13/12/1936 - Citadino 1936 - 2º turno - FC Porto Alegre 0 x 5 Internacional

Serão realizados amanhã, nos estádios do Menino Deus e Timbaúva, os últimos jogos do Campeonato da Amgea
PORTO ALEGRE E INTERNACIONAL
Pelejarão amanhã na Chácara das Camélias, no Menino Deus
Serão realizados amanhã os dois últimos jogos do Campeonato citadino.
No estádio caturrita, no Menino Deus, medirão forcas as esquadras representativas do veterano Futebol Clube Porto Alegre e do valoroso Sport Club Internacional.
A intrépida falange colorada espera alcançar mais uma vitória encerrando, assim, sem uma única derrota, o certame amgeano de 1936.
Os caturritas, embora bem conhecendo a bravura do poderoso antagonista, tudo farão para enfrentar, com denodo, os "diabos rubros", oferecendo-lhes séria resistência e repetindo a magnífica jogada desenvolvida contra os zequinhas, tornando a partida, assim bastante movimentada e interessante.
AS AUTORIDADES DA AMGEA
Representante — Sr. Itaboraí Sarmento.
Fiscal — Sr. Osvaldo Dreher.
E. C. INTERNACIONAL
Nota oficial
Devendo a terceira esquadra deste clube medir forças com a de igual categoria do valoroso coirmão Esporte Clube São José, na segunda partida da série "Melhor de três", em disputa do campeonato da cidade, devem comparecer ao Estádio dos Eucaliptos, às oito horas da manhã os seguintes amadores, a fim de se fardarem e seguirem incorporados para o campo do adversário, local da partida: Júlio, Diamantino, Omar, Cardoso, Hilton, Celso, Higino, Valdo, Dorval, Tide, Tossedo, Salô, Fernando, Flores, Sílvio, Bandanga, Shell e Valico.
Para a partida que se realizará à tarde contra o F. C. Porto Alegre são escalados os seguintes defensores da jaqueta rubra, que deverão se uniformizar no estádio, onde é solicitada a sua presença pontualmente às 14 e 15 horas, respectivamente, para os segundo e primeiro quadros:
Segundo: Armênio, Sadí, Simão, Alcides, Aires, Ricardo, Tijolada, Adroaldo, Marreco, Dirceu, Claudionor, Mario, Trololó.
Primeiro — Penha, Alfeu, Natal, Garnizé, Zezé, Risada, Leví, Artigas, Salvador, Mancuso, Sílvio, Castillo e Tom Mix.
Fonte: A Federação (RS), 12/12/1936, ano 1936, n. 282, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/388653/80902. Acesso em: 30 abr. 2025.

SERÁ ENCERRADO, AMANHÃ, O CAMPEONATO DA CIDADE
Força e Luz e Grêmio defrontar-se-ão, amanhã, no Estádio das Timbaúvas e Porto Alegre e Internacional, no campo do primeiro
[...] PORTO ALEGRE X INTERNACIONAL
O outro embate de amanha será entre os clubes Porto Alegre e Internacional, no campo do Porto Alegre, no Menino Deus [...].
Fonte: Diário de Notícias (RS), 12/12/1936, ano 1936, n. 252, p. 11. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/093726_01/5135. Acesso em: 30 abr. 2025.

SERÃO DISPUTADAS, HOJE, AS ÚLTIMAS PARTIDAS DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DA CIDADE EM 1936
O Força e Luz enfrentará o Grêmio no Estádio das Timbaúvas e o Porto Alegre jogará com o campeão colorado em seu campo
[...] PORTO ALEGRE X INTERNACIONAL
O outro embate de campeonato marcado para hoje será entre os clubes Porto Alegre e Internacional, no campo do Porto Alegre, no Menino Deus.
Só será jogada a partida dos primeiros quadros, visto o Porto Alegre ter feito entrega dos pontos dos  2ºs e 3ºs quadros.
Representará a Amgea nesse jogo o desportista Itaboraí Sarmento, 1º secretário e servirá de fiscal o Sr. Osvaldo Dreher, membro da Comissão Técnica.
Os quadros contendores apresentar-se-ão assim organizados:
Porto Alegre
Cardoso — Pita e Paim — Zé Maria — Menor e Valdemar — Cid — Calegari — Barbosa — Vílson e Batista.
Reservas: Sposito, Carlitos, Negrão, Ademar, Parede e Sabino.
Internacional
Penha — Alfeu e Natal — Garnizé — Risada e Levi — Artigas — Salvador — Mancuso — Castillo e Tom Mix.
Reservas: Zezé e Sílvio.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 13/12/1936, ano 1936, n. 253, p. 18. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/5164. Acesso em: 30 abr. 2025.

