17/07/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - Internacional 2 x 0 Santos

ROTH QUER TIME COM MARCAÇÃO FORTE
Porto Alegre - Antes do início do último treino, ontem à tarde, no Gigantinho, os jogadores colorados foram convocados para uma reunião. Quem mais falou foi Celso Roth, que alertou sobre os perigos do jogo de hoje à noite, contra o Santos, no Beira-Rio, e aproveitou para advertir que o time somente poderá permanecer sonhando com a classificação se continuar com a mesma pegada.
O espírito de marcação chegou a causar preocupação ao técnico em uma das partidas. Quase sem ser notado, Roth aproximou-se da beira da quadra e deu um recado ao garoto André Gheler, depois de uma entrada mais dura em um companheiro. O técnico recomendou calma, no que foi atendido. No fim da movimentação, Roth admitiu que a forma
atual de marcação continuará sendo utilizada. “Nosso time está bem organizado taticamente e todos estão conscientes de que a forte marcação tem nos proporcionado bons resultados.”
O momento é tão positivo no Beira-Rio que o técnico Celso Roth recebeu uma bela notícia quando chegou ao vestiário. Na conversa com os médicos, ficou sabendo que Sandoval está apto a entrar em campo. Imediatamente, Roth deixou escapar um sorriso e incluiu o meia entre os concentrados.
Fonte: Pioneiro (RS), 17/07/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/241442. Acesso em: 02 ago. 2023.

GAÚCHOS TENTAM VENCER PARA VOLTAR À LIDERANÇA
Embalado com os sete pontos conquistados até agora, o Internacional espera o Santos planejando retomar a liderança do Campeonato Brasileiro. No fim de semana, o empate em zero com o Cruzeiro, em Belo Horizonte, aliado à vitória do Paraná Clube, fizeram o clube do Beira Rio baixar à condição de vice. Seu grande trunfo para a partida é a volta do meia-avançado Arílson, principal peça da equipe. Ele ficou afastado do Brasileiro devido à penalidade que sofreu por expulsão ocorrida ainda na Copa do Brasil.
Arílson reingressará no time do técnico Celso Roth, mas haverá outras alterações. Marcelo, jogador que vive seu melhor momento na equipe, deverá ceder seu lugar ao titular que volta, Com isso, o Inter terá dois homens de marcação, Anderson e Fernando, e dois meias ofensivos, de aproximação da área adversária, Sandoval e Arílson. Como jogará no Beira Rio, terá que atuar mais agressivamente, desmanchando a postura de espera adotada contra o Corinthians e o Cruzeiro, fora de casa.
O zagueiro Márcio, que sofreu uma luxação no cotovelo direito no 2 a 1 sobre a Portuguesa, na semana anterior, continuará sob tratamento médico. Outro nome descartado é o do atacante Fabiano, também lesionado. Marcão comporá a dupla de zaga com Régis.
E, no ataque, também não haverá inovação. Roth manterá o esquema com dois centroavantes, Christian e Sandro Sottili. Christian é o homem do toque final, enquanto Sandro Sottili trabalhará mais na preparação de jogadas.
Fonte: A Tribuna (SP), 17/07/1997, p. B3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/164117. Acesso em: 25 jul. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - INTERNACIONAL 2 X 0 SANTOS
Data: 17/07/1997
Local: Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Público: 11.658
Renda: R$ 107.885,00
Juiz: Jorge Travassos, auxiliado por Reinaldo Barros e Samir Yarak.
Expulsão: Luciano Almeida (I); Ronaldo Marconato (S).
Gols: Christian 35'/1 (I); Christian 29'/2 (I).
INTERNACIONAL: André; Gustavo, Marcão, Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando (Celso Vieira), Sandoval (André Gheller) e Marcelo Rosa; Arílson (Sandro Sotilli) e Christian. Técnico: Celso Roth.
SANTOS: Marcelo Martelotte; Ronaldo Marconato, Ronaldão e Narciso; Baiano (Michel), Élder, Marcos Bazílio (Cássio), Caíco e Arinélson (Fumagalli); Macedo e Müller. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Christian recebe o combate de Narciso.
Fonte: Pioneiro

