03/08/1997 - Campeonato Brasileiro 1997 - 1ª fase - São Paulo 1 x 1 Internacional

DENÍLSON AINDA PREOCUPA O INTER
São Paulo - Questionado sobre a possibilidade de Denílson viajar para Barcelona e não enfrentar o Inter neste domingo à tarde, no Morumbi, o lateral-direito Gustavo abriu um sorriso, simbolizando o sentimento do grupo colorado com a notícia. “Prefiro que ele não jogue contra nós”, confessou o jogador. O Inter busca, pelo menos, o empate na capital paulista para seguir entre as primeiras colocações.
“Temos que nos preparar como se o Denílson jogasse”, afirmou o zagueiro Marcão. E, para isso, o time de Celso Roth já está preparado. O volante Ânderson fará uma marcação forte sobre Denílson. O zagueiro Marcão terá a tarefa árdua de anular Dodô, o goleador do Brasileiro. E Régis será o defensor na sobra. Fabiano ficará postado do meio-campo para a frente e somente irá marcar o ala Serginho, um dos laterais brasileiros de melhor apoio ao ataque, no campo do São Paulo. Quando Serginho passar da linha divisória, Gustavo será o encarregado de vigiá-lo.
Mas, se a postura tática da defesa está pronta, o mesmo não pode ser dito do time. O volante Fernando treinou na equipe reserva sexta-feira por 45 minutos e deve começar a partida amanhã. “Estou me sentindo bem e posso jogar”, disse Fernando.
Fonte: Pioneiro (RS), 02/08/1997, p. 40. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/242449. Acesso em: 02 ago. 2023. 

SÃO PAULO COMEÇA NOVA FASE CONTRA INTER
São Paulo - Entre a saída de Denílson e a total adaptação de Giovanni ao novo clube, o São Paulo vai passar por uma fase de turbulências. O técnico Dario Pereyra tem de buscar uma solução momentânea para suprir a falta do meia, que teve seu passe negociado ao Barcelona.O pior é que, após duas derrotas consecutivas, a presença de Denílson seria fundamental para a equipe no jogo deste domingo, contra o Internacional,no Morumbi.
Dario Pereyra escalou Fábio Mello como substituto de Denílson. Será a primeira experiência que o treinador pretende fazer na posição. Outros jogadores como Fábio Aurélio e Reinaldo poderão ser testados futuramente. “O Giovanni vai demorar para ficar à nossa disposição, precisamos ver como está fisicamente e há sempre uma demora na transferência dos documentos”, explica o técnico.
Dono de 11 pontos em 15 disputados, o Internacional defenderá, diante do São Paulo, a condição de um dos dois invictos no Campeonato Brasileiro. A seu favor na empreitada tem a volta de um jogador agudo,o atacante Fabiano, finalmente recuperado da lesão que o retirou de campo na vitória de 3 x 1 sobre o Corinthians. Mas pesará contra suas pretensões a ausência do experiente e hábil Arílson, que executa os movimentos de aproximação do ataque. Machucado, Arílson é o desfalque mais sério na equipe colorada.
Fonte: Jornal do Commercio (AM), 03/08/1997, caderno de esportes, p. 1. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_02/78234. Acesso em: 26 jul. 2023.

