Washington

WASHINGTON
(atacante)

Quando lembramos do Internacional de 1997, certamente nomes como Fabiano, Christian, Arílson, Enciso e Sandoval vêm na mente do torcedor. Aquele ano ficou caracterizado pela quantidade de atacantes que tinha o time colorado. Ironicamente, o treinador da época era um homem que nunca foi um apreciador do futebol ofensivo: Celso Roth.

Por ter uma quantidade considerável de atacantes na ocasião, o Colorado teve que fazer uma espécie de "vestibular" para determinar qual seria a dupla de ataque perfeita para o time. Dentro dessa seletiva estava Washington.

Com boas temporadas pelo Caxias, clube no qual se profissionalizou em 1993, Washington despertou a atenção da diretoria colorada e parou no Beira-Rio. A concorrência era forte: Fabiano, Christian, Luiz Gustavo, Alberto, Robgol e Sílvio. Tendo poucas oportunidades, marcou gols ocasionais, como na vitória contra o Guará, time que revelou o zagueiro Lúcio, por 7 a 0.

Acabou sendo dispensado e foi parar no tricolor gaúcho. Com frequentes lesões, não disputou uma partida oficial sequer pelo Grêmio. Sua estrela começou a brilhar na Ponte Preta, onde foi vice-campeão paulista.

A partir daí, conhecemos a história do grande goleador Washington, o Coração Valente. O apelido surgiu devido à luta do jogador contra problemas no coração. O que poucos sabem é que o jogador possuía diabetes 1 desde 1996. Mesmo assim, nada abalou a carreira desse centroavante matador.