Canal: Edu Cesar

INTER VENCE SANTOS E FICA EM SEGUNDO
Porto Alegre - O Internacional assumiu a vice-liderança isolada do Campeonato Brasileiro ao vencer o Santos por 2 a 0, ontem à noite. Com isso, a equipe de Celso Roth chegou a 10 pontos em quatro jogos, dois a menos que o líder Paraná Clube. O goleador Christian foi o Grande nome da noite.
A equipe santista surpreendeu o Inter no início da partida com uma marcação muito forte. Com jogadas insinuantes dos atacantes, o Santos teve as melhores chances para marcar aos 10 e 14 minutos. Na primeira, Baiano chutou muito perto da meta de André, e na outra o goleiro defendeu com o pé uma bola chutada por Arinélson.
A situação do Inter ficou mais complicada aos 23 minutos, com a expulsão do lateral Luciano. O jogador fez uma falta por trás em Müller, que entrava na área. Ainda na primeira etapa, a preocupação de Celso Roth aumentou com a lesão de Fernando, que foi substituído.
Mas, no pior momento da equipe colorada, brilhou a figura do artilheiro Christian. Num contra-ataque, ele recebeu um lançamento de Sandoval, passou pelo zagueiro Narciso e, na área, desviou do goleiro Marcelo, abrindo o placar.
No segundo tempo, apesar de estar com um jogador a menos, o Inter fechou melhor os espaços e não permitiu o domínio do adversário. Aos 19 minutos, o zagueiro Ronaldo Marconato agarrou Christian e foi expulso, equilibrando as equipes no número de jogadores. Pouco depois, o time colorado perdeu o meia Arílson, lesionado.
O jogo seguiu monótono até os 29 minutos. Num cruzamento da esquerda, o zagueiro Ronaldão tocou para cima e a bola sobrou para Christian fazer seu sexto gol no Brasileiro, de cabeça. A torcida vermelha vibrou, com a certeza da vitória.
Fonte: Pioneiro (RS), 18/07/1997, p. 32. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/241485. Acesso em: 02 ago. 2023.

SANTOS TEM ATUAÇÃO IRREGULAR E É DERROTADO PELO INTERNACIONAL
Debaixo de muito frio, o Santos amargou à sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro, perdendo por 2 a 0 ontem, para o Internacional, no Beira Rio. em Porto Alegre. Os gols foram marcados por Christian, aos 35 minutos (primeiro tempo) e aos 30 minutos (segundo tempo).
O Santos pressionou bastante. Aos 7 minutos, Élder chutou na trave, assustando o goleiro André. Aos 12 minutos, Arinelson passou a bola para Macedo que, num corta-luz, deixou Baiano de frente para o gol. O jogador chutou para fora. Momentos depois, numa cobrança de falta, Müller quase abre o marcador, se não fosse uma boa intervenção do goleiro André.
Aos 24 minutos, Macedo domina a bola mas, quando partia para dentro da área, foi derrubado por trás por Luciano, que foi expulso. Arinélson cobrou a falta em cima da barreira, sem perigo para o time gaúcho.
O jogo foi ficando equilibrado. O primeiro gol do Internacional aconteceu aos 35 minutos. Sandoval dominou a bola no meio de campo e, com um lançamento em profundidade, surpreendeu a defesa do Santos. A bola caiu entre Narciso e Christian. O zagueiro escorregou, o centroavante dominou e chutou por baixo. na saída do goleiro Marcelo. Internacional 1 a 0. No resto do primeiro, não houve grandes oportunidades de gols para as equipes.
Segundo - A equipe do Santos caiu de produção no segundo tempo. O time começou diferente, saindo Marcos Basílio, para a entrada de Cássio. Arinélson ameaçou uma jogada individual, mas o chute saiu fraco, não proporcionando preocupação ao goleiro André. Aos 17 minutos, Caíco diblou um jogador do time gaúcho, mas chutou a bola para fora. Minutos depois, o santista Ronaldo Marconato, que já tinha cartão amarelo, foi expulso, por ter segurado Chiristian.
O segundo gol do Internacional saiu aos 30 minutos, num cruzamento, Ronaldão tentou desviar, colocando a bola na cabeça de Christian, que só empurrou para o gol. Internacional 2 a 0.
Fonte: A Tribuna (SP), 18/07/1997, p. B2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/164174. Acesso em: 01 ago. 2023.

Postar um comentário