SÃO PAULO TEM DUELO COM O INTER
SÃO PAULO - Depois de duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro - perdeu para o Vasco e para o Criciúma, ambas por 2 a 1 - o São Paulo, décimo colocado, com oito pontos ganhos, busca sua reabilitação na competição, hoje, às 16 horas, contra o Internacional, de Porto Alegre, no Morumbi. Já a equipe do Sul, embalada pela boa campanha até aqui - ocupa a quarta colocação com 11 pontos ganhos - chega a capital paulista certa de que poderá obter um resultado positivo.
Darío Pereyra, técnico da equipe sãopaulina, vive uma situação no mínimo curiosa. Respira aliviado por um lado, pois depois de muito tempo poderá ter o ataque que considera ideal, com Denílson - o jogador, negociado por US$ 25 milhões mais o passe de Giovanni com o Barcelona, já atua em ritimo de despedida - e mais Dodô e Aristizabal, por outro é só preocupação. Por outro lado, não poderá contar com os zagueiros Rogério Pinheiro e Álvaro, expulsos na partida contra o Criciúma.
No Internacional, o principal desfalque é o apoiador Arílson, principal organizador do time, com uma fisgada na coxa esquerda. Outra dúvida de Celso Roth é no ataque. O treinador só anuncia a equipe no vestiário.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 03/08/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/302925. Acesso em: 26 jul. 2023.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1997 - 1ª FASE - SÃO PAULO 1 X 1 INTERNACIONAL
Data: 03/08/1997
Local: Morumbi - São Paulo (SP)
Público: 10.456 (9.083 pagantes).
Renda: R$ 82.808,00
Juiz: Marco Antônio da Cunha, auxiliado por Marco Antônio Martins e Marco Antônio Gomes.
Gols: Marcelo Rosa 22’/2 (I); Dodô, pênalti 31’/2 (S).
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Cláudio, Picon, Edmílson e Serginho (Luiz Carlos Matos); Sidney, Belletti, Fábio Aurélio e Denílson; Aristizábal e Dodô. Técnico: Darío Pereyra.
INTERNACIONAL: André; Gustavo (Enciso), Marcão, Régis e Luciano Almeida; Ânderson Luiz, Fernando, Sandoval e Marcelo Rosa (Mabília); Fabiano (Sandro Sotilli) e Christian. Técnico: Celso Roth.

Celso Roth, técnico do Internacional em 1997.
Fonte: Gazeta Press
Em pé: André, Marcão, Régis, Gustavo, Ânderson Luiz e Luciano Almeida.
Agachados: Sandoval, Fernando, Marcelo Rosa, Christian e Fabiano.
Fonte: Gazeta Press
Marcação pesada de Ânderson Luiz em cima de Dodô.
Fonte: A Tribuna
Frustrado com sua não ida para o Barcelona,
Denílson não rendeu o esperado.
Fonte: Pioneiro

Canal: Edu Cesar

INTER EMPATA E OCUPA A 5ª COLOCAÇÃO
São Paulo - O Internacional empatou em 1 a 1 com o São Paulo, ontem à tarde, no Morumbi, e subiu para 12 pontos em seis jogos no Campeonato Brasileiro. O resultado deixou o Inter na quinta colocação, atrás apenas de Paraná (16), Palmeiras, Vasco e Portuguesa (13). No próximo jogo, sábado, o Inter recebe o Vitória (BA).
O primeiro tempo foi fraco, com o Inter indo pouco ao ataque e o São Paulo prejudicado pela dupla Denílson-Dodô, que tentava resolver tudo sozinha. Dodô errava muitos passes e Denílson, mesmo chegando com perigo pela esquerda, exagerava nos dribles.
O segundo tempo foi mais emocionante, com os dois times abandonando as jogadas defensivas e o cansativo toque de bola e partindo para o ataque com velocidade. Dodô, mesmo exagerando nas jogadas individuais, procurou encostar mais em Aristizábal e quase marcou um gol no seu melhor estilo, aos 13 minutos, ao encobrir Régis com um toque de calcanhar.
O Inter foi o primeiro a marcar, aos 22 minutos, quando Marcelo aproveitou falha dos zagueiros do “São Paulo e cabeceou sozinho, sem chance de defesa para Rogério. Os atacantes do São Paulo aumentaram a velocidade depois do gol e Dodô empatou aos 30 minutos, depois de cobrar pênalti cometido por Luciano em Luís Carlos.
O lateral Gustavo sentiu uma lesão muscular na coxa direita e foi obrigado a deixar o campo ainda no primeiro tempo. Ele começou o tratamento no próprio vestiário do Morumbi e será avaliado hoje. Tudo indica que o jogador não terá condições de enfrentar o Vitória, sábado, em Porto Alegre.
Fonte: Pioneiro (RS), 04/08/1997, caderno de esportes, p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/885959/242466. Acesso em: 02 ago. 2023.

SÃO PAULO EMPATA COM O INTERNACIONAL
SÃO PAULO - “A minha cabeça ficou muito confusa. Dormi pensando uma coisa, que estaria no Barcelona, e acordei acontecendo outra coisa”. Com esta declaração, o meia esquerda do São Paulo Denílson explicou a sua fraca atuação contra o Internacional, no empate de ontem em 1 a 1, no Morumbi.
No primeiro tempo as equipes jogaram com cautela. Os gaúchos jogavam fechados, com a defesa e o meio de campo lançando bolas para o centroavante Christian, que, sozinho, não pode fazer muito contra o zagueiro Edmílson, que lhe
marcava.
No segundo tempo, o São Paulo entrou decidido a definir a partida e com rápidas tabelas pelas pontas assustou o goleiro André. Aos nove minutos, Denílson driblou o seu marcador nas proximidades da grande área adversária e cruzou para o atacante Aristizábal, que, de cabeça, quase marcou. Mas confirmando o provérbio de "quem não faz leva”, foi o Inter que aos 22 minutos, em jogada pela ponta esquerda, que marcou o primeiro gol. O lateral-direito Enciso tabelou com Marcelo que cruzou para a área, onde o meio campista Marcelo se adiantou aos zagueiros e com um leve toque de cabeça tocou a bola para o fundo das redes no canto esquerdo.
A reação do tricolor paulista somente veio aos 30 minutos, quando o atacante Luiz Carlos invadiu a área gaúcha e foi derrubado por Luciano. Pênalti. Dodô cobrou e marcou seu nono gol do campeonato, isolando-se na artilharia. Com o resultado, o Imternacional continua invicto e com 12 pontos; já o São Paulo soma 9 pontos no campeonato Brasileiro.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 04/08/1997, caderno de esportes, p. 2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/303175. Acesso em: 26 jul. 2023.

SÃO PAULO SÓ EMPATA COM O INTER NO MORUMBI
São Paulo não passou de um empate por 1 a 1 com o Internacional de Porto Alegre, ontem à tarde no Morumbi, em uma partida muito fraca no primeiro tempo, e que teve em Dénilson e Dodô, dois de seus principais personagens, um futebol alternado de lances de técnica refinada e muita displicência e individualismo. Mesmo assim, Dodô acabou marcando, de pênalti, e isolou-se na artilharia do Campeonato Brasileiro, agora com 9 gols.
Denílson entrou em campo procurando esquecer os problemas causados peia frustrada transferência para o Barcelona, enquanto Dodô vivia a expectativa de sua primeira viagem com a Seleção Brasileira, com a qual embarcava ontem rumo à Coréia e ao Japão. O ataque do São Pauto, formado pelos dois e por Aristizábal, acabou sendo o ponto fraco do time no primeiro tempo. E a defesa, setor do time que mais preocupava com a ausência dos titulares, teve no estreante Picon e no volante Edmílson, deslocado, o ponto alto do time do Morumbi.
O Internacional foi o primeiro a marcar, aos 22 minutos, quando Marcelo aproveitou uma das
poucas falhas dos zagueiros do São Paulo e cabeceou sozinho, sem chance de defesa para Rogério. Os atacantes do São Paulo aumentaram a velocidade depois do gol e Dodô empatou aos 30 minutos, depois de cobrar pênalti cometido por Luciano em Luís Carlos.
Fonte: A Tribuna (SP), 04/08/1997, p. B2. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/153931_04/165489. Acesso em: 26 jul. 2023.

Postar um comentário