CITADINO 1936 - 2º TURNO - FC PORTO ALEGRE 0 X 5 INTERNACIONAL
Data: 13/12/1936
Local: Chácara das Camélias - Porto Alegre (RS)
Juiz: Plínio de Assis Brasil
Gols do Inter: Pirillo, Castillo, Artigas, Risada e Salvador Arísio.
FC PORTO ALEGRE: Sposito; Pitta e Paim; Zé Maria, Menor e Waldemar; Cid, Callegari, Barbosa, Wilson e Baptista.
INTERNACIONAL: Penha; Alfeu e Natal; Garnizé, Risada e Levi; Artigas, Salvador Arísio, Pirillo (Zezé), Castillo e Tom Mix. Técnico: Inocêncio Travassos Souto.



O INTERNACIONAL, ABATENDO, ONTEM, O PORTO ALEGRE, POR 5 X 0, ENCERROU, INVICTO, O CERTAME CITADINO, SAGRANDO-SE, BRILHANTEMENTE, CAMPEÃO ABSOLUTO DE 1936 [...]
5 X 0
O intrépido esquadrão colorado encerrou, ontem, o Certame Citadino sem sofrer um único revés, sagrando-se, assim, de maneira brilhantíssima, campeão absoluto de 1936.
Em sua última jornada os valorosos rapazes da jaqueta cor de sangue tiveram por antagonistas os veteranos caturritas e, sem se empregarem a fundo, lograram triunfar pelo significativo score de 5 x 0.
Deve-se dizer, a bem da verdade, que os alvi-verdes, apesar de abatidos por larga contagem de pontos, lutaram sem esmorecimentos até o final da peleja, obrigando Penha a intervir várias vezes, algumas em situações perigosas.
Fecha, assim, magnificamente, o Internacional o Campeonato da Amgea, durante cujo transcurso souberam conservar, brilhantemente, o seu título de invicto.
Os rubros atuaram sem o concurso de Mancuso e os verdes com a falta de Cardoso, Machado, Marroni e Calegari.
O quadro vencedor estava assim constituído:
Penha; Natal e Alfeu; Garnizé, Risada e Leví; Artigas, Salvador, Sílvio (depois Zezé), Castillo e Tom Mix.
Os tentos foram feitos por Sílvio, Castillo, Artigas, Risada e Salvador.
Serviu de juiz o distinto desportista Plínio de Assis Brasil, que agiu com a sua correção habitual.
Fonte: A Federação (RS), 14/12/1936, ano 1936, n. 283, p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/DocReader/388653/80910. Acesso em: 30 abr. 2025.

OS RUBROS CONQUISTAM, INVICTOS, O TÍTULO MÁXIMO
Foram disputadas domingo último as últimas partidas de campeonato de futebol da cidade. O valoroso S. C. Internacional sagrou-se campeão absoluto da cidade sem um revés, nem um empate sequer. O clube colorado venceu de um modo brilhante o campeonato deste ano, vencendo todos os concorrentes a esse certame
tanto no turno, como no returno.
Domingo último, ainda no campo do Porto Alegre, o Internacional enfrentou o clube caturrita, vencendo-o pela elevada contagem de 5 a 0.
Os pontos do vencedor foram feitos por Sílvio Castillo, Artigas, Risada e Salvador.
Os quadros contendores apresentaram-se assim constituídos: Penha, Natal, Alfeu, Garnizé, Risada, Levi, Artigas, Salvador, Sílvio, (depois Zezé), Castillo e Tom Mix.
Na falta do juiz escalado, dirigiu esse embate o desportista Plínio de Assis Brasil, que agiu com a sua correção habitual.
Não realizou-se o jogo dos segundos quadros, visto o Porto Alegre ter, antecipadamente, feito a entrega dos pontos ao seu adversário.
Fonte: Diário de Notícias (RS), 15/12/1936, ano 1936, n. 254, p. 14. Disponível em: http://memoria.bn.gov.br/docreader/093726_01/5182. Acesso em: 30 abr. 2025.

Postar um comentário