31/08/1919 - 2º turno - Citadino 1919 - Internacional (W.O.) x Cruzeiro-RS

Está prestes a findar-se o atual campeonato da Associação Porto Alegrense de Desportos.
Do carnet organizado, poucos são os matches que ainda faltam ser disputados, mas quase todos eles prometem ser deveras interessante, dado o valor dos teams que devem medir forças.
Entre essas boas pugnas estão as que se vão realizar entre os quadros do Cruzeiro e do Internacional, no campo da Estrada do Mato Grosso.
Referindo-nos aos primeiros teams, o Sport Club Cruzeiro, se bem que já tenha disputado oito matches e conta somente em seu haver oito partidas, correspondentes às quatro vitórias que obteve, ao passo que o Internacional leva ao seu antagonista de amanhã uma vantagem de dois pontos, pois que dos sete jogos em que interveio, este ano ganhou cinco, perdendo, apenas 2.
Ora se o Cruzairo sair vencedor amanhã, ficará colocado no mesmo plano em que atualmente se encontram o Porto Alegre e o Internacional, que têm uma desvantagem de dois pontos para o Grêmio, atualmente o clube que está melhor colocado.
Se, pelo contrário, a vitória couber ao Internacional, o clube da Villa Cruzeiro ficará desclassificado para o arremate do 
campeonato 90 e seu co-irmão da Chácara dos Eucaliptos galgará mais um degrau nivelando-se, então ao clube dos Moinhos de Vento.
Quanto às segundas equipes, o Intermacional conta somente nove pontos, enquanto que ou seus adversários, guindados em plano imediatamente superior, estão em igualdade de condições: cada um com doze pontos.
Seguem o Internacional, se bem que, com uma diferença sensível: quatro pontos cada um, o Porto Alegre e o São José.
Os alvi-rubros, quer os da 1ª, quer os da 2ª eleven, não podem ter, amanhã, um instante de esmorecimento.
Pela sua atuação de alguns meses a esta data, fizeram-se portadores da grande responsabilidade com que estão arcando.
E como se não fosse suficiente, o que reina ligeiramente, analisamos para que os jogos de amanhã sejam dos mais atraentes do "association", bastará para tal relembrar a brilhante atuação do Cruzeiro, domingo último, contra o Grêmio, apesar de vencido por este [...], que os treinos do Internacional têm sido, como sempre, renhidos, e sob a direção inteligente de Carlos Kluwe.
Como já dissemos, esses importantes matches realizar-se-ão no campo da Estrada do Mato Grosso.
Às 4 horas deve ter começo o encontro dos 2ºs quadros e, findo este, medirão forças os 1ºs teams.
Conduzem àquele local os bondes P branco e P encarnado.
Os quadros do Internacional estão organizados assim:
Banholas
Bello - Woebecke
Gil - Lio - João Pedro
Crespo - Genny - Carlos - Bento - Maia
-
Job
Dorval - Só
Dario - Adroaldo - Eduardo
Franco - Edison - Tote - Macaco - Barcellos
-
Bard
Lady - Augusto
Lisboa - Ribeiro - Xisto
Fernando - Ricardo - Colombo - Sady - Gallego
Fonte: A Federação (RS), 30/08/1919, ano 1919, n. 204, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/42003. Acesso em: 03 set. 2023.

CITADINO 1919 - 2º TURNO - INTERNACIONAL (W.O.) X CRUZEIRO-RS
Data: 31/08/1919
Obs.: o Cruzeiro-RS não compareceu.

Os matches  Cruzeiro - Internacional não foram disputados.
Porqua razão?
É uma história longa que, por falta de espaço, só poderemos contar amanhã.
Fonte: A Federação (RS), 04/09/1919, ano 1919, n. 205, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/388653/42011. Acesso em: 03 set. 2023.

A QUESTÃO CRUZEIRO-INTERNACIONAL - A RESOLUÇÃO DO CONSELHO DA A. P. A. DE DESPORTOS
Conforme estava anunciada, realizou-se, ontem, a sessão do conselho da Associação Porto Alegrense de Desportos, para tratar do caso Cruzeiro-lnternacional.
O delegado do Grêmio, Sr. Bráulio Teixeira, expôs, minuciosamente, a questão em debate, declarando que de acordo com os estatutos, os referidos clubes deveriam perder os pontos, mas isso iria, certamente, prejudicar a boa marcha da tabela do campeonato local, ficando o Grêmio com enorme vantagem sobre os adversários.
Por esse motivo, era de opinião que fosse tomada uma medida de conciliação, mandando o conselho jogar os matches que não se realizaram no último domingo.
Acrescenta o delegado do Grêmio que esse espírito conciliador já presidiu a muitas outras resoluções do conselho, podendo, pois, com maior justiça, decidir esta em que estão empenhados dois clubes de real valor no football porto-ategrense.
O delegado do Internacional disse que qualquer proposta de acordo, nesse sentido, devia partir do Cruzeiro e que este não a procurara, e que, portanto, o Internacional, que julgava haver cumprido as disposições estatutárias, preferia que o assunto fosse resolvido pelo conselho, dentro dos estatutos.
O representante do Grêmio fez ver ainda que encarada a questão, sob o ponto de vísta rigorosamente legal, a solução seria temerária para ambos, porque assim como o Cruzeiro agiu ilegalmente, deixando de comparcecer em campo, o Internacional tambem não agiu de outra maneira, comparecendo ao campo do Grêmio em vez de ir ao do Cruzeiro, em cujo local devia sor disputado o match Cruzeiro-Internacional; e que a solução justa, portanto, seria a perda dos pontos para ambos.
Com essa solução, porém, não corcondou o Grêmio, porque conquanto legal não era justa e feria os melindres do Grêmio, que não deseja ser favorecido no campeonato pela resolução do conselho.
O representante do S. José propôs, então, que fossem anuladas todas as resoluções da diretoria nos matches jogados e que eles fossem disputados de novo.
Submetida à votação essa proposta, foi ela rejeitada pelos representantes do "Porto Alegre" e "Tabajara".
Não votaram os delegados do "Grêmio", "S. José" e "Internacional", por serem interessados na questão.
O representante do Internacional pediu que fosse interrogado o conselho, se foi legal ou não o comparecimento do Cruzeiro em campo, tendo o conselho, por unanimidade de votos decidido que não.
O representante do Grêmio, Sr. João Py, pediu, também, que fosse consultado o conselho, se foi legal a resolução da diretoria da Associação, mandando jogar o match no campo do Grêmio, sem consultar o Cruzeiro.
O conselho, também por unanimidade, respondeu pela negativa.
À sessão não compareceu o representante do Cruzeiro.
Por fim, foi deliberado que o Cruzeiro, perdesse os dois pontos para o Internacional.
Fonte: A Federação (RS), 06/09/1919, ano 1919, n. 210, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/388653/42048. Acesso em: 03 set. 2023.

Postar um comentário