0
1910 - Grêmio 5 - Internacional 0
1911 - Grêmio 10 - Internacional 1
1912 - Grêmio 6 - Internacional  0
1912 - Grêmio 2 - Internacional 0
1913 - Grêmio 2 - Internacional 1
1914 - Não jogaram.
1915 - Grêmio 1 - Internacional 4
1916 - Grêmio 1 - Internacional 6
1916 - Grêmio 2 - Internacional 3
1917 - Não jogaram.
1918 - Grêmio 3 - Internacional 5
1918 - Grêmio 1 - Internacional 0 (jogaram apenas 43 minutos)
1919 - Grêmio 0 - Internacional 2
1919 - Grêmio 3 - Internacional 2
TOTAL
Gols
Grêmio - 46
Internacional - 25

Vitórias
Grêmio - 7
Internacional - 5
Fonte: A Federação (RS), 16/09/1919, ano 1919, n. 218, p. 5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/42114. Acesso em: 03 set. 2023

O GRÊMIO PORTOALEGRENSE VENCE O INTERNACIONAL E CONQUISTA O TÍTULO DE CAMPEÃO PORTOALEGRENSE
No encontro de domingo último, realizado na cidade de Porto Alegre, entre as equipes do Grêmio Porto-alegrense e Internacional, ambos concorrentes ao título de campeão porto-alegrense, saiu vencedora a equipe do Grêmio, pelo score de 3 x 2, como se depreende do telegrama, particular, que abaixo publicamos, e recebido nesta capital pelo Dr. Aurélio Py, presidente licenciado da Federação Rio-grandense de Desportos Terrestres.
Eis o despacho:
"Porto Alegre - Dr. Py - Rio - Ganhamos Internacional, 3 x 2 - Umbelino”.
Fonte: O Paiz (RJ), 16/09/1918, ano 1918, n. 12759, p. 8. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/178691_04/44260. Acesso em: 03 set. 2023.

Postar um